collapse

Autor Tópico: Carta marinheiro ou patrao local  (Lida 7728 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #15 em: 15:45 Sábado, 25 de Julho de 2020 »
Boas

As ER classe 5 a motor podem sair da barra até um máximo de 3MN do Porto de abrigo (entende-se que podem-se afastar 3MN da costa).
É bastante limitado para quem pensa pescar no mar, no Algarve então não sei se arranjam pesqueiros de jeito tão perto da costa, onde passam os arrastos todos os dias....

As ER classe 4 já podem ir a 20MN do Porto de abrigo mas limitadas a 6MN da costa.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #16 em: 16:13 Sábado, 25 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As ER classe 4 já podem ir a 20MN do Porto de abrigo mas limitadas a 6MN da costa.

São 25 MN do porto de abrigo na nova legislaçao .....não que faça muita diferença a essa escala  ;D

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Peço desculpa mas agora surgiu-me outra duvida. Se não tiver uma embarcação de no minimo classe 4 a carta de patrao local não serve para praticamente nada, a não ser para navegar à noite, certo? Pelo que eu percebi as ER de classe 5 não podem navegar na costa, ou estou errado?

Com uma embarcação classe 5 podes navegar na costa até ao limite máximo de 3 milhas de um porto de abrigo, 3 milhas pode não parecer muito mas estamos a falar de pouco mais de 5km. Para além disso permite pescar na area dos portos de abrigo, por exemplo uma embarcação de classe 5 não só pode pescar na costa até 3 milhas (5km) dos portos de abrigo de Faro ou Olhão, como na maior parte da Ria Formosa uma vez que segundo os Editais a Ria formosa faz parte dos portos de abrigo (dividida entre o de Faro e o de Olhão).
Claro que com uma embarcação de classe 4 o alcance é outro, uma vez que já permite navegar até 25 milhas de um porto e até 6 milhas da costa!

Quanto à carta de navegação, a carta de marinheiro permite-te governar embarcação de recreio (ER) até 12m de comprimento em navegação diurna à distância máxima 10 milhas de um porto de abrigo e 3 da costa.

Repara que nada impede alguem com carta de marinheiro de governar uma ER de classe 4 (ou qualquer outra classe) com menos de 12m de comprimento de dia! Só que está limitado aos "limites" da sua carta. Ou seja, se eu tenho carta de marinheiro posso governar uma ER classe 4 com comprimento inferior a 12m, desde que seja de dia, e só posso ir com ela até ao máximo de 10 milhas de um porto de abrigo e 3 da costa.
Já encartado com Patrão local posso tirar partido dos limites máximos de uma ER classe 4, que são 25 milhas de um porto de abrigo e 6 da costa.

A decisão de tirar Marinheiro ou logo Patrão local é pessoal!
Tirar direto Patrão local reqer um maior investimento inicial e uma dedicação significativamente maior a nivel de estudo, mas lá está permite logo desde o inicio ter uma maor autonomia
de distancia.
Tirar a carta de Marinheiro é mais barata e bem menos intensivo em termos de estudo,alem de permitir aprender e ganhar experiencia antes de avançar para patrão local e distancias de navegação maiores.....principalmente para quem nunca governou uma embarcação. Em contrapartida, comulativamente com Patrao Local, fica 20% a 40% mais cara do que Patrão local direto e têm que estudar (e fazer exame) duas vezes :)

Conheço pessoal que tirou Marinheiro e se arrependeu e 6 meses depois estava a tirar a de Patrão Local....e conheço outros que tiraram Patrão local e nunca sairam a barra de Lisboa ou a de Setubal, apesar de navegarem quase todas as semanas :) ....... lá está, é uma decisão pessoal e tem muito a ver com o objectivo!
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #17 em: 16:23 Sábado, 25 de Julho de 2020 »
Sim. Relativamente à carta já está decidido: Patrao Local e já não volto atrás...  ;D

Depois da carta vem a luta em procurar uma ER: se classe 4 ou 5.

Um problema de cada vez!!!  ;D ;D ;D

Obrigado pela vossa ajuda.

Agora vou-me preparar para ir a um surfcasting esta noite: não preciso de Barco!!!   ;D ;D ;D

Abraço a todos.

Emanuel
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #18 em: 13:20 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Malta,

Somente para agradecer as dicas. Acabei de passar com distinção na carta de patrão local.

Agora vem a segunda fase: o barco.

Abraço a todos e mais uma vez obrigado.

Emanuel
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #19 em: 14:58 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Parabéns! :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #20 em: 17:45 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Malta,

Somente para agradecer as dicas. Acabei de passar com distinção na carta de patrão local.

Agora vem a segunda fase: o barco.

Abraço a todos e mais uma vez obrigado.

Emanuel

Muitos Parabéns ! Tiraste onde? E qual a "matéria" mais difícil ?

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #21 em: 19:01 Sábado, 14 de Novembro de 2020 »
Tirei no grupo naval de faro. A materia mais dificil para mim foi toda, pois fui completamente em branco. Se escolhesse uma, diria que decorar as luzes, boias, balões e afins foi o mais complicado para mim.

Emanuel
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline Mané

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 49 vezes
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #22 em: 01:36 Domingo, 15 de Novembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tirei no grupo naval de faro. A materia mais dificil para mim foi toda, pois fui completamente em branco. Se escolhesse uma, diria que decorar as luzes, boias, balões e afins foi o mais complicado para mim.

Emanuel


Estás por tua conta, és livre.

Guarda o que comer não guardes o que fazer.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #23 em: 11:29 Domingo, 15 de Novembro de 2020 »
Parabens!

E sítio para deixar o barco já tens?

Aqui por Faro e Olhão não é fácil achar um lugar dentro de água.





 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #24 em: 14:17 Domingo, 15 de Novembro de 2020 »
Sim. Não é facil. Vou optar por colocar no verao nos fundeadouros na parte de fora e no inverno alugo um lugar dentro da doca de faro. Qdo estiver no fundeadouro o GN tem um sistema de transbordo que te leva e traz ao teu barco. No inverno eles alugam lugares na parte de dentro de malta que tira o barco para hibernar. Na epoca baixa é cerca de 60 paus por mês. É a unica forma. Não tenho como fazer de outra maneira.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [Hoje às 18:20]

Cana Daiwa por Mac77 [Hoje às 15:26]

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:02]

Um Bailarico no Surfcasting por duas [23:18 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Lubrificação das bobinas por Xenas [23:48 Quinta, 11 de Abril de 2024]