collapse

Autor Tópico: Surfcasting ou spinning  (Lida 1687 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pescarias95

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:39 Segunda, 24 de Agosto de 2020
Surfcasting ou spinning
« em: 14:52 Segunda, 24 de Agosto de 2020 »
Boa tarde a todos , gostava que me ajudassem com a vossa opinião , eu sou novo aqui na página , apenas tenho alguma experiência em pescar a boia aos carapaus mas querendo iniciar noutra pesca e visto que gosto muito da pesca na praia gostava de saber qual o melhor a optar ou spinning ou surfcasting? A minha experiência em montagens também não é a melhor porque só faço aquela básica montagem da boia como referi , obrigado a todos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #1 em: 14:56 Segunda, 24 de Agosto de 2020 »
São duas pescas totalmente diferentes.
Assim deves ter em conta alguns pontos.
 - Locais de pesca.
 - Investimento.
 - Duração das jornadas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescarias95

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #2 em: 16:43 Segunda, 24 de Agosto de 2020 »
Espécies que gostarias de capturar??
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescarias95

Offline Pescarias95

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:39 Segunda, 24 de Agosto de 2020
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #3 em: 04:12 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Boa noite a ideia era pescar uns robalos e douradas ou até uns sargos ,
Obrigado a todos
 

Offline Pescarias95

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:39 Segunda, 24 de Agosto de 2020
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #4 em: 04:43 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Estava inclinado para o spinning pelo simples facto de me parecer mais básico a montagem ser apenas uma amostra e sem isco sem nada , mas acho mais interessante o surfcasting mas não sei se me iria safar visto ter tanta ciência
De me uma opinião
Abraço e obrigado a todos
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #5 em: 06:13 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Pois se optas pelo spinning já estás a retirar os sargos e as douradas da equação.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescarias95

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #6 em: 08:00 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Faz como eu, opta por ambos...
Enquanto esperas por um peixe no surfcasting vais fazendo spinning...sempre ajuda a passar o tempo. ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescarias95

Offline Raphael

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Agradecido: 32 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:22 Domingo, 09 de Julho de 2017
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #7 em: 09:47 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Boas! Tal como tu ja andei com essa duvida. Acabei por optar pelo spining pela conveniencia da pecsa em si.
Assim sendo vou deixar-te uma lista de pros e contras de cada pesca na minha ótica! Mas atenção! No spinin tas a pecar 99% ao robalo e baila embora muito....MUITO raramente possas tirar uma dourada, mas sargos esquece! Em alguns pontos do país onde elas andem podes tirar corvina real ou corvina rainha (weakfish).

Assim sendo no spining vai estar a pescar ao robalo e bailas,
- é uma pesca que fica cara, as amostras, principalmente as rigidas boas são caras (20€)
- é uma pesca onde vai perder material
- é uma pesca bastante gradeira mas quando apanhas um peixe, por norma, é peixe grande
- é uma pesca prática e leve. Facilmente chegasd ao pesqueiro e em pouco tempo tas a pescar
- não precisas de planear muito a pesca. Podes andar com o material contigo e se chegares um sitio porreiro podes montar a pesca e ir a eles
- é uma pesca sempre em movimento
- é uma pesca leve

Ao surfcasting:
- Os iscos nem são assim muito caros
- invetimento inicial mais em conta
- Também vais perder material, mas o furo na carteira não é significativo
- É uma pesca que requer planeamento previo. Principalmente para ter o isco certo na altura certa e à espécie que queres
- É uma pesca que da mais trabalha na preparação e trabalho de casa. Montar material, estralhos, fazer iscadas etc.
- Pode ser mais monótona. Lançar e esperar, claro que se pescares com 3 canas vais ter mais trabalho.
- Mais material para levar para o pesqueiro
- Tens uma taxa de sucesso MUITO maior e tens um leque muito maior de espécies que consegues capturar, mas tbm apanhas mais peixe miúdo.
- Dias de mar maior que não deixa pescar ao spining, consegues pescar ao surfcasting
- é uma pesca bacana para ir pa beira mar, lançar, e ficar no relax ou palheta com colegas, seja durante o dia a curtir o mar e a praia, quer durante a noite

Atenção alguns destes pontos são a minha opinião e alguns dos contras até podem um pro para ti.
Espero que a minha opnião te ajude e não te deixe mais indeciso ainda.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, Pescarias95, Xenas

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #8 em: 10:05 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Basicamente é isto, só não concordo com os pontos que vou destacar.

Inserir Citação (seleção)
Boas! Tal como tu ja andei com essa duvida. Acabei por optar pelo spining pela conveniencia da pecsa em si.
Assim sendo vou deixar-te uma lista de pros e contras de cada pesca na minha ótica! Mas atenção! No spinin tas a pecar 99% ao robalo e baila embora muito....MUITO raramente possas tirar uma dourada, mas sargos esquece! Em alguns pontos do país onde elas andem podes tirar corvina real ou corvina rainha (weakfish).

Assim sendo no spining vai estar a pescar ao robalo e bailas,
- é uma pesca que fica cara, as amostras, principalmente as rigidas boas são caras (20€)
- é uma pesca onde vai perder material
- é uma pesca bastante gradeira mas quando apanhas um peixe, por norma, é peixe grande
- é uma pesca prática e leve. Facilmente chegasd ao pesqueiro e em pouco tempo tas a pescar
- não precisas de planear muito a pesca. Podes andar com o material contigo e se chegares um sitio porreiro podes montar a pesca e ir a eles
- é uma pesca sempre em movimento
- é uma pesca leve

Ao surfcasting:
- Os iscos nem são assim muito caros
- invetimento inicial mais em conta
- Também vais perder material, mas o furo na carteira não é significativo
- É uma pesca que requer planeamento previo. Principalmente para ter o isco certo na altura certa e à espécie que queres
- É uma pesca que da mais trabalha na preparação e trabalho de casa. Montar material, estralhos, fazer iscadas etc.
- Pode ser mais monótona. Lançar e esperar, claro que se pescares com 3 canas vais ter mais trabalho.
- Mais material para levar para o pesqueiro
- Tens uma taxa de sucesso MUITO maior e tens um leque muito maior de espécies que consegues capturar, mas tbm apanhas mais peixe miúdo.
- Dias de mar maior que não deixa pescar ao spining, consegues pescar ao surfcasting
- é uma pesca bacana para ir pa beira mar, lançar, e ficar no relax ou palheta com colegas, seja durante o dia a curtir o mar e a praia, quer durante a noite

Atenção alguns destes pontos são a minha opinião e alguns dos contras até podem um pro para ti.
Espero que a minha opnião te ajude e não te deixe mais indeciso ainda.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Pescarias95

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:39 Segunda, 24 de Agosto de 2020
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #9 em: 14:21 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Boa tarde a todos, desde já muito obrigado pela vossa opinião e ajuda , eu estou a pensar seriamente em comprar um conjunto razoável de surfcasting e uma cana e carreto de spinning barata só para entreter e ver se dá alguma coisa , uma questão , qual dos tipos de pesca tem mais probabilidade de tirar peixe seja grande ou pequeno ? No spinning ou surfcasting ?
Muito obrigado
Abraço
 

Offline Pescarias95

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:39 Segunda, 24 de Agosto de 2020
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #10 em: 14:30 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
E mais uma questão desculpem e qual é o tipo de pesca que dá para tirar peixe durante mais meses ao longo do ano
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #11 em: 15:26 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Inserir Citação (seleção)
mais uma questão desculpem e qual é o tipo de pesca que dá para tirar peixe durante mais meses ao longo do ano

Tirar peixe não sei, mas pescar mais vezes é o spinning.

Inserir Citação (seleção)
qual dos tipos de pesca tem mais probabilidade de tirar peixe seja grande ou pequeno ? No spinning ou surfcasting ?

Diria Surfcasting.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescarias95

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #12 em: 15:36 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
mais uma questão desculpem e qual é o tipo de pesca que dá para tirar peixe durante mais meses ao longo do ano

Tirar peixe não sei, mas pescar mais vezes é o spinning.

Inserir Citação (seleção)
qual dos tipos de pesca tem mais probabilidade de tirar peixe seja grande ou pequeno ? No spinning ou surfcasting ?

Diria Surfcasting.

🤔 Spinning há que palmilhar a lançar e recolher até dar com eles, já no surfcasting sem uma correcta leitura do mar a possibilidade de captura está limitada ao factor sorte de lá passar algum tresmalhado, ou mesmo de montar ferro onde apeteceu para não carregar com o material e acertou no buraco da agulha. Diria mesmo que a pesca que dá mais possibilidade de tirar peixe ao longo do ano seja a bóia, muitas vezes com recurso ao engodo.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescarias95

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #13 em: 16:05 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Inserir Citação (seleção)
? No spinning ou surfcasting ?

Inserir Citação (seleção)
Diria mesmo que a pesca que dá mais possibilidade de tirar peixe ao longo do ano seja a bóia, muitas vezes com recurso ao engodo.

Se é para abrir o leque, diria que é embarcado.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Surfcasting ou spinning
« Responder #14 em: 18:24 Terça, 25 de Agosto de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
? No spinning ou surfcasting ?

Inserir Citação (seleção)
Diria mesmo que a pesca que dá mais possibilidade de tirar peixe ao longo do ano seja a bóia, muitas vezes com recurso ao engodo.

Se é para abrir o leque, diria que é embarcado.


Já levei grandes "banhos" na embarcada 😛 Spinning é muito gradeiro sem dúvida. Basta para tal que é dedicado a 1/2 espécies em específico. Surfcasting não é tão selectivo, ou pelo menos abre o leque de um sem número de espécies que se pode procurar, mas não é de todo uma garantia de peixe. O surfcasting tem a sua "magia", mas a complexidade na aparente simplicidade do spinning dá a cada captura um maior sentimento de conquista, na minha opinião.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]