collapse

Autor Tópico: Confinamento e Covid  (Lida 6903 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo1973

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 80
  • Agradecido: 12 vezes
    • Sobralinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:11 Sábado, 12 de Outubro de 2019
Re: Confinamento e Covid
« Responder #30 em: 20:11 Quarta, 04 de Novembro de 2020 »
Boas alguém sabe dizer se pode se sair do conselho para a prática de pesca?
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Confinamento e Covid
« Responder #31 em: 20:20 Quarta, 04 de Novembro de 2020 »
Até que venham novas directrizes podes.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Confinamento e Covid
« Responder #32 em: 23:30 Quarta, 04 de Novembro de 2020 »
Boa noite a todos.

Tenho seguido este tópico, assim como as notícias, debates, medidas e tudo o que se refere ao "merdoso", nome que me apeteceu chamar ao sacana do vírus que por aí apareceu. Isto porque já não tenho paciência para ouvir o som das letras que compõem o nome correcto.

Tenho assistido a discussões, desculpas esfarrapadas para não cumprir com regras, entre elas, a crítica contínua baseada no conceito de: "..., se aqueles fizeram eu não faço porquê?". Após ter tido os cuidados iniciais, decorrentes de tudo o que se sabia em Março e de ter cumprido os cuidados essenciais indicados pela DGS e vários médicos, logo que, em Maio, nos pudemos mexer, comecei a fazer a minha vida, tendo em conta o novo normal, sempre esperando que mais dia, menos dia, poderemos, eu, a minha família ou amigos próximos, sermos infectados. Certo é que, até agora (e bato já na madeira), tal não aconteceu. Trabalhei, não deixei de fazer férias, não deixei de conviver em pequenos grupos, não deixei de pescar, mas sempre o tenho feito, sob a égide do seguinte conceito:

Como nunca sei se estarei infectado de forma assintomática, podendo contagiar outros, cumpro as seguintes regras:

1. Mantenho o distanciamento social, ou uso máscara, na presença de familiares que não coabitam comigo, incluindo a minha neta e a minha filha.
2. Uso máscara em todos os locais fechados, obrigatórios, assim como, em lugares abertos onde de forma inadvertida se aglomeram pessoas, fugindo deles o mais rápido que possa.
3. Não me meto em confusões de gente, excepto se for obrigado a isso, sendo que, neste caso, uso máscara.
4. Cumpro os cuidados de higiene indicados e até alguns não tão indicados.
5. Tenho o cuidado de não falar, tossir ou espirrar na direcção ou na presença seja de quem for e uso o cotovelo para o fazer mesmo quando estou sózinho (por uma questão de hábito, já instalada).
6. Exijo dos outros o mesmo comportamento, caso queiram privar comigo. Isto porque encaro qualquer um, ou uma, como possível transmissor, ou transmissora.

Para viver com calma e disfrutar minimamente da vida, convivo com amigos (mantendo as regras) e deixei-me de discussões sobre isto e aquilo que tenha a ver com o "merdoso". Isto porque fiquei cheio de tanta gente que, pura e simplesmente, não querem saber de nada, achando que as suas acções (na minha opinião, inadequadas) não prejudicam nada, nem ninguém (está a ver-se que não >:D).

Resta-me aguardar condições climatéricas adequadas para fazer recolhimento cívico no mar, pescando.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 23:44 Quarta, 04 de Novembro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joseafonso, maximus11, PMiranda, Sansoni7, Mekucb

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Confinamento e Covid
« Responder #33 em: 07:58 Quinta, 05 de Novembro de 2020 »
Caro Ernesto...
...que bom seria se todos seguissem estas regras.....que bom seria......
Votos de que o «merdoso» continue a não conseguir importunar-vos. ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, aaalmartins

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #34 em: 09:43 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Entretanto, o PM já adiantou que provavelmente o estado de emergência poderá durar até ao fim da pandemia.

Também entretanto, a policia interrompeu uma festa com 30 pessoas ali para os lados da costa da caparica... enfim, assim não vamos longe.
« Última modificação: 09:47 Sexta, 06 de Novembro de 2020 por gmarques »
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Confinamento e Covid
« Responder #35 em: 13:07 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Mas dito ao contrário faz todo o sentido.

Uma festa com 30 pessoas??

É certo que ninguém quer perder direitos, mas por causa dos actos de uns (e são vários), tomam-se medidas que afectam todos.
Vamos ter estado de emergência de 9 a 23 de Novembro, com avaliações sucessivas.
Creio que só sábado o PM dará a conhecer as medidas que se vão tomar.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Confinamento e Covid
« Responder #36 em: 13:24 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Atenção que já anda aí a circular uma resposta da GNR a um mail enviado em que não se pode pescar a menos que seja federado. Isto é derivado de sucessivos telefonemas e e-mails para as diversas entidades a levantar a lebre quando deviam era estar sossegados.
Não há qualquer proibição efectiva de tal. Há um dever cívico, mas se perguntam se podem, como é óbvio vão dizer que não... Após ser decretado o estado de emergência, aí acredito que façam uma proibição devida e legalmente fundamentada. Até lá é pescar com as devidas precauções.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Confinamento e Covid
« Responder #37 em: 14:18 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Atenção que já anda aí a circular uma resposta da GNR a um mail enviado em que não se pode pescar a menos que seja federado. Isto é derivado de sucessivos telefonemas e e-mails para as diversas entidades a levantar a lebre quando deviam era estar sossegados.
Não há qualquer proibição efectiva de tal. Há um dever cívico, mas se perguntam se podem, como é óbvio vão dizer que não... Após ser decretado o estado de emergência, aí acredito que façam uma proibição devida e legalmente fundamentada. Até lá é pescar com as devidas precauções.

Ricardo , segundo julgo saber , está em vigor a proibição de circulação nos tais 121 concelhos onde estou incluido , onde há o dever de permanencia no domicilio , exceptuando as actividades autorizadas ( trabalho, escola, compras , farmacias, etc, etc) . Ou seja Eu e muitos milhoes estamos proibidos de pescar pois a pesca está longe de figurar nas actividades essenciais excepcionadas .

Não era necessário perguntar a GNR ou a PM para se saber que na practica a pesca de lazer/ludica está proibida desde quarta feira nestes 121 concelhos , agora havia ai muito "xico esperto" que achava que tinha de haver proibição expressa.

O nosso pais é SUI GENERIS na interpretação de leis , sempre em busca de um buraquinho na lei para me safar , mesmo que entale o grupo , afinal que mal faz os pescadores poderem ir a pesca,......( e os caçadores ? e os futebolistas numa peladinha ? e os apanhadores de cogumelos ?? e os surfistas ???? e os......., e os,.......e os,........)

Metam uma coisa na cabeça , não há excepções nestes 121 concelhos , é para FICAR EM CASA ,......e se continuarmos a brincar com isto de 121 passamos a 250 e não tarda ficamos outra vez fechadinhos a 7 chaves outra vez e com mais controle.

É obvio que tb eu gostava de ir a pesca , já me lixaram uma data de datas de embarcadas e não sei quando vou novamente a pesca , mas não vale a pena fingir que a lei não se aplica a mim porque não pergunto, ninguem levantou lebre nenhuma , nos territorios mencionados ( 121 concelhos) a PESCA LUDICA ESTA PROIBIDA.

Unica excepção para já , serão os concelhos não mencionados , onde salvo melhor opinião me parece ainda ser possivel a practica da pesca para os RESIDENTES nesses concelhos, mas mesmo esses companheiros não devem vir a usufruir dessa benesse por muito tempo .

Resta-nos esperar dias melhores........lá para janeiro ou Fevereiro !!!!
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Ernesto Lima

Re: Confinamento e Covid
« Responder #38 em: 14:30 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
"Atenção que já anda aí a circular uma resposta da GNR a um mail enviado em que não se pode pescar a menos que seja federado. Isto é derivado de sucessivos telefonemas e e-mails para as diversas entidades a levantar a lebre quando deviam era estar sossegados.
Não há qualquer proibição efectiva de tal. Há um dever cívico, mas se perguntam se podem, como é óbvio vão dizer que não... Após ser decretado o estado de emergência, aí acredito que façam uma proibição devida e legalmente fundamentada. Até lá é pescar com as devidas precauções."


Para já, nada está decidido e nada indica que venham a proibir a pesca lúdica, desde que se mantenham as regras de segurança e nos concelhos não afectados acima da média. Quanto muito, aqueles de nós, que vivemos em conselhos afectados acima da média, poderemos não poder pescar.

Parece-me claro que pressões contínuas sobre as autoridades, relativas ao assunto, tenderão a respostas, para já, inconsistentes, assim como a um olhar sobre a actividade que pode vir a acelerar decisões pouco auspiciosas para todos nós, pescadores. Mais uma vez, estamos a colocar a "carroça à frente dos bois". Quem está a fazer isso, na minha opinião, não aprendeu nada e só está a olhar para as suas necessidades mais imediatas, pondo em causa a sua actividade e a dos outros. Espero estar enganado.

Mas como já acima deixei implícito, cada um que se comporte como achar melhor, e cada um que se defenda da mesma maneira. Depois de tudo o que tenho visto acontecer, não me parece que haja volta a dar.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 14:37 Sexta, 06 de Novembro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Confinamento e Covid
« Responder #39 em: 15:04 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Grande mestre eu não faço interpretações á lei. O que é, é para se cumprir e não há nada a fazer. Explícito na resolução do conselho de ministros e imposto á legalidade do estado de calamidade estão os vários pontos de "dever" e outros de "proibição". Somente o excepcional estado de emergência permite á luz da constituição a retirada de liberdades e direitos das pessoas e somente durante a vigência desse período.
Tivemos o caso da proibição á circulação entre concelhos no fim de semana dos finados, em que convenientemente o tribunal constitucional só veio esclarecer que se tratava de uma recomendação na 2a feira seguinte!
O estado actual do país não está para brincadeiras nem para devaneios, mas o governo não pode atropelar a constituição assim de qualquer maneira. De facto, e a par do sucedido no anterior estado de emergência, essa proibição teria de ser comunicada via DGRM e á partida abrangendo a prática do surf e bodyboard. Tal não aconteceu até á data, e porquê?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Confinamento e Covid
« Responder #40 em: 15:14 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
as probabilidades são estas:
Os quatro pilares são os que o primeiro-ministro solicitou: “A possibilidade de o Governo impor restrições à circulação em certos locais em períodos determinados, em particular nos municípios de maior risco; a utilização, se necessário e preferencialmente por acordo, de meios de saúde dos sectores privado, social e cooperativo, com a devida compensação; a mobilização de trabalhadores, bem como das Forças Armadas e de Segurança, para o reforço das autoridades de saúde nos inquéritos epidemiológicos e de rastreio; e a possibilidade de medição de temperatura corporal, por meios não invasivos, e de imposição de testes no acesso a certos serviços e equipamentos.”
 Até agora que se saiba não há mais nada. Esperemos pela comunicação. Não vale a pena estarmos a tentar adivinhar fazer provisões.


« Última modificação: 15:16 Sexta, 06 de Novembro de 2020 por antoniopereira »
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Confinamento e Covid
« Responder #41 em: 15:39 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Grande mestre eu não faço interpretações á lei. O que é, é para se cumprir e não há nada a fazer. Explícito na resolução do conselho de ministros e imposto á legalidade do estado de calamidade estão os vários pontos de "dever" e outros de "proibição". Somente o excepcional estado de emergência permite á luz da constituição a retirada de liberdades e direitos das pessoas e somente durante a vigência desse período.
Tivemos o caso da proibição á circulação entre concelhos no fim de semana dos finados, em que convenientemente o tribunal constitucional só veio esclarecer que se tratava de uma recomendação na 2a feira seguinte!
O estado actual do país não está para brincadeiras nem para devaneios, mas o governo não pode atropelar a constituição assim de qualquer maneira. De facto, e a par do sucedido no anterior estado de emergência, essa proibição teria de ser comunicada via DGRM e á partida abrangendo a prática do surf e bodyboard. Tal não aconteceu até á data, e porquê?

Boa tarde, o Governo numa perspectiva de levar isto a portuguesa, está neste momento a tentar um estado de emergencia soft, de modo a que se possa prejudicar o menos possivel a economia e a população em geral , vai daí instituiu o tal dever cívico de permanencia em domicilio em 121 concelhos , na esperança de atenuar a pandemia e ser suficiente para isto entrar nos eixos.

Como somos conhecidos ( portugueses) por eximios cumpridores de leis e regulamentos , constestamos a legalidade dos mesmos , e achamos que o "dever cívico" só se aplica aos outros e EU ( sempre EU ) tenho o direito a usufruir da minha actividade preferida ,....esquecendo que os outros (EUS) tem tanto direito como EU a usufruir das actividades que gostam também,.....( Pesca, ciclismo, tiro ao alvo, tiro aos pratos,caça, culinaria chinesa e afins, etc,etc )

Entretanto no país Real há mais 5550 infectados e mais 52 mortos,........sendo que se nada for feito a tendencia será piorar os numeros e não o inverso !!!

Mas se uma minoria legalista e defensora da constituição , quer um estado de emergencia HARD onde haverá muito mais castração de direitos , não tenham pressa ,.....ele estará a caminho para que todos NÓS não tenhamos duvidas que ficaremos impedidos de pescar e fazer outras actividades de que gostamos pelo máximo tempo possivel.

Para os que tenham dúvidas , estou tão chateado como o mais chateado dos pescadores nacionais , quem me dera amanhã ir estender as minhas linhas , usufruir de uma maresia mesmo com chuva,.....apanhar uma bela grade,..... que saudades, ai,ai,.......mas para mim dever civico de recolhimento é mesmo para ficar em casa , para que TODOS possamos usufruir da nossa actividade favorita no mais curto espaço de tempo possivel.

Falta assinalar que não tenho partido politico, nem simpatia por nenhum lider em particular embora agradeça o trabalho que em conjunto o PM e o PR tem feito pelo país , no meio de alguns erros vou para sempre agradecer a ambos o seu esforço para que tudo corra pelo melhor e bastará olhar aqui ao lado para nuestros hermanos para perceber que até agora não nos temos safado mal.

Um abraço a todos e recolham-se civicamente em casa,.......pelo bem de TODOS
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JVieira, Ernesto Lima, Ricardo Nunes

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Confinamento e Covid
« Responder #42 em: 17:47 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
 :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau:
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #43 em: 17:49 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Caro Trindade, compreendo a angustia que se sente quando se vê a evolução da pandemia por cá. É ainda mais angustinte, por sabermos que em grande medida é culpa do xico-esperismo português de alguns que não são assim tão poucos. O que também é angustiante é ser privado da liberdade quando desde março cumpro todas as recomendações da DGS, que inclusivé vou provavelmente ficar a arder com dinheiro de voos para a Madeira, viagem que era para termos feito em Julho mas adiei, porque não cancelaram o vôo. Ou seja, andamos os que cumprem, "a pagar multas de excesso de velocidade porque uns quantos andam na esgalha", quando deviam ter punido à séria os que abusaram. Neste momento angustiante é isso, porque desde maio, todo sabem bem p que é isto do covid, todos sabem o que há a fazer, mas nem todos querem fazer. São esses que estão mal, não somos nós que sempre cumprimos e mais uma vez corremos o risco de nos "cortarem as pernas". O tempo do "conhece-se muito pouco sobre o covid", ou "que fazer para travar isto?" já deveria ter acabado. Só continua na cabeça dos que acham que covid é conspiração ou nem existe. Como já afirmei por outras palavras, quem não cumpriu foi porque não quis cumprir, seja então punido. Porque a altura de andarmos todos a penar para dar o exemplo já deveria ter passado há muito.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Confinamento e Covid
« Responder #44 em: 18:11 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
O estado de emergência já foi aprovado... vamos ver quais as "novas regras"...

Acredito que nos 121 concelhos não se possa pescar... inclusive se houver o dever de recolhimento (à noite)... nos outros concelhos não existe nenhuma imposição legal (que eu saiba, ou até agora) que não permita a pesca! Claro está respeitando todas as regras impostas anteriormente!...

Afonso