collapse

Autor Tópico: Cana 7m  (Lida 1777 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Contrabiscarda

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:02 Sexta, 19 de Abril de 2019
Cana 7m
« em: 13:34 Segunda, 26 de Outubro de 2020 »
Bom dia a todos antes demais.
Necessito de ajuda relativamente á possível aquisição de uma cana de boia de 7m, e baseada no esclarecimento da vossa opinião vai ajudar e de que maneira, visto que existe aqui muita experiência e sabedoria. A cana servirá essencialmente para pescar em molhe, com cerca de 5 metros de altura para a água...para “tentativa”, de captura ao robalo. Gramagens nas 40/60g.
A Primeira questão é que já me deparei com situações de levantar peixe e ter de arriscar descer um ou  dois péS de galo, para levantar o peixe em condições, será que a cana de 7m me ajudará nesse sentido?
Sei que não precisa de ser uma cana de ação de ponteira especificamente, pode ser mais parabólica para robalo. Tenho duas Tauros de 6m, que gosto muito mas já existiram situações em que ficaram curtas se é que me entendem, levantar peixe com 2kg é uma coisa, levantar peixe com 2 kg e ainda com 2/3 metros  De pedra á frente do Comprimento da cana, é outra.
Orçamento, eu poupo até ter a cana que quero. Posto isto já tentei atalhar a decisão, e embora me digam que os modelos descontinuados possam ser problema, para mim descontinuados ou não é sempre problema com garantias e assistências, quase tudo funciona mal no que respeita á pós compra na pesca 😂.
Então, Tauros 7, Grauvell 7, Hulk7, Forza 4 evolution? Alguém que tenha que me possa ilucidar?
Muito obrigado desde já.
Abracos
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Cana 7m
« Responder #1 em: 17:55 Segunda, 26 de Outubro de 2020 »
Quando falas em levantar um robalo de 2 kilos com uma cana de 7m , estás a pensar em fazê-lo sem a rebeca?
Se for, será sempre um risco para qualquer que seja a tua escolha, na minha opinião.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Cana 7m
« Responder #2 em: 18:45 Segunda, 26 de Outubro de 2020 »
Levantar um peixe de 2kgs a peso e em boa altura é sempre um desafio seja qual for a cana. A meu ver isso é sempre de usar a rabeca/chalavar
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana 7m
« Responder #3 em: 18:51 Segunda, 26 de Outubro de 2020 »
Levantar 3/4/5......kg é giro é para ver em vídeos.
Em acção de pesca é arriscado em todos os sentidos, uma boa rabeca ou um xalavar, dependendo do pesqueiro, fará muito mais sentido.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline AndréCosta

Re: Cana 7m
« Responder #4 em: 19:03 Segunda, 26 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Levantar 3/4/5......kg é giro é para ver em vídeos.
Em acção de pesca é arriscado em todos os sentidos, uma boa rabeca ou um xalavar, dependendo do pesqueiro, fará muito mais sentido.
E além da cana haja carrete que aguente. 🙏Se não tiveres ao nível do mar
 

Offline Contrabiscarda

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:02 Sexta, 19 de Abril de 2019
Re: Cana 7m
« Responder #5 em: 04:11 Terça, 27 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando falas em levantar um robalo de 2 kilos com uma cana de 7m , estás a pensar em fazê-lo sem a rebeca?
Se for, será sempre um risco para qualquer que seja a tua escolha, na minha opinião.

No pesqueiro em questão terá de ser sem rabeca, e mesmo xalavar ou camaroeiro, a maior parte das vezes não dá. Os pés de galo geralmente estão a uma boa altura, mas também têm algum comprimento dentro de água, o objectivo seria evitar ao máximo andar a descer pés de galo com mar a bater, e muitos deles escorregadios e estar um pouco mais confortável, e conseguir trabalhar um pouco melhor.
Obrigado a todos, se calhar não me trás benefício a cana de 7m .
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Cana 7m
« Responder #6 em: 10:15 Terça, 27 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Em acção de pesca é arriscado em todos os sentidos, uma boa rabeca ou um xalavar, dependendo do pesqueiro, fará muito mais sentido.


Pescar em pontões ou molhes, não é comparável com a pesca em altura, onde quase não existem obstáculos. Normalmente, na pesca de molhes com pés de galinha, é quase obrigatório o uso de uma cana que nos dê alguma segurança... Isso de "tentar" levantar peixe a peso, já é outra história... E muitas já eu ouvi... mas levantar??!!! Tá quieto
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cana 7m
« Responder #7 em: 10:58 Terça, 27 de Outubro de 2020 »
Eu não digo que faça sentido uma cana de 7m, ou levantar a peso peixe, mas das pessoas que o fazem por norma só o fazem com peixe mais pequeno e como por norma é um tipo de pesca que se faz com linhas mais grossas levantam mesmo à "pedrada" cá para cima, até porque é impensável descer até perto do mar porque é uma pesca feita com mar muito duro. Ir lá a baixo podia ser a morte do artista.

Quando é peixe realmente impossível de tirar a peso vão no trazendo até um local onde dê para o tirar à mão, falo no caso da nazaré onde o levam até à praia por exemplo ou até uma zona abrigada do mar, se estiverem a pescar para o lado contrário à praia. A nível de carreto por norma não utilizam para rebocar o peixe em suspensão, enrolam linha até a cana conseguir mandar o peixe cá para cima.
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Cana 7m
« Responder #8 em: 18:00 Terça, 27 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando é peixe realmente impossível de tirar a peso vão no trazendo até um local onde dê para o tirar à mão, falo no caso da nazaré onde o levam até à praia por exemplo ou até uma zona abrigada do mar, se estiverem a pescar para o lado contrário à praia. A nível de carreto por norma não utilizam para rebocar o peixe em suspensão, enrolam linha até a cana conseguir mandar o peixe cá para cima.

Nem mais, na Nazaré tem essa hipótese seja qual for o molhe...
Em relação ao carreto também existe algum razão no que dizes, mas atenção que se o carreto for "fraco", mesmo só trancado, pode não aguentar levantar o peixe...

Não esquecer, que levantar um peixe de 2kg equivale a quase 4kg de esforço na cana/linha/carreto...
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Cana 7m
« Responder #9 em: 11:34 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando falas em levantar um robalo de 2 kilos com uma cana de 7m , estás a pensar em fazê-lo sem a rebeca?
Se for, será sempre um risco para qualquer que seja a tua escolha, na minha opinião.

No pesqueiro em questão terá de ser sem rabeca, e mesmo xalavar ou camaroeiro, a maior parte das vezes não dá. Os pés de galo geralmente estão a uma boa altura, mas também têm algum comprimento dentro de água, o objectivo seria evitar ao máximo andar a descer pés de galo com mar a bater, e muitos deles escorregadios e estar um pouco mais confortável, e conseguir trabalhar um pouco melhor.
Obrigado a todos, se calhar não me trás benefício a cana de 7m .

.
Muita atenção á segurança. Em Peniche já vi um lúdico ficar todo rasgado, Fez a espargata. Então com elas húmidas pior ainda. A partir desse momento pés de galo para mim acabaram
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cana 7m
« Responder #10 em: 12:24 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Eu também deixar de pescar em pés de galo, quando era puto apanhei um valente susto e a partir daí nunca mais consegui andar em cima daquilo
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Cana 7m
« Responder #11 em: 14:51 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Sesimbra para o carapuça é bom. Só que eu não vou para lá porque há hora que eu lá chego está tudo ocupado . Há outros sítios que dá para pescar lá . É preciso é ir cedo.Este ano fui lá um dia cheguei eram 18 horas lugar , está bem está . Só nos pés de galo   
 

Offline AndréCosta

Re: Cana 7m
« Responder #12 em: 15:56 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Também é o único sítio onde vou com pés de galo. E só mesmo para a carapauzada. Quando lá andam. Nem que fique no fim do pontão e tenho me safado. Nos outros sitio so com engodo e não gostei. É verdade que temos de ter cuidado eu por vezes quando vou desço e subo 3 ou 4 vezes até arranjar um bom spot para tar sossegado e ter as coisas. Nem quero imaginar onde o companheiro pesca com o mar a bater e ao sargo ou robalo. Andar em cima de pés de galo molhados🙄
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Cana 7m
« Responder #13 em: 16:15 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Aqui para estes lados ,o pessoal está a deixar de usar engodo. Nota-se que o peixe anda desconfiado.Tem saído mais sem engodo do que com engodo
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Cana 7m
« Responder #14 em: 16:44 Quinta, 29 de Outubro de 2020 »
Engodo só em águas muito rasas e a trabalhar certinhas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Cana 7m
« Responder #15 em: 06:40 Domingo, 01 de Novembro de 2020 »
O problema dos molhes é distancia de obstáculos que tens a tua frente para levantar, tu para levantares um peixe desses tens de arranjar sempre a ficares com o peixe a prumo para poder levantar e com mar batido tens poucos segundos para o fazer pois se encostas demais a linha roça na pedra e ja era kkkkk
 Na verdade os 7metros da-te alguma vantagem isto porque ficas com mais margem de manobra quando encostas a boia a ponteira para levantar, agora o problema é arranjares uma cana boa de 7m para levantar porque a maioria sao uma bosta, a cana para essas situações de molhes nao pode ser parabólica tens de ter uma cana dura que vergue pouco ,hulk e taurus esquece, a grauvell é muito utilizada a forca 4 pode ser uma solucao, tens a Itako da kali também é boa,  uma que uso muito mas em 6.30 é da cinnetic ja levantei 2.5kg com ela, agora nao estejas a espera de levezas se queres levantar peixe... nao faças é como muitos  que vao com um conjunto todo grosso e depois andam com linhas finas a mudar peixes de sitio lol  ::)
 

Offline Contrabiscarda

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 67
  • Agradecido: 17 vezes
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:02 Sexta, 19 de Abril de 2019
Re: Cana 7m
« Responder #16 em: 21:47 Quinta, 05 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O problema dos molhes é distancia de obstáculos que tens a tua frente para levantar, tu para levantares um peixe desses tens de arranjar sempre a ficares com o peixe a prumo para poder levantar e com mar batido tens poucos segundos para o fazer pois se encostas demais a linha roça na pedra e ja era kkkkk
 Na verdade os 7metros da-te alguma vantagem isto porque ficas com mais margem de manobra quando encostas a boia a ponteira para levantar, agora o problema é arranjares uma cana boa de 7m para levantar porque a maioria sao uma bosta, a cana para essas situações de molhes nao pode ser parabólica tens de ter uma cana dura que vergue pouco ,hulk e taurus esquece, a grauvell é muito utilizada a forca 4 pode ser uma solucao, tens a Itako da kali também é boa,  uma que uso muito mas em 6.30 é da cinnetic ja levantei 2.5kg com ela, agora nao estejas a espera de levezas se queres levantar peixe... nao faças é como muitos  que vao com um conjunto todo grosso e depois andam com linhas finas a mudar peixes de sitio lol  ::)
Obrigado pela resposta, percebeste bem aonde queria chegar. Claro que não pode ser leve uma cana de 7m boa, nem tão pouco pescar “leve”, mas é mesmo isso, com mar batido tens pouco tempo para perceber, o tamanho do peixe, em que zona estás do molhe e o mar a bater e decidir se vais levantar e onde ou não sem hesitações. Era no sentido de perceber se realmente os 7 metros me trariam alguma vantagem. Agradecido
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Cana 7m
« Responder #17 em: 09:30 Sexta, 06 de Novembro de 2020 »
Por aqui e pelo que vejo vê-se muito a malta a usar cinnetic, não me recordo do modelo ao certo, mas é uma cana forte, mas como disseram pesadona, aquilo lança peso que parece quase uma cana de surfcatsing  ;D agora tem se visto nessa pesca também a nova rapala nerios mas ainda não ouvi feedback da malta que faz estas pescas duras.

Que é mesmo pesca para duros é malta que gosta mesmo de levar porrada são pescas feitas em condições bastante adversas.
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por FilipePC [20:47 Quarta, 27 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]

Cana Spinning Amostras 18gr a Zagaias +/- 40gr - Praia - Pelos 100€ por Alexandre81 [17:56 Segunda, 25 de Março de 2024]