collapse

Autor Tópico: como escolher uma cana para embarcada  (Lida 5538 vezes)

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
como escolher uma cana para embarcada
« em: 07:20 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Quando se deslocam a uma casa para comprar uma cana de pesca neste caso (embarcada)embarcam na fraseologia do vendedor neste caso dono da loja ou levam critérios pré definidos sabendo o que vão comprar,

Quais?

abraço

Manuel Matos

Offline LMagina

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: como escolher uma cana para embarcada
« Responder #1 em: 10:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Boas!

Eu, como não percebo nada do assunto, prefiro sempre informar-me com quem sabe antes de ir comprar o que quer que seja.
Primeiro faço uma sondagem do que há, pelo dinheiro que quero gastar, e depois falo com quem perceba mais do que eu.
Assim, não corro o risco de me "impingirem" o que lhes dá mais jeito... ;)

Cump's
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"

Offline sz5qbj

• Boga
  • *
    • Ilha Terceira - Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:31 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 10:38 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Seja para embarcada ou para qualquer outra pesca, estes são os meus passos:

1º qual o meu orçamento;
2º qual o peixe ou peixes alvo (para escolher o tipo de cana)
3º onde vou ou quero pescar (tamanho da cana)
4º pesquiso na net
5º peço a opinião à malta do "PESQUEIRO"
6º nesta fase já tenho uma ou mais opções, resta-me só pesquisar na net e lojas fisicas qual o melhor preço.

Se cumprir estes passos todos tenho a certesa absoluta que não sairá defraudado, porque nem sempre nas lojas que nos atende é um verdadeiro pescador ou se o é até nem pode ser da mesma modalidade que a nossa bem como (e à muitas excepções) vai querer vender o que for melhor para ele e não para nós.
Pescar ou não pescar, esta é a questão...
(De William Shakespeare versão pescador)

Abraço,

Harish

Offline sabinonet

• Carapau
  • **
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 11:58 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
viva

Eu sou da opinião que a pesca embarcada é um tipo de pesca completamente diferente de pesca de costa dito isto, acho que primeiro se deve usar material emprestado para se ter a pequena ideia do que se vai querer comprar

passado esta fase e querendo comprar uma cana nova, acho que primeiro temos de estabelecer um valor maximo e dentro desse valor visitar várias lojas para ver o que têm disponivel e os valores, é que por vezes de loja para loja os preços variam bastante

e sempre que possivel levar alguém que conheça esse tipo de canas, o que não faltam são modelos de canas e para quem não conhece, à primeira vista são todas iguais

Offline tiagopacheco

• Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 12:03 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Eu embarcada amigo canivete não percebo nada, mas posso responder-te no meu caso do surfcasting, sendo eu um curioso, e podendo experimentar várias canas, e tendo já alguns conhecimentos para aferir uma cana só de lhe mexer na loja ( não na totalidade , mas dá para ter uma ideia ) ...

.. Não vou na conversa de nenhum vendedor

Levo já uma ideia do que quero.. e é isso que procuro...

Muitos dos vendedores de material de pesca, e lojistas como é lógico têm interesses, que não os nossos, e vendem nem sempre o que melhor se adequa a nós...e muitos até sabem menos que nós de material...

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 13:40 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Tambem não faço embarcada mas desde que entrei para esta casa ( digamos que é a mesma casa que a outra) já levo a ideia do que quero :)
Nelson Peres

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 13:53 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
A pesca é como qualquer outra actividade comercial. Tem no entanto um facto paixão que eleva isto a outro nível.
Não me interessa qual a modalidade escolhida, quando se procura uma cana a meu ver existem pressupostos a ter em conta essenciais:

1º orçamento. Não vale a pena inventar. Se tens X não podes comprar Y. É aquilo e dentro do plafond procura-se o melhor possivel, sendo importante ouvir opiniões de quem já possua o material, caso exista. Saibas muito ou pouco de pesca, é sempre importante ouvir opiniões, mas também saber filtrá-las. nem todos os que escrevem são isentos, nem todos são honestos. Isto e igual em todos os desportos.
2º As pescas alvo/necessidades pessoais. Aqui varia consoante a modalidade, mas é simples de se entender. Se vais pescar ao fundo, e usas chumbadas de 160 por exemplo, não deves procurar canas de acções baixas... Logo, com o plafond que tens procuras o que se insere nesse campo. E por esta altura ja tens um numero de canas muito reduzido.
3º Caso existam opções, deves tentar perceber, ou por ti, ou junto do lojista, se te dás melhor com canas macias, semi-parabólicas, ou de acção de ponteira.
4º Os componentes são importantes. Uma cana com Fuji, principalmente a partir da gama alconite, tem uma durabilidade enorme, muito superior aos restantes. Se der, é algo a ter em conta.
5º O peso do material. Caso exista essa opção, é algo a ter em conta.

- Mas existem mais factores, características que muitas vezes no momento contam, ou que dependendo da pessoa podem ter influência: o Design cada vez mais compra pescadores; em algumas modalidades o comprimento do cabo, ou a colocação do porta-carretos; o ter saco rígido de transporte; o ser de uma marca bem referenciada, entre outros pequenos detalhes que podem ter influência.

Acima de tudo, para mim os 2 primeiros são os mais importantes, pois é aí que se separa logo o trigo do joio. Depois é ires passo a passo procurando o melhor que possas arranjar para o teu plafond e para a pesca alvo que vais fazer com o material.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 13:57 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
só comprei 2, a primeira foi pelo preço e estava nova embora em 2ª mão, comprei por comprar e até saiu bem.
A 2ª foi muito mais fácil, como sabia exactamente o que queria encomendei e por acaso já nem se fabrica mas arranjou-se. Ainda me disseram, ah esta é melhor ainda, mas não, tinha que ser aquela e foi.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline Pedro Lourenço

• Corvina
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 14:45 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Acho que o filipe disse tudo ou quase..... Acho que o testar materiais é fundamental para se ter uma ideia do que se gosta e do que se adequa ás nossas necessidades e orçamento... Comprar só por aquele gostar ou o ouro aconselhar para mim é totalmente errado... Devemos ouvir as opiniões de quem é mais experiente, mas temos que depois usar a nossa cabecinha pensadora e conseguir ter a nossa propria opiniao e gostos proprios...
Pessoalmente ja tive uma catrafada de canas, e mesmo agora ainda tenho algumas... Comecei por canas parabolicas, depois passei para as semi parabolicas.. Na competiçao comecei nas canas de acçao de ponteira, mas agora que deixei a competiçao sem duvida que no meu caso as semi parabolicas sao a minha "praia". TEnho a sorte de ter ajudado uma vara á minha medida  e por isso pesco quase em qualquer tipo de pesca com a mesma vara lol... Ou seja quase a mesma vara pois tenho 3 canas iguais ahahaha O0

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 16:11 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Tenho a minha propria opinião que se baseia pelas fases que passei.
Orçamento de facto é muito importante, mas conseguir dosear a ansiedade quando da primeira compra pode dar os seus frutos vamos supor que temos um orçamento de 100 euros para uma determinada cana  mas existe uma outra que custa 150.Valerá a pena poupar um mês ou dois por 50 euros ?claro que sim, por vezes uma diferença mesmo pequena pode fazer toda a diferença na aquisição do material.
Após ascultações e se possivel ter oportunidade de manusear neste caso a cana pretendida,perceber a qualidade dos materiais(como o tipo de carbono,passadores,etc.
Hoje em dia poder aliar a leveza,a robustez,no meu caso alterei os porta carretos e utilizo ponteiras adaptadas ao meu gosto

abraço

Manuel Matos

Offline Mário Leão

• Marlin
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 16:27 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Eu já comprei várias e foi quase sempre influeniado por aquilo que disseram os meus colegas de pesca. Mas tudo vai do nosso gosto. Não vou á pesca muitas vezes, por isso, não sou muito esquisito. Continuo no entanto a preferir canas de 3 metros, e não vejo grande vantagem na ação de ponteira, contrariamente á opinião do pessoal mais sabedor aqui do fórum. No barco em que costumo ir, a maioria das canas são Hiro Metacarbo ou mesmo Princess entre 2,70 e 3,00, 80% ainda usa monofilamento, e com exceção de 2 ou 3 Stellas, quase todos usam Ultegars 10000. No entanto todos apanham peixe, por vezes muito e bom.

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 17:08 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Hehe, essa de todos apanham peixe tá boa, e não deixa de ter razão. Até com um pau e uma linha, num dia bom se apanha peixe, e do bom.  ;D
Para mim está tudo dito, mas acrescentava apenas um ponto: a assistência. Até porque pela parquissima experiência que tenho, no barco acontecem muitos "acidentes", tipo ponteiras partidas, passadores desencaixados...

1º Orçamento geral
2º Opiniões de quem sabe aqui no Pesqueiro
3º Opiniões de quem costuma ir comigo no barco
4º Escolher algumas das opiniões e averiguar mais informações sobre as canas escolhidas (especificações, vídeos, assistência, preço mais baixo para poder regatear...)
5º Analisar as ditas cujas, se em acção de pesca ainda melhor, senão pelo menos vareja-las na loja.
6º Ajustar o orçamento, ajustando o tempo de poupança. Compras precipitadas dão sempre mau resultado e por vezes se esperarmos mais um tempinho poderemos ter "aquela cana" que de outra forma vai ser sempre uma sombra no nosso pensamento ("e se...").
7º Adquirir finalmente a eleita
8º Ir com ela na primeira saída e apanhar o pargalhão em jeito de troféu  :o, para certificar que realmente a escolha foi mesmo a mais acertada.

Estes são os passos que me guiam nas modalidades todas, alterando um ou outro pormenor já que mencionei para a embarcada que é o assunto do tópico.

Nunca tive a sorte de apanhar o tal pargalhão mas ainda não perdi a esperança.

Cumprimentos e boas pescarias.
 :205: :205:

Offline pedrodasilva

• Robalo
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:54 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 17:19 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Benvindo ao nosso novo pesqueiro... :)
Abraço e boas pescas
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 17:21 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Confesso que este assunto é para mim algo desconcertante, fora umas poucas que vendi usadas e até uma que dei, neste momento tenho 14 canas para pesca em barco, nenhuma delas para essas tais ponteiras de substituição, ainda assim não entendo como é possivel de vez em quando achar que me falta comprar mais uma. :hummm:

No entanto também é preciso notar que quase sempre levo no minimo 3.

Sendo que as ideias de diferentes canas, para uma necessidade especifica podem vir de amigos, companheiros de pesca, forum, sites, visualização directa, etc.

Na escolha própriamente dita o fator que uso determinantemente é a experiência pessoal a comparação com o que já tenho e com o que já experimentei ainda que não fosse meu. Que me lembre nunca comprei uma cana sem que préviamente tivesse tido na mão uma igual.

Geramente, fora talvez assim um ou outro caso muito particular, nunca cometo loucuras em termos de gastos, muito pelo contrário.

Cumprimentos. :fixe:

Offline ruisargo

• Marlin
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 21:59 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Olá" moces"
 Na minha humilde opinião é de que, antes da  compra de qualquer cana ou carrete para a embarcada; falésia ou praia ,é a de sondar o que "rola "por ai e depois de ver ,sentir ,testar  (Epá ,mostra lá  a Maquina e tal , Posso experimentar. epá que ganha canhão e tal )e pronto ,duvidas tiradas , depois será adequar o orçamento ao artigo que mais gostei na prática ,não em altos sonhos do tipo: eu tenho um jipe mas não vou ao mato para não riscar ) para que  não te arrependas depois " a Tal era mais 20 €  mas eu só tinha 100 € e então  comprei Aquela " e teres remorsos por não  ter esperado para comprar a Tal. Abraço.

* Tópicos Recentes

Sardinha Peniche por carlosfishcarlos [Hoje às 11:03]

Será que dá? por Cesar Dias [Hoje às 09:09]

Barras - Sair e entrar. por Carlosepar [21:58 Quarta, 05 de Fevereiro de 2025]

Okuma Flite Hybrid Surf 4.20m LR por Miguel12 [17:52 Quarta, 05 de Fevereiro de 2025]

reparação carreto shimano tld 50w rls por Marien [12:57 Quarta, 05 de Fevereiro de 2025]

Esquemas/Diagramas SHIMANO por andre_05 [11:37 Quarta, 05 de Fevereiro de 2025]