collapse

Autor Tópico: Ultrega  (Lida 2102 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaommf

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:18 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Ultrega
« em: 21:24 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
Boas pessoal,

andava com a ideia de,num futuro próximo (até Setembro/Outubro), adquirir um carreto ultrega para sufcasting. Hoje na loja onde usualmente compro isco o vendedor disse-me apenas mais um XSB a 120 eur. Acham que é de aproveitar?? O XSC é melhor? Acham que para o fim de Verão baixa de preço e se aproxima dos 120 eur? Vale a pena a diferença entre o preço dos dois nesta altura?
 

Offline nelson amaral

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 762
  • Agradecido: 58 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:47 Quarta, 12 de Março de 2014
Re: Ultrega
« Responder #1 em: 21:41 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
João,

O meu XSB custou-me na altura (em 2012) 125€, portanto a nível de preço está porreiro.

Quanto ao XSC baixar de preço até ao fim do Verão e descer para esses valores, não me parece...

Quanto ao XSC ser melhor que o XSB não o conheço o suficiente para dar uma opinião. Posso-te dizer quepessoalmente,  estou satisfeito com o XSB e com as suas 2 bobines.

Espero ter ajudado. Já agora aguarda que  hão-de aparecer mais opiniões de malta, que conheça os 2 e que te poderão dar mais algumas dicas.

 :fixe:

O que se leva desta vida é a vida que se leva...pesquem e sejam felizes
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Ultrega
« Responder #2 em: 21:54 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
Eu tenho um XSB (119€) e em breve pretendo comprar outro, ou então um XSC... tambem tenho essa duvida. Há vantagens em ter 2 iguais: um avaria e fica a servir de peças para o outro... as bobines dão para os 2 (creio que as do XSC tambem dão no XSB).
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ultrega
« Responder #3 em: 22:04 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
as bobines da shimano pretas servem para os 2, julgo que as originais de cada um tb servem.
tenho 2 xsb e para um fraco pescador como eu servem muito bem, não estou a ver-me a trocar muito cedo.
acho que o importante é que as bobines sejam compativeis entre ambos.

por 120€ o negócio é bom e não ficas mal, o xsc não sei...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ultrega
« Responder #4 em: 22:06 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
O xs.b é mais polivalente, mais... carreto . O xs.c mais leve, mais sensível, por isso só o uso na praia.
 Já se compra o xs.c por 150 paus com uma só bobine.
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Ultrega
« Responder #5 em: 22:08 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O xs.b é mais polivalente, mais... carreto . O xs.c mais leve, mais sensível, por isso só o uso na praia.
 Já se compra o xs.c por 150 paus com uma só bobine.

se as bobines do xsc derem no xsb e vice-versa, essas 150 mocas até nem é mau preço...
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ultrega
« Responder #6 em: 22:09 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
Eu pensei que o xsc era superior ao xsb, estou errado?  ???
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ultrega
« Responder #7 em: 22:14 Quinta, 29 de Maio de 2014 »
As bobines dão para os dois. :fixe:
Superior, não sei até que ponto, mas é notavelmente mais leve e o enrolamento muito mais lento e preciso. ::) ;)
 

Offline Bruno Duarte

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Sines/ Vila franca de xira
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:35 Segunda, 19 de Maio de 2014
Re: Ultrega
« Responder #8 em: 12:44 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Na minha opinião o xsc é melhor carreto mas mais sensivel que o xsb, para pescar só em areia é sem duvida melhor escolha... mais leve com um enrolamento muito melhor e isso traduz-se em lançamentos mais longos...
Já vi em algumas lojas on-line espanholas o xsc a 135 euros com uma só bobine de tamanho 3500, e acho que para quem pesca só em areia e com fios finos acaba por ser bom negocio já que a bobine 10000 não vai ser muito útil e a diferença de preço dá para  comprar uma bobine de baixa capacidade ....
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Ultrega
« Responder #9 em: 13:13 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Boas malta espero poder esclarecer ou dissipar alguma duvida, tenho 2 xsb e 2 xsc sendo um deles a versão competition (traz uma bobine 3500), esta versão de xsc alem de dizer competition e trazer esta bobine não me parece a primeira vista mudar em nada da versão normal (ainda só pesque com ele uma vez), confirmo que as bobines dão em todos eles podendo trocar.
Parece-me também desde o primeiro dia que os xsc têm um enrolamento de fio ligeiramente melhor que o xsb e sente-se que são um pouco mais leves na prática. No trabalhar do carreto tanto o xsb como o xsc são leves a enrolar, parece que a seco apenas com o carreto na mão ao dar á manivela que o xsb é mais leve mas na pratica o xsc depois de montado na cana é igual ou melhor que o xsb.

devo também dizer que na pratica e depois de montados nas canas e a pescar é que temos noção de certos detalhes como o equilíbrio de um carreto, o xsb tem o peso algo distribuído pelo corpo, o xsc tem o peso mais centrado no meio, isto pode não valer nada ou ser importante para alguns, o xsc devido ao equilíbrio parece mais leve do que é, o xsb parece exactamente o que é, na pratica este detalhe para mim é importante e influencia e muito o equilíbrio cana/carrete quando estamos a trabalhar o pescado durante vários minutos com linhas finas e alguma rebentação, rezando aos deuses todos e mais alguns para que aquela bela dourada de testa amarela não parta o 0,20,  o xsc é mais prazeiroso de se pescar e afinal não é o que conta?
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Ultrega
« Responder #10 em: 16:04 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Tenho uma duvida relativamente às bobines a utilizar. O xsb que é o que tenho vem com bobine 6000 e 10000. O 10000 leva mais fio, parece-me óbvio, mas será apenas essa a diferença? A nível de lançamento/saída de linha e outras características, se é que existem, as duas bobines tem performances idênticas? Pergunto isto porque quando ia encher de fio uma bobine fiquei na duvida qual deveria optar.
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ultrega
« Responder #11 em: 16:28 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas malta espero poder esclarecer ou dissipar alguma duvida, tenho 2 xsb e 2 xsc sendo um deles a versão competition (traz uma bobine 3500), esta versão de xsc alem de dizer competition e trazer esta bobine não me parece a primeira vista mudar em nada da versão normal (ainda só pesque com ele uma vez), confirmo que as bobines dão em todos eles podendo trocar.
Parece-me também desde o primeiro dia que os xsc têm um enrolamento de fio ligeiramente melhor que o xsb e sente-se que são um pouco mais leves na prática. No trabalhar do carreto tanto o xsb como o xsc são leves a enrolar, parece que a seco apenas com o carreto na mão ao dar á manivela que o xsb é mais leve mas na pratica o xsc depois de montado na cana é igual ou melhor que o xsb.

devo também dizer que na pratica e depois de montados nas canas e a pescar é que temos noção de certos detalhes como o equilíbrio de um carreto, o xsb tem o peso algo distribuído pelo corpo, o xsc tem o peso mais centrado no meio, isto pode não valer nada ou ser importante para alguns, o xsc devido ao equilíbrio parece mais leve do que é, o xsb parece exactamente o que é, na pratica este detalhe para mim é importante e influencia e muito o equilíbrio cana/carrete quando estamos a trabalhar o pescado durante vários minutos com linhas finas e alguma rebentação, rezando aos deuses todos e mais alguns para que aquela bela dourada de testa amarela não parta o 0,20,  o xsc é mais prazeiroso de se pescar e afinal não é o que conta?

Tenho os 2 carretos referidos no tópico (XSB e XSC), e concordo em absoluto com tudo o que foi aqui descrito pelo companheiro joao miguel c rocha.

Há 2 anos atrás comprei o XSB (2 bobines - 10000 e 6000) por €120, e comprei o XSC (2 bobines - 14000 e 10000) no inicio deste ano por € 200, pelo que o preço está dentro do razoável e habitualmente praticado.

Apenas acrescento que acho que o XSC é um carreto com enrolamento mais lento e perfeito que o XSB, e que tem mais força de drag.

Para o surfcasting de areia ambos são perfeitos para o que queremos.

Uma coisa que desconhecia, por nunca ter lido ou experimentado, era que as bobines são compatíveis.
Isso é mesmo assim
?
Os botões de drag são diferentes de um modelo para o outro.
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Ultrega
« Responder #12 em: 16:30 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
sim de resto é tudo igual, qual usar depende do fio que queres meter, quanto maior a espessura do fio maior a fundura da bobine (falando de forma simples).

por exemplo eu uso muito entre 0,20 e 0,25 até em mares mais batidos uso 0,25 raramente subo mais que isso hoje em dia há linhas tão boas que ao conheçer e ter confiança no material conseguimos pescar sem subir (fundo de areia) as minhas bobines preferidas são as 3500 porque leva de 0,25 sensivelmente 270m (não liguem a 100% ao que vem escrito nas bobines se querem ter enchimentos bem feitos)

se quiser usar um 0,45 provavelmente iria para a bobine de 10000 para levar os 300 metros, no caso de 300 metros ser pouco para fazer um bom enchimento enchia com outra linha menos boa ou mais grossa primeiro depois punha os 300m de 0,45.

em relação à diferença é mesmo as bobines de 10000 ou 6000 levarem mais fio (são mais fundas) e são de alumínio (um pouco mais pesadas)  de resto o enrolamento é feito pela oscilação mais lenta ou rápida do carreto e sendo o mesmo carreto é igual e a saída também (quando bem bobinado mas isso é igual em todas) pois são obrigatoriamente as duas do mesmo tamanho difere na fundura e não do diâmetro exterior da bobine.

a opção da bobine depende dos fios que se quer bobinar, basicamente medidas grossas bobines mais fundas para levar os mesmos metros de fio, não gosto de pescar com pelo menos 250m de fio até porque uso muitas vezes medidas muito finas e nunca se sabe o tamanho do que vai aparecer do outro lado, logo num 0,50 por exemplo iria para a 10000 para ter uns bons metros bobinados para trabalhar o peixe.
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Ultrega
« Responder #13 em: 16:37 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas malta espero poder esclarecer ou dissipar alguma duvida, tenho 2 xsb e 2 xsc sendo um deles a versão competition (traz uma bobine 3500), esta versão de xsc alem de dizer competition e trazer esta bobine não me parece a primeira vista mudar em nada da versão normal (ainda só pesque com ele uma vez), confirmo que as bobines dão em todos eles podendo trocar.
Parece-me também desde o primeiro dia que os xsc têm um enrolamento de fio ligeiramente melhor que o xsb e sente-se que são um pouco mais leves na prática. No trabalhar do carreto tanto o xsb como o xsc são leves a enrolar, parece que a seco apenas com o carreto na mão ao dar á manivela que o xsb é mais leve mas na pratica o xsc depois de montado na cana é igual ou melhor que o xsb.

devo também dizer que na pratica e depois de montados nas canas e a pescar é que temos noção de certos detalhes como o equilíbrio de um carreto, o xsb tem o peso algo distribuído pelo corpo, o xsc tem o peso mais centrado no meio, isto pode não valer nada ou ser importante para alguns, o xsc devido ao equilíbrio parece mais leve do que é, o xsb parece exactamente o que é, na pratica este detalhe para mim é importante e influencia e muito o equilíbrio cana/carrete quando estamos a trabalhar o pescado durante vários minutos com linhas finas e alguma rebentação, rezando aos deuses todos e mais alguns para que aquela bela dourada de testa amarela não parta o 0,20,  o xsc é mais prazeiroso de se pescar e afinal não é o que conta?

Tenho os 2 carretos referidos no tópico (XSB e XSC), e concordo em absoluto com tudo o que foi aqui descrito pelo companheiro joao miguel c rocha.

Há 2 anos atrás comprei o XSB (2 bobines - 10000 e 6000) por €120, e comprei o XSC (2 bobines - 14000 e 10000) no inicio deste ano por € 200, pelo que o preço está dentro do razoável e habitualmente praticado.

Apenas acrescento que acho que o XSC é um carreto com enrolamento mais lento e perfeito que o XSB, e que tem mais força de drag.

Para o surfcasting de areia ambos são perfeitos para o que queremos.

Uma coisa que desconhecia, por nunca ter lido ou experimentado, era que as bobines são compatíveis.
Isso é mesmo assim
?
Os botões de drag são diferentes de um modelo para o outro.

Sim é mesmo assim ;) os botões de drag são diferentes nunca experimentei o do xsc no xsb por acaso mas é possível que até funcione mas nunca pensei nisso, agora as bobines garanto que funcionam, nos 2 modelos podes trocar a vontade e ter um maior leque, eu tenho 9 bobines pois tenho 4 carretos desses mais 1 comprada a parte 3500 e quando não sei que mar vou encontrar levo tudo e só 2 carretos assim tenho um leque de bobines com diferentes características para enfrentar o que o mar me oferecer e funciona tudo.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Ultrega
« Responder #14 em: 16:42 Sexta, 30 de Maio de 2014 »
 Era o que pensava acerca dos diferentes tamanhos de bobines. Obrigado pelo esclarecimento :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [Hoje às 18:32]

Bullseye por Jorge.Marques [Hoje às 18:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:03]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por duas [Hoje às 14:47]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 10:56]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]