collapse

Autor Tópico: Iniciação à pesca submarina  (Lida 3759 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fábio Fernandes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Odivelas
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:28 Segunda, 07 de Setembro de 2020
Iniciação à pesca submarina
« em: 07:07 Quinta, 10 de Setembro de 2020 »
Bom dia pessoal eu estou interessado em iniciar pesca submarina e gostava de saber as vossas opiniões em relação ao material inicial a comprar.
Será que vale a pena comprar usado ou não?
Obrigado
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #1 em: 09:04 Quinta, 10 de Setembro de 2020 »
tudo vai depender do estado. se o fato está muito rasgado ou furado, desgaste do restante equipamento, às vezes nos stes de usados costuma aparecer bons negócios de conjuntos, o material novo provavelmente vai te passar a barreira dos 500€ mas tudo depende do que comprares...faz uma lista do que queres, procura preços e depois vê nos usados, pode valer a pena mesmo.
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fábio Fernandes

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #2 em: 09:13 Quinta, 10 de Setembro de 2020 »
Boas camarada.

Sou contra grandes investimentos inicialmente, opta por algo usado e para primeiros mergulhos nada de muito material dentro de água, deixa a arma em casa  ;)

Estou um pouco fora do mercado de usados , mas penso que com 150/200€ ja arranjes por ai material para iniciar.
Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fábio Fernandes

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #3 em: 22:58 Sexta, 11 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
deixa a arma em casa

depois aparece um linguado a dormir na areia e dá-lhe uma dentada..lol
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #4 em: 23:34 Sexta, 11 de Setembro de 2020 »
Até se estar à vontade é preferível e se não tiveres olho não vês nem o linguado, nem as santolas nem a maioria das coisas...
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #5 em: 23:55 Sexta, 11 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Até se estar à vontade é preferível e se não tiveres olho não vês nem o linguado, nem as santolas nem a maioria das coisas...

já apanhei um linguado em Albandeira a dormir em cima das pedras a um metro de fundo águas cristalinas,com 1kg e meio,parecia um bacalhau,era dificil não o ver passei mesmo por cima dele...no burgau apanhei uma santola a 2 metros de fundo se tanto a andar por cima das pedras..,parecia uma tampa de uma panela de 5 litros...estava era vazia,oca,não tinha nada lá dentro.
muitas vezes quando ía só"apalpar terreno" e não levava arma arrependia-me sempre,até douradas me apareciam à frente e não fugiam,parecia que sabiam que estava desarmado.
Quem diz que não pode acontecer o mesmo a um principiante?é a chamada sorte de principiante

conclusão,começar a fazer caça submarina e não levar a arma pode ser um erro que se arrependa para sempre...mas cada um é que sabe.

quanto ao material,se houver dinheiro é comprar tudo novo,o fato por exemplo tem que ser á medida,usado muita das vezes é dificil de encontrar...se não houver dinheiro...é comprar usado.

« Última modificação: 00:08 Sábado, 12 de Setembro de 2020 por jomartes »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: slipstream

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #6 em: 01:02 Sábado, 12 de Setembro de 2020 »
Aqui vai a minha opinião, que vale o que vale pois deixei de caçar há uns 15 anos.
Há material que compensa comprar usado para sobrar dinheiro para investir em material mais importante novo.

Assim vou descrever um pouco o material e descrever as prioridades, mas atenção que é apenas a minha opinião.

Tudo o que seja neoprene, compra novo: fato, meias/botas, luvas. São peças que se devem adaptar à tua fisionomia. Nada de muito folgado nem demasiado apertado, o fato é para ficar justo apenas.
Novo, porque não é apenas uma garantia de que não está prestes a rasgar, mas também que o neoprene não esteja demasiado "seco", pois nem todos lhe dão os devidos cuidados. Luvas e meias/botas a mesma coisa.

Máscara e tubo, a mesma coisa, novos. Máscara deve adaptar-se bem à cara e tubo adaptar-se à boca de quem o usa sem magoar. Para experimentar a máscara é sem meter a precinta, apenas encostando a máscara à cara, inspirar de modo a fazer vácuo. Se ficar bem, e virares a cara para o chão ela não vai cair da cara.

De resto vais precisar de boia/prancha, cabo, enrolador para o cabo, porta peixe, saco de rede, cinto de lastro (os de borracha por terem alguma elasticidade são bem melhores do que os de nylon pois adaptam-se melhor à cintura e às variações do volume nessa zona devido à alteração de profundidade), lastros (uma boa base de partida é 1kg por cada 10kg do teu peso e depois vais afinando, porque isto depende muito da espessura do fato),  uma arma e um pexeiro (para tirar algum polvo mais teimoso do buraco, e mesmo poupar uns tiros a eles que só castiga é o arpão) e uma faca/punhal para matar o peixe rapidamente.Tudo isto, e se em bom estado, podes comprar usado.

Material de caça quando é bom dura muitos e muitos anos, posso dizer que tenho duas máscaras da cressi (as superocchio) compradas nos anos 90, e na altura custavam 6 contos e ainda hoje as tenho e são usadas pela família para andar a ver peixinhos.

Quanto ao levar arma ou não de inicio, vai depender da pessoa, e o mesmo se aplica a descobrir o peixe. Lembro-me de quando comecei a mergulhar com garrafas, já tinha uns bons anos de caça-sub às costas e fartava-me de ver peixe. No barco de regresso ao centro de mergulho muitas vezes me valeu o facto de levar máquina fotográfica durante o mergulho, ou passava por mentiroso. É que muitas pessoas mais pareciam estar numa prova de 400m barreiras do que propriamente a mergulhar. Deslocavam-se tão rapidamente no fundo que deixavam montes de coisas por ver. 
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: slipstream

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #7 em: 09:09 Sábado, 12 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
deixa a arma em casa

depois aparece um linguado a dormir na areia e dá-lhe uma dentada..lol

Ambos sabemos que os primeiros mergulhos são erros a trás de erros , sao cabos enrolados ,sao mergulhos mal feitos , é a adaptação ao fato e todos os apertechos que levamos , logo na minha opiniao quando menos coisas para dificultar melhor .
E tambem num primeiro mergulho o mais provavel é não conseguir ver esse linguado a dormir na areia   lololol.
Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #8 em: 10:48 Sábado, 12 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
linguado a dormir na areia 

não sei qual é o problema,se não estiver enterrado na areia e a água estiver cristalina é perfeitamente visivel

ok deixa a arma em casa pronto.

para mim é a pior estupidez que se pode fazer,mas isto sou eu
« Última modificação: 10:56 Sábado, 12 de Setembro de 2020 por jomartes »
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #9 em: 11:12 Sábado, 12 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
linguado a dormir na areia 

não sei qual é o problema,se não estiver enterrado na areia e a água estiver cristalina é perfeitamente visivel

ok deixa a arma em casa pronto.

para mim é a pior estupidez que se pode fazer,mas isto sou eu

Eu acho que é tudo uma questão de segurança a relação da arma, o homem ainda nem entrou dentro de agua , ainda nem sabe a sensaçao de andar com um fato , com um lastro e com uma boia agarrada a ele ,o homem ainda nem passou pela parte da  mangueira enrolada nas barbatanas e andar ali as voltas para safar a coisa.
Na minha opiniao , os primeiros mergulhos são para conhecer as suas limitações tanto de mergulho como de movimentação.
Mas isto é apenas a opinao de cada um claro, ha que respeitar .

Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #10 em: 11:35 Sábado, 12 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu acho que é tudo uma questão de segurança a relação da arma, o homem ainda nem entrou dentro de agua , ainda nem sabe a sensaçao de andar com um fato , com um lastro e com uma boia agarrada a ele ,o homem ainda nem passou pela parte da  mangueira enrolada nas barbatanas e andar ali as voltas para safar a coisa.
Na minha opiniao , os primeiros mergulhos são para conhecer as suas limitações tanto de mergulho como de movimentação.
Mas isto é apenas a opinao de cada um claro, ha que respeitar .

Abraços

de acordo,mas também depende das pessoas,há pessoas que se sentem perfeitamente à vontade dentro de água e outras que têm mais dificuldade,e depois tb depende do estado do mar,não aconselho ninguém principiante a mergulhar com o mar revolto
 

Offline AndréCosta

Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #11 em: 12:51 Sábado, 12 de Setembro de 2020 »
Boas vou tentar ajudar. Como já aqui foi dito neoprene e mascara e tubo. Tudo novo. Não é pelo preço. Só se for um casaco com 1 ou 2 mergulhos que deixou de servir. O material do fato em 2 peças chamado especial de caça parece borracha por dentro só vestes com água e sabão. (gel de duche) De preferência com ph neutro. Treina vesti-lo na banheira 😁antes de ires pó mar. Vê vídeos de como vestir fato. Bóia cabo e uma mangueira de aquário com mosqueton na ponta. Nunca prendas a bóia a ti. Põe uma poita ou chumbo de 0.5kg e deixas ir ao fundo quando queres mergulhar. Arma?? Tens tempo ganha aquacidade.treina o pato engole uns pirolitos. Não queiras fazer tudo de uma vez. Vê se vires uns peixinhos. Tenta apanhar umas Navalheiras pó petisco. Um polvo e a 1a luta Titanica 😁com ele dentro de água 😁😁vai com calma. Faca junto a perna do lado dentro para conseguires ir lá com as 2 mãos e treina o tirar e pôr a faca.cinto com lastro de borracha para não escorregar. Lanterna não precisas para já.mas tenta arranjar uma dos chineses... Segurança... Acima de tudo. Muita coisa te vai atrapalhar ao inicio mas quer é treino. Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: slipstream

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #12 em: 23:53 Sábado, 12 de Setembro de 2020 »
Basicamente, creio que os conselhos são bons; se o objetivo for apanhar peixe vai-se à praça. Pescar ou caçar é muito mais do que isso... 1ª coisa ganhar à vontade dentro de água, saber nadar e mergulhar sem barulho (por exemplo tirar o bucal da boca para não ir lá para baixo largar bolhas, etc...
 

Offline P. Cardoso

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 23 vezes
    • Rio Tinto
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:50 Terça, 25 de Fevereiro de 2020
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #13 em: 10:01 Domingo, 13 de Setembro de 2020 »
Boas, já foram dadas boas dicas, já dá para teres uma ideia.
Mas deves ter a certeza que queres mesmo comprar material novo, se por algum motivo não adaptares vais perder muito dinheiro.
Como já foi dito, segurança acima de tudo.
Leva sempre a faca de subrevivência, e nunca sair da água sem ter a arma em segurança, travada e desarmada.
Embora eu pessoalmente também concorde que nos primeiros mergulhos temos muito com que te preocupar e quanto menos {tralha} melhor, eu no teu caso não levava a arma.
Como em todas as pescas à sempre pequenos pormenores muito importantes, se conheceres alguém que te possa dar umas dicas era o ideal.
Paixão pela pesca sempre!!!
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciação à pesca submarina
« Responder #14 em: 15:09 Segunda, 14 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
se o objetivo for apanhar peixe vai-se à praça


esta é a pérola do ano
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]