collapse

Autor Tópico: Trocar ou não trocar?  (Lida 4417 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Trocar ou não trocar?
« em: 11:58 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Antes de mais, peço desde já desculpa pelo nível básico da pergunta!  >:D

Comecei a pescar há menos de 1 mês, e devido a multiplos erros/experiências, acabei por perder vários metros de linha do carreto. No entanto parece-me que foram poucos metros para poder "acrescentar" mais linha, e como ninguém quer uma emenda a passar entre as argolas estou um pouco sem saber o que fazer.

Deixo uma foto do carreto em anexo:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

O que devo fazer? Deverei manter isto como está mais uns tempos, mas tendo a noção que os lançamentos poderão ser prejudicados? Ou deverei trocar toda a linha do carreto, apostando desta vez numa linha de melhor qualidade? Quando comprei a cana/carreto, pedi na loja que me dessem uma linha manhosa porque eu estava a iniciar-me na mesma... e sim, já me arrependi.

Caso achem que devo optar por trocar toda a linha do carreto, que aconselham? A mesma é apenas para surfcasting na costa de Gaia. A linha que tenho actualmente é .035 e não faço menor ideia da marca/modelo.

Obrigado!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #1 em: 12:20 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Eu deixava estar.
Se só pescas há 1 mês, ainda vais fazer mais asneiras e perder mais linha, e portanto melhor que não gastar dinheiro nisso.
E por pescares há tão pouco tempo, a tua técnica limita muito mais os lançamentos que o enchimento do carreto. E o peixe por vezes anda mais perto do que se julga.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20254
  • Agradecido: 1407 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #2 em: 12:27 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Uma vez que a linha é manhosa, aconselho a comprar uma linha de melhor qualidade. Pode usar essa por baixo para fazer o enchimento.
Quanto á espessura, isso dependo dos locais onde normalmente pesca. Não conheço a zona, mas temos muitos e bons pescadores por esses lados que decerto te ajudaram.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #3 em: 13:01 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Atentendo á tua situação em particular eu tambem não mudava. Achi que deves estar com esta e quando perderes mais fio, aí sim, usar essa como enchimento e comprar uma linha com mais qualidade embira ache que não vale a pena investires demasiado.
Nelson Peres
 

Offline meritoon

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 290
  • Agradecido: 9 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:57 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #4 em: 16:08 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Boas,

no teu lugar mudava para uma linha boa 0,40.
Com uma linha manhosa 0,35, não consegues lançar o chumbo que o nosso mar normalmente exige, para além de partir com facilidade mal haja uma pequena prisão.
Essa só te vai dar mais problemas e muito pouca experiência.

Ab
JM
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #5 em: 16:21 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Para começar o ideal é uma 0.40 pois aguenta melhor os nossos erros. Eu pelo menos comecei com uma 0.40. Visto já teres essa 0.35 vai-lhe dando uso! Se tivesses que acrescentar linha nunca seria por cima dessa, logo o nó como disseste não passaria pelos passadores. Fazias uma emenda de uma linha fraca e barata na que tens e bobinavas ate ficar cheio(cheio é antes 2 ou 3 milímetros do limite) e depois era só tirares a linha do carreto toda e voltar a colocar pela ponta mais fraca(a tal linha fraca e barata que falei) e voltar a bobinar tudo. Eu para linha de enchimento uso entre 0.25 e 0.30. Claro que quanto mais grossa for a linha menos distancia atinges nos lançamentos mas penso que para já não te deves preocupar com isso pois por norma o peixe até anda aos nossos pés!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19651
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #6 em: 16:28 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
 
 Sempre podes retirar essa linha, colocar uma cama de linha velha e voltar a colocar a linha em cima, ficas com a bobine novamente cheia e resolves por agora o problema.

 Também deves observar que tipo de pesqueiros frequentas para determinar que tipo e medida de linha deves de futuro adquirir.

 Força  :fixe:
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #7 em: 16:37 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Engraçado que falam em linhas mais grossas, quando eu achava que necessitava de linhas mais finas. Tenho uma segunda bobine carregada com linha 0.45. Deverei utilizar este ao invés da 0.35, e adquirir uma linha "melhor" para o carreto da .035?

Esta bobine com a .045 é que deve ter linha ainda pior...  ;D


« Última modificação: 17:19 Quinta, 05 de Junho de 2014 por Joao Rodrigues, Motivo: Corrigir texto »
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #8 em: 16:59 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Engraçado que falam em linhas mais grossas, quando eu achava que necessitava de linhas mais finas. Tenho uma segunda bobine carregada com linha .045. Deverei utilizar este ao invés da 0.35, e adquirir uma linha "melhor" para o carreto da .035?

Esta bobine com a .045 é que deve ter linha ainda pior...  ;D


Companheiro, és o único que conheço que pesca com 0,045...... :)
João Rodrigues
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #9 em: 17:07 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Zero a mais ;)
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #10 em: 17:19 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Zero a mais ;)

Eu sei....estava a brincar.
(já alterei para 0.45)
João Rodrigues
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #11 em: 18:55 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Engraçado que falam em linhas mais grossas, quando eu achava que necessitava de linhas mais finas. Tenho uma segunda bobine carregada com linha 0.45. Deverei utilizar este ao invés da 0.35, e adquirir uma linha "melhor" para o carreto da .035?

Esta bobine com a .045 é que deve ter linha ainda pior...  ;D

Subscrevo a opinião do Zé Maria e nem te aconselho a usares a 0,45 a não ser que estejas a rebentar a 0,35 nos lançamentos, que penso que não.

Se a linha fica presa para quê usares uma linha mais grossa, para ser mais difícil de rebentar e esforçares mais o material?

Se o 0,35 tivesse partido com um peixe dos valentes, ou nos arremessos, então aí fazia sentido. Agora assim não.

Quanto à qualidade das linhas, acima de 0,30 não se encontram grandes diferenças, muito menos para quem tem pouca experiência.

Quando tiveres mais noção das melhores opções a tomar então mudas as linhas até começas a pescar mais de acordo com as características do pesqueiro e da pesca que pretendes fazer.

Ab
Manel
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline BrunoBarbosa

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 97
    • Matosinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #12 em: 20:41 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Eu fazia o que o tubugunhanha disse, é o mais acertado para ficares servido por uns tempos...
agora na minha opinião, qualquer linha serve para encher, se vires que tens 150 metros ou mais de linha boa não tens de te preocupar com a linha que está por baixo, mesmo que engates um grande peixe lá fora tens muita linha para trabalhar, eu só uso  linhas velhas/usadas...
Mas isto é a minha opinião.

grande abraço
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #13 em: 21:44 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Boas

Antes de mais é de dar os parabens por teres iniciado á pouco tempo este maginifico (desporto). Tambem já me aprecebi que tens ai um valente carreto o que ajuda e muito, mas quanto á tua duvida e quando eu tambem a tive, em meu ver tens duas soluções que colegas já deram, a primeira enchertar com cama por baixo de modo a  que possas melhor a potencialidade do lancamento sem gastar muito dinheiro a segunda se fores um prefecionista com possibilidades compras uma linha nova.
Mas penso que antes tens que dar tempo ao tempo porque todos nós com mais ou menos expriencia perdemos alguns lances de linha mas por norma é mais quando não se conhece o pesqueiro. Quero com isto dizer que com a continuação vais conhecer os sitios que por norma prende,  e vais evitar lançar para lá e consequentemente vais querer lançar mais uns metros e optas por linhas de menor diametro.
Bem mas já estou a ser aborrecido, mas queria deixar-te a ideia que não será por teres a bobine cheia que tudo irá resultar melhor, mas sim saber o porque das prisôes.
Quanto a medida de linha 0.35 acho que se enquadra perfeitamente e não acredito que arrebente com 150gr a não ser que tenha desgaste a mais.
Mas olha tá atento aqui pelo forum brevemente muitas duvidas desapareceram.
Força nisso

Boas pescas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline João Pinto

Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #14 em: 10:33 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Se a linha te está a dar esses problemas todos mais vale trocares, não me parece que o problema seja do carreto porque primeiro a marca não é má e segundo o fio está bem enrolado logo não deve de fazer cabeleiras, talvez o fio tenha muita memória.

Sou um nabo em surfcasting mas 0.35 para mim seria mesmo o máximo, quanto maior o diâmetro de linha menos lança e menos ataques tens ao teu isco.

Em LRF uso 0.08 e tiro peixes de 2Kg sem problema... tenho uma carpa de 5.6Kg que é um peixe lutador e saiu com um 0.18, já sei que o pessoal de mar vai dizer que no rio não há rochas mas há troncos de árvores  :o

Prefiro sempre pescar fino
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #15 em: 11:22 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
esse carreto não vem com mais uma bobine? é que se vier, acrescentas o que falta nessa bobine, e transferes para a suplente (ficando assim o nó mais interior).
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #16 em: 11:25 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
O carreto vem com duas bobines. Tenho esta com fio .35 e outra bobine que nunca foi usada, mas com fio .45.
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #17 em: 11:32 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Engraçado que falam em linhas mais grossas, quando eu achava que necessitava de linhas mais finas. Tenho uma segunda bobine carregada com linha 0.45. Deverei utilizar este ao invés da 0.35, e adquirir uma linha "melhor" para o carreto da .035?

Esta bobine com a .045 é que deve ter linha ainda pior...  ;D





Como eu já te disse no inicio quando começas-te a pescar.....se for para pesca de praia sem rocha só areia...o ideal é uma linha boa de 0.18 a .020 com um chicote bom no final de o.40 ou 0.35...a linha fina vai permitir maiores distancias...
ai na zona de Gaia o ideal será pescares com um bom 0.35 forte pois já vais encontrar muita pedra....vais perder distancia no lancamento mas é o ideal para aprenderes a dominar a tecnica. 
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #18 em: 12:30 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Pedra é favor... o que me leva a uma segunda pergunta: chumbadas.

Vou aproveitar o tópico para não spammar isto....

Até agora tenho utilizado chumbadas do tipo pirâmide e pirâmide concava, ou seja, tenho perdido bastantes chumbadas. A única que se mantém "intacta" é a tipo torpedo, no entanto com as violentas correntes aqui de Gaia o fio anda a passear de um lado para o outro. Têm alguma ideia para resolver isto? Ou por e simplesmente tenho que arranjar praias "melhores" para pescar?
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20254
  • Agradecido: 1407 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #19 em: 12:37 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pedra é favor... o que me leva a uma segunda pergunta: chumbadas.

Vou aproveitar o tópico para não spammar isto....

Até agora tenho utilizado chumbadas do tipo pirâmide e pirâmide concava, ou seja, tenho perdido bastantes chumbadas. A única que se mantém "intacta" é a tipo torpedo, no entanto com as violentas correntes aqui de Gaia o fio anda a passear de um lado para o outro. Têm alguma ideia para resolver isto? Ou por e simplesmente tenho que arranjar praias "melhores" para pescar?

Onde existe muita pedra não é fácil, e irás sempre perder muito material. No entanto chumbadas de arredondadas serão sempre melhores.
Depois envia as coordenadas de onde pescas para o Luís Novo que ele trata delas...
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #20 em: 12:44 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Bute abusar da sorte  >:D

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #21 em: 12:55 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Ao fazer pesca ao fundo em zona de pedra há sempre uma grande probabilidade de deixar por lá o material (chumbada e anzol).

Faço a sugestão de utilizares chumbadas redondas/bola, com haste ou com argola.

No meu caso utilizo as chumbadas da foto, que permitem fazer bons lançamentos graças à haste que têm, e por serem redondas não agarram tanto à pedra.

As chumbadas redondas têm também a vantagem de, contrariamente ao que seria de pensar, agarram muito bem à areia do fundo.

Convém de vez em quando enrolar a linha do carreto para não deixar a chumbada enterrar na totalidade, pois pescando com linhas mais finas pode levar à quebra da linha.

 

Offline drpauloalmeida

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 6 vezes
    • Pardilhó - Estarreja
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:05 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #22 em: 17:03 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Boas,

tudo boas dicas que foram aqui dadas mas devo dizer que para um principiante vai ficar com dúvidas na mesma se trocar ou não a linha.

Eu sinceramente nunca pesquei em Gaia propriamente dito, mas pesco na costa, em praia, de Aveiro a Espinho e o que verifico é que, na generalidade, as condições de mar são agressivas, ondulação média de 2m. Neste ponto, usar linhas mono abaixo de 0,25 com chicote, principalmente para iniciantes, é má politica por várias razões.

Facilmente parte por:

1º Tendência a enterrar a chumbada com correntes fortes;
2º Prisões nas pedras dá direito a perda de material, o mais certo é chicote e montagem..;
3º Lixo, seja algas, limos, troncos, ramos, etc, etc..;

A forma das chumbadas não podia estar mais de acordo com o que foi aconselhado.
Encher ou não esse carreto, eu digo que não, ainda tem bastante linha e como disseram ainda vais perder muito fio, eu continuo a perder mesmo ja pescando a alguns anos.

Sirva para o que servir digo-te as medidas que uso, como base de referência.

Iverno:

carreto: linha 0,35
montagem: linha 0.40/0.45

Verao
carreto: linha 0,25
montagem: linha 0,30/0,35

tenho tendência a usar linha mais fina em zonas de pedra, para não forçar demasiado o material quando há prisões.

O pescador comum mente, o sábio escuta, e o tolo discute..
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 750 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #23 em: 17:40 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Olha o Sr. Dr afinal ainda anda por cá  ;D ;D seja bem reaparecido companheiro  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #24 em: 12:10 Quarta, 11 de Junho de 2014 »
Boas (novamente)!

Que marcas/modelos de linhas .25 - .30 aconselhariam para o carreto? Mono ou multifilamento?

E uma questão extra. Existe alguma vantagem/inconveniente em usar linhas coloridas? Sei que estas podem dar jeito em spinning para um gajo topar melhor para onde vai a amostra, mas e em surfcasting? Será que os peixes topam as cores e poderão fugir da mesma, ou é indiferente?

Sinceramente, acho mais pintarola ter uma linha colorida no carreto, mas se isso poderá perturbar a pescaria deixa de ser uma opção.

Abraço!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19651
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #25 em: 12:29 Quarta, 11 de Junho de 2014 »

 Ó companheiro, podes usar linhas coloridas, quanto a mim isso não tem nada a ver com capturar mais ou menos, tens por aí nas lojas linhas vermelhas, azuis, laranja, amarelas e até algumas cores em fluorescente e todas elas eficazes no seu trabalho, olha,... eu não uso nenhuma branca (transparente) agora.

 Pesca muito, força :fixe:
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #26 em: 15:56 Quarta, 11 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas (novamente)!

E uma questão extra. Existe alguma vantagem/inconveniente em usar linhas coloridas? Sei que estas podem dar jeito em spinning para um gajo topar melhor para onde vai a amostra, mas e em surfcasting?

Podes e até tens vantagens nisso, por exemplo há linhas cónicas que a cada 25m mudam de cor e isso ajuda a perceber a localização do peixe e onde devemos deixar a nossa pesca para o capturar.
Ao invês, com linha monocolor terás de usar uns marcadores para registar na linha o local das capturas.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #27 em: 19:09 Quarta, 11 de Junho de 2014 »
companheiro ja vi que es de ca de cima nao te aconcelho abaixo de 0.40 a nao ser que tenhas a certeza que e so areia e mesmo assim e arriscado o mar aqui faz muita força e alem disso ja te permite alguns erros que cometas uma vez que tas a começar ;)
bora dar banho a minhoca
 

Offline drpauloalmeida

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 6 vezes
    • Pardilhó - Estarreja
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:05 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #28 em: 17:06 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olha o Sr. Dr afinal ainda anda por cá  ;D ;D seja bem reaparecido companheiro  ;) ;)


É verdade, agora o tempo que disponho frente ao computador é que não é muito. Daí o meu desaparecimento.. Mas nunca perdido!

então tempo para pesca...

Abraços
O pescador comum mente, o sábio escuta, e o tolo discute..
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #29 em: 17:26 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Olha o Dr.......
Tás fixe Paulo?
João Rodrigues
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #30 em: 17:43 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Eu mudava a linha por uma boa...

"Quando comprei a cana/carreto, pedi na loja que me dessem uma linha manhosa porque eu estava a iniciar-me na mesma... e sim, já me arrependi." esta ideia tambem se aplica ao conjunto de spinnig que queres comprar... para quê comprar mau se daqui a nada queres comprar bom e acabas por gastar duas vezes? mais vale comprar logo médio/bom que 2 vezes... embora eu próprio pense em comprar apenas médio... vai ter que dar, é tudo uma questão de orçamento...
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline drpauloalmeida

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 6 vezes
    • Pardilhó - Estarreja
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:05 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trocar ou não trocar?
« Responder #31 em: 17:56 Sexta, 20 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olha o Dr.......
Tás fixe Paulo?

Ora muito boas tardes.
Estou óptimo, menos tempo para pesca e muito muito trabalho mas... melhor do que não ter nenhum..
Tenho que planear juntar-me a uma pescaria com esta família, porque vontade não falta.

Espero que esteja tudo bem contigo, assim como com os restantes foristas.
Sempre que precisarem alguma coisa por estas bandas, companhia, material, dicas, informações :D não hesitem em contactar-me.

Como também não quero desviar o assunto deste tópico,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas (novamente)!

Que marcas/modelos de linhas .25 - .30 aconselhariam para o carreto? Mono ou multifilamento?

E uma questão extra. Existe alguma vantagem/inconveniente em usar linhas coloridas? Sei que estas podem dar jeito em spinning para um gajo topar melhor para onde vai a amostra, mas e em surfcasting? Será que os peixes topam as cores e poderão fugir da mesma, ou é indiferente?

Sinceramente, acho mais pintarola ter uma linha colorida no carreto, mas se isso poderá perturbar a pescaria deixa de ser uma opção.

Abraço!

Marcas e modelos de linhas.. como existem tantas não é fácil ter uma que difira de todas as outras. Pessoalmente acho a trabucco ISO bastante resistente à abrasão, logo é a minha principal escolha para linha no carreto de surfcasting.

Multis.. já experimentei uns meses num carreto e, para mim, defini prós e contras:
Prós:
- Possibilidade de diminuir espessura da linha e consequente maior lançamento e maior sensibilidade;
- dias de vento a linha faz menos curvatura quando está no suporte;
Contras:
- Com mar com alguma ondulação a cana não pára quieta.. está sempre a picar :D
- Possibilidade de lacerar um dedo :D

Em relação às cores, vejo vantagem no que o PedrasSalgadas falou (ter noção da distância num determinado spot) ou à noite, ve-se melhor.
Se assustam o peixe ou atraem.. não faço ideia. A mim afugentam sempre o peixe, seja colorida ou transparente :D

Abraço e espero ter ajudado em alguma coisa.
O pescador comum mente, o sábio escuta, e o tolo discute..
 

 

* Tópicos Recentes

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por plainas [Hoje às 17:41]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [Hoje às 17:13]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por ffgsoares [Hoje às 15:28]

baitcasting por g0ta [Hoje às 13:17]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]