collapse

Autor Tópico: Embarcação MT para Slow Jigging  (Lida 2201 vezes)

Offline danielppduarte

• Boga
  • *
    • Malveira
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:05 Quinta, 27 de Agosto de 2020
Embarcação MT para Slow Jigging
« em: 14:20 Segunda, 31 de Agosto de 2020 »
Estimados Companheiros,

Acabei de adquirir material para iniciar a modalidade de Slow Jigging, tenho que ir molhar as amostras.

Como de momento costumo ir com um grupo de pica-pica, com barco encorado, e como já me deram uma dica para esquecer pescar assim, venho perguntar algumas dicas.

Qual o Mestre que me possam aconselhar, ou eventualmente uma equipa com uma vaga que queiram completar?

Vivo perto da Ericeira, mas posso ir desde Sesimbra ou Nazaré sem problema.

Abraço a todos e Obrigado,
DD

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Embarcação MT para Slow Jigging
« Responder #1 em: 15:06 Segunda, 31 de Agosto de 2020 »
Só conheço a go fishing
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: danielppduarte

Offline eau13356

• Robalo
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:21 Sexta, 16 de Setembro de 2016
« Responder #2 em: 15:43 Segunda, 31 de Agosto de 2020 »
Até eu fiquei com vontade de ir! Texto muito bem escrito:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Já alguém foi? Como é a embarcação?

Cumprimentos
Sérgio

Offline David12

• Marlin
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
« Responder #3 em: 17:11 Segunda, 31 de Agosto de 2020 »
É pesca que nunca pratiquei, apesar de ter muito curiosidade a go fishing saindo de Sesimbra ou Setúbal ou blue shark saindo de Lagos, são as pessoas com quem já falei!

Offline Ernesto Lima

« Responder #4 em: 17:16 Segunda, 31 de Agosto de 2020 »
Boa tarde Daniel.

Para além dos já referidos pode tentar também o Rui Santos, com a embarcação "Vertical", em Vila Nova de Mil Fontes. Veja aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline PMiranda

• Corvina
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
« Responder #5 em: 19:26 Segunda, 31 de Agosto de 2020 »
Até eu fiquei com vontade de ir! Texto muito bem escrito:

Já alguém foi? Como é a embarcação?

Cumprimentos
Sérgio

Fiz uma saida á 2 semanas que foi num semi-rigido com motor de 90cv.......parecia um foguete a deslizar pela agua!

Mas sei que também têm outras embarcações maiores, se bem e lembro têm 3 embarcações entre Sesimbra e Setubal!

Acho que escolhem a embarcação dependendo do lugar da pesca e numero de pescadores (agora limitado a 4 se não estou em erro)!

Os valores das saidas na GoFishing são mais elevados do que se praticam por ai, mas o que eles têm de diferente é a rapidez com que se colocam nos locais de pesca, o conhecimento dos pesqueiros certos e um conhecimento de pesca que está patenteado no blog peixepelobeicinho!

Na saida de à 2 semanas atrás demorámos 1h de Setubal até pesqueiros ao largo de Sines, quando em outra qualquer embarcação são provavelmente 2 a 3 horas para lá chegar. Outra diferença é que é muito raro se sair de lá com uma grade, pode acontecer mas é raro pois se em 30minutos de pesca não sair nada, sai-se dai e voa-se para outro pesqueiro!

Ou seja, é mais caro, mas dá mais horas de pesca nos pesqueiros certos! Atenção, com a GoFishing é pesca com amostras e jigs, nada de isca natural...e nada de pesca sentada, é para trabalhar jigs e amostras até os braços não aguentarem!

Eu inscrevi-me no curso de LRF mas por falta de pessoal suficiente a minha saida com eles foi pesca com jigs entre os 60 e os 80m...mas continuo na lista para o curso de LRF, se o companheiro Sergio se inscrever pode ser que nos encontremos por lá!
« Última modificação: 19:28 Segunda, 31 de Agosto de 2020 por PMiranda »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: eau13356, danielppduarte, Fernando_Santos

Offline pantao

« Responder #6 em: 22:56 Segunda, 31 de Agosto de 2020 »
...depois de ler o que aqui foi escrito nem sei que diga...
Mas vamos começar, como sempre o Ernesto disse o acertado :-) o Rui é top, controla muitíssimo bem a embarcação e conhece mt bem os fundos, daqui a 8 dias se o mar permitir vou fazer 400km para ir pescar com ele  ;D
Go fishing... o Ganchinho não faz slow jig e ponto. Faz light jigging. É uma excelente pessoa e tem sem qualquer sombra de dúvida a melhor loja de pesca do País dedicada ao Jigging. (pelo menos tinha até se ter chateado com a deepliner ) por outro lado consegue-nos material especifico para a modalidade que de outra forma teríamos nos que importar.
O facto da embarcação ser rápida é importante mas melhor que isso é saber controlar as derivas com o motor  ;) e este material não gosta de andar aos saltos nas viagens.
Slow jigging como deve ser feito no verdadeiro sentido do conceito posso te dizer que não somos mais que meia dúzia no País.
Daniel se tiveres interesse em aprofundar esta técnica podes um dia vir connosco mas o material que tens não serve, tens que aprofundar um pouco mais, 300-400-500-600m de profundidade...
Qualquer duvida estas a vontade

Offline danielppduarte

• Boga
  • *
    • Malveira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 00:56 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Muito obrigado Ernesto e Pantao!
Vou tomar nota do contacto...
Sim, desejo mesmo aprender sobre o Slow Jigging, gosto de apanhar peixe, mas neste caso é mais por hobby e gostar do mar.
E acredito quando diz que são poucos nesta modalidade. Tive muita dificuldade em me decidir no material por falta de conselhos nas várias lojas que consultei. Acabei por optar por um conjunto que me permita iniciar e usar na embarcada com o pessoal mais tradicional até conseguir conhecer e juntar-me com quem sabe.
Por isso sim, em breve espero poder ir com vocês, mesmo que não tenha ainda o material mais adequado, só para poder aprender, não me importo nada.
Grande abraço

Offline danielppduarte

• Boga
  • *
    • Malveira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 17:02 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Estimado Pedro Antão,
Era isto que seria preciso?
Abraço

Offline Ernesto Lima

« Responder #9 em: 18:58 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Boa tarde Daniel.

Relativamente a várias questões aqui referidas acerca de materiais, profundidades e mestres que possam de facto corresponder, apraz-me referir alguns pormenores, derivados do que até agora li, experimentei, errei, alterei, tornei a experimentar e etc..

Antes de mais devo referir, neste meu processo de aprendizagem, as consultas  que tenho feito (foram muitas e variadas), assim como as condições em que desenvolvo a minha prática, esta última questão, um dos principais factores para aquisição de materiais, tendo ainda em conta o melhor material possível, versus as capacidades monetárias para o adquirir, querendo isto dizer que, sendo o material extremamente importante e algo caro, parece-me haver hipóteses de democratizar esta forma de pescar, se tivermos algum cuidado. Caso as condições monetárias não sejam um problema, então sim..., o mundo do SPJ nas suas formas mais puras, e em quaisquer profundidades, não serão um problema. Só é preciso adquirir o necessário e andar para a frente.

Das consultas efectuadas e das leituras atentas que continuam a acontecer, estes são, para mim, os dois sites mais visitados. O 2.º, é de um amigo que, para além de ler, consulto sempre que tenho dúvidas.

1. O teórica e praticamente mais elucidativo: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

2. O também muito prático e elucidativo, com resultados muito bons: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (ver página do youtube).

Isto para não falar da quantidade de informação relacionada com anzóis, linhas, nós e etc., que qualquer pesquisa iniciada com a expressão "Slow Pitch Jigging", nos pode oferecer.

Como é que, para já, desenvolvo a minha prática?

Muitas vezes a solo, por vezes com um amigo, em embarcação própria e em "Free Drifting", ou seja, "à deriva", o que me obriga a escolher muito bem os dias em que vou, assim como, procurar profundidades até mais ou menos os 100 metros, para além das quais, até agora, ainda não pesquei.

Sobre o SPJ em Free Drifting, dento do 1.º site que referi, pode ler isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre.

Olhando o seu material, se for pescar à deriva, esse conjunto (game type b683 e oceajigger 1501hg), em dias de deriva muito fraca, poderão trabalhar muito bem até aos 80m, com jigs até 160gr. Se a deriva aumentar tem de pescar menos fundo porque aumentar o peso do jig vai ficar com uma acção demasiado lenta.
Posso dizer-lhe que eu, com a Game type B684, e com alguma deriva, já trabalhei bem a 94m, com amostras de 180g, mas se a deriva aumentasse mais, não valia a pena lá andar.
Quanto ao Ocea jigger 1501hg, até aos 100m, com pouca deriva, funciona, mais que isso, já é necessário mais carreto. E não estou a falar de capturas, mas sim de capacidade de animação de amostras, principalmente da cana.

Tudo o referido quer ainda dizer que com o seu conjunto, e à deriva, em dia em que esta é fraca, pescará bem até aos 80m; se estiver deriva mais forte, terá de pensar em diminuir a profundidade a que pesca. Mesmo em barco controlado com o motor, a trabalhar em cima do spot, esse seu conjunto terá alguma dificuldade em animar bem, amostras de 180g a mais de 80m.

Considerando o referido, pode dizer-se que, conforme a forma como pescar - Barco à deriva, ou estabilizado com o motor - e atendendo às profundidades a que pretenda pescar e aos exemplares que pretende capturar, terá de adequar o conjunto cana / carreto / fios / jigs (formatos, pesos, cores...) / anzóis e linhas. Tal obrigá-lo-à a ter vários conjuntos, tanto mais caros quanto maior a exigência.

Não consigo precisar quais os conjuntos, ou quantos, pretendi unicamente dizer que o conjunto que tem permite-lhe fazer SPJ, em determinadas condições. Se pretender aprofundar, como referiu o Pantão, terá de se virar para outros e, dificilmente, para só mais outro. Terá também de escolher muito bem as MTs, são poucas de facto.

Espero ter-me feito entender.

Vou sair e não tenho tempo de rever o texto, mas mais logo volto aqui para alguma questão que tenha levantado.

Cumprimentos

Ernesto

Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, kalvas, danielppduarte, PauloAlbertoSilva

Offline danielppduarte

• Boga
  • *
    • Malveira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 23:22 Terça, 01 de Setembro de 2020 »
Ernesto,

Muito obrigado pelo seu valioso tempo e grande ajuda!

Fiquei a saber como aproveitar da melhor maneira o meu investimento... E reduz a gama de amostras a comprar.

Espero poder retribuir de alguma maneira a vossa ajuda (Pedro também).

Quando comprei, sabia que era para iniciar e que de futuro terei que investir mais, a minha ideia é no fim do ano adquirir outro para mais profundidade.

A minha última dúvida para poder iniciar é sobre que linha comprar, estava a pensar entre 0,14 a 0,18 (o que uso no spinning) mas já li que usam a partir de 0,08 até 0,24.

Já conheço o site anglers secret, já li e vi quase tudo, também pesquisei alguma coisa em francês, espanhol e sites americanos. Aprender é um grande vício, mas sinto que agora tenho mesmo que praticar, porque muita informação acaba por confundir um pouco e é com a vossa experiência e ajuda que fico mais esclarecido.

Um grande abraço

Ps: já encontrei o contacto do Mestre Rui do barco, Vertical! Ainda não liguei, mas gostei muito do barco. Espero conseguir ir muito em breve e partilhar a minha primeira experiência.

Offline pantao

« Responder #11 em: 15:31 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Daniel
No conjunto que deixaste o link tem atenção a posição manivela do carreto, no caso é direita, eu só me entendo com esquerda.
As Canas Posseidon são muito boas, foram as primeiras desenvolvidas especialmente para esta técnica. Tem o senão de não terem evoluído e tens no mercado canas mais modernas.
Pesos de jigs podes te guiar por a bitola 10grs por cada 10m de profundidade.
É um dos maiores erros cometido por os comerciantes que não percebem nada disto, não olhes tanto para o peso do jig, olha para o tamanho e vê se vai de encontro ao que o peixe alvo procura/se alimenta habitualmente. Depois tens o formato que vai fazer a animação que pretendes ou não.
Fios...sempre o mais fino possivel, deixa de olhar para a espessura e pensa em PE. Nunca tive necessidade de utilizar PE superior a 2.5 e sempre da melhor qualidade possivel, o mesmo se passando com o leader. Aqui é literalmente gastar o maximo que a carteira permita, pois faz toda a diferença
Falas em videos americanos/franceses, não vejas mais! :-) não é slow jig, vais ver o chamado "pump like a man" que foge ao conceito inicial de slow jig.
A cana que compraste é uma boa escolha, mas errada para esta altura, pois está para chegar ao mercado a linha Ocea da shimano, mas isso agora quer é agua!

Offline danielppduarte

• Boga
  • *
    • Malveira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 17:35 Quarta, 02 de Setembro de 2020 »
Obrigado Pedro,
Comprei porque consegui um bom preço! O carreto comprei usado mas quase novo, com duas pescas, e cana por estarem a liquidar consegui um grande desconto... Para iniciar estou contente, mas o meu próximo conjunto será mais a sério, já mais adequado ao que realmente vou fazer e com quem.
Tenho fio multi masaru 12 0.18 da asari, vou montar e começar com esse, é o melhor que tenho.
Domingo vou pescar embarcado com o pessoal do fundo ancorado em Sesimbra, mas vou tirar um tempinho para testar a animação das amostras e claro o material.
E próxima etapa será ligar para o Mestre Rui para descer até Milfontes.
Grande abraço companheiros, é muito obrigado.
Ps: talvez mostre uma captura na segunda-feira.

Offline carlos filipe

• Corvina
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
« Responder #13 em: 17:58 Quinta, 03 de Setembro de 2020 »
boas Pedro e Restantes membros
não querendo entrar em conflito, não percebo o porque da afirmação das canas da poseidon (atenção que como sabes são das que tenho e que vou continuar a adquirir) não terem evoluido ?
em que baseias tal informação? ( para já não falar de que quando encontras/fazes uma boa vara... não vais estar a mudar todos os anos, ou és só mais uma marca a mudar para vender) não é bem esse o conceito
felizmente tivemos uma casa em portugal que pode representar / vender a deepliner, e por isso talvez mais conhecimento de quem é praticante. apenas e só isso.

em termos de vara, não reconheço nenhuma mais valia da deepliner em relação à poseidon, outras marcas melhores... ainda não consegui encontrar... nem fisicamente... nem em blogues da especialidade
em termos de jigs, no meu entender, anos luz atras da sfc. minha opinião...

em relação aos praticantes de slow jigging em portugal, não serão assim tantos, mas tb não serão bem meia duzia. e como "deve de ser", se calhar são mais do que aqueles que pensas... para fazer slow jigging, não é necessário pescar aos 300, 400, 500, 600... se calhar esses sim são meia duzia. e essa meia duzia que continue a fazer que ainda bem que há gente em portugal que tenta experimentar outros caminhos e que felizmente vai tendo algum sucesso.

daniel,
em relação ao link que deixaste eu tenho uma vara igual e tb carreto

a vara é para profundidades principalmente acima dos 120 metros, sendo que conseguirás ir muito além disso. mas depende muito de condições de mar e pesos que necessites de usar nos dias em questão.

em relação aos fios, o 0,18 dessa marca, é um "pouco grosso" e ensopa um pouco, quando o fores mudar pede opinião antes de comprares, alguém te vai poder ajudar numa melhor escolha, e que não te derreta a carteira. pelo que ouvi dizer, um dos bons fios que estará disponivel no nosso mercado, é da linha que o pedro estava a falar, da ocea da shimano, não sei quanto custará em portugal, mas lá fora anda na casa dos 145 euros 600 metros,mas esse eu ainda não experimentei.

Offline danielppduarte

• Boga
  • *
    • Malveira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 22:03 Quinta, 03 de Setembro de 2020 »
Obrigado Carlos,

Por acaso hoje passei em duas lojas de pesca e acabei por comprar linha da sufix 131, parece melhor que a asari! Depois fui ver a Loja que tanto se fala e comprei uma amostra deepliner... Tenho mesmo que colocar isso tudo na água.
Vi aquele anúncio mas não vou comprar, até porque só me interessava a cana, como disse o Pedro, carreto direito não dá para mim. Se aparecer uma oportunidade talvez compre já, senão vou esperar até ao fim do ano.

Abraço,
DD

* Tópicos Recentes

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por ffgsoares [18:09 Terça, 07 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por canivete [14:36 Terça, 07 de Outubro de 2025]

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [17:15 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [11:05 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por R Mendes [18:42 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]

Carta nautica portugal para garmin por Bino [17:40 Terça, 30 de Setembro de 2025]