collapse

Autor Tópico: Anzol para tainha  (Lida 2993 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline BigMike

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:51 Quarta, 18 de Julho de 2018
Anzol para tainha
« em: 11:39 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
Boas.

Já ouvi vários relatos, tanto pessoalmente como em fóruns, de quem pescasse tainhas só com anzol, sem iscar nada. Mas que tinha que ser com um anzol específico, só que nunca ninguém me soube dar a referência.

Alguém sabe de algo sobre isto?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anzol para tainha
« Responder #1 em: 12:09 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
O truque da tainha é um anzol pequeno com um bocado de miolo de pão ou lombo de sardinha e com estralhos muito finos (0.14/0.16). Muita atenção para a ferragem porque elas cospem literalmente o anzol.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Anzol para tainha
« Responder #2 em: 12:20 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
Eu pessoalmente quando vou a elas uso um anzol pequeno, seja que modelo for, tenho uns da asari com um formato mais tipo chinu, e uns gamakatsu com o bico mais a direito, tamanhos não sei ao certo mas penso que os asari são tamanho 8 ou até 10. A nível de isco coloco um pouco de sardinha só a tapar o anzol e pronto, é uma pesca em que fico sempre todo sujo, a sardinha tiro aos beliscos com os dedos, a cana e carreto fica tudo imundo de sardinha. É uma pesca "fácil" de fazer basta apanhar o jeito e dá sempre para apanhar algumas, basta ter algum engodo e bastante aguado. A primeira vez que levei o meu irmão que nunca tinha pescado sem experiencia nenhuma apanhou umas poucas, é um peixe que há em todo o lado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Cesar Dias

Re: Anzol para tainha
« Responder #3 em: 13:44 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
Boas tardes.

Pela minha experiencia, as tainhas não são esquisitas!
A ultima vez fui a elas so para tirar a "ressaca" de nao ter peixe no anzol a um tempão!

Levei o que tinha la por casa apenas!
Um anzol chinu nº1 (se nao estou em erro) preso a uma ponta de linha de 0,40mm (mais uma vez era o que tinha a mão),
uma boia de água e uma cana de spinning que uso no mar (não tenho outra) :)
A linha principal foi mesmo o multifilamento a que estava no carreto e que uso no spinning de mar!
Como isco usei bolinhas de pão que fazia com o miolo e espetava no anzol!

Agora uma curiosidade:
É impressão minha? ou quando uso pão integral elas nao gostam tanto?
Com pão "mais branco" elas vão lá mais frequentemente?  :o :o
Será por ser um pão mais saudável?  ;D

E já agora um pequeno desabafo:
A tainha é um tanto ou quanto desvalorizada e até mesmo desprezada, mas é um peixe que dá muito gozo pescar, principalmente quando
são aquelas bem gordas... têm muita força :D

Depois de a uns tempos pescar a primeira, subiram bastante na minha consideração :D

Cumprimentos,
César
Cumprimentos,
César
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Anzol para tainha
« Responder #4 em: 14:06 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas tardes.

Pela minha experiencia, as tainhas não são esquisitas!
A ultima vez fui a elas so para tirar a "ressaca" de nao ter peixe no anzol a um tempão!

Levei o que tinha la por casa apenas!
Um anzol chinu nº1 (se nao estou em erro) preso a uma ponta de linha de 0,40mm (mais uma vez era o que tinha a mão),
uma boia de água e uma cana de spinning que uso no mar (não tenho outra) :)
A linha principal foi mesmo o multifilamento a que estava no carreto e que uso no spinning de mar!
Como isco usei bolinhas de pão que fazia com o miolo e espetava no anzol!

Agora uma curiosidade:
É impressão minha? ou quando uso pão integral elas nao gostam tanto?
Com pão "mais branco" elas vão lá mais frequentemente?  :o :o
Será por ser um pão mais saudável?  ;D

E já agora um pequeno desabafo:
A tainha é um tanto ou quanto desvalorizada e até mesmo desprezada, mas é um peixe que dá muito gozo pescar, principalmente quando
são aquelas bem gordas... têm muita força :D

Depois de a uns tempos pescar a primeira, subiram bastante na minha consideração :D

Cumprimentos,
César

É desvalorizada por causa dos cardumes que andam á babuja dos esgotos. Até cheiram a óleo. Capturadas em mar aberto, limpinhas, são uma iguaria espectacular
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Cesar Dias

Re: Anzol para tainha
« Responder #5 em: 15:25 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

É desvalorizada por causa dos cardumes que andam á babuja dos esgotos. Até cheiram a óleo. Capturadas em mar aberto, limpinhas, são uma iguaria espectacular

Em algumas regiões são conhecidas como fataças (penso que não me enganei no nome) e são servidas em restaurantes da zona.
Talvez um dia experimente :)

Por aqui, as do rio Douro não convencem ninguém.
Mas como espécie fácil de encontrar e que dão bons momentos de pesca isso sim, dão :)
Cumprimentos,
César
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Anzol para tainha
« Responder #6 em: 15:48 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
Fataças sempre as conheci como as do rio, e tainhas as do mar, acho que é ao gosto de cada um. À uns anos valentes apanhava muitas na golegã as amarelas e eram bem boas, as tainhas do mar por vezes como, mas é raro só mesmo se apanhar uma bastante grande e decida leva-la para casa. É certo que se comem, e cá temos uma cultura bastante má nesse sentido, somos fidalgos só queremos o melhor, mas em tempos futuros temos de deixar de ser que o peixe melhor está cada vez mais escaço.

Mas também não me vendam aquela das tainhas bem feitas serem melhores que robalo que isso não me encaixa  >:D
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Anzol para tainha
« Responder #7 em: 19:23 Terça, 22 de Setembro de 2020 »
Fataça, garrento, liça , são tudo espécies de tainha e não nomes para a mesma coisa. Existem algumas diferenças entre cada uma delas.

Gastronomicamente, já comi cozida de azeite e vinagre, e no forno... mas filete de liça que já comi num restaurante em Sagres estava muito bom. Quanto a comparações entre robalo e tainha, depende da tainha do robalo e do cozinheiro :)
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Cesar Dias

Re: Anzol para tainha
« Responder #8 em: 09:23 Quarta, 23 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
À uns anos valentes apanhava muitas na golegã as amarelas e eram bem boas

A uns tempos em conversa com um pescador da região desde longa data, soube que por cá tambem andam dessas amarelas!
Quando uma de bom tamanho lhe fica no anzol, leva que são boas.
Aparentemente são mais comuns mais a montante do Douro

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fataça, garrento, liça , são tudo espécies de tainha e não nomes para a mesma coisa. Existem algumas diferenças entre cada uma delas.

Quando era miúdo ouvia frequentemente falar de "muge" como sendo bom peixe.
Atualmente já não ouço a palavra "muge" a umas longas decadas!
Aparentemente também pertence a longa familia de tainhas.
E pela semelhança de escrita e linguagem falada, talvez seja o mesmo que os nossos vizinhos chamam de "mugil". Não sei, teria que investigar um pouco mais!

César
Cumprimentos,
César
 

Offline Cesar Dias

Re: Anzol para tainha
« Responder #9 em: 11:31 Quarta, 23 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Já ouvi vários relatos, tanto pessoalmente como em fóruns, de quem pescasse tainhas só com anzol, sem iscar nada. Mas que tinha que ser com um anzol específico, só que nunca ninguém me soube dar a referência.

Alguém sabe de algo sobre isto?

Será que se referiam apenas a cor do anzol?
Já ouvi e vi pessoal a tirar carapaus só com anzol! eram anzois com o brilho metálico!
Será que as tainhas também vão nessa?
Como a pesca do carapau é essencialmente noturna, penso que o brilho metalico, com algum luar que exista e algum movimento da água, provocará uma espécie de "flashes" debaixo de água levando alguns peixes a atirarem-se a eles!

Mas nada como algum incentivo no anzol para provocar um pouco mais de interesse ao peixe :)
E pão por exemplo é fácil arranjar, barato e eficaz :)

César
Cumprimentos,
César
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Anzol para tainha
« Responder #10 em: 12:20 Quarta, 23 de Setembro de 2020 »
Custa-me a crer que elas se mandem só ao anzol mas pode acontecer, já apanhei uma bem grande ao spinning, mas veio roubada, não sei se se chateou com a amostra e foi lá marcar terreno se foi mesmo ao acaso, o que é certo é que veio pelo rabo e deu uma luta bem boa  :))



A cor do anzol uso o que está à mão, ora preto ora metálico, o truque está mesmo em usar boias leves e perceber em que zona andam e depois ganhar traquejo, há dias de aguas muito lusas que a boia nem mexe e só damos por ela porque conseguimos ver as tainhas de volta da iscada. Muitas das vezes calibro a boia e não meto peso nenhum no estralho, a isca anda ali de um lado para o outro e quando elas agarram é ferrar logo o peixe que em segundos elas cospem.

É um pesca bastante divertida e dá sempre para apanhar algumas sejam elas das de "comer" ou das outras. É bom para ganhar calo, uma tainha de kilo tem bastante força e para aperfeiçoar pescas com linhas finas é do melhor.
 

Offline BigMike

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:51 Quarta, 18 de Julho de 2018
Re: Anzol para tainha
« Responder #11 em: 20:57 Quarta, 23 de Setembro de 2020 »
Eu costumo usar uns anzois pequenos para o lucioperca, cor de bronze, um naco de pão e uma bóia fixa. Não são um bicho esquisito, não.

Esta história que ouço repetidamente de as pescar só com anzol é que me intrigam.

Já usei os sabiki dos carapaus e nada. Nem lhe tocam. Com camarão, também ignoram. Mas lá vai o pedaço de pão e não querem outra coisa. Mas se for integral, também já vi que não pegam
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]