collapse

Autor Tópico: Olá gente honesta  (Lida 3264 vezes)

Offline jmet

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Olá gente honesta
« em: 18:46 Quarta, 04 de Junho de 2014 »

Desci a minha rua, virei a esquina e parei à porta da loja de pesca.
- Amigo Zé, então como foi ontem?
- Sargo e sargo. Não eram muito grandes, tinham todos à volta dos 400 gramas.
Mentalmente, fiz a conversão. Teriam à volta dos 150/170 gramas, ou não tivesse eu, em tempos, pescado com este simpático pescador e assistido às divulgações exageradas de pescarias passadas ao meu lado.

Entretanto, chegou o Lacerda.
- Ontem, um tipo, na Expo, tirou uma corvina que tinha mais ou menos a minha altura. Grande bicha!...
Mentalmente, fiz a conversão. A corvina, tanto quanto eu conhecia o Lacerda, teria mais ou menos um metro.

- Amigo Barradas, venha cá. – Disse eu para um conhecido que saía do café em frente. - Então, que tal a pescaria no Domingo passado?
- Apanhei meia dúzia de achigãs, todos bons. Todos à volta do quilo. E havia um que era peixe para quase quilo e meio.
Mentalmente, fiz a conversão. Conhecendo eu bem o Barradas, podia apostar que os achigãs andariam pelo meio quilo, sendo que o maior teria uns 750 gramas.

De dentro da loja, com uma saqueta de anzóis ainda na mão, saiu o Correia. – Então, então, já sei que encheu o saco de bailas, a corricar na aberta da lagoa. – Disse eu.
- É verdade. Assim que se pôs o sol, era cada lançamento cada baila. A maior parte à volta do quilo. E ainda apanhei um robalo com quase três quilos.
Mentalmente, fiz a conversão. Segundo o meu conhecimento do porreiríssimo Correia, as bailas andariam pelo meio quilo e o robalo teria quase dois quilos.

Demos mais uns dedos de conversa e despedi-me. Comprei o Diário de Notícias, no quiosque da esquina, e fui lê-lo para o café.
A citação que diariamente o jornal traz, ao cimo da primeira página, antes mesmo do cabeçalho, chamou-me especialmente a atenção. Dizia:

“O exagero é a mentira da gente honesta”, Joseph Maistre (1753-1821).

- Livra!, exclamei eu mentalmente. Nem de propósito...

Curioso, já em casa, fui pesquisar a Internet sobre o autor da citação.
Fiquei a saber que foi escritor francês, também filósofo, diplomata e advogado. E que foi um dos arautos mais influentes do pensamento contra-revolucionário no período imediatamente seguinte à Revolução Francesa de 1789.

Fiquei também a saber que é o autor da célebre frase: "Cada povo tem o governo que merece". E de uma outra, horrível, da qual discordo , mas que em certa medida compreendo: “Não sei como é a vida de um patife, nunca o fui; mas de a de um homem honesto é abominável.”

Voltei a pensar na pesca e nos pescadores meus conhecidos, mais os seus exageros, ou, segundo Joseph Maistre, as suas mentiras de gente honesta.
E dei por mim a sentenciar de mim para comigo:

Ora, ora, quem nunca exagerou que atire a primeira pedra.

Offline Tubaralho (Nuno)

• Marlin
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Olá gente honesta
« Responder #1 em: 19:16 Quarta, 04 de Junho de 2014 »
 :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: Bonito texto de se ler.. Olhem camaradas eu nestes dias pesquei 12 robalos num fontanário... :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: 

Offline Trindade

• Marlin
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 20:56 Quarta, 04 de Junho de 2014 »
 ;D ;D ;D ;D

Bom no meu caso e apesar de acertar por norma no peso do pescado, aconteceu-me o seguinte :
Na última pescaria razoável que fiz, tirei uma raia,.......na praia começou-se logo a pesagem a olhómetro e eu atirei "deve ter a volta de 2 kg´s" !!!

Na balança acusou 2,6 kg,.....logo falhei redondamente para baixo  ;D ;D ;D ;D

Claro está que o facto de ser raia, e ter sido apenas a segunda que tirei ajudou ao falhanço, até porque a 1ª era pequenita ( talvez 1 kg), mas serve para ilustrar que nem sempre os pescadores exageram !!!

PS- E antes que haja bocas, há testemunhas,.....desde logo o grande amigo que ajudou a tira-la .

Um abraço a todos

Trindade , o gradeiro do Oeste

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 21:39 Quarta, 04 de Junho de 2014 »
Gostei de ler, para alem de engraçado é real. E acontece a todos nós ter um olhómetro afinado  :D  O exagero ligeiro faz parte e na medida certa até é saudavel e como diz o amigo: 
Ora, ora, quem nunca exagerou que atire a primeira pedra  ;) ;)
Nelson Peres

Offline João Pinto

« Responder #4 em: 11:11 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Se um certo blogger tirar uma foto com o peixe com uma camisola, depois com outra, depois na areia, depois nas pedras, depois a fazer o pino, depois 1 foto com cada amostra que tem e tiver algo para escrever durante 1 ano isso é exagero ou mentira ?  :P :P :P

Ou se uma marca que guarda um valor mensal para comprar pescado e tirar umas valentes fotos isso é exagero ou mentira?  ::) ::)

Lá diz o provérbio: Caçadores, pescadores e outros mentirosos

ahahahaa

Mas tá bom o texto gostei de ler, todos nós temos uma tendência para aumentar sempre um pouquinho  >:D >:D

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 11:46 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Eu sou daqueles que nunca acerto, nem lá perto. Tanto faz para cima como para baixo.
É-me extremamente difícil, a olhometro, aproximar-me de pesos e distancias.

Mas conheço alguns que têm mãos parecem balanças.

Obrigado pela partilha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #6 em: 11:47 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Eu levo balança e fita metrica para a pesca hehehe...é verdade quem nunca exagerou que atire a primeira pedra :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline João Pinto

« Responder #7 em: 11:55 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu levo balança e fita metrica para a pesca hehehe...é verdade quem nunca exagerou que atire a primeira pedra :)
eu também uso uma balança com fita métrica ^^

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 14:16 Quinta, 05 de Junho de 2014 »
Se um certo blogger tirar uma foto com o peixe com uma camisola, depois com outra, depois na areia, depois nas pedras, depois a fazer o pino, depois 1 foto com cada amostra que tem e tiver algo para escrever durante 1 ano isso é exagero ou mentira ?  :P :P :P

Ou se uma marca que guarda um valor mensal para comprar pescado e tirar umas valentes fotos isso é exagero ou mentira?  ::) ::)

Lá diz o provérbio: Caçadores, pescadores e outros mentirosos

ahahahaa

Mas tá bom o texto gostei de ler, todos nós temos uma tendência para aumentar sempre um pouquinho  >:D >:D

Bom, lembro-me de ler algures (provavelmente no fórum antigo) um relato de alguém que foi para a zona da Galiza aos sargos e tirou uns peixitos... entretanto apareceu um pescador com uns indivíduos a filmar para um documentário qualquer... depois de muito bulhar e nada tirar do mar, esse pescador safou a grade para o filme só e apenas porque um dos que filmavam foi comprar um bonito sarguinho ao vizinho  :P.

Agora, será que o documentário não ficou mais "completo" com esta mentirinha? Será que o grande pescador do documentário estava em dia não? Ou seria mesmo nabo??? Não acredito, deveria ser pescador com provas dadas mas não conseguiu alinhavar a coisa naquele dia, há dias assim... enfim. Pescadores, Caçadores e outros Mentirosos.

Era engraçado que quem escreveu esse relato, se estiver por aqui voltasse a explicar a coisa.

Eu não costumo mentir... só quando ainda não tirei o peixe da água... para mim é sempre grande, especialmente o saco cheio de areia que já relatei por ai  :-[ Aquilo para mim era uma baleia enooooooorme com alguns 5 quilos... batia esquisito, mas que pesava pesava.

« Última modificação: 14:18 Quinta, 05 de Junho de 2014 por dpeneireiro »

Offline Ernesto Lima

« Responder #9 em: 00:05 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Viva Pessoal

Mentira é mentira! Verdade é verdade!

Para mim, não tenho cinzentos, só pretos e brancos.

Mas calma... temos a brincadeira e boa disposição, onde mais umas gramas arredondadas, não trazem mal ao mundo e aquelas brincadeiras onde entram Olhos de peixe, maiores que Besugos de 1/2 dose, acompanhadas de umas jolas e conversa de pesca até mais não, só caem bem.

Agora o que embirro solenemente é com as fotos em que colocam o peixe afastado do corpo e ficam com dedos de gigante, como se um peixe grande precisasse disso e como se tudo o que olha para a foto fosse "toino".
Neste caso, sinceramente, na minha opinião, ou é branco ou é preto.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 09:02 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Boas,

Belo texto amigo JMET, como de costume ;)

Quanto à mentira de gente honesta, é mesmo assim, nós até já sabemos o factor E da multiplicação que devemos aplicar a cada um (tal como eles de nós), por isso, se começassem agora a dizer os pesos e medidas corretas, iamos ficar a pensar que andavam a apanhar peixe abaixo da medida....  ;D

Obrigado pela partilha :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline Camarum

• Corvina
  • Pela boca morre o peixe...
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:50 Domingo, 16 de Março de 2014
« Responder #11 em: 18:28 Sábado, 16 de Agosto de 2014 »
bravo jmet  :aplau:

já agora eu sou honesto.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #12 em: 22:53 Sábado, 16 de Agosto de 2014 »
Gostei de ler! Salto-me ao olho esta:
"Cada povo tem o governo que merece"

Offline Tavares Baptista

• Marlin
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
« Responder #13 em: 23:30 Sábado, 16 de Agosto de 2014 »
Em tantos pescadores da rua nem um que disse a verdade!!!???  é assim tambem por aqui nas lojas....e em conversa com os pescadores....
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.

Offline ClaudioP

• Marlin
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #14 em: 11:28 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Realmente o texto é bom sim senhor. Se há duas coisas que o pescador faz em todas as conversas é referir que o local de pesca não foi o real e que nunca apanhou um peixe fora de medida.

De resto, qualquer um pode vender a cantiga que quer. E é claro, não vou contrariar não. Além de "embarcar na onda dele", acabaria no turbilhão porque todo o mentiroso é mau nadador, enrola-se na rebentação( da própria mentira)  e leva gente junto...

Cada maluco a sua loucura e eu respeito.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.

Offline luisfgpinto

• Marlin
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #15 em: 16:31 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Realmente gostei de ler o texto.
e entre pescadores e caçadores normalmenmte não se costuma exagerar, não pois não  :nono: :nono: :nono: :nono: [-X
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por Joaol [Hoje às 11:10]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [Hoje às 10:46]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [Hoje às 00:14]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]