collapse

Autor Tópico: Abordar um pesqueiro.  (Lida 8741 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Abordar um pesqueiro.
« em: 17:02 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Ora vamos lá por os mais experientes a escrever e passar aos mais novos, como abordam um pesqueiro para a bóia.
Como calculam a profundidade a pescar?
Qual a melhor técnica para engodar.
Bóias a escolher.
Tudo que vocês possam transmitir aos mais novos.
Desde já muito obrigado  :) :) :)


 

Offline Bruno Pereira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 136
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:43 Segunda, 14 de Abril de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #1 em: 18:18 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Bom tópico :) Vou seguir com interesse
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #2 em: 19:29 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Não sou a pessoa mais indicada para lhe responder porque estou muito longe de ser entendido na matéria.Mas desde o primeiro dia que fui à pesca ensinaram me esta: À terra onde fores faz como veres fazer.
Aqui no fórum muitas pessoas lhe vão dizer como fazer e estão correctas, só que muito provavelmente estão correctas para os pesqueiros que frequentam o que pode não ser válido para os seus pesqueiros.O conselho que lhe dou é que escolha uns pesqueiros onde saiba que costuma dar peixe e depois vá "espiar" como os que apanham peixe nesse sitio fazem.Chega lá faz-se passar por turista vê que iscos usam, se engodam senão qual a profundidade, tipo de boia, etc.

Sei que não ajudei em nada, mas penso que seja a melhor maneira de abordar um pesqueiro.Para fazer que está pescando enquanto vê comoos outros fazem, pesque à chumbadinha.
Porque como lhe disse não há dois pesqueiros iguais.

Boas pescarias
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #3 em: 16:22 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Eu sei que a pergunta foi para os mais experientes, mas vou tentar responder a inha maneira, e se estiver mal, os tais mais experientes que me corrijam :)
profundidade- sondar o pesqueiro- com chumbo.
tecnica para engodar: ter sempre cuidado com as correntes, para nao afastarem o engoso, caso sejam correntes mt fortes , misturar o engodo com bastante areia, para tornar pesado e nao ir com a corrente, nao sei se me fiz entender.
boias a escolher: depende do peixe alvo, depende se queres pescar perto ou longe, depende da agitaçaõ maritima, se queres colocar uma boia a 30 metros nao o podes fazer com boias de 10 gr naturalmente, tens de utilizar um pião, se agitação maritima tb for elevada, é mais complicado segurar boias leves.
é dificil explicar, mas penso que dá para entender :)

“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #4 em: 16:36 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
É mesmo este tipo de respostas que pretendo obter.
 

Offline murgot5

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ponte lima
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:46 Segunda, 10 de Fevereiro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #5 em: 20:23 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom tópico :) Vou seguir com interesse
x2
 

Offline Cesar Faria

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 3 vezes
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:44 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #6 em: 20:35 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ora vamos lá por os mais experientes a escrever e passar aos mais novos, como abordam um pesqueiro para a bóia.
Como calculam a profundidade a pescar?
Qual a melhor técnica para engodar.
Bóias a escolher.
Tudo que vocês possam transmitir aos mais novos.
Desde já muito obrigado.




 Se o mar tiver alguma força é fácil de avaliar a profundidade pelo trabalhar do mesmo a entrar na margem, caso queira saber a profundidade exacta do pesqueiro, podem fazê-lo facilmente com bóia de correr e somente o lastro montado, vão subindo o nó de trava até a bóia deitar, claro que terão de lançar e puxar para ir ajustando até conseguir chegar a ponto da bóia deitar, quando deitar já sabemos que o chumbo bateu no fundo, passa a ser só medir a distancia da trava até ao chumbo de lastro. Mas como saber a profundidade do pesqueiro só por si não leva ninguém a matar peixe, há que sondar as possibilidades consoante as espécies que queiramos capturar, a escolha da arte(boiá de correr, chumbica, pião, bóia fixa, bóia fixa singela ou  bóias mais pesadas\bujudas etc..), consoante as aguagens, as características dos locais(mistos, só areia, só pedra) assim se deve escolher a arte e saber decidir a que profundidade pescar, como apresentar a pesca ao peixe(composição da arte, forma de trabalhar debaixo de agua), devemos lembrar-nos que a isca deve chegar ao peixe como chega o alimento suspenso que se movimenta nas aguas desse local\pesqueiro, por norma o peixe come, nadando contra a aguagem e esperando que o detritos de comedia se aproximem, deste modo acabam por se cansar menos, no entanto no caso dos sargos, devido ao facto destes comerem maioritariamente em zonas de forte agitação, por norma no recuo dos enchios em zona de pedra ladeada, há que saber como segurar a pesca para que estes encontrem o isco a descer como se de marisco partido pelo mar se tratasse.

 Poderia escrever uma noite\dia inteiro sobre o tema, mas o mais bonito, e, discordando com uma sugestão aqui dada de espionar como fazem os pescadores locais, o mais interessante e que aconselho, é aprender a ler os hábitos, características e configuração dos pesqueiros a explorar, e posteriormente adaptar a forma de pescar com base na nossa analise, nunca seguir isto ou aquilo só porque fulano B ou C o faz e tem resultados(pode estar a ter resultados muito bons ou fracos, independentemente  de estar a capturar peixe), muitas vezes chego a locais onde os pescadores da zona não estão a pescar (segundo a minha analise) da melhor maneira e eu apanho mais peixe com a minha opção,outras vezes é ao contrario, quando é ao contrário e a minha leitura falha, paro e tento refazer a leitura, pois seguramente houve parte da minha analise que falhou, o que levou a uma opção errada, depois de entender se chegar à conclusão que não há opção melhor do que a utilizada pelos locais pesco como eles senão parto para aquela que julgo ser a melhor, tentando mais uma vez a técnica que a minha leitura sugere como a mais efectiva\produtiva.

De acordo com o vento, profundidade, agitação marítima e\ou espécies alvo, neste caso a resposta é algo extensa, mas aqui vai uma síntese que pode ajudar; Espécies mais pequenas(carapaus, peixe-rei), mugilideos(tainhas), pescas em mares pouco batidos ou parados, dias sem vento, ou pesca com iscas vivas mais sensíveis como camarinha ou camarão vivo(pesca muito utilizada para robalos e bailas), deveremos utilizar bóias mais ligeiras\leves e mais esguias, consequentemente mais hidro\aerodinâmicas, voando melhor e afundando mais facilmente o que pode dar mais tempo ao peixe para ingerir a isca antes de se aperceber da resistência da bóia ao afundar, se vamos pescar aos sargos em locais de muita agitação e não necessitamos lançar muito longe deveremos optar por uma bóia média(entre 20 a 35grs) e calibra-la com pouco peso para aguentar melhor a ressaca, deste modo não ficamos sempre na duvida se é peixe devido aos eventuais afundanços que uma bóia com muito lastro produz em mares batidos, no entanto neste estilo de pesca deve-se pescar com o fio na mão(mantendo sempre alguns tensão entre a bóia e a ponteira da vara de modo a sentir-mos eventuais toques, assim seremos muito mais eficazes a ler os sinais de peixe, pois muitas vezes o peixe come na subida da agua (enchio) e com bóia de correr se deixares de sentir tensão é quase certo que tens peixe agarrado ao isco a tentar roubar, entre outras situações similares que só através do toque poderás detectar, se esperamos apenas sinal evidente da bóia, na maioria dos casos somos enganados e nem sabemos sequer se o isco desapareceu fruto da agitação ou se foi peixe que o roubou. Basicamente devemos sempre pescar o mais leve possível, se podermos pescar com bóias de 4 grs não devemos pescar com bóias de 10, teremos que ter em consideração que uma bóia de 4 grs não aguenta iscar com um caranguejo ou mesmo camarão grande, não estou com isto a dizer para irem pescar aos sargos no mar com bóia de 4grs, embora possa surgir um dia onde essa seja uma boa opção, serve esta apenas para lembrar que pescas mais ligeiras por norma trazem muito melhores resultados.

 Obviamente muito mais poderia dizer, mas e como é óbvio isso requer tempo, penso que já aqui ficam algumas bases, mais um ou dois conselhos, passem mais tempo a ver pescar aqueles que estão a tirar mais peixe e tentem perceber o que fazem, com que iscos pescam, como lançam, e para onde, onde seguram a bóia e tendo em conta a aguagem onde a param, irão notar que os que pescam bem lançam para um local e seguram a bóia de modo a isca alvorar entrando ao local quente como se de uma isca solta se tratasse, deixando o peixe que está a "fiar" agua(nadar contra a aguagem à espera de alimento\comedia) pense que se trata de alimento em suspensão livre.

 Para além do que aqui escrevi ou mais algum colega possa escrever, resta a todos os que queiram melhorar, deslocarem-se aos locais, irem apanhar o vosso próprio isco, explorar os pesqueiros(visualmente e capturando isco, fazendo reconhecimento dos fundos, eventuais fundões, abrigos, caneiros, etc..) na maré vazia, de preferência em marés de grande amplitude, e para simplificar a coisa comecem por explorar um ou dois pesqueiros apenas, nessas condições irão conseguir dominar melhor as leituras, se por outro lado se dispersam por muitos pesqueiros irão ficar baralhados.
Boa sorte, divirtam-se e estudem muito, passem o máximo tempo possível junto do mar, sintam-No, leiam-No, e acima de tudo respeitem-No
« Última modificação: 20:41 Sexta, 06 de Junho de 2014 por Cesar Faria »
Mar....a Paz em estado líquido.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legasea, Rafa

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #7 em: 22:17 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ora vamos lá por os mais experientes a escrever e passar aos mais novos, como abordam um pesqueiro para a bóia.
Como calculam a profundidade a pescar?
Qual a melhor técnica para engodar.
Bóias a escolher.
Tudo que vocês possam transmitir aos mais novos.
Desde já muito obrigado.


 Para além do que aqui escrevi ou mais algum colega possa escrever, resta a todos os que queiram melhorar, deslocarem-se aos locais, irem apanhar o vosso próprio isco, explorar os pesqueiros(visualmente e capturando isco, fazendo reconhecimento dos fundos, eventuais fundões, abrigos, caneiros, etc..) na maré vazia, de preferência em marés de grande amplitude, e para simplificar a coisa comecem por explorar um ou dois pesqueiros apenas, nessas condições irão conseguir dominar melhor as leituras, se por outro lado se dispersam por muitos pesqueiros irão ficar baralhados.
Boa sorte, divirtam-se e estudem muito, passem o máximo tempo possível junto do mar, sintam-No, leiam-No, e acima de tudo respeitem-No

Quem sabe sabe :D

E concordo bastante com a parte de de inicio conhecer-se um ou 2 locais
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #8 em: 22:50 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa sorte, divirtam-se e estudem muito, passem o máximo tempo possível junto do mar, sintam-No, leiam-No, e acima de tudo respeitem-No
Boa partilha!
 

Offline nelson sampaio

Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #9 em: 03:12 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
concordo com o que foi dito
são as palavras de verdadeiro pescador
e lembra te que por vezes alterar um pouco que seja a profundidade ou a distribuição dos chumbos pode dar boas surpresas.
agora com esta ajuda tenta ir a beira da agua e praticar que só assim é possível  aprender  verdadeiramente
"da um peixe a um homem e matas a fome por um dia, ensina-o a pescar e matas para a vida"
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #10 em: 20:44 Sexta, 13 de Junho de 2014 »
César grande e bom discurso :aplau:
Alguém com mais opniões??
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #11 em: 15:44 Quarta, 18 de Junho de 2014 »
 :fixe: :fixe: :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #12 em: 15:56 Quarta, 18 de Junho de 2014 »
Os mais entendidos que cheguem à frente. ;)
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #13 em: 13:52 Sábado, 19 de Julho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa sorte, divirtam-se e estudem muito, passem o máximo tempo possível junto do mar, sintam-No, leiam-No, e acima de tudo respeitem-No

Excelente partilha. :aplau: :aplau: :fixe:
Aproveitando o tópico quero perguntar se é sempre melhor calibrar a boia com vários chumbos mais pequenos ou se é melhor colocar só um que "fique perto" do que a boia pede?


Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #14 em: 14:22 Sábado, 19 de Julho de 2014 »
Está quase tudo dito, mas tentem perceber que a pesca à bóia é a mais técnica das modalidades de pesca. Existem para mim nesta modalidade enormes diferenças entre o nível de pescadores. Requer muita prática, dedicação, e depois ter algum jeito para a coisa. Mas sem a prática nada se consegue.

Eu aconselho a primeiro lerem, felizmente a internet também tem coisas boas. Uma delas é a rapidez com que se podem aprender noções básicas.
Depois saber escolher os pesqueiros, aqui ainda faz parte da pesquisa e só depois vem o que o César escreveu e bem. Não vale a pena ( do ponto de vista de bons resultados) ir a toa para um pesqueiro. Obviamente que existem surpresas, existem conceitos que falham, e na pesca nada é 100% certo, mas na realidade existem conceitos estabelecidos, e quase todos os pesqueiros assentam a sua força, numa determinada época, ou seja, podemos escolher bem o pesqueiro, o sitio, mas estar lá no mês errado, ou à hora errada.

Depois in loco, aí sim, entender o pesqueiro, e isso na maioria dos casos, requer prática. E não defendo qualquer tipo de espionagem, mas quem melhor conhece qualquer pesqueiro, é quem o habita diariamente. Disso não tenham dúvidas.

As tuas perguntas foram...
Como calculam a profundidade a pescar? Já te eplicaram, que é através do estralho( tenso), dessa forma podemos saber a quantos metros está o fundo. Em pesqueiros mais fundos do que a tua cana, só uma bóia de correr pode te permitir chegar a essa resposta.
Qual a melhor técnica para engodar.? Eu raramente engodo. Para teres noção dos pesqueiros que frequento a bóia com regularidade ( Costa da Caparica/ cabo Espichel e Sesimbra), só engodo no Cabo, e porque em alguns desses pesqueiros, necessito de "chamar" o peixe, e o tipo de correntes permitem que se engode com alguma qualidade. Onde quiseres engodar, deves fazê-lo espassadamente, nunca lançar tudo duma vez como já vi fazer. Com mares brutos deve ter o engodo mais grosso ( uma pasta mais consistente), e em dias de mar mais parado e aberto, usa mais líquido. Engodas sempre no sentido contrário da corrente.
Bóias a escolher? Para mim, pesca-se o mais leve possível consoante o pesqueiro e o mar. Em pesqueiros muito baixos e com águas calmas, a bóia fixa é muito superior para ferragens. Em águas sargueiras, muito espumadas de mar batido e fundas, só a bóia de correr te pode permitir pescar em condições. Uso maioritariamente entre 25 a 40 gramas. Escolhe bóias que aguentem algumas pancadas, pois o sargo pesca-se quase sempre em zonas rochosas incertas, zonas em que a nossa bóia vai muitas vezes contra pedras e se ela não for de qualidade, é um gasto sem fim.

Uma questão pertinente é a escolha dos iscos: Mas par ao tópico prosseguir com algum interesse, deixo no ar que a sua escolha faz o rastreio entre peixes e pescadores.

Abraço.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline hugopatrocinio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Terça, 15 de Julho de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #15 em: 15:11 Sábado, 19 de Julho de 2014 »
Boa tarde, estou longe de ser experiente, mas aprendo tudo com o meu pai que é um bom pescador!  :)) Para além de todo o material há uma particularidade que faz toda a diferença, que é saber pôr o isco no anzol! Já tive a pescar ao lado do meu pai com tudo igual, e ele tirava e eu não! Fizemos várias experiências até que eu lhe pedi para iscar a minha cana e apanhei logo 1! eheh! Se puderes apanha isco o mais próximo do local onde vais pescar, pois o peixe vai lá á procura dele!

Aprende com todos os outros pescadores, e nunca penses que já sabes tudo! Por vezes também pode ser bom fazer tudo de maneira diferente á dos outros pescadores, depende das circunstâncias, e com quem está ao teu lado!

Abraço e persistência!

Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho!
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #16 em: 17:34 Sábado, 19 de Julho de 2014 »
Muito bom tópico  ;)
Obrigado ao césar e ao Filipe em particular não desfazendo dos outros, pelos seus ensinamentos :)
É sempre um prazer poder lê-los.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #17 em: 20:27 Quarta, 30 de Julho de 2014 »
Vou pronunciar-me do que é a minha experiência pessoal. Quase só pesco na Galiza, onde o mar bravio, em regra. Como gosto muito da pesca ao sargo com peão de correr e, como são sempre viagens de 400 kms para cima, ida e volta, normalmente só vou com mar forte, que é sempre mais promissor.
A técnica é simples. Cana de 7 mts, o meu Daiwa BG20, forte como um touro e multifilamento. Depois, fiz uma "habilidade" que me permite que a bóia ande a correr só até 30 cm, entre dois extremos. Num desses extremos, leva o tenso com uma olivete de correr, dependendo esta da força de mar e do período de vaga, pois, a ideia é que esta, ajudando a afundar, também permita que a iscada ande a vadiar ao sabor da corrente. Quanto a mim, arrisco a dizer que se o pesqueiro tiver sido bem escolhido, é garantida uma boa jornada de pesca.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #18 em: 13:08 Domingo, 16 de Novembro de 2014 »
Desculpem a minha totózisse ...o que é um caneiro??
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #19 em: 20:31 Terça, 18 de Novembro de 2014 »
Significado de Caneiro

sm (cano+eiro)

 1 Pequeno canal.
 2 Canal por onde o peixe entra na caniçada.
 3 Passagem entre estacadas no leito de um rio.
 4 Parte mais funda e navegável do leito de um rio.
 5 Braço de mar entre rochedos.

Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #20 em: 16:16 Quarta, 19 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desculpem a minha totózisse ...o que é um caneiro??

Não tens de pedir desculpa...ng nasce ensinado, e só conheço um que sabe tudo, mas acho que não vai a pesca lol...
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline MDark_PT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Moita
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:17 Sexta, 29 de Maio de 2015
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #21 em: 11:59 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
excelente topico, como sou novo e iniciei-me a pouco na pesca, sem duvida que ja aprendi muito
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #22 em: 13:10 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desculpem a minha totózisse ...o que é um caneiro??

Não tens de pedir desculpa...ng nasce ensinado, e só conheço um que sabe tudo, mas acho que não vai a pesca lol...

 :o :o :o Acho que já pescou, ou mandou pescar  ::) ::) ::) ::) ::) Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #23 em: 22:32 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Bom tópico.

Excelente partilha por parte do César e o Filipe.

Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #24 em: 22:54 Quarta, 17 de Junho de 2015 »
Interessante tópico.

Eu apenas pescom com piões fixos...
Nem sei bem como se usam os de correr... há-de haver uns travamento algures na linha...
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #25 em: 00:07 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Interessante tópico.

Eu apenas pescom com piões fixos...
Nem sei bem como se usam os de correr... há-de haver uns travamento algures na linha...

Luis,

É quase como se estivesses a pescar com uma boia normal de correr. (eu pelo menos faço assim, se estiver mal ou houver melhor corrijam me sff)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


O chumbo entre as missangas e antes do estralho não tem peso pois depende muito do mar, isco, e essencialmente peso da boia que se utiliza.


Cumps,
Pedro
« Última modificação: 00:10 Quinta, 18 de Junho de 2015 por cruz »
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #26 em: 16:04 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Interessante tópico.

Eu apenas pescom com piões fixos...
Nem sei bem como se usam os de correr... há-de haver uns travamento algures na linha...


Luis, nada mais simples, nó de travamento missanga, boia, missanga no de travamento, olivete, destrocedor e estralho ;)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #27 em: 01:27 Sábado, 27 de Junho de 2015 »
Mais um Tótó  ;D

Para que serve a segunda missanga e travão após a bóia? eu, até agora, usava apenas travão, bóia, chumbo, destorcedor. :-\  Um bocado tosco não? Deve ser por isso que raramente apanho peixe  >:D

A. Silva
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline marcio correia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:58 Terça, 07 de Julho de 2015
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #28 em: 21:41 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Embora também sou um toto, mas pelo que sei é para ajudar no bloqueio do olivete
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Abordar um pesqueiro.
« Responder #29 em: 22:01 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Caso o chumbo que está abaixo da bóia fique preso e bóia não se perde.
há xarroco a montes....
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]