collapse

Autor Tópico: cana embarcada de topo  (Lida 2079 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
cana embarcada de topo
« em: 14:53 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
bom dia

tal como diz o titulo, estou a pensar comprar uma cana para embarcada de qualidade média alta, para todo o tipo de pescas, dependendo da altura do ano, por exemplo agora está a aproximar-se uma das minhas épocas favoritas se não mesmo a favorita que é a época da pesca das Douradas, em Setúbal

sempre gostei de ver as canas Artico em ação de pesca, é daquelas que sempre ficam meio "atravessadas" e que penso que um dia vou ter uma, pode ser que seja desta vez

eu gostaria de saber a vossa opinião em relação ao modelo mais recente da Artico a Artico Castigo Pro 445 - 3.80 Mt e também existe um modelo que eu não conhecia, e a um preço mais em conta que é a Artico Divina Classic - 3.50 mt

se houver alguém que já usou estas canas ou outras das Artico eu gostaria de saber a vossa opinião em relação aos modelos e à marca em si, se a aconselham ou não

Eu estou a falar das canas Artico, mas se acharem que existe outras melhores, por favor indiquem quais, isto para valores no máximo até aos 300€

abraço
 

Offline pantao

Re: cana embarcada de topo
« Responder #1 em: 16:49 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Tenho em 3.8m e 5m, posso te dizer que são as minhas canas de eleição para embarcada e ja tive canas do ponto de vista monetário bem mais caras.
Despachei-as a todas e só fiquei com essas 2.
A Divina , não conheço.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sabinonet

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #2 em: 14:17 Sexta, 30 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho em 3.8m e 5m, posso te dizer que são as minhas canas de eleição para embarcada e ja tive canas do ponto de vista monetário bem mais caras.
Despachei-as a todas e só fiquei com essas 2.
A Divina , não conheço.

Viva pantao

obrigado pelo teu comentário

as Artico sempre foram daquelas canas que sempre desejei vir a ter uma e se calhar agora é que vai ser

se não te importares gostaria de te perguntar algumas coisas, já que parece que conheces bastante bem estas canas

Eu sou da zona de Setúbal e adoro fazer a pesca das Douradas, que está agora a começar a época, não sei se és daqui da zona ou se costumas fazer esta pesca, a cana seria principalmente para esta pesca e esporadicamente para os diversos durante o resto do ano
achas que esta cana é boa para esta pesca? ferra bem o peixe? trabalha bem um peixe maiorzinho?  as ponteiras se for preciso consegues arranjar com facilidade? seria para utilizar com um Daiwa Saltist LTD 4000 achas que "casa" bem?

estas são algumas das duvidas que eu tenho, já agora de referir que costumo pescar com uma Genetica 3.20, que gosto bastante, mas gostaria de arranjar uma coisa diferente e se possível um pouco mais leve, que os anos já não perdoam e ao fim de um dia às Douradas onde puxamos centenas de vezes chego ao fim do dia com os braços feitos num oito

abraço
 

Offline pantao

Re: cana embarcada de topo
« Responder #3 em: 23:43 Sexta, 30 de Outubro de 2020 »
Viva Sabino

A de 5m só em situações muito especificas e quando o peixe esta a comer mal e é necessário puxa-lo, ou em competição para lançar
A 3.8 adoro, o maior peixe que tirou foi um safio de cerca de 11kg a chumbadinha.
São canas para quem já tem alguma experiencia pois tem que se saber utilizar no manuseamento do peixe.
As ponteiras originais gosto bastante, traz 2 tipos, nunca parti nenhuma ao contrario das tubertini da f506, que parti uma serie delas.
Por norma estas canas são montadas por um companheiro do Algarve, se possível gasta um pouco mais e pede argolagem melhor.
Como deixei de fazer essa pesca tenho a minha parada ha cerca de 2-3 anos e pintura esta como nova, só tenho a dizer bem.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #4 em: 12:03 Sábado, 31 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por norma estas canas são montadas por um companheiro do Algarve, se possível gasta um pouco mais e pede argolagem melhor.

Dizes para meter argolagem melhor, pelo que tentei procurar destas canas na net só a SULCAMPO as vende e já vêm montadas, tu compraste a vara sem passadores? só o blank?

estas da SULCAMPO já vêm com passadores da Fuji, uma coisa que notei é que nas fotos que eles têm no site a cana tem o porta carreto de cremalheira e nas especificações indica que traz "ALPS - Tubular FRS-20CD"

e reparei agora também que já há um modelo mais recente, a "Artico Mia Evolution - 4.00 Mt" que apesar de ser ligeiramente mais comprida é ainda mais leve e vem toda equipada com material Fuji

as outras mais antigas a TNT e as LA, já alguma vez as utilizaste ?
 

Offline pantao

Re: cana embarcada de topo
« Responder #5 em: 22:35 Sábado, 31 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dizes para meter argolagem melhor, pelo que tentei procurar destas canas na net só a SULCAMPO as vende e já vêm montadas, tu compraste a vara sem passadores? só o blank?

Eles compram o blank e é montado cá por o Pardal.
Se realmente tiveres interesse diz-me que te forneço o contacto.
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #6 em: 01:15 Domingo, 01 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eles compram o blank e é montado cá por o Pardal.
Se realmente tiveres interesse diz-me que te forneço o contacto

como é em relação a valores, em comparação com os da SULCAMPO? fica muito diferente? e já agora que tipo de argolas escolheste?


- andei a dar uma vista de olhos em sites de Itália e realmente vendem a cana sem passadores
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #7 em: 02:00 Domingo, 01 de Novembro de 2020 »
Experimenta a Pinhalpesca tem com e sem passadores


cumpts
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #8 em: 03:03 Domingo, 01 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Experimenta a Pinhalpesca tem com e sem passadores

Eu já tinha visto que na Pinhalpesca havia alguns modelos, com e sem passadores, mas eles estão com valores muito altos, basta comparar com os preços da SULCAMPO

o preço na Pinhal Pesca sem passadores é praticamente o mesmo que na SULCAMPO já com passadores

dá para ver aqui neste site Italiano os preços, só para ter uma ideia
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline pantao

Re: cana embarcada de topo
« Responder #9 em: 17:41 Domingo, 01 de Novembro de 2020 »
As que estão a venda na loja que falaste são montadas por quem te disse, salvo alteração que eu desconheça.
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #10 em: 23:26 Domingo, 01 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As que estão a venda na loja que falaste são montadas por quem te disse, salvo alteração que eu desconheça.

Ok

e achas que fica mais em conta comprar na loja ou diretamente a essa pessoa que referes?
 

Offline pantao

Re: cana embarcada de topo
« Responder #11 em: 15:09 Segunda, 02 de Novembro de 2020 »
Essa parte não te sei responder... mas nada como perguntares.
Ou então compras o blank e pedes a alguém de tua  confiança para montar.
Se for esse o caso dou-te os afastamentos que tenho nas minhas.
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #12 em: 15:13 Segunda, 02 de Novembro de 2020 »
Boas Sabino, já não nos encontramos num qualquer mar há bué...
Tenho acompanhado este tópico porque eu também gostava de evoluir para uma Artico, que será a nível de custo, o patamar abaixo das F1 que estão totalmente fora de hipótese, a não ser que ganhe uma no próximo sorteio do Pesqueiro.
A minha curiosidade é sobretudo saber qual o comportamento de uma cana de ação de ponteira com peixe maior, e qual o efeito no nosso corpo. Depois de 9/10 horas com um pau a rebocar chumbadas e uns peixitos maiores, um gajo deve ficar rebentado...
 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #13 em: 18:18 Terça, 03 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Sabino, já não nos encontramos num qualquer mar há bué...
Tenho acompanhado este tópico porque eu também gostava de evoluir para uma Artico, que será a nível de custo, o patamar abaixo das F1 que estão totalmente fora de hipótese, a não ser que ganhe uma no próximo sorteio do Pesqueiro.
A minha curiosidade é sobretudo saber qual o comportamento de uma cana de ação de ponteira com peixe maior, e qual o efeito no nosso corpo. Depois de 9/10 horas com um pau a rebocar chumbadas e uns peixitos maiores, um gajo deve ficar rebentado...

Viva Mário

É verdade, já não nos encontramos à bastante tempo, é a vida, pode ser que um dia deste tenhamos essa sorte

Em relação à cana ser de ponteira, acho que é como tudo, tem coisas boas e coisas más, para ferrar o peixe é das melhores, já para combater um peixe maior é o oposto e também muito mais cansativas ao fim de um dia de pesca, para os braços e costas

Eu pessoalmente gosto canas com ação de ponteira, atualmente a minha cana preferida é a Genetic 3.20, ela tem dois elementos, um light e outro strong e eu pesco 90% com a strong, quando eu quero pescar à chumbadinha, por exemplo aos Pargos eu uso uma cana que foi feita por encomenda do blank da Plaway Kais, que essa sim é muito mais macia, para aguentar as pancadas

A Genetica é uma cana espetacular, mas que tem uns passadores que não valem nada, já para não falar no porta carreto que eu mandei alterar assim que a comprei, agora para ferrar o peixe (Douradas) é espectacular e as ponteiras também são das melhores que eu tenho usado, um colega meu gastou no mês passado cerca de 80€ e meteu passadores fuji na dele e ficou espetacular, totalmente diferente

Em relação á Artico, ainda tenho de pensar muito bem se vale a pena gastar tanto dinheiro numa cana, este mês vou comprar um carreto novo (Saltist LTD 4000) e os euros não abundam, mas estou com ela mesmo atravessada, é mesmo um sonho antigo, acho que dava um conjunto muito bacano, outra duvida que tenho é que oiço muitas vezes dizerem que em termos de resistência as canas telescópicas são inferiores às de elementos, por isso gostaria de saber a opinião do pessoal que já pescou com canas destas, por outro lado são muito mais fáceis de manusear na altura de montar e desmontar, é só duvidas, hehehe

E tu, porque é que estás a pensar comprar uma cana destas? algum tipo de pesca em especifico? tenho falado nas Douradas, costumas fazer esta pesca?

Abraço

 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cana embarcada de topo
« Responder #14 em: 09:11 Quarta, 04 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E tu, porque é que estás a pensar comprar uma cana destas? algum tipo de pesca em especifico? tenho falado nas Douradas, costumas fazer esta pesca?

Boas Sabino, tal como parte dos pescadores que conheço, se po$$o, eu gosto de fazer upgrades ao material que tenho e a Artico, por conselho de pessoal amigo e por testes em seco, parece-me uma cana interessante. Precisar não preciso. A cana seria para usar essencialmente na chumbadinha, onde incluo as douradas. O ano passado não consegui fazer essa pesca, as 3 ou 4 marcações que tive foram canceladas. Esta ano, já tive uma cancelada e uma segunda oportunidade que não pude aproveitar por ter sido avisado em cima da hora. 

Eu tenho 3 telescópica, 2 Barros e uma Cormoura, não acho que sejam menos resistentes. Como viajam recolhidas porventura ate correm menos riscos de serem ofendidas. Claro que é mais fácil de passar o fio numa telescópica, mas não me parece ser motivo para ter em conta.
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]