collapse

Autor Tópico: Ajuda para pesca embarcada  (Lida 884 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JoaoMiranda

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:17 Domingo, 20 de Outubro de 2019
Ajuda para pesca embarcada
« em: 22:54 Segunda, 27 de Julho de 2020 »
Boa noite amigos pescadores, gostaria de obter uma ajudinha, sexta feira vou me estrear no pesqueiro das galegas mas em relação a canas nao tenho nada para a pesca embarcada, o que tenho de canas é uma daiwa legalis seabass 3.30 e tenho uma telescópica de 4.20 com ação ate 120gr, tirando isso tenhos as de surfcasting. O meu receio é a daiwa nao ter força suficiente para levantar peixe no ar para puxar para dentro do barco, e a se 4.20 telescópica ser demasiado grande. Alguem pode ajudar na escolha? Obrigado desde ja e boas pescarias a todos
 

Offline tjbm

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 26 vezes
    • marinha grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:24 Domingo, 30 de Novembro de 2014
Re: Ajuda para pesca embarcada
« Responder #1 em: 23:13 Segunda, 27 de Julho de 2020 »
Tens aí vários problemas. A legalis não está preparada para pescar com o peso de chumbo que vais precisar, e a de 4,20 o mais provável é não conseguires sentir o peixe.
Ainda assim eu provavelmente levaria a legalis e pescava o mais leve possível talvez à ré do barco, não me parece que levantar o peixe seja problema, os maiores são apanhados com xalavar.
O ideal era arranjares alguém que te pudesse emprestar uma cana de embarcada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoMiranda

Offline JoaoMiranda

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:17 Domingo, 20 de Outubro de 2019
Re: Ajuda para pesca embarcada
« Responder #2 em: 23:46 Segunda, 27 de Julho de 2020 »
Ainda tenho uma outra da vega que usava para spinning em aguada doce mas essa julgo ser muito pequena pois so tem 1m80 😕
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda para pesca embarcada
« Responder #3 em: 10:32 Terça, 28 de Julho de 2020 »
Bom dia João Miranda.

Não sendo a cana adequada, penso que a Daiwa Legalis vai dar sem problema de maior. Isto porque:

1. Não tem de levantar peixe, pois como já referiram, é com o xalavar que se tiram os peixes maiores.
2. A acção de lançamento da daiwa legalis 3,30, segundo consultei, é entre 28 e 84g, podendo dizer-se que uma cana que supostamente lança e trabalha amostras até esse peso, ou mesmo peso inferior, aguentará perfeitamente uma pesca embarcada, deixando cair e subindo chumbadas de maior peso, pois não tem de as lançar, só largar e puxar. E tenha-se ainda em conta que a embraiagem do carreto deverá estar tarada para evitar grandes esforços.
3. Há quem use canas desse tipo para pescar à Dourada, à chumbadinha, na época da concentração para a desova.
4. Deverá ter cuidado em caso de prisão no fundo, evitando forçar com a cana e libertando a baixada à mão.
5. No caso das canas de spinning, a pescarem em embarcada, em barco fundeado, se tiverem acções de lançamento mais pesadas, certamente serão menos sensíveis a sentir o peixe a picar.

Portanto, acho que não ficará muito mal com a Daiwa. Quando puder ou quiser, então, o melhor, será procurar uma cana mais adequada, mas para já penso que não ficará mal.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 10:44 Terça, 28 de Julho de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoMiranda

Offline JoaoMiranda

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:17 Domingo, 20 de Outubro de 2019
Re: Ajuda para pesca embarcada
« Responder #4 em: 12:53 Terça, 28 de Julho de 2020 »
Muito obrigado, irei experimentar. Se partir la terei que arranjar outra. O que interessa é pescar 😁 cumprimentos
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para pesca embarcada
« Responder #5 em: 13:26 Terça, 28 de Julho de 2020 »
Boas,

Leva as duas, caso aconteça alguma coisa desagradável, no entanto, concordo com o que já foi dito.
Entre as duas, a daiwa de spinning será a mais adequada.
Tem um bom tamanho para pesca embarcada, o problema maior será a sua rigidez e sendo toda em carbono terás de ter cuidados extra quando a levantares na vertical para colocar o peixe a bordo, principalmente se usares chumbadas acima de 140gr.
Uma chumbada e 3 peixes mesmo pequenos pode ultrapassar facilmente 1kg de peso e quando colocamos a cana na vertical, muitas vezes já com a montagem toda recolhida e a bater na ponteira da cana, podemos facilmente exceder o ângulo máximo que a ponteira de carbono aguenta, no caso de uma cana de spinning será ainda inferior às ponteiras de carbono mais fininhas que se usam na embarcada.
Portanto, a ação da cana no caso da embarcada não será problemático, pois como disseram, não há lançamentos, apenas se deixa cair o chumbo, o problema é mesmo quando colocamos a cana na vertical com demasiado peso em suspenso ou em caso de prisão no fundo.
A sensibilidade também será um pouco afectada, requer mais concentração e esperar que o peixe não esteja num dia muito difícil, caso esteja, até podes ter umas surpresas agradáveis, pois vais deixar o peixe comer mais à vontade e arrisca-te a tirar peixe maior, poucos mas bons ;)
Agora, não deixes de ir por causa da cana, ou desmoralizar por veres os mais batidos a encher o balde, até  barcos cheios de malta batida, há sempre uns que sacam mais que outros.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoMiranda

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda para pesca embarcada
« Responder #6 em: 18:28 Terça, 28 de Julho de 2020 »
Deduzo que sendo a primeira vez  vais aos diversos o meu conselho em termos de material para comecar:
Montagens de compra com o diametro das linhas o mais fino possível, chumbadas entre 150 a 180 gramas para começo  um desembuchador , os hscos poderás optar pelo camarão  e ameijoa uma situação  a ter em causa vais pescar com montagens de 3 anzois  não  te precipites  um toque uma ferragem  aguardas outro toque outra ferragem deixa as coisas fluirem com calma  alguma dúvida  questiona


Cumps
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 18:18]

Cinnetic Raycast III por José Couto [Hoje às 18:07]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 17:34]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]