collapse

Autor Tópico: tamanho do anzol  (Lida 7408 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
tamanho do anzol
« em: 21:28 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
Quando pescamos com boia fixa e a atividade de peixe (sargos pequenos e tainhas) mais ao menos de 300 gramas que n° de anzol e marca devemos usar.
É que quando pesco, quase sempre o anzol não vem com isco, mas eu tenho medo que pesa vir um peixe maior e devido ao anzol mais pequeno possa rasgar o labio do peixe e fugir. :(

 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #1 em: 22:03 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
o anzol pequeno apanha peixe grande e peixe pequeno... o anzol grande só apanha peixe grande. Assim, depende do que quiseres apanhar. Se o anzol vem sempre sem isco, ou vai mal iscado, ou há por aí muito peixe miudo a ratar isso tudo.
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #2 em: 09:55 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
para as tainhas amigo eu uso o anzol nº 9 ou 10 ;)
bora dar banho a minhoca
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: tamanho do anzol
« Responder #3 em: 10:39 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o anzol pequeno apanha peixe grande e peixe pequeno... o anzol grande só apanha peixe grande. Assim, depende do que quiseres apanhar. Se o anzol vem sempre sem isco, ou vai mal iscado, ou há por aí muito peixe miudo a ratar isso tudo.

Mentira......já apanhei um carapau com um anzol 6/0
(estou a brincar obviamente! Tens toda a razão no que dizes, mas a do carapau é verdade....foi numa embarcada em Setubal com pessoal do forum)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando pescamos com boia fixa e a atividade de peixe (sargos pequenos e tainhas) mais ao menos de 300 gramas que n° de anzol e marca devemos usar.
É que quando pesco, quase sempre o anzol não vem com isco, mas eu tenho medo que pesa vir um peixe maior e devido ao anzol mais pequeno possa rasgar o labio do peixe e fugir. :(



Os Vega Potenza n.6 são suficientes para esse tipo de peixe.
João Rodrigues
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #4 em: 10:50 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Quando pesco à boia e à chumbadinha e os exemplares são pequenos (na ordem das 300grs) utilizo anzois tamanho n.º 6 e 8.

Torna-se mais fácil de enfarpar o peixe miúdo, e se algum peixe maior lá for à isca se não ficar preso pelo lábio fica preso por dentro.

Não falha. ;)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #5 em: 10:50 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Pelos ensinamentos que me deram e pouca experiência que tenho, para apanhar tainhas é preciso preciso pescar muito fino, tenho visto e usado também boias de 10g ou menos, anzóis tamanho 10, e linhas 0,16 (tamanhos aproximados). São muito desconfiadas e mesmo assim nem sempre se conseguem ferrar. Mas é impressionante o que material tão fino consegue aguentar.

Se vais aos sargos com esse material, com as suas dentuças não sei se aguenta. Sem grande experiência, eu apontava para pescar mais grosso que para as tainhas: anzois 4 ou 6, com linhas 0,25. Os entendidos que me corrijam ;)

Convém direcionar um pouco a pesca ao peixe que se pretende apanhar.

E se andam aos miúdos, levem sempre régua para garantir que cumprem as medidas mínimas de captura, ou então façam catch&release para crecerem já treinados a vir ao vosso anzol ;)
« Última modificação: 10:53 Sexta, 30 de Maio de 2014 por Zé Maria »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #6 em: 11:26 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Então mas para quem querem tainhas e peixinhos pequenitos apanhados por anzóis minúsculos ?!! ??? ???
Nelson Peres
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #7 em: 12:12 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
O material que indiquei para a tainha não é para as pequenas. Quem me ensinou tira quileiras e maiores com esse material, e as poucas que já tirei eram todas grandotas  (bem maiores que de palmo).
Como disse, as gajas são muito desconfiadas.
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #8 em: 12:37 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então mas para quem querem tainhas e peixinhos pequenitos apanhados por anzóis minúsculos ?!! 

é para dar ao gato  :-)
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #9 em: 13:32 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então mas para quem querem tainhas e peixinhos pequenitos apanhados por anzóis minúsculos ?!! ??? ???
ja alguma vez pescas te as tainhas nelson?
elas tem a boca muito pequena e comem por succçao e para quem pensa que e muito facil pesca las engana se :-)
bora dar banho a minhoca
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #10 em: 14:48 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Concordo em absoluto com o companheiro Rasta.

A pesca das tainhas é muito dificil, pois é um peixe manhoso que ao mínimo toque do anzol retrai-se no ataque, e que nada muito à superficie da água.

Os beliscos de carapau ou de cavala são iscas muito boas para pescar tainhas e que utilizo no Tejo, porque fazem o anzol flutuar e largam gordura que atrai a tainha.

Há quem diga que as tainhas de mar se forem bem preparadas e grelhadas de certa forma tornam-se dificeis de distinguir do robalo.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: tamanho do anzol
« Responder #11 em: 15:33 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Obrigado pelos concelhos agora sei o que é preciso para os apanhar  >:D
 

Offline murgot5

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ponte lima
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:46 Segunda, 10 de Fevereiro de 2014
Re: tamanho do anzol
« Responder #12 em: 20:32 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Há quem diga que as tainhas de mar se forem bem preparadas e grelhadas de certa forma tornam-se dificeis de distinguir do robalo.
Aqui na zona chamam-lhe Negrão e há quem diga que é tão bom como o robalo.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #13 em: 20:41 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então mas para quem querem tainhas e peixinhos pequenitos apanhados por anzóis minúsculos ?!! ??? ???
ja alguma vez pescas te as tainhas nelson?
elas tem a boca muito pequena e comem por succçao e para quem pensa que e muito facil pesca las engana se :-)


Nunca, nem quero  ;D
Isto porque pesco muito no Arade e as tainhas que andam á babuja são nojente e comem toda a mer..... ;D daí não gostar dessa pesca.
Claro que se for uma daquelas do fundo mas de mar, já grandinhas para ir ao forno marcha que é uma delicia. De resto, dispenso....prefiro uma manha sem um toque
Nelson Peres
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #14 em: 21:23 Sexta, 06 de Junho de 2014 »
essas atunadas raramente ferram no anzol nelson e errado muita gente pensa que e so chegar e pimba e so apanhar [-X nao tem nada a ver
bora dar banho a minhoca
 

Offline Cesar Faria

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 3 vezes
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:44 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: tamanho do anzol
« Responder #15 em: 02:21 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
A pesca à tainha compõe a escola dos grandes pescadores de bóia, por ser um mugelideo, come fundamentalmente pequenas partículas em suspensão, sendo que por esse motivo as iscadas deverão ser muito pequenas, muitos pescam em competição com bóias de 1,5 grs. anzóis entre o 12 e o 24 e linhas 0,12 a 0,16.
Já para os sargos a minha pesca principal pesco frequentemente entre o número 3 a 3/0, e desengane-se quem pensa que o anzol mais pequeno é sempre mais eficaz na ferragem, se pensarmos que o anzol ferra quando vem a sair da boca rapidamente entenderemós que é muito mais fácil ferrar com um anzol maior do que com um mais pequeno, pois a largura do bico ao paralelo da haste é maior consoante o tamanho dos anzóis aumenta, pode é não ser adequado para determinadas iscadas ou tamanho de iscas a utilizar, o que faz com umas vezes opte por anzóis menores outra por maiores, claro está que com anzóis menores o trabalhar um peixe exige mais calma, logo mais tempo de lide, concluindo; a escolha do tamanho do anzol deve ser feita tendo em conta uma série de factores e nunca um só.
« Última modificação: 02:23 Sábado, 07 de Junho de 2014 por Cesar Faria »
Mar....a Paz em estado líquido.
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: tamanho do anzol
« Responder #16 em: 11:09 Sábado, 07 de Junho de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pesca à tainha compõe a escola dos grandes pescadores de bóia, por ser um mugelideo, come fundamentalmente pequenas partículas em suspensão, sendo que por esse motivo as iscadas deverão ser muito pequenas, muitos pescam em competição com bóias de 1,5 grs. anzóis entre o 12 e o 24 e linhas 0,12 a 0,16.
Já para os sargos a minha pesca principal pesco frequentemente entre o número 3 a 3/0, e desengane-se quem pensa que o anzol mais pequeno é sempre mais eficaz na ferragem, se pensarmos que o anzol ferra quando vem a sair da boca rapidamente entenderemós que é muito mais fácil ferrar com um anzol maior do que com um mais pequeno, pois a largura do bico ao paralelo da haste é maior consoante o tamanho dos anzóis aumenta, pode é não ser adequado para determinadas iscadas ou tamanho de iscas a utilizar, o que faz com umas vezes opte por anzóis menores outra por maiores, claro está que com anzóis menores o trabalhar um peixe exige mais calma, logo mais tempo de lide, concluindo; a escolha do tamanho do anzol deve ser feita tendo em conta uma série de factores e nunca um só.

É isso aí...
 

Offline Aristides Santos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Aprender de relance
    • Torre da Marinha
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: tamanho do anzol
« Responder #17 em: 12:21 Sexta, 15 de Agosto de 2014 »

Pesca ao Sargo

Caríssimo amigo, o anzol (preto) que utilizo para pesca ao sargo, são da marca Hayabusa com o N.º 6 e 8 dá para iscar com caranguejo, minhoca ou outro tipo de isco, por norma eu só pesco com caranguejo ao sargo, garanto que este tipo de anzol é bastante eficaz. Por vezes também utilizo o anzol (branco) da Tubertine N.º 5 série 2 com muitos bons resultados.

Um abraço.   
Deus Vixnu
 

Offline nelson sampaio

Re: tamanho do anzol
« Responder #18 em: 13:07 Sexta, 15 de Agosto de 2014 »
eu vario o tamanho consoante o isco
para pescar com minhoca uso Aberdeen numero 8 ou 6
para pescar com asticot uso numero 10 ou 12
 

 

* Tópicos Recentes

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 18:29]

Daiwa ou VEGA por FilipePC [Hoje às 17:07]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]