collapse

Autor Tópico: Oleo e massa para carretos  (Lida 2380 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline snlp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 14 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:04 Quarta, 08 de Junho de 2016
Oleo e massa para carretos
« em: 15:23 Quarta, 28 de Outubro de 2020 »
Onde 'e que voces compram o oleio e massa de lubrificacao?
 

Offline joseferreira77

Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #1 em: 07:01 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Nas lojas de pesca normalmente apanhas isso.
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #2 em: 07:44 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Lidl....quando aparece. ;)
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #3 em: 22:36 Sexta, 30 de Outubro de 2020 »
 ^-^ ^-^ como um grande amigo e menbro aqui do forum já disse faz algum tempo... usa massa de cardans que se encontra nas oficinas e ta feito  >:D >:D

Nas lojas de pesca encontras isso sem dificuldade  8) 8)
"born to fish forced to work"
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #4 em: 10:15 Sábado, 31 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
^-^ ^-^ como um grande amigo e menbro aqui do forum já disse faz algum tempo... usa massa de cardans que se encontra nas oficinas e ta feito  >:D >:D

Nas lojas de pesca encontras isso sem dificuldade  8) 8)
Atenção que a massa de cardans só funciona nos BG ;D ;D ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Lunatic.mind

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 13 vezes
  • Um mau dia de pesca é melhor que ir trabalhar!
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:39 Terça, 17 de Julho de 2018
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #5 em: 11:48 Sábado, 31 de Outubro de 2020 »
Eu uso massa de grafite ou massa alimentar para parafusos de inox. Usar a dita massa própria que se vende nas lojas de pesca é uma bela treta para gastar dinheiro. Aliás, a massa de grafite é das mais finas e mesmo seca continua a lubrificar ao contrário das restantes massas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luis Santos 800

Offline AndréCosta

Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #6 em: 16:10 Sábado, 31 de Outubro de 2020 »
A massa grafitada que usam é aquela escura? Das pontas homocineticas????
 

Offline Lunatic.mind

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 13 vezes
  • Um mau dia de pesca é melhor que ir trabalhar!
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:39 Terça, 17 de Julho de 2018
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #7 em: 14:24 Segunda, 02 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A massa grafitada que usam é aquela escura? Das pontas homocineticas????
Exactamente
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #8 em: 16:55 Segunda, 02 de Novembro de 2020 »
Essa massa grafitada ou mesmo de molibdénio é um espetáculo, só não a metam em rolamentos.  É 5* para superfícies deslizantes como as engrenagens ou com casquilhos de bronze (como o BG antigo).
Mas contém pequenas partículas que podem "encravar" as esferas e impedir o seu rolamento, e passam a funcionar em deslizamento, que vai encurtar o tempo de vida dos rolamentos.

Mais importante que marcas e tipos de massa que se usa, é dar uma manutenção regular. Um carreto que periodicamente e de acordo com o uso é limpo e lubrificado com produtos novos e apropriados, vai durar mais que um que só é feita a revisão quando começa a fazer barulho ou a apresentar folgas, mesmo que lhe tenham metido lubrificante 100% sintético com nanotecnologia de grafeno embalado por virgens de mamas grandes e a custar a peso o mesmo que ouro.

O que uso? Massa consistente da Mobil EP2, uma azul que gruda em tudo, e óleo do bidão dos restos das revisões da mota (10W40 semi-sintético de várias marcas, se a mota fez 140000 e ainda anda, também deve chegar para o carret.o).
Mas se usarem da REDEX ou 3-em-1 ou outra que encontrem, dá na mesma


PS: Nada contra os produtos de marca, numa comparação direta não duvido da sua superioridade! Mas para se tirar proveito, é preciso que o material dure,  e repetindo, o mais importante é mesmo fazer revisões periódicas de acordo com o uso. Depois cada um gasta de acordo com o que pode ou acha necessário!
« Última modificação: 16:57 Segunda, 02 de Novembro de 2020 por Zé Maria »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luis Santos 800

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #9 em: 17:10 Segunda, 02 de Novembro de 2020 »
Essa do 10w40 é bem esgalhada, sobram sempre uns restos que nunca servem para "nada", talvez experimente em rolamentos, tipo pegas e rodizio, cheguei a usar um oleo muito fino que em pouco tempo desaparecia do rolamento, uma jornada chegava para o rolamento ficar quase a seco
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #10 em: 17:22 Segunda, 02 de Novembro de 2020 »
Óleo fino só uso no anti-reverse, mais para evitar a oxidação. Com lubrificantes mais grossos desliza e deixa de funcionar corretamente, e depois é preciso desengordurar tudo muito bem!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joseferreira77

Offline joseferreira77

Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #11 em: 08:53 Terça, 03 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Óleo fino só uso no anti-reverse, mais para evitar a oxidação. Com lubrificantes mais grossos desliza e deixa de funcionar corretamente, e depois é preciso desengordurar tudo muito bem!

Esta é uma excelente observação.  Tenho um carreto que reformei há anos, e lá pensei que já que vai ficar parado, vou conservar com massa bem recheado.  Durante o confinamento 1 decidi limpar todos e quando cheguei aquele foi do pior. 
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2297
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #12 em: 15:47 Terça, 03 de Novembro de 2020 »
Embora já foi muito falado aqui no fórum, eu continuo na mesma opinião. Não todos lubrificantes servem para carretos. Em princípio por uma simples razão ( além de pormenor de dimensão das peças) : carreto é usado próximo da humidade e além disso agua salgada . Os óleos de carros e massas várias usadas na indústria normalmente não estão feitos para efeito, embora existem específicas. Mas dessas todas que tinha " no mão" era tudo muito grossa, consistente. Eu pago metade de ordenado por um carreto para ter melhor  possível prestação de material, para curtir o desporto que faz parte da minha vida e gosto fazer de melhor forma. Por isso uso massas próprias para efeito. Já usei massas alternativas e ninguém me consegue convencer que funcionamento de carreto é igual.  A leveza de funcionamento de um carreto para mim é fundamental. Permite ter melhor sensibilidade de montagem em geral. Tenho carretos com 10 anos bombar como relógio. Mas cada um faz o que quer com seu material. Pena quando uma pessoa paga a manutenção e depois passado dois anos carreto fica gasto e quando faz perguntas, dizem que é desgaste normal e blabla.. .
Eu uso óleo no antirevese e eixo principal. Massa sintética ou dg18 de Shimano no rodízio .
No engrenagem é que podemos usar massa mais pesada como shimano dg13 . Para casquilhos melhor massas leves ou com composição de teflon. Semfim massa leve como shimano dg06
Sei que Shimano não se compra em Portugal. Já usei de penn que faz serviço embora não faz mesmo efeito.
 Tudo apenas meu opinião.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carlossjd Montijo, PMiranda, Luis Santos 800

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #13 em: 08:36 Quarta, 04 de Novembro de 2020 »
Já pesquisaram/experimentaram os produtos da marca LANCAR?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #14 em: 15:01 Quinta, 05 de Novembro de 2020 »
A resposta do voron pode parecer contrária à minha anterior, mas eu vejo-a como complementar.

Quem compra um carreto bom e lhe quer sacar o máximo proveito (como ele faz), vai notar as diferenças entre lubrificantes, e os lubrificantes genéricos tornam-se  insuficientes.
Se me dedicasse à pesca com a mesma paixão que ele (e sacasse tarolos iguais), é muito provável que fizesse o mesmo. Mas como compro material barato com o mínimo de qualidade, e só vou pescar quando calha (e não tem calhado nada ultimamente), não tenho o mesmo nível de exigência.

Eu gosto de traçar paralelos: quem só quer o carro para fazer casa trabalho sem ligar à maquina, faz manutenção na Midas, Norauto ou Bosh Car Service , mete material e usa os lubrificantes que tem para lá à venda, e do mais barato desde que cumpra. Quem tem paixão pelo automóvel, gosta de ter a máquina a topo e fazer uns track-days (nada de corridas ilegais! :) ), vai ao mecânico de confiança, mete peças originais ou até upgrades, e usa óleos de qualidade.  Os dois acabam por durar o mesmo, mas só porque o carro "normal" não lhe é exigido o mesmo que ao "top", e meter o "top" a fazer casa-trabalho era um desperdício. E depois há todo um campo cinzento entre os extremos, e cada um faz como quer!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline DrJeckyl

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:20 Domingo, 11 de Outubro de 2020
Re: Oleo e massa para carretos
« Responder #15 em: 23:15 Sexta, 20 de Novembro de 2020 »
Boas,
Habitualmente óleo e massa da Penn e não tenho quaisquer problemas. Encontras facilmente em qualquer loja de pesca. Encontras também na amazon espanha a um preço razoável.
Cumprimentos
« Última modificação: 23:20 Sexta, 20 de Novembro de 2020 por DrJeckyl, Motivo: adicionar mais detalhes »
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]