collapse

Autor Tópico: Isco para quem não programa  (Lida 9616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Isco para quem não programa
« em: 18:04 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Isso mesmo, isco para quem não programa a pesca!

Infelizmente, devido ao meu trabalho algo imprevisível no que diz respeito a horários, não tenho grandes hipóteses de programar a pesca. Nunca sei se vou amanhã, ou depois, ou hoje, etc. A primeira vez que comprei casulo, notei que este resistia firme e hirto durante poucos dias; tentei depois a coreana e concluí que pelo menos para as praias onde pesco não é uma boa opção.

A minha questão é: que isco aconselham a que um gajo tenha sempre por casa? Sardinha? Camarões? E agora uma série de subquestões:


1) e possivel comprar sardinhas, cortar em filetes e congelar os mesmos, voltando a pegar neles no dia em que decidir ir para a pesca? Ou é melhor fazer os cortes no próprio dia? Estas têm que estar completamente descongelados para servirem de isca, ou poderei iscar as mesmas ainda um pouco duras?

2) os peixes vão na conversa do camarão congelado? Não falo daqueles em pacotes xpto do Continente, falo de camarões que podem ser comprados frescos e só depois são congelados. A iscar, coloco o bicho todo, ou apenas a carninha?

3) voltando ao casulo, sei que o pessoal conserva o mesmo no congelador com um pouco de sal. Basta tirar os bichos do casulo e colocar sal grosso? Ou tenho que fazer algo mais?

4) o mexilhão congelado é uma opção? E aqui falo mesmo daqueles pacotes de congelados do Continente em que trazem resmas deles.


Que outros truques/dicas/iscas conhecem para um gajo poder pescar à última da hora?

Grande abraço!  C:-)
 

Offline João Pinto

Re: Isco para quem não programa
« Responder #1 em: 18:09 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Sei que tanto a ameijoa branca como o camarão podem ser descongelados e até podes voltar a congelar, se descongelares a sardinha e voltares a congelar fica mole

Mas o pessoal que pesca com esses iscos é capaz de te dar mais luzes ...
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Isco para quem não programa
« Responder #2 em: 18:12 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Sim, sei que nunca se deve descongelar algo e voltar a congelar. Pelo menos na "nossa" comida. Presumo que com os peixes seja igual  ^-^

Relativamente à sardinha, gostava era mesmo de saber se posso congelar a mesma "pronta a usar", ou seja, já cortadinha em filetes, pronta a iscar. E em caso afirmativo, gostaria de saber se é possivel usar a mesma ainda congelada. Ou particialmente congelada.
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Isco para quem não programa
« Responder #3 em: 19:03 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Já existem tópicos desses a falar, por exemplo este da sardinha  :) Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19748
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Isco para quem não programa
« Responder #4 em: 19:30 Sexta, 06 de Junho de 2014 »

 Na minha opinião qualquer isco fresco é sempre bem melhor que congelado.

 Como nem sempre é possível ter isco fresco, recorre-se ao congelamento, todos os que falas são passíveis de congelar, sardinhas, costumo comprar frescas e depois congelo, por vezes até já em filetes ( mas uso pouco a sardinha no surfcasting) o casulo, retiro-os todos coloco num guardanapo ponho um pouco de sal e embrulho em papel de alumínio, congelador com eles, ficam bons, o camarão nem para mim compro frescos >:D congelados e pequenos, quanto ao mexilhão isso apanha-se no local se quisermos usar como isco ou então compra-se no super aqueles sacos deles frescos e, leva-se uns quantos.

 Pesquem muito   :fixe:
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Isco para quem não programa
« Responder #5 em: 19:33 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

1) e possivel comprar sardinhas, cortar em filetes e congelar os mesmos, voltando a pegar neles no dia em que decidir ir para a pesca? Ou é melhor fazer os cortes no próprio dia? Estas têm que estar completamente descongelados para servirem de isca, ou poderei iscar as mesmas ainda um pouco duras?
Sardinha podes fazer de muitas maneiras, por norma tenho sempre em sacos individuais sardinha congelada que arranjo fresca e congelo com algum sal mas tambem podes fazer logo filetes e congelar da mesma maneira assim sempre que fores á pesca levas o que achares necessário para essa vez e o que não usares que descongelou deita pra agua que alimentas o peixinhos que por lá andarem  :D

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2) os peixes vão na conversa do camarão congelado? Não falo daqueles em pacotes xpto do Continente, falo de camarões que podem ser comprados frescos e só depois são congelados. A iscar, coloco o bicho todo, ou apenas a carninha?
Camarão podes comprar o que vende nos hiper ja congelado, ja tive bons resultados com eles, descascar e iscar a carninha só, o que sobrar e não descacas-te congelas outra vez ;)


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
3) voltando ao casulo, sei que o pessoal conserva o mesmo no congelador com um pouco de sal. Basta tirar os bichos do casulo e colocar sal grosso? Ou tenho que fazer algo mais?
Casulo compras ara uma pescaria casulo bem fresquinho o que sobrar tiçro do casulo e coloco no jornal que ele vem com algum sal, congelador com ele e olha fica um isco do melhor mesmo e claro descongela, congela...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
4) o mexilhão congelado é uma opção? E aqui falo mesmo daqueles pacotes de congelados do Continente em que trazem resmas deles.


Exilhão apanha do mar é facil barato e muito melhor com ameijoa ja se falou muitas vezes por aqui compra a que vem dos barcos sem ser deporada pois a que os hipers vendem nem para comer ...falo por mim ;D ah e congelo e descongelo e congelo  ^-^ ^-^

isto é o que eu faço OK  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Isco para quem não programa
« Responder #6 em: 19:34 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Eu congelo vários iscos em pequenas quantidades (por exemplo saquinhos com 10 amejoas)
e depois descongelo conforme tencione usar....

tenho congelado neste momento:
- amejoa branca, berbigão, lula, polvo, navalha e polvo.

também já congelei casulo... tiras o bicho de dentro do casulo e colocar junto com sal grosso e congelador com ele. quando descongelar vais ver que fica durinho... impecavel ;D

a unica coisa que descongelei e voltei a congelar foi lula... de resto nunca se quer senti essa necessidade face à gestão que faço na hora de congelar... sempre em sacos/embalagens com poucas quantidades...

mas , honestamente acho que isco fresquinho é sempre melhor que congelado!
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Isco para quem não programa
« Responder #7 em: 20:05 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Visto que é isco para quem não programa a pesca o mais certo é ser descongelado. Eu tenho sempre lingueirões, salsicha e choco congelado pelo que nas vezes, como vai acontecer amanha, que não tenho hipotese de apanhar isco fresco vai mesmo o congelado. Durante a pesca depois apanho uns caranguejos e se a maré estiver a vazar apanho outros isco. Não havendo essa hipótese vai mesmo o congelado.

E vezes sem conta já descongelei e voltei a congelar. Se houver peixe vai la na mesma mas não me lixem  :)  Fresco é sempre aquela coisa  :P pelo menos para o nosso olho  ;D
Nelson Peres
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Isco para quem não programa
« Responder #8 em: 23:03 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o que não usares que descongelou deita pra agua que alimentas o peixinhos que por lá andarem 
Que peixinhos Costa? Só se for os do aquário!! :)

Eu tenho 3 iscos congelados: sardinha, ameijoa e casulo. O casulo e a ameijoa congelo e descongelo sem problema e aparentemente fica igual. A sardinha se não tiver sal descongelando fica mole mas se tiver sal aparentemente também fica boa. Por norma faço uns filetes de sardinha, salgo e congelo.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Isco para quem não programa
« Responder #9 em: 23:32 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o que não usares que descongelou deita pra agua que alimentas o peixinhos que por lá andarem 
Que peixinhos Costa? Só se for os do aquário!! :)


Acho que tens razão mas como ja nem me lembro da ultima vez que fiz um fundo  ;D ;D
"born to fish forced to work"
 

Offline alexisgracio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:48 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Isco para quem não programa
« Responder #10 em: 23:44 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
boas
eu por norma tenho sempre de reserva no gelo sardinha, ameijoa, bucho de polvo e muita lula. no frio tb tenho grilo para e para os amigos.
isto de reserva.
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Isco para quem não programa
« Responder #11 em: 09:47 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Obrigado a todos pelas respostas. No fim-de-semana fui comprar umas sardinhas e já as preparei em filetes para iscar. Está tudo congelado separadamente com quatro filetes em cada caixinha.

Agora resta esperar que venha o bom tempo para poder experimentar  >:D
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Isco para quem não programa
« Responder #12 em: 10:54 Segunda, 09 de Junho de 2014 »
Boas
Eu costumo ter sempre isco congelado. Normalmente sempre que me sobra e apresentam ainda boas condições, congelo ou tento manter vivo.

Congelo:
-Lingueirão, navalhas, choco, polvo, salsicha, casulo canudo, sardinha (sinceramente ainda não atinei com a melhor maneira e por isso não costumo muito congelar)

- manter vivo (tento):
Carangueijos; minhoca branca, por vezes salsichas, lingueirões

Mas como gosto sempre de levar isco vivo o que acontece é que vou apanhar sempre novo e por vezes sobra e vou acumulando bastante no congelador, como por exemplo lingueirão e choco.



Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline pantao

Re: Isco para quem não programa
« Responder #13 em: 15:37 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Eu aproveito todo o isco congelando-o.
Apesar de ser adepto de isco quanto mais fresco melhor o maior exemplar que apanhei até hoje foi com lula de bico deixada esquecida fora do frigorífico varios dias!
Sardinhas, carapau, ameijoa, camarão congelo com agua do mar em garrafas de agua das pequenas, na hora de descongelar fica 5*.
Congelo tambem todos os vermes com serrim.
Se vir que não vou pescar durante uma semana, ponho tudo em serrim unicamente de pinho.
Tem que estar bem seco, o casulo descasco e so fica o bicho.
Ponho tudo em cima de um papel/guardanapo absorvente e de seguida ponho dentro de um saco de congelação com serrim.
Fecho bem o saco tentado tirar todo o ar possivel.
Quando descongelamos eles apresentan-se secos e duros, bom para iscar, mas quando lançados na agua abssorvem agua e ficam bons.
Experimentei congelar vermes com agua salgada e sem agua mas não funciona ficam mt moles.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Isco para quem não programa
« Responder #14 em: 16:40 Quarta, 16 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso mesmo, isco para quem não programa a pesca!

Infelizmente, devido ao meu trabalho algo imprevisível no que diz respeito a horários, não tenho grandes hipóteses de programar a pesca. Nunca sei se vou amanhã, ou depois, ou hoje, etc. A primeira vez que comprei casulo, notei que este resistia firme e hirto durante poucos dias; tentei depois a coreana e concluí que pelo menos para as praias onde pesco não é uma boa opção.

A minha questão é: que isco aconselham a que um gajo tenha sempre por casa? Sardinha? Camarões? E agora uma série de subquestões:


1) e possivel comprar sardinhas, cortar em filetes e congelar os mesmos, voltando a pegar neles no dia em que decidir ir para a pesca? Ou é melhor fazer os cortes no próprio dia? Estas têm que estar completamente descongelados para servirem de isca, ou poderei iscar as mesmas ainda um pouco duras?

Já apanhei vários peixes com filete de sardinha congelado e em sal, mas vários mesmo.

2) os peixes vão na conversa do camarão congelado? Não falo daqueles em pacotes xpto do Continente, falo de camarões que podem ser comprados frescos e só depois são congelados. A iscar, coloco o bicho todo, ou apenas a carninha?

Não uso em praias

3) voltando ao casulo, sei que o pessoal conserva o mesmo no congelador com um pouco de sal. Basta tirar os bichos do casulo e colocar sal grosso? Ou tenho que fazer algo mais?

Ou como o Soares diz, ou com o casulo que é como eu faço e resulta, embora fresco seja melhor claro.

4) o mexilhão congelado é uma opção? E aqui falo mesmo daqueles pacotes de congelados do Continente em que trazem resmas deles.

Isso na praia nunca usei, esses iscos tipo camarão, ameijoa e  outros do género funcionam na embarcada e tanto faz que seja congelado ou fresco, pelo menos nunca me fez diferença.

Que outros truques/dicas/iscas conhecem para um gajo poder pescar à última da hora?

Guarda caranguejo, bibis, sardinhas e até uma ou outra cavala mas depois de descongelar só é de recongelar os bibis.

Grande abraço!  C:-)
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

 

* Tópicos Recentes

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por ze carlos [Hoje às 10:48]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]