collapse

Autor Tópico: Conjunto económico embarcada  (Lida 1666 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Conjunto económico embarcada
« em: 11:41 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Boas companheiros, queria comprar um conjunto económico para embarcada, não é a "minha" pesca, e será para sair pouquíssimas vezes talvez 2 ou 3 vezes por ano, e como nem sempre arranjo quem me empreste cana e não gosto de estar sempre à pendura queria ver se arranjava algo barato, como disse não é a minha pesca, mas tenho um grupo de conhecidos que aquilo só pela risota vale muito a pena eheheh

Será para pescar aos diversos por norma entre os 50 e 80/90m de profundidade.

Para a cana tinha em mente algo como:

Barros Besugo Traditional Boat 3.30m
Tubertini Talaxa 7200 3.00m

Em relação ao carreto, tenho em casa parado um ultegra XSD 14000, mas apesar de estar encostado também não o queria abrasar todo, mas se me disserem que para o nr de vezes que vou ele se aguenta evito essa despesa, apesar de ser bastante pesado, tenho também um bg 4000 mas parece-me muito pequeno.

Se não tinha em mente algo também barato mas que pelo que tenho lido cumpre muito bem, o khaos 5000 da decathlon ou então o sandero, se bem que o khaos me atrai mais, tem manivela screw in e um pouco mais leve.

Não tenho nenhum orçamento definido, o objectivo era mesmo ter uma coisa barata porque as saídas são muito poucas mas que também não me deixe a pé.

Cumprimentos
 

Offline eau13356

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 42 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:21 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #1 em: 12:02 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Bom dia,

Eu pesco com um BG 4500 e já o acho pesado demais. Acho que o 4000 para o pica-pica é suficiente e as costas agradecem no fim do dia  8)

Abraço
Sérgio
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #2 em: 12:06 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
E a rebocar chumbadas de 180gr/200gr mais peixe o carreto não vai sofrer muito? por ter um corpo "pequeno"?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #3 em: 12:06 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Para essas poucas vezes o BG chega perfeitamente. Se for para gastar então o Sandero é uma ótima opção
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline Fernando Nunes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 56 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:53 Sexta, 28 de Agosto de 2015
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #4 em: 12:26 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Bom dia,
relativamente à cana e sendo a mais polivalente recomendo a Vega Aurata, porque não encontra melhor relação qualidade/preço. Procurando em algumas lojas on-line ou físicas, consegue um preço aproximado ao que pretende gastar nas que propõe. Eu comprei a minha por € 99,90.

Relativamente ao carreto, o Daiwa BG 4000 apenas varia com o 5000 no tamanho da bobine, o corpo é exactamente o mesmo. Cumprindo bem as pescas de mais profundidade que também pretende. Uso o 5000 e acho suficiente. Atenção que não estou a falar do BG Nero.
Outras boas opções são o Ryobi AP Power e o Vega Sandero. Este último, existe apenas na versão 8000 e é exactamente igual ao AP Power com um custo mais baixo.

Cumprimentos,
Fernando Nunes
« Última modificação: 12:28 Quinta, 08 de Outubro de 2020 por Fernando Nunes »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #5 em: 12:33 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Tenho ideia que o bg 4500 e 500 partilham o mesmo corpo e o 4000 tem um corpo mais pequeno daí a minha questão de não ser pequeno. Sim o meu bg é o comum não o nero.

O sandero já tinha lido que era semelhante ao ap power.

Em relação à aurata é realmente uma cana muito bem falada, a questão era mesmo se valeria a pena dadas as saídas que faço.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #6 em: 13:07 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
está correcto... o 4500 é que partilha o mesmo corpo do 5000

acho que para fazer  poucas saidas por ano está a pensar correctamente
tanto a nivel de cana como de carreto.
há inumeras opções, mas se essas são válidas, acho por bem não o estar a confundir com mais mil opções
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline eau13356

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 42 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:21 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #7 em: 13:08 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Bom dia,

No meu entendimento o João tem razão. O 4500 e 5000 partilham o mesmo corpo. Da mesma forma, o 4000 e 3500 procedem da mesma forma. Ainda assim, para uma pesca ocasional acho que o desgaste/esforço não irá diminuir dráticamente a vida útil do carreto. Tenho o tamanho abaixo (2500/3000) e até agora tenho abusado dele sem notar qualquer folga. um dia destes até o levo para a chumbadinha (quando as costas falarem mais alto que o amor ao material)

Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #8 em: 13:32 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Eu estou aberto a todas as opiniões, se me disserem que vou dar cabo do bg ou do xsd prefiro comprar alguma coisa só para aquilo, o bg uso à boia o xsd tenho parado porque tenho outro e comprei uma coisa melhor e acabei por o encostar.

Em relação à cana até estava disposto a comprar algo melhor, pensei muito na aurata a questão é mesmo se justifica. Ou melhor justificar justifica, tenho canas caras e canas baratas para outras modalidades e sei bem das diferenças, está me a custar é descoser o bolso  >:D porque já cai nesse erro de comprar algo bom e depois ter pena de usar muito muito pouco
« Última modificação: 13:48 Quinta, 08 de Outubro de 2020 por Joaol »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #9 em: 13:48 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Boa tarde Joãol

Relativamente ao BG 4000, ele tem por base o BG 3500, como pode ver aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Relativamente ao carreto, penso que se é mesmo para ir uma vez ou outra, e, por norma, não pescar muito fundo, ou se for mais fundo e o fizer à chumbadinha, o BG 4000, acho que se aguenta bem.

Quanto á cana Barros Besugo, não conheço, mas se já a tem, e face às especificações, nas mesmas condições, também acho que dá. Claro que tudo dependerá dos esforços a que os sujeitar.

Se pensar em ir mais solto e com um investimento aceitável, sugiro o carreto Daiwa BG 4500 e a cana Barros Goraz XB 3,30, tenho ambos, sendo que a cana, já por mim sucessivamente sugerida face à relação qualidade / preço, acabei por adquiri-la há uns 3 ou 4 meses, já fez "estragos" e corresponde perfeitamente em qualquer situação e com qualquer peixe (maior e mais usual por cá).

Sobre os valores para a Barros Goraz, procure bem..., entre os 80 e os 90€, penso que encontra.

Não tenho nenhum contrato com a Barros, nem com a Daiwa, mas é o que é. :)

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 13:59 Quinta, 08 de Outubro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #10 em: 13:54 Quinta, 08 de Outubro de 2020 »
Boas caro ernesto,

Não tenho ainda a cana, não comprei nada sem antes vir aqui pedir opinião de quem sabe, que eu de embarcada sei muito pouco ou nada, e o grupo com que vou também é mais pelo gosto do convívio, e claro o peixe é sempre bem vindo, mas a nível de material é malta que também não liga muito a isso, pelo menos da ultima saída era um cantar de rolamentos gripados naquele barco que só visto ehehe e sei que aqui tenho ajuda de quem conhece bem a pesca e o seu material.

Penso que vou então arriscar a levar o bg 4000, não queria mesmo é em ação de pescar sentir torção ou esforço em demasia no carreto, traz-me um desconforto muito grande seja em que pesca for.

Vou ver valor valores para a barros goraz, obrigado pela opinião, aliás já tinha visto recomendações suas dessa cana.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #11 em: 10:58 Sexta, 23 de Outubro de 2020 »
Venho aqui dar o veredito final, acabei por comprar mesmo a barros besugo 3.30, a diferença para a goraz de preço era pequena, mas como precisava de comprar mais umas coisas e onde comprei não havia a goraz acabei por comprar tudo no mesmo lugar. Acabei por pescar mesmo ao lado de uma goraz e pelo que me pareceu é um bocado mais rija que a besugo. Ainda assim não achei que a besugo má cana, mata bem o peixe mas não é macia ao ponto de não se ferrar bem o peixe, dei por mim a fazer ferragens mais bruscas mas a ter resultados bons, não falhei muito peixe.

Resumindo gostei bastante, também tenho pouca experiencia com canas de barco mas acho que fiz uma boa compra. Deixo aqui um foto da parábola da cana, infelizmente com uma boga mas das valentes :D e deixo também o resultado da pescaria, a foto não demonstra bem mas o tamanho do pescado não era mau.





Abraço a todos e obrigado!

 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #12 em: 11:19 Sexta, 23 de Outubro de 2020 »
Não é que seja relevante, mas aqui ficam mais duas fotos do pescado :)



 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #13 em: 14:25 Sexta, 23 de Outubro de 2020 »
Boa tarde JoãoL

Parabéns pela pescaria. Para pesca aos diversos, está muito bem.

Relativamente à Barros Besugo, como já tinha afirmado, não a conhecia, mas a parábola é de facto jeitosa.

Portanto, depreendendo que usou o Daiwa BG 4000 que não se deve ter queixado, ficam os parabéns também pelas aquisições/decisões.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto económico embarcada
« Responder #14 em: 15:02 Sexta, 23 de Outubro de 2020 »
Obrigado ernesto!

Acabei por não pescar com o BG, tinha pouco fio no BG apesar de estar novo mas como o uso na boia meto sempre bobines pequenas de multi com enchimento por baixo, e tive um amigo que me emprestou um Khaos 5000 e eu decidi experimentar, levei ambos comigo, mas pelo que vi do khaos penso que o bg que vai aguentar tal e qual.

Agora no próximo mês tenho outra pesca marcada e se não for adiada já pesco com o BG, mas não deve haver grande problema, e neste dia então pescamos a cerca de 40m por isso seria perfeito e mais leve, mas como não estava à espera de pescar a poucos metros montei logo o Khaos que também se portou muito bem, embora tenha uma pega inferior e menos suavidade que o bg e um drag menos rápido e não tão fácil de afinar naquelas horas criticas, embora que com este tipo de peixe não tive grande necessidade andar a fazer ajustes no drag, tirando um pargote que acabou mesmo for desferra já cá em cima que rasgou a beiça, se calho a não ter apertado tanto com ele provavelmente não tinha rasgado na tona da agua, mas pelo preço é um carreto bem jeitoso sem dúvida.
« Última modificação: 15:05 Sexta, 23 de Outubro de 2020 por Joaol »