collapse

Autor Tópico: Confinamento e Covid  (Lida 6947 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #105 em: 20:45 Segunda, 23 de Novembro de 2020 »
Boas,

Pelo que percebo é uma questão de interpretação. Este fds vi de tudo... na praia de faro os surfistas (às dezenas) a chatear um casal (marido e mulher) por estarem à pesca. Em Quarteira vi a PM a fazer o mesmo que esta noticia: a sensibilizar os pescadores para terem cuidado e para não se esquecerem do recolher obrigatório. Dois amigos meus em Albufeira foram mandados para casa numa praia onde só estavam os 2.

Voltei este fds a questionar a PM sobre esse comunicado e o que me foi dito foi que era explicito: não é peemitido pescar dentro do recolher obrigatorio. O que eles me explicaram foi que existem atividades que podem ser efetuadas dentro do recolher obrigatorio, e que esse comunicado somente indica que a pesca não é uma dessas atividades. Isso foi o que eu entendi da leitura que fiz e pelos vistos correta. Se lermos bem o comunicado é mesmo isso.

Não se pode praticar pesca dentro do recolher obrigatorio, ao contrario de outras atividades. Fora do horario não existe qualquer problema, desde que se cumpram as normas de segurança claro.

Eu continuo sem ir pois prefiro muito mais pescar à noite... ainda por cima tinha comprado uma lanterna nova toda bonitinha... ggrrrrrrrr!!!! Lolol.

Abraço a todos.

Mantenham-se seguros e alerta que neste momento é o mais importante.

Emanuel
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #106 em: 21:35 Segunda, 23 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Pelo que percebo é uma questão de interpretação. Este fds vi de tudo... na praia de faro os surfistas (às dezenas) a chatear um casal (marido e mulher) por estarem à pesca. Em Quarteira vi a PM a fazer o mesmo que esta noticia: a sensibilizar os pescadores para terem cuidado e para não se esquecerem do recolher obrigatório. Dois amigos meus em Albufeira foram mandados para casa numa praia onde só estavam os 2.

Voltei este fds a questionar a PM sobre esse comunicado e o que me foi dito foi que era explicito: não é peemitido pescar dentro do recolher obrigatorio. O que eles me explicaram foi que existem atividades que podem ser efetuadas dentro do recolher obrigatorio, e que esse comunicado somente indica que a pesca não é uma dessas atividades. Isso foi o que eu entendi da leitura que fiz e pelos vistos correta. Se lermos bem o comunicado é mesmo isso.

Não se pode praticar pesca dentro do recolher obrigatorio, ao contrario de outras atividades. Fora do horario não existe qualquer problema, desde que se cumpram as normas de segurança claro.

Eu continuo sem ir pois prefiro muito mais pescar à noite... ainda por cima tinha comprado uma lanterna nova toda bonitinha... ggrrrrrrrr!!!! Lolol.

Abraço a todos.

Mantenham-se seguros e alerta que neste momento é o mais importante.

Emanuel

O facto do estado de emergência ter sido declarado tão pouco tempo depois do de calamidade, está a gerar alguma confusão a meu ver, mas que na noticia acho estar esclarecido ....

"(...)  tendo os elementos da Polícia Marítima alertado para o cumprimento das medidas em vigor devido à pandemia da COVID-19, designadamente no que respeita à interdição das deslocações que não sejam justificadas e o recolher obrigatório durante o fim-de-semana, entre as 13h e as 05h(...).

Com o estado de calamidade ficou definido que apenas algumas deslocações eram permitidas, e dessas deslocações não fazem parte deslocações para atividades de âmbito lúdico, o tal famoso "artigo 28".

Como logo de seguida o governo quis implementar o recolher obrigatório e mais algumas coisas, teve que decretar o estado de emergência, e que nada tem a ver com a pesca. Recolher obrigatório é recolher obrigatório... ou deveria ser.

Daí que a noticia fale em "interdição das deslocações que não sejam justificadas" (com origem no estado de calamidade) E "o recolher obrigatório durante o fim-de-semana, entre as 13h e as 05h" (que apareceu uns dias depois e necessitou que fosse declarado estado de emergência para poder vigorar). São duas coisas diferentes.

Claro que todos nós temos olhos e no meio de tanta confusão, anda tudo a fazer o que bem lhes apetece desde grupos de 12 e 15 ciclistas até pessoal das motos à molhada na berma sem distanciamento e sem máscara, surfistas, arraiais na praia... isto vi eu... enquanto vinha da pesca ;)
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Confinamento e Covid
« Responder #107 em: 09:54 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
A pesca e a circulação durante os períodos de recolher obrigatório, apenas é permitida aos pescadores federados de competição (pescadores desportivos). Para os pescadores lúdicos (recreativos), mesmo federados (o meu caso) a pesca está proibida. Isto é válido para o mar e águas interiores.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Confinamento e Covid
« Responder #108 em: 11:46 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pesca e a circulação durante os períodos de recolher obrigatório, apenas é permitida aos pescadores federados de competição (pescadores desportivos). Para os pescadores lúdicos (recreativos), mesmo federados (o meu caso) a pesca está proibida. Isto é válido para o mar e águas interiores.
Bom dia . O problema  é que as autoridades não sabem isso.
Pelo exemplo: As dúvidas  em relação ao último  comunicado feito à 15 dias pelo  Governo. Uns diziam uma coisa, outros diziam outra
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #109 em: 12:10 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
as autoridades sabem perfeitamente o que é ou não é permitido.. tanto sabem que na costa vicentina foram avisar alguns pescadores que pelos vistos se fizeram esquecidos!
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Confinamento e Covid
« Responder #110 em: 12:37 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O problema  é que as autoridades não sabem isso.

Ai sabem, sabem... e sabem também que em relação a este tipo de proibições a "esperteza saloia" e a teimosia em querer dar a volta ao texto são uma característica muito nossa.  >:D

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #111 em: 13:27 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
O unico ponto que pode estar a impedir a PM de uma atitude mais severa, e não apenas a sensibilização é que de facto não é a pesca que está proibida, mas sim a deslocação para a pesca. O resultado derivado da abordagem pela autoridade competente na estrada, ou da PM enquanto a pessoa está no pesqueiro pode portanto ser muito diferente. Quando se está à pesca estamos a fazer algo mas não deveriamos estar ali, quando se está na estrada a caminho da pesca estamos a fazer algo para o qual há uma interdição quanto a mim bastante clara, circular para ir à pesca. Quem conseguir pescar da varanda de casa pode pescar à vontade  >:D
« Última modificação: 13:30 Terça, 24 de Novembro de 2020 por gmarques »
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #112 em: 13:54 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
Alguém sabe qual a sanção pelo não cumprimento das regras?
É por esta razão que estão a sensibilizar e não a condenar!
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #113 em: 14:02 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
* a autuar!
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Confinamento e Covid
« Responder #114 em: 14:05 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
O novo regime sancionatório entrará hoje em vigor e prevê que o incumprimento dos referidos deveres integrará a prática de uma contra ordenação, sancionada, a titulo de dolo, com:

coima de € 100,00 a € 500,00, no caso de pessoas singulares
e de € 1.000,00 a € 5.000,00, no caso de pessoas colectivas.
Prevê-se, ainda, que se o incumprimento for imputável a título de negligência, os referidos montantes serão reduzidos em 50%.
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #115 em: 14:24 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
António, de acordo, neste novo regime está prevista a sanção mas nos anteriores não.

No entanto posso andar por onde me apetecer, não estando abrangido pelo art.º 3, fora do horário de confinamento, portanto posso ir à pesca ou fazer outra coisa qualquer.
Se devo? Fica na consciência de cada um.
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Confinamento e Covid
« Responder #116 em: 15:07 Terça, 24 de Novembro de 2020 »
"No entanto posso andar por onde me apetecer, não estando abrangido pelo art.º 3, fora do horário de confinamento, portanto posso ir à pesca ou fazer outra coisa qualquer."

Esqueçam esta parte.

 
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]