collapse

Autor Tópico: Comunicado FENCAÇA  (Lida 5511 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Comunicado FENCAÇA
« em: 20:59 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, AndréCosta

Offline nelson sampaio

Re: Comunicado FENCAÇA
« Responder #1 em: 22:26 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
para nao haver chatice mais vale ficar em casa
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Comunicado FENCAÇA
« Responder #2 em: 09:41 Quarta, 25 de Novembro de 2020 »
Esse comunicado do ICNF abrange pesca em agua interiores (agua doce)!

A DGRM, entidade que gere a pesca ludica máritima (aguas salgadas e salobras) ainda não mudou a sua posição de dia 14, isto apesar de existir um novo estado de emergencia desde dia 23!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não pondo em causa que a pesca ludica está proibida durante os horarios da proibição de circulação na via pública e da limitação à circulação entre concelhos, não pela pesca em si estar proibida, mas pela deslocação e permanência em via publica estarem proibidas!

Já fora dos horarios e dias da proibição de circulação, e na minha opinião, a pesca lúdica deveria ser condiderada uma excepção ao dever de recolhimento domiciliário pela alinea j) "Deslocações de curta duração para efeitos de atividade física;"...resta saber se as Capitanias e PM concordam com a minha opiniao ???


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 09:42 Quarta, 25 de Novembro de 2020 por PMiranda »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Comunicado FENCAÇA
« Responder #3 em: 15:59 Quarta, 25 de Novembro de 2020 »
Boa tarde a todos.

Como sabem, no início da pandemia, fui um dos primeiros a defender que ficássemos em casa, como se pode ver neste tópico que iniciei na altura: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Muito por tudo ser desconhecido, para mim e para toda a gente, DGS incluída, como se viu.

Durante o tempo que mediou desde o final das proibições, em Maio, ao contrário de muitos outros (talvez a maioria), nunca me esqueci que a pandemia existia e sempre cumpri com as regras de distanciamento, higiene, disciplina respiratória (mesmo quando estou completamente isolado, espirro e tusso para o cotovelo), uso de máscara em locais públicos fechados, e até abertos, quando perante alguma inesperada confusão de gente, e, inclusivamente na presença da minha neta e da minha filha, mais expostas, quer por escola, quer por trabalho. Não as beijo desde Março. Por tal repugnam-me comportamentos desnecessários diversos.

No presente momento, tendo em conta o que mais se sabe sobre a pandemia e a necessidade de que a economia se mantenha em funcionamento, na medida do possível, tudo é diferente.
Nesta 2.ª vaga, desde o início do 1.º Estado de Emergência e tirando os períodos de recolher obrigatório, assim como as proibições pontuais explícitas de deslocações entre conselhos, independentemente da classificação dos mesmos, as saídas de casa, as idas a restaurantes, as saídas para eventos culturais e as deslocações, estão autorizadas, salvaguardando unicamente o dever cívico de ficar em casa, coisa que não tem obrigação legal, e que todos podemos manter, deslocando-nos afastados de outros, de carro, de barco, a pé.

Apraz-me ainda referir que a DGRM produziu um único aviso para a Pesca Lúdica..., para outras actividades náuticas - Vela, Surf, Wind Surf, Stand Up Paddle, Canoagem - nas suas vertentes lúdicas, não há aviso explícito e, após falar com vários Presidentes de Federações e Clubes, toda a minha gente pode andar sem problema.

Um exemplo caricato é: Se for passear de kayak, não tem problema; se for pescar em kayak, não pode.

Neste contexto, a proibição da Pesca Lúdica torna-se incompreensível, levando-me a dizer o seguinte:

Com todo o respeito, porque estão a cumprir ordens...; segundo o que está de facto regulamentado, a acção efectuada por um agente da Autoridade Marítima, quando manda alguém, isolado, na praia ou no meio do mar, deixar de pescar porque, “é proibido”, é precisamente a mesma coisa que um agente da PSP ou da GNR, entrar num restaurante, ou num local onde esteja a decorrer um evento cultural, mesmo com toda a gente a cumprir as regras da DGS, e mandá-los para casa, porque certamente também não estão a cumprir com o seu dever cívico.

Pior que tudo, ontem, aqui na orla ribeirinha de Setúbal, assisti a um pai com um filho que estavam fazer spinning, completamente isolados numa muralha, a pouco mais de 50m de uma esplanada quase cheia (autorizado), e veio a PM mandá-los embora porque estavam a pescar. Não tem fundamento! É ridículo!

Muito mais haveria que dizer, mas de facto, desta vez, para além da discriminação nítida da actividade, estão a dizer-me: Cumprindo as regras da DGS, vai almoçar ao restaurante, vai a eventos culturais, em recinto fechado, mas não te isoles na praia, nem no mar, pescando. Talvez o meu carro esteja carregado "d'aquilo", o meu barco também, a areia, nem pensar pisar, excepto em longos passeios para passear cão e etc., ou, vai-se ver, o vírus ganhou capacidades anfíbias!? Ah...! Esquecia-me!? As lojas de pesca e os importadores de materiais, entre outros, segundo a DGRM e a Autoridade Marítima, não devem fazer parte da economia nacional!?

Com base no acima referido, e com todo o respeito que tenho, e sempre tive, pelos profissionais de saúde, cumprindo com todas as regras da DGS, desde que "aquilo" apareceu, neste momento acho a proibição da Pesca Lúdica, em águas interiores, salobras e marítimas, completamente desajustada, mesmo no que se refere à resolução 92-A/2020, assim como às regras agora descritas no novo Estado de Emergência.

No entanto, tudo indica, resta-nos aguardar por cenas dos próximos capítulos".

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 16:02 Quarta, 25 de Novembro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade, JVieira, pedrosiva, PMiranda, antoniopereira, Rafa, Ricardo Nunes, Sevada, Pedro Matos Trigo

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Comunicado FENCAÇA
« Responder #4 em: 17:41 Quarta, 25 de Novembro de 2020 »
Caro Ernesto,

Concordo com tudo o que disse, sem acrescentar uma virgula que seja.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Comunicado FENCAÇA
« Responder #5 em: 17:48 Quarta, 25 de Novembro de 2020 »
Como sempre claro e assertivo mestre Ernesto. É de tal modo desajustado que o ICNF já veio reconhecer isso, e clarificar que efectivamente não há qualquer proibição de pesca e caça fora dos horários de recolher obrigatório. Resta agora aguardar que a DGRM siga o exemplo, somente para se rectificarem perante a comunidade piscatória.
Já ouvi sobre essa situação lamentável em Setúbal, e não posso deixar de dizer que se tal me acontecer, não saio do local até me mostrarem preto no branco e por A+B que estou em incumprimento da lei. Considero isso (como já referi anteriormente) uma interpretação abusiva da lei. Um "copy+paste" da DGRM que por sua vez fez o mesmo do ICNF não é justificação.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline joseferreira77

Re: Comunicado FENCAÇA
« Responder #6 em: 19:34 Quarta, 25 de Novembro de 2020 »
A razão de não se fazer um confinamento mais agressivo, é que não há grana para sustentar esse cenário nos cofres do estado.

O objectivo é de ter a economia a rolar nos mínimos possíveis.   

Mas dizer que não se pode pescar por recreação, só se poderia fazer se viessem apoiar as lojas e fornecedores que ficariam sem as receitas injustamente.   
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Comunicado FENCAÇA
« Responder #7 em: 15:54 Quinta, 26 de Novembro de 2020 »
mas alguma vez houve grana para sustentar a economia parada?
do que veêm na tv a dizer que há isto ou há aquilo para as empresas ao que se tem passado na realidade vai uma grande diferença.
não querendo entrar em politicas, resta-me desejar que os operadores e empresas ligadas a esta área que tanto gostamos não fechem as portas, o que neste momento não me parece um cenário nada fácil.

Ernesto, como muitas vezes temos discutido acerca deste problema, resta-me dizer mais uma vez que concordo contigo em pleno. acrescentado ainda que me parece vergonhosa esta "caça" aos pescadores/infractores que anda a ser feita um pouco por todo o pais.
por mais que escreva mails, por mais que ligue, por mais que peça favores, todos os meus anseios acabam por cair em ouvidos moucos, portas fechadas, e ecrãs desligados.
o que vale é que tenho mais um seguro para pagar no proximo mes, mais uma taxa de farolagem, mais a marina... em que este ano, indo já a caminho de 4 meses, fui impossibilitado de usar. mas o "parvo paga" até um dia não haver mais dinheiro para pagar. não esquecendo a licença de pesca, que já foi paga e que me foi dito que ia ser devolvido, sim porque a resposta que andava a circular nos meios sociais em abril passado foi a que me deram a mim

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]