collapse

Autor Tópico: Ideal de linha na bobine  (Lida 638 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Andréfcc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 13 vezes
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:29 Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Ideal de linha na bobine
« em: 13:24 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Boas pessoal... gostaria de saber o feedback sobre uma dúvida que tenho, e n querendo gastar dinheiro a toa aqui vai...
Quero comprar duas bobines de baixo perfil que vão baixar em 90g o peso dos meus carretos, só que a capacidade das mesmas são 200m 0,20 que é o fio q uso por norma. A questão é, será pouco fio se apanhar um bom peixe e que precise de dar linha para "lutar" com ele? Ou baixo para 0,18 para ter mais metros no carreto? De inverno fio 0,18 aguenta se bem?
« Última modificação: 13:31 Quinta, 08 de Outubro de 2020 por Andréfcc »
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #1 em: 13:54 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Dependendo da bobine em questão isso varia. No caso da original do xsd 3500 a mesma leva 300m certinhos de 0.20 skyline, que tenho ideia de serem 0.20 reais. Entretanto já fiz mudança de fio e pus 0.20 na mesma mas Trabucco. Não deve ter levado os mesmos 300m mas anda lá perto
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #2 em: 13:59 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Ach que 200 metros é pouco, para mim pelo menos os 300 para garantir que em caso de rupturas não ficas apeado numa pesca. Repara lanças uma vez  fazes 80 ou 90 metros e partes. ficas super condicionado caso tenhas que trabalhar uma peça mais lutadora. E eu tou a dizer 80 ou 90 metros que até acho uma marca conservadora... não sei se lanças mais ou menos mas se lançares mais de 100 metros ficas com menos de 100 metros para trabalhar. Para mim não é um cenário ideal  caso saia uma peça mais batalhadora ou tenhas uma ruptura de linha.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #3 em: 14:04 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Acho que depende muito dos pesqueiros, eu de inverno pesco muitas vezes com 0.22 porque é comum pescar em praias fundas aqui da zona, e neste tipo de praias a escoa por vezes é muito muito forte e com um 0.18 sinto sempre bastante receio de apertar um pouco mais com peixe, não aperto muito mas com 0.18 sinto sempre mais receio.

Em praias mais planas e em que não aquele fosso enorme no fim da rebentação é mais fácil tirar o peixe e então pescar mais fino acaba por ser mais fácil.
 

Offline Andréfcc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 13 vezes
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:29 Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #4 em: 15:01 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Obrigado pelo vosso testemunho.... as bobines em questão são as da sua fishing... eles anunciam 200m. Será q leva mais?
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19597
  • Agradecido: 1164 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #5 em: 15:14 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
 Não sabendo que bobines (para que marca de carreto) vais comprar, mas posso dizer-te que as bobines de baixo perfil que uso em shimanos XSC  levam na boa 250 metros de linha 0.20 mais chicote cónico, tanto de Sky Line como de Vega Red Power Competition, o que é mais do que suficiente para pescar à vontade.

 Fiz uma análise às bobines MV Spools (tenho maia dúzia) e as Tipe 3 anuncia 250 metros de 0.18, no entanto coloquei na boa 250 metros de 0.20 que é o que uso no inverno.

  :fixe:
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19597
  • Agradecido: 1164 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #6 em: 15:18 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »

 Entretanto colocáste a tua msg e vejo que as bobines em questão são Fishing, essas não sei,  nunca usei mas na maioria dos casos eles (as marcas) dão sempre algum espaço a mais, acho que acabas por conseguir colocar sem abusar, claro aí uns 250 metros de 0.20.

  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Andréfcc

Offline Andréfcc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 13 vezes
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:29 Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #7 em: 16:21 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Sea fishing, quis dizer. É para um xsd 3500
A bobine original pesa 140g! Lol
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19597
  • Agradecido: 1164 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #8 em: 16:59 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »

 Pois, eu no XSD, uso duas bobines originais e estão com 0.20, leva aí 275 metros, mais ou menos, essas Sea Fishing nunca usei, todas as que tenho extras são da MV e são para os XSC, ... mede o diâmetro da aba da bobine e o fundo para veres quanto tem de aba, assim podes fazer ideia do que pode levar de linha, se for idêntica à original ficas a saber quanta linha leva, mais metro menos metro a aba de saída da linha é que vai mandar, não podes meter linha muito na beira pode fazer cabeleira ao deslizar no lançamento, mas é praticamente rasa.

 Desculpa não poder ajudar mais, força aí. :fixe:
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #9 em: 19:10 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Não acho que devas colocar menos de 250/300m...

Não sei bem o tipo de surfcasting que fazes, nem muito menos a zona, mas 0.20/0.18 parece.me pouco para pescar de inverno... de verão, tudo bem... de inverno não menos de 0.22, sendo que por norma eu uso 0.25...Os lançamentos de inverno por norma são mais curtos, daí ser possivel aumentar o diametro da linha.
 

Offline Andréfcc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 13 vezes
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:29 Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #10 em: 19:29 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não acho que devas colocar menos de 250/300m...

Não sei bem o tipo de surfcasting que fazes, nem muito menos a zona, mas 0.20/0.18 parece.me pouco para pescar de inverno... de verão, tudo bem... de inverno não menos de 0.22, sendo que por norma eu uso 0.25...Os lançamentos de inverno por norma são mais curtos, daí ser possivel aumentar o diametro da linha.
A maioria das vezes pesco da margem sul para baixo... de inverno pesco sempre de 0,20. Nunca tive problemas, pelo menos até agora lol
De verão baixo para 0,18...
Só pesco em praia e fundos de areia...
A cena é mesmo baixar o peso dos carretos, para fazer um equilíbrio maior entre a cana e carreto... penso q ao fim de uma noite de pesca usar material mais leve nos dê mais conforto e menos desgaste. As bobinesda sea fishing pesam 49 gramas... lol
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #11 em: 10:33 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não acho que devas colocar menos de 250/300m...

Não sei bem o tipo de surfcasting que fazes, nem muito menos a zona, mas 0.20/0.18 parece.me pouco para pescar de inverno... de verão, tudo bem... de inverno não menos de 0.22, sendo que por norma eu uso 0.25...Os lançamentos de inverno por norma são mais curtos, daí ser possivel aumentar o diametro da linha.
A maioria das vezes pesco da margem sul para baixo... de inverno pesco sempre de 0,20. Nunca tive problemas, pelo menos até agora lol
De verão baixo para 0,18...
Só pesco em praia e fundos de areia...
A cena é mesmo baixar o peso dos carretos, para fazer um equilíbrio maior entre a cana e carreto... penso q ao fim de uma noite de pesca usar material mais leve nos dê mais conforto e menos desgaste. As bobinesda sea fishing pesam 49 gramas... lol


Continuo a achar que 0.20 de inverno é arriscar muito, mas se nunca tiveste problemas, siga, pode ser só impressão minha...
Sim, sem dúvida que algumas gramas a menos se vão notar e claro, ao fim de algumas horas de pesca vais sentir a diferença...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #12 em: 10:45 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Pode ser adequado antónio, os mares para lá não sei como são, mas basta serem praias mais planas que faz logo uma diferença enorme. Se bem que para os nossos lados acho tem chovido areia a montes em grande parte das praias. Eu já não subo de 0.22 e sinto que tenho um boa margem de segurança.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #13 em: 12:17 Sexta, 09 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pode ser adequado antónio, os mares para lá não sei como são, mas basta serem praias mais planas que faz logo uma diferença enorme. Se bem que para os nossos lados acho tem chovido areia a montes em grande parte das praias. Eu já não subo de 0.22 e sinto que tenho um boa margem de segurança.


Sim, também não conheço os mares naquela zona... Por exemplo, no algarve dá para pescar com 0.18 no ano inteiro e já lá vi pessoal com 0.14...
Agora para o oeste já é diferente, temos praias mais fundas, mar mais forte...Como disseste, ultimamente tem havido muita areia em suspensão... Tudo isso vai contribuir para a escolha do fio...

Como disse, para mim é mares de inverno 0.25... mares calmos 0.20.... Mais importante do que isso, é que cada um goste e tenha resultados com o que usa... 
 

Offline Andréfcc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 13 vezes
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:29 Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #14 em: 05:32 Domingo, 11 de Outubro de 2020 »
Alguém que tenha estás bobines da sea fishing e me saiba dizer se o type 2 leva mesmo os 200m que eles anunciam,  ou da para meter mais alguns metros?
 

Offline Andréfcc

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 13 vezes
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:29 Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Re: Ideal de linha na bobine
« Responder #15 em: 05:52 Domingo, 11 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alguém que tenha estás bobines da sea fishing e me saiba dizer se o type 2 leva mesmo os 200m que eles anunciam,  ou da para meter mais alguns metros?
Isto de 0,20...
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por inc.pt [Hoje às 20:09]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]