collapse

Autor Tópico: Atividade do Peixe - Algo a considerar?  (Lida 3174 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Zezito

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Alentejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:00 Segunda, 31 de Agosto de 2020
Atividade do Peixe - Algo a considerar?
« em: 10:40 Quarta, 21 de Outubro de 2020 »
Bom dia.

Com a ajuda de alguns membro aqui do fórum tenho estado a ponderar partir à aventura e experimentar o spinning na costa alentejana.
Ora eu estava habituado ao spinning em cima de um molho em que se pescava assim que a maré começava a encher e a água a correr para dentro da barra, aqui isto não se verifica e tou meio perdido no que toca a quando devo pescar.
Antes de mais, enchente ou vazante? Mais no final de cada uma ou no ínicio? Sei que não existe resposta certa e garantia de nada, apenas para ter uma ideia de como atuam vocês.

Além disso, num site, ao consultar as marés, encontrei o parâmetro "atividade" como surge na imagem abaixo.
Devemos ter isso em conta? No que se baseia?
No vosso caso teriam isso em atenção e neste caso específico acabariam por ir de manhã ao invés da tarde?


Cumprimentos e uma vez mais muito obrigado desde já.



 

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Atividade do Peixe - Algo a considerar?
« Responder #1 em: 10:59 Quarta, 21 de Outubro de 2020 »
Não tomes esses dados como correctos.
Cada pesqueiro têm as suas caracteristicas.
Por isso a melhor altura para ires á pesca é quando puderes e te apetecer.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zezito

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Atividade do Peixe - Algo a considerar?
« Responder #2 em: 10:59 Quarta, 21 de Outubro de 2020 »
Não ligo nadinha a esses mapas de actividade. Quanto à tua pergunta, eu tenho preferência pelas horas à volta da baixa mar e se bater ao nascer ou ao pôr do sol, então é jóia.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zezito

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Atividade do Peixe - Algo a considerar?
« Responder #3 em: 12:04 Quarta, 21 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não ligo nadinha a esses mapas de actividade. Quanto à tua pergunta, eu tenho preferência pelas horas à volta da baixa mar e se bater ao nascer ou ao pôr do sol, então é jóia.

Totalmente de acordo  com o companheiro carlosfish!

Regras que sigo para o spining:
1- Procuro pescar as primeiras horas da madrugada (-2h nascer do sol +2h ) ou anoitecer (-2h por do sol +2h)
2- Procuro pescar nas voltas da mare (-2h baixa mar +2h )  (-2h preia mar +2h)
3- Procuro as baixa-mar para a pesca em areia e a preia-mar para rocha
4- Procuro pescar nas mares vivas (-4 dias lua cheia + 4 dias) (-4 dias lua nova + 4 dias)

...ocasionalmente todas essas 4 condiçoes estão alinhadas, o que acontece uma dezena de vezes por ano, esses dias são para aproveitar pois a probabilidade de se apanhar peixe aumenta significativamente.

Essas são regras gerais que sigo, mas como outro colega já referiu em cima, as regras podem se alterar dependendo do pesqueiro ou das condições climatéricas. Exemplo, um determinado pesqueiro de rocha pode ser mais produtivo na baixa mar, ou pode não ser seguro na preia-mar dependendo da altura da maré ou situação climática!

Desvendar as regras e condições ideais que aumentam a nossa probabilidade de apanhar peixe num determinado pequeiro é 80% do prazer na pesca (pelo menos para mim é)!

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, Rafa, Zezito, pexe-rei

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Atividade do Peixe - Algo a considerar?
« Responder #4 em: 14:55 Segunda, 09 de Novembro de 2020 »
Quem quer pescar, nem sequer olha para tais gráficos, muito menos quer saber... As pessoas vão, consoante a disponibilidade, e condições meteorológicas. Depois destas condições se proporcionarem, a capacidade de persistência, é fundamental.  :) :)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Atividade do Peixe - Algo a considerar?
« Responder #5 em: 23:19 Terça, 10 de Novembro de 2020 »
Já á pouco tempo que aqui o disse.

Duma das ultimas vezes que fui a actividade que mostrava nos gráficos era praticamente nula.

Ainda assim fui , porque era quando podia.

Trouxe peixe e devolvi muito também.

Se fosse a ligar ao gráfico não tinha saído do sofá...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Atividade do Peixe - Algo a considerar?
« Responder #6 em: 02:48 Quarta, 11 de Novembro de 2020 »
A tabela de actividade do peixe, é baseada na teoria solunar e acenta em 3 factores: posição do sol, posição da lua e marés.

No fundo no fundo, todos nós, ou uma parte de nós temos a nossa própria "tabela de actividade dos peixes", embora ache que se nota mais isso na pesca com amostras.
Não fosse assim, e andávamos a lançar amostras às três da tarde.
Escolhemos momentos como o pôr do sol, o nascer do sol, em torno dos virares de maré e isso não foge muito à tabela de atividade dos peixes. E tal como nós gradamos, a tabela também não acerta sempre, visto que a forma como tudo começou teve por base a comparação com registos de capturas de bons exemplares ou em grande número.
É apenas uma probabilidade, até porque há outras condicionantes pelo meio. Sou da opinião que não podemos dizer que a tabela está certa ou errada. Só porque a tabela mostra grande actividade a certa hora não significa que os peixes andem aos saltos por todo o lado. A juntar a isso, a teoria solunar tem cerca de 100 anos, e grande actividade hoje em dia podem ser dois robalos a dividir alguma cavala.

Quanto a usar... eu não uso.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]