collapse

Autor Tópico: Carta marinheiro ou patrao local  (Lida 7660 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Carta marinheiro ou patrao local
« em: 23:56 Terça, 21 de Julho de 2020 »
Companheiros,

Estou a pensar tirar a carta de barco e comprar um barquinho. A minha duvida prende-se em tirar a de marinheiro ou patrao local. Isto porquê? Porque basicamente é para andar na Ria Formosa com a mulher e filha e fazer umas pescas na ria. Ora, tendo em conta a legislação posso ir a 3 milhas da costa (chega perfeitamente) e a 10 milhas de um porto de abrigo. Parece-me que 10 milhas dá praticamente para andar na ria toda sem problemas, mas não sei.

Existe algum sitio online onde possa ver as distancias entre portos de abrigo para perceber se a carta de marinheiro me chega para já ou terei mesmo de optar pela patrao local?

Abraço e obrigado pela ajuda.

Emanuel
 

Offline Cesar Dias

Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #1 em: 08:56 Quarta, 22 de Julho de 2020 »
Bom dia.

Também tenho andado a ponderar a carta de patrão local!
Pelo custo em sí, acho que não vale a pena as limitações da carta de marinheiro!

Até porque em alturas de bom tempo, é fácil querer ir um pouco mais além ;)

A listagem oficial dos portos de abrigo...
Lembro-me de cruzar com legislação em que referenciava essa listagem a ser publicada posteriormente... mas nunca a consegui encontrar!
Também gostaria de saber!
Cumprimentos,
César
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #2 em: 09:04 Quarta, 22 de Julho de 2020 »
Boas,

Não sei se a ria formosa tem legislação especifica, caso não tenha, poderás navegar em toda a ria com a carta de marinheiro, uma vez que são águas abrigadas, é como se estivesses sempre dentro de porto de abrigo, rio ou barragem.
A carta de patrão local tem inúmeras vantagens em relação à de marinheiro, tanto na potência e tamanho da embarcação ilimitados, como nas distâncias de navegação, navegação noturna, etc.
Acho que compensa sempre a diferença de valores.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #3 em: 16:30 Quarta, 22 de Julho de 2020 »
Obrigado pelas respostas. Pelo que li a de marinheiro da para embarcações até 12 metros e a potencia maxima é a que está certificada pela embarcação. Pelo que também vi, 3 milhas da costa são cerca de 5 km, por isso acho que é mais que suficiente. Mais que isso vou com quem sabe...  ;D. Até porque costumo fazer surfcasting e os meus lançamentos vão no máximo a 120-130 mts, por isso se estiver de barco a 1 milha já é mais do que se lançasse da praia...  ;D ;D ;D. O meu problema é se dentro da ria a distancia entre os portos de abrigo é suficiente, por isso era fantastico se existisse informação sobre isso. Se for como o Beto refere é TOP.

A carta de patrão local é o dobro do preço. É possivel tirar a de marinheiro agora e mais tarde fazer o resto das aulas, pagar mais 300 eur e tirar a patrao local? Ou quando se tira a patrao local, independetemente de já ter a de marinheiro ou não fica sempre o mesmo preço?

Sei que podia perguntar isso na escola, mas o nosso Forum Pesqueiro é sempre mais elucidativo...  :D ;)

Abraços e mais uma vez obrigado.

Emanuel
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #4 em: 16:52 Quarta, 22 de Julho de 2020 »
Boas,

A questão dos valores da carta terás sempre de perguntar na escola, pois pode variar de uns sítios para os outros, no entanto, não acredito que nenhuma delas te desconte o valor da carta de marinheiro, podem fazer uma atenção, principalmente se tirares na mesma escola onde tiraste a de marinheiro, mas nunca te vão descontar os 300€ da diferença nem perto.

Para o curso de patrão local, tens um número de horas de aulas obrigatório, independentemente de já teres carta de marinheiro ou não, tens sempre de frequentar essas aulas.
O valor do exame da AMN também é um valor fixo, independentemente de já teres carta de marinheiro ou não, por isso, não esperes grande desconto...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #5 em: 21:51 Quarta, 22 de Julho de 2020 »
É como o Beto diz, tudo o que ele referiu eu subscrevo. Dentro da ria pescas tranquilo com a de marinheiro, de dia apenas. O valor é fixo, nao ha descontos. Ha 3 anos tirei a de patrão local, tinha a mesma ideia que tu, apenas pescar no rio. Mas como o curso é quase todo igual, pela diferença de valor, 300€, e pelas vantagens que poderiam me fazer jeito mais tarde preferi pagar 600€ e ficar descansado.
Nelson Peres
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #6 em: 00:45 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Hum... bem me parecia que a malta do nosso forum bem me elucidava melhor!!! Falamos a mesma lingua...   ;)

Acho que vou seguir o vosso conselho. Faz sentido. É como tudo. Quando se começa é sempre aquela coisa: ah, só preciso para isto, mas depois... ui ui. Lá vem o vicio... ah, se tivesse agora a de patrao local...  ;D ;D ;D

Obrigado malta. Fizeram-me decidir.

Abraço a todos.

Emanuel

 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #7 em: 08:40 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Vou fazer uma pergunta, se alguém souber fico agradecido, sabem de documentos ( tipo .PDF ) onde se possa fazer download ou "sacar" da net de matéria que se dá nas aulas de patrão local ?
Ou algum livro que se compre ?

Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #8 em: 08:49 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou fazer uma pergunta, se alguém souber fico agradecido, sabem de documentos ( tipo .PDF ) onde se possa fazer download ou "sacar" da net de matéria que se dá nas aulas de patrão local ?
Ou algum livro que se compre ?

Abraço

Se é para ter uma ideia do que sai no exame tens:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto a manuais e material para estudo, cada escola têm os seus próprios materiais que disponibilizam aos seus alunos. Nunca encontrei nada disponivel "gratuito" na NET ;)


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline Cesar Dias

Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #9 em: 08:52 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Bom dia.
Algumas escolas publicam online o "indice" das materias abordadas nos cursos.
Embora não seja muito, é um bom ponto de partida para o que será necessário dominar.
A "literatura" normalmente é fornecida pela escola.

Espero ter ajudado

César
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #10 em: 13:09 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Eu tenho algures uma pen com o curso. Se alguém quiser emprestada posso ver se a encontro e envio.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline AndréCosta

Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #11 em: 14:18 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tenho algures uma pen com o curso. Se alguém quiser emprestada posso ver se a encontro e envio.
Agradecia, tenho um livro mas a matéria é muita e não separada por tópicos para cada carta.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #12 em: 16:48 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agradecia, tenho um livro mas a matéria é muita e não separada por tópicos para cada carta.

Dê uma olhada aqui:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Peko, Cesar Dias, AndréCosta

Offline AndréCosta

Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #13 em: 18:11 Quinta, 23 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agradecia, tenho um livro mas a matéria é muita e não separada por tópicos para cada carta.

Dê uma olhada aqui:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


👍👍Obrigado
 

Offline emaalm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 33 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Re: Carta marinheiro ou patrao local
« Responder #14 em: 13:17 Sábado, 25 de Julho de 2020 »
Peço desculpa mas agora surgiu-me outra duvida. Se não tiver uma embarcação de no minimo classe 4 a carta de patrao local não serve para praticamente nada, a não ser para navegar à noite, certo? Pelo que eu percebi as ER de classe 5 não podem navegar na costa, ou estou errado?

Já vi que as alterações de classes é uma dor de cabeça, pelo que precisava do vosso conselho nisso, para depois não tirar a carta de patrao local e comprar uma ER que não posso usufruir com a carta que tenho. É melhor comprar logo barco registado em classe 4, ou as classes 5 também poderão ir para a costa mas limitadas?

Mais uma vez obrigado.

Abraço

Emanuel