collapse

Autor Tópico: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação  (Lida 6702 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« em: 10:22 Quinta, 03 de Setembro de 2020 »
Bom dia,
Tenho um atrelado que veio com o barco (usados) e apesar de ter documentos e matrícula, não encontro a chapa do fabricante.

O atrelado tem tara de 180Kg, é de 1991, registado em 1993 e matrícula começa por "C", que creio ser de Coimbra. O barco tem uns 4,30m.

No livrete diz que o fabricante é "A.F.B" modelo "400" e tem também um numero de "aprovação". O numero do quadro diz "001".

O barco + motor + atrelado têm uns 440kg, pelo que não o posso usar com matrícula do carro.

Ele realmente parece antigo e diria corresponder aos documentos. As medidas de pneumaticos sao ainda as antigas, etc. Mas até pode nao corresponder, certo?

Eu nao sei se todos os atrelados (antigos e novos) que tenham matrícula propria têm que ter uma chapa do fabricante e/ou uma chapa de homologação nacional. Mesmo que tivesse sido um particular a construir e a registar posteriormente ?

É que ja procurei pelo fabricante "A.F.B." (tal como diz no livrete) e não encontro isto em lado algum. Talvez com matrícula deva procurar na conservatória do registo automóvel de Coimbra quem o fabricou? E se tiver sido um particular ?

Tenho seguro para os documentos do atrelado, tenho-o anexado à carta verde também.

A questão é : Sendo um atrelado com matrícula, tenho que ter alguma chapa de identificação no atrelado para que nao tenha qualquer problema ?

Cumprimentos a todos
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #1 em: 14:37 Quinta, 03 de Setembro de 2020 »
olá companheiro, do que sei aqui vai:

o veiculo/reboque/semi reboque cujo o peso bruto exceda os 300 kg, é obrigado a ter matricula própria.
o "C" significa que foi registado em coimbra, esse detalhe é irrelevante...
sim os pneus têm que bater certo com o que está registado no DUA.
sim é obrigatório tem chapa de fabricante ou autocolante (como os da norauto) pk tem de "bater a bota com a perdigota" o k está no documento tem de estar no chassi.

atenção:
-ao peso bruto rebocavel do veiculo tractor, esse atrelado tem sistema de travão? existe essa distinção,
para não estares em excesso de peso (tens de ver o peso do barco mais a tara do atrelado). e ver o peso bruto rebocavel com travão ou sem travão
-o atrelado se for como a maioria dos que transportam barcos, na parte de trás muitos tem uns ferros para aumentar o comprimento do atrelado, cuidado pois para utilizar esse aumento, esse sistema tem de estar registado no DUA, e nada pode exceder o comprimento do atrelado, nem o motor...
 
espero ter ajudado >:D ^-^
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #2 em: 14:49 Quinta, 03 de Setembro de 2020 »
Obrigado pela resposta detalhada.

O conjunto do atrelado + barco + motor excede um pouco os 300kg logo ele tem matrícula própria. E tem.

A minha questão é que eu nao encontro no atrelado a chapa ou autocolante do fabricante, cujo nome nem consigo saber. Apenas consigo saber a marca e modelo que vêm no livrete (A.F.B. 400).

O peso rebocável indica ser até 650kg, mais do que o que transporto (cerca de 440kg incluíndo o peso do próprio atrelado).

Apesar de todas as características coincidirem com o que consta no livrete, eu não consigo saber quem é o fabricante para me fazer uma chapa ou autocolante, pois aquele já deve ter saltado com os anos. O atrelado é de 1991.

A minha ideia era tentar saber qual foi a empresa que o fabricou e saber se ainda está em actividade. Se não estiver, que faço ? Será que na conversatória constam o dados de quem o legalizou e fez atribuir uma matrícula própria ? No livrete tenho um "numero de aprovação".
« Última modificação: 14:55 Quinta, 03 de Setembro de 2020 por Kikero »
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #3 em: 15:02 Quinta, 03 de Setembro de 2020 »
so o imt te pode ajudar... se não conseguires contactar com o fabricante julgo eu...

em relação aos pesos, vou tentar simplificar mais (a ver se não baralho mais ainda)...:
-qual o pb que diz no documento? é os 600kg (se assim for, o que ele pode transportar carga até esse peso incluindo a tara do próprio atrelado)...
-se o peso do barco o motor e do atrelado são os tais 300 e poucos kg, óptimo encantado da vida não terás problemas.
-agora tens de ver no carro que vai servir de tractor quanto peso pode puxar com travão e sem travão...

-esse atrelado não precisa de inspecção pk o peso bruto é inferior a 750kg (segundo informação disponivel 600kg), mas precisa de seguro próprio porque tem matricula própria (se estivesses a usar a matricula do carro, o seguro teria de emitir nova carta verde a mencionar a utilização de um atrelado... mediante pagamentos de acertos)...

espero ter ajudado >:D ^-^
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #4 em: 15:16 Quinta, 03 de Setembro de 2020 »
O peso bruto, segundo o livrete são 650Kg. Ora, o atrelado tem tara de 180kg + 240kg (barco) + 60kg (motor) + palamenta (20kg?)= 500kg.
Eu tenho seguro para ele já feito e a indicação na carta verde de que o carro transporta aquele atrelado. Essa parte está toda tratada.

Só não encontro a chapa ou autocolante do fabricante ! E não estou a conseguir saber quem é e se ainda se encontra em atividade.

Pedro no livrete dele e dirijo-me ao IMT ?
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #5 em: 17:27 Sexta, 04 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Pedro no livrete dele e dirijo-me ao IMT ?

provavelmente será a melhor opção, aí nao te sei ajudar
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #6 em: 17:48 Sexta, 04 de Setembro de 2020 »
Qual é a matrícula do reboque?
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Mané

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 49 vezes
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #7 em: 23:59 Sexta, 04 de Setembro de 2020 »

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


IMT Online

Guarda o que comer não guardes o que fazer.
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #8 em: 11:54 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
O que posso fazer com o link do IMT ? Eu necessitava saber os dados do 1º registo e legalização do atrelado. Será que esses primeiros dados terão alguma informação sobre o fabricante ?

Os dados atuais deverão somente indicar o atual proprietário que serei eu. 
Será que fornecem algo mais ?
« Última modificação: 12:04 Segunda, 07 de Setembro de 2020 por Kikero »
 

Offline Mané

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 49 vezes
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #9 em: 12:51 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É que ja procurei pelo fabricante "A.F.B." (tal como diz no livrete) e não encontro isto em lado algum

Existe uma Metalmeccanica AFB (Itália).

No geral, eu faria uma inspeção mecânica que se preocupa-se com:
- corrusão e soldaduras;
- rolamentos, substituir se necessário;
- rodas;
- geometria da estrutura.
(não complico mais!)

Com livrete e seguro, e o IMT não ter definido inspeção para esse reboque (a nível nacional, mas na Europa é desde 2017), e se a mecânica estiver boa, e se não se houver mais "ses", penso que é de puxá-lo para cargas menos valiosas.

Tento-me pôr na situação, e uma idéia seria comparar um novo com retoma do usado!

Espero ter ajudado.
Guarda o que comer não guardes o que fazer.
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #10 em: 13:07 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
É um bom indicador. Poderá ser esse o fabricante "Metalmeccanica AFB (Itália)"

O atrelado tem as soldas em bom estado, pneus bons, rolamentos, etc. Parece-me estar perfeitamente apto para o transporte do barco e uma vez que não posso adquirir um atrelado novo neste momento (€), queria apenas fazer o que é necessário para estar tranquilo com as questão de obrigatoriedade da chapa do fabricante.
O atrelado está inclusivamente a ser pintado para melhor protecção e aspeto. Não que estivesse podre...

Vou entrar em contacto com o fabricante Italiano. Pode ser que me dêm alguma informação importante !

Obrigado

 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #11 em: 13:41 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
Boas

Já experimentaste questionar um centro de inspeções?
Apesar desse reboque não precisar de inspeção, podem saber informar do que é preciso para o legalizar, mesmo sem saberes quem é o fabricante, podes declarar que é de construção particular e com uma inspeção podes legaliza-lo.

Isto agora sou só eu a pensar alto, mas se tem documentos, matrícula e seguro, não estarás a preocupar-te em demasia?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #12 em: 14:34 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
Correto. Tenho documentos, matrícula e seguro. Já me disseram que me estou a preocupar demasiado com o tema.

Contudo, não tenho como associar os meus documentos ao meu atrelado. E isso pode ser um problema, digo eu...

A unica coisa que queria fazer é colocar lá a chapa ou autocolante do fabricante com os dados do livrete.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #13 em: 18:20 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
Veja se serve
« Última modificação: 19:02 Segunda, 07 de Setembro de 2020 por Rider »
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Kikero

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Quinta, 03 de Setembro de 2020
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #14 em: 18:31 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
Boa tarde,

OK, pensei que me fosse enviar por mensagem privada. Se puder apagar...agradeço ;)

Essa informação eu tenho-a comigo e corresponde ao livrete. Mas não indica o fabricante, apenas a marca (que até poderia ser o fabricante) e modelo.

 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #15 em: 18:33 Segunda, 07 de Setembro de 2020 »
Não conseguia mandar por mensagem.
Apagar só se for o moderador, eu não consigo
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline HSP1960

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:53 Sábado, 30 de Maio de 2020
Re: Atrelado com documentos mas sem chapa de fabricante/homologação
« Responder #16 em: 16:43 Domingo, 08 de Maio de 2022 »
Os atrelados anteriores a 1 de Fevereiro de 2011, não precisão de ter chapa com as caracteristicas do fabricante, só a partir dessa data é que entrou em vigor o Regulamento (UE) n.o 19/2011 relativo às prescrições para homologação das chapas regulamentares do fabricante e do número de identificação do veículo de veículos a motor e seus reboques e o  Regulamento (EU) n.o 249/2012 altera o Regulamento (EU) n.o 19/2011 introduzindo a possibilidade de os fabricantes de veículos utilizarem rótulos autocolantes para o fabrico das chapas regulamentares. Sendo anterior a isso não é necessário ter espero ter ajudado
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]