collapse

Autor Tópico: Pesca a bóia  (Lida 2288 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaofspaiva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 17 de Agosto de 2020
Pesca a bóia
« em: 20:54 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Boas, estou me a iniciar na pesca (bóia, piao...)

Como tal não percebo nada de linhas... Que linha recomendam para madre e estralhos?
Queria saber tipo de fio, espessuras e marcas sff
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca a bóia
« Responder #1 em: 21:05 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Muita gente usa multi no carreto, eu uso uma linha que tenha boa resistência à abrasão. Uso a algum tempo uma linha da Amorim, mas não sei o nome, a bobine é cinzenta, em 0.30 mm.
Nos estralhos fluorcarbono da máxima 0.18mm, 0.20mm e 0.22mm.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Pesca a bóia
« Responder #2 em: 22:38 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Em relação ao mono/multi no carreto, é uma questão de gosto pessoal, é experimentares... Eu comecei com mono e agora pesco sempre com multi, com excepção em pescas finas às tainhas ou às vezes aos Carapaus que pesco directo.
No estralho uso TORAY, 0,18 a 0, 24 dependendo das condições.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca a bóia
« Responder #3 em: 07:42 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No estralho uso TORAY, 0,18 a 0, 24 dependendo das condições.

Que feedback tens desse fio? Comprei uma bobine 0.34 para experimentar, pareceu-me bom
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Pesca a bóia
« Responder #4 em: 13:57 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Ainda não experimentei tudo, mas atrevo-me a dizer que será dos melhores fios do mercado, para o meu gosto claro. Super resistente ao nó e abrasão, medidas reais, só sái de titular à bóia se alguém me puser nas mãos um melhor. O que já fiz com o 0,198, deu-me uma confiança brutal neste fio. Encomendei 0,32 para experimentar ao fundo, mas ainda não foi a testes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca a bóia
« Responder #5 em: 14:16 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda não experimentei tudo, mas atrevo-me a dizer que será dos melhores fios do mercado, para o meu gosto claro. Super resistente ao nó e abrasão, medidas reais, só sái de titular à bóia se alguém me puser nas mãos um melhor. O que já fiz com o 0,198, deu-me uma confiança brutal neste fio. Encomendei 0,32 para experimentar ao fundo, mas ainda não foi a testes.

Obrigado. Já me tinham dito que sim que era um fio muito bom, tanto que comprei uma bobine para testar. A desvantagem é mesmo o preço se comparado ao yuki zr seaguar que é um fluor mesmo muito bom. Sendo assim tb não estou arrependido. Sábado já o estreio
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline kunga007

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Parede
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:30 Terça, 09 de Junho de 2020
Re: Pesca a bóia
« Responder #6 em: 10:13 Domingo, 11 de Outubro de 2020 »
Não me levem a mal, até porque sou newbie nestas coisas e o meu comentário é baseado noutras situações, mas o que sinto é que a malta recomenda fios ou marcas com as quais tiveram boas pescarias e sucessos isto porque é extremamente dificil comparar duas medidas iguais já que os peixes são diferentes, a recolha é diferente, o mar e a reação do peixe sãodiferentes ... ou seja as comparações entre um fio e outro deviam ser feitas para exactamente as mesmas condicoes (peixe, comportamente, e processo de captura) o que é virtualmente impossível. Num pode ter roçado mais na rocha e noutro ate mais pesado pode ter vindo mais a peso, noutro o acondicionamento do fio não foi o melhor e deteriorou-se...

É que procuro tb um bom fluorcarbono mas não sei o que escolher já que há milhares de marcas etc... just my two cents, não levem a mal mas é o que sinto.
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Pesca a bóia
« Responder #7 em: 13:01 Segunda, 12 de Outubro de 2020 »
Tenho lido alguns tópicos com alguma atenção... e chego à conclusão, que é mais importante espetar uns piercings nos peixes, que metê-los cá fora... Utilizarem caniços de 6m com linhas de estralho tão finas, faz-me uma certa confusão... mas cada um é que sabe...
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca a bóia
« Responder #8 em: 13:29 Segunda, 12 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho lido alguns tópicos com alguma atenção... e chego à conclusão, que é mais importante espetar uns piercings nos peixes, que metê-los cá fora... Utilizarem caniços de 6m com linhas de estralho tão finas, faz-me uma certa confusão... mas cada um é que sabe...

É porque nunca viste o Sargo veado a usar canas de 6m com 0.16/0.18 ou menos 😛 peixe bem trabalhado e com recurso a camaroeiro/rabeca por vezes faz a diferença
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kunga007

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Pesca a bóia
« Responder #9 em: 14:10 Segunda, 12 de Outubro de 2020 »
O problema é que muitas vezes para espetar uns piercings no peixe tem mesmo de ser com linha fina, se for com linhas demasiado grossas nem tocam quanto mais cravar-lhes uns brincos.
O tamanho da cana nada tem que ver com diâmetros de linhas e afins, o tamanho da cana é mesmo para contornar obstáculos, experimente pescar num pesqueiro raso cheio de pedras a meio caminho com uma cana de 3m e vai perceber que o comprimento extra faz toda a diferença.

Eu gosto muito mais de pescar com mono no carreto que multi, o chato é mesmo ter de se aumentar o diâmetro no carreto para não perder tanto material, o mono aguenta muito mais o atrito nas pedras que o multi e para mim sinto que prende muito menos em lapas e mexilhão, gosto muito mais embora ultimamente tenho usado multi porque pesco com boias leves e em dias de vento com uma linha grossa no carreto o vento pega-lhe muito e está sempre a arrastar a boia.
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Pesca a bóia
« Responder #10 em: 14:40 Segunda, 12 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho lido alguns tópicos com alguma atenção... e chego à conclusão, que é mais importante espetar uns piercings nos peixes, que metê-los cá fora... Utilizarem caniços de 6m com linhas de estralho tão finas, faz-me uma certa confusão... mas cada um é que sabe...

É porque nunca viste o Sargo veado a usar canas de 6m com 0.16/0.18 ou menos 😛 peixe bem trabalhado e com recurso a camaroeiro/rabeca por vezes faz a diferença

Não faço ideia quem é a pessoa aqui em questão... Mas como disse em cima, a pesca, fica ao critério de cada um... mas também se sabe, encher arcas é que é bom...
 

Offline Tomás Monteiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 186
  • Agradecido: 12 vezes
  • Gradeiro Profissional
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:16 Segunda, 13 de Julho de 2015
Re: Pesca a bóia
« Responder #11 em: 14:48 Segunda, 12 de Outubro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho lido alguns tópicos com alguma atenção... e chego à conclusão, que é mais importante espetar uns piercings nos peixes, que metê-los cá fora... Utilizarem caniços de 6m com linhas de estralho tão finas, faz-me uma certa confusão... mas cada um é que sabe...
Pescar com linhas finas pode não ser para todos, mas a verdade é que é uma pesca muito mais técnica e prazerosa, dependendo também obviamente do pesqueiro e das condições em questão, no entanto devemos sempre pescar o mais fino que os mesmos permitirem.Não se utiliza um 0,16 ou até um 0,14 só "porque sim", especialmente em condições de água aberta, claridade e peixe a comer mal faz TODA a diferença. A maioria da malta está habituada a pescar 0.grosso e a rebocar o peixe. As diferenças são notórias em termos de toques e de peixe ferrado, acho que só experimentando é que a malta tira as ideias pré concebidas da cabeça. É uma pesca que tem de se ter mais cuidado e usar cana e drag para trabalhar o peixe, mas quando a malta percebe as vantagens não quer outra coisa
Abraço
« Última modificação: 14:51 Segunda, 12 de Outubro de 2020 por Tomás Monteiro »
 

Offline joseferreira77

Re: Pesca a bóia
« Responder #12 em: 16:21 Segunda, 12 de Outubro de 2020 »
também há muito aqui para se dizer.
pescar fino, é pescar ao nível do mar. normalmente com bóias finas, anzois mais pequenos, condições de mar menos bruto no local.  é a pesca de saltar de pedra em pedra à procura dos buracos com peixe, ora saltando para uma pedra, ora metendo uma colher de engodo.
é uma pesca bastante exigente em termos de conhecimentos dos pesqueiros, do estado do mar, e a maneira como o peixe se encontra ou se atrái, e depois até como encalhar, ou meter o chalavar.

pescar grosso, não é uma pesca inválida, até longe disso. em altura, onde não há como ter pescas finas, é o que se tem que fazer.  depois, da madre de 0-grosso ou multi, o estralho em si, tem que aguentar o que se quer trazer para cima, ou o cesto para lá o ir buscar. aí, o saber dos pesqueiros e do mar, vale muito. as pedras por onde o estralho vai roçar, condiciona muito também.

em altura é onde ainda ando a aprender. é uma pesca que raro faço, pois procuro sempre estar lá em baixo, ou então se o mar não permite, não pesco.  na mochila anda sempre um 0,18 seaguar red label, 0,22 da daiwa, e um 0,30 da daiwa. tudo fluor.  se meto um pião de mais de 20g é logo com o 0,30. se é boias abaixo, brinco com os outros primeiro para ver como me safo. mas sacrifico os metros primeiro antes de meter mais grosso.  ja na madre, se sei que vou lançar o pião, vai com multi.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JORGE RODRIGUES

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca a bóia
« Responder #13 em: 18:20 Segunda, 12 de Outubro de 2020 »
Pesco em altura por vezes, e o mais grosso que vou no fluorcarbono do estralho é 0.24mm, isto claro está a pescar ao pião e ao tento.
Imprescindível para mim é a rabeca.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline DrJeckyl

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:20 Domingo, 11 de Outubro de 2020
Re: Pesca a bóia
« Responder #14 em: 19:57 Segunda, 19 de Outubro de 2020 »
Falo exclusivamente pelos resultados que tenho.

Para o carreto podes usar um multifilar, eu pessoalmente tanto uso um 0.25 Power Masaru da Asari, como um 0.205mm da Sufix (8 braids).

Quanto ao empate dos anzóis, de momento tenho tinho bons resultados com um fluorcarbono da Seaguar, o Ace, com 0,26mm.

Cumprimentos
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por Usersd [Hoje às 11:56]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]