collapse

Autor Tópico: Ajuda na Pesca à bóia/pião  (Lida 1406 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Ajuda na Pesca à bóia/pião
« em: 00:25 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Boas, decidi experimentar pescar à boia/pião porque por engano comprei uma cana telescópica de 6 metros que pensava eu que era uma boa cana para surfcasting...
Comprei um pião de 40g sem estar calibrado e fixo, a montagem e calibração do mesmo penso que seja fácil, pelo que consegui fazer sem problemas com ajuda do youtube.

Sendo um pião fixo há que saber a profundidade do pesqueiro ao qual se vai pescar para poder fazer um estralho com mais ou menos essa altura certo? E como poderei saber a profundidade de um pesqueiro? Normalmente pesco no rio Guadiana num molhe que tanto dá para o lado do rio como para o lado do mar.

Hoje fui testar este tipo de pesca para o lado do mar com estralho mais ou menos do comprimento da cana, cerca de 5-6 metros com um anzol chinu nrº1(se não estou em erro), mas notei que ao lançar, o estralho acabava por enrolar por cima do pião, gostava de saber se há algum técnica no lançamento para que tal não aconteça.
Depois de alguns lançamentos com ralos no anzol, pareceu-me que o pião afundou e puxei a cana a ver se ferrava algo mas não ferrou nada e vinha só o rabo do ralo porque o resto claramente tinha sido comido... Existe alguma técnica para ferrar o peixe assim que o pião afunda?


 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #1 em: 07:47 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Vou tentar ajudar, o que vou é explicar como faço, não são regras absolutas. Quanto ao Comprimento do estralho para mim salvo raras excepções são 3 braças, uma regra, tem de ser mais comprido que a fundura do pesqueiro. Como saber, se nunca sentires a chumbica a bater em nada é porque é mais curto, aí para resolveres o problema terás de pescar com o pião a correr, pois três braças será mais ou menos o comprimento da cana.
Quanto ao enrolar por cima do pião poderá ter a ver com o vento ou com a forma de lançar, não estorvar nada a pesca, se não for uma embrulhada muito grande e com nós, mas tenta ao lançar travar a saída do fio da bobine um pouco antes de chegar à água.
Para sentires os toques do peixe manter a linha mais ou menos esticada é necessário é também não ter o pião calibrado demais para o ver disparar para o fundo e ferrar de imediato.
Mas na realidade o que te vai resolver esses problemas todos é passar o tempo virado para a água, que é assim que todos nós aprendemos na prática.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #2 em: 13:19 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Obrigado, ver se estas dicas farão a diferença.
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #3 em: 15:45 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
e em relação ao isco usado, pode ser qualquer ou para a bóia uns são melhores do que outros? E estralhos, convém pescar o mais fino possível certo?
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #4 em: 15:57 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »

 Caranguejos (escolhe os pequenos), sardinha iscada aos beliscos e... camarão, dentro disso (é a minha opinião ok)

  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: roxmate

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 105
  • Agradecido: 19 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #5 em: 16:10 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Acho que tás a falar no molhe da vila real de Santo António. Sempre me safei com boia /pião de correr .  Por norma usava chumbo ou travão  na boia de correr de forma a que a distância do peso principal da boia a esse mesmo chumbo fosse sempre superior a distância do estralho . Desta forma nunca enleia.

 Se pescares de noite dá uma olhadela aquelas pedras em frente a capitania ( em frente ao restaurante Edmundo) . Eram sempre produtivas .
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #6 em: 16:40 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Meku acho que foste tu que escreveste noutro fórum há uns 10 anos que costumavas pescar entre  duas rochas por trás da casa da guarda mas sempre à noite. Eu por acaso tentei lá ir ontem de noite lançar para o meio dessas mesmas rochas mas o estralho prendia sempre, o que valeu foi ter um diâmetro 0,18mm, senão ficava sem o pião...

Nesse sitio apenas apanhei charrocos, mas ao fundo.
 

Offline Mekucb

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 105
  • Agradecido: 19 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:42 Domingo, 23 de Junho de 2019
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #7 em: 18:58 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Eh pah sou mesmo esse. Ehehe.

Aí sempre a encher e a reponta mas tens de perder tenpo nesse pesqueiro para afinar a altura. Se  fores na vazante tem de lançar mais para fora e deixar encostar um pouco naquela praia mesmo ao lado. Aí há umas pedras submersas   muito boas .

E o estaleiro? Não tens tentado?

Atenção que já não passo aí há muitos anos.
Não sei se já mudou os fundoes ou correntes.

Na ponta do molhe também de noite sempre me safei...
Então se vento de noroeste e lançar para o lado do mar era  mesmo certinho.

Nessas pedras da capitania  na vazante apanhas camarão as pazadas para iscar.
Só pescava com camarão vivo que apanhava aí ou nas salinas  mas sempre de noite.

Espero ver aí umas fotos das boas brevemente.
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Ajuda na Pesca à bóia/pião
« Responder #8 em: 21:36 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Creio que isto mudou um pouco, a única coisa em frente à capitania é um Restaurante e ao lado tem um pontão mas está fechado e depois do lado direito um jardim, mas a toda essa área dá para pescar.

Em relação ao estaleiro também já não é possível porque fizeram algo para turismo rural e construiram umas cabanas de madeira, portanto o único sitio é mesmo na praia pequena ou nessas rochas.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]