collapse

Autor Tópico: Material para SPINNING/CORRICO  (Lida 2517 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #15 em: 08:45 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Tenho tanto o sienna como o ninja e gosto muito dos dois, o sienna é uma máquina, tenho o modelo mais recente e o mais antigo, o mais antigo devido ao porta carretos da cana ter a abertura da parte de cima, o fio prendeu lá e conforme fui a lançar o carreto caiu de uma altura de 4/5 metros. Consegui ir lá busca-lo e até hoje continua a funcionar perfeitamente, e o drag é impecável principalmente do mais  lrecente
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: luisgpl

Offline luisgpl

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:43 Segunda, 13 de Julho de 2020
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #16 em: 09:03 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho tanto o sienna como o ninja e gosto muito dos dois, o sienna é uma máquina, tenho o modelo mais recente e o mais antigo, o mais antigo devido ao porta carretos da cana ter a abertura da parte de cima, o fio prendeu lá e conforme fui a lançar o carreto caiu de uma altura de 4/5 metros. Consegui ir lá busca-lo e até hoje continua a funcionar perfeitamente, e o drag é impecável principalmente do mais  lrecente

Pelo preço e pelo feedback acho q vou no sienna, para iniciar é melhor começar pelo barato..
se estragar compra se outro melhor.

Obrigado a todos pelas dicas!
 

Offline luisgpl

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:43 Segunda, 13 de Julho de 2020
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #17 em: 09:44 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Que acham desta lista?
Faltam chumbos e bombettes, depois compro pois não encontrei ai..

está a imagem como anexo, não consegui colocar de outra forma através do tele.

« Última modificação: 09:51 Sexta, 17 de Julho de 2020 por luisgpl »
 

Offline Cesar Dias

Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #18 em: 10:41 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Bom dia.

Ha aí coisas que nao necessitas.

Não necessitas de destorcedor se os teus clips já os tiverem.

Ao preço que tenho comprado os vinis Storm ja montados, nem me preocupo em comprar peças em separado e montar depois :)
Eu tenho precisamente vinis Storm 360GT Biscay e o preço montado é identico!
Rondam 6 eur o conjunto de duas amostras de 9Cm ou 8 EUR o conjunto de 2 de 12Cm. Ou seja 3 EUR ou 4 EUR cada.

Deve dar jeito ter cabeçotes e vinis separados quando for necessário reparar uma amostra.
So trocar o vinil, ou só trocar um cabeçote.

Um rolo de 350 metros de mono... ui isso é pra quantos anos?
Eu arranjei de 150m e a usar pontas de 50/60Cm não sei quando vai acabar :)

Chumbos e bombetes nao fazem falta no spinning!
O efeito do chumbo é assegurado pelo cabeçote do vinil.
O afundar da amostra rigida é assegurado pelo forma e tamanho daquela (colher) na frente dela. Em função do angulo da linha a agua e a velocidade com
que recolhes a linha, ela vai afundar mais ou menos.
Cumprimentos,
César
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: luisgpl

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #19 em: 11:51 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Vou levar em conta só a parte da pesca com amostras como a conheço. Não uso quaisquer destrocedores. Apenas o clip sem destrocedor. De bombettes nao percebo nada, mas a pesca com amostras é multi + leader + clip + amostra. Podes anular o leader e até mesmo o clip pescando duma forma mais "directa".

Acerca do drag, depende da forma de pescar. Eu uso pouco o drag. Para usar tem que a cana, os meus braços e pernas já não darem conta do recado e haver hipotese de algo ceder. Faz-me confusão ver algumas pessoas com peixe ferrado e parece que têm os pés colados ao chão. Ou ainda carretos a cantar com robalos de quilo. Mas são as opções de cada um... apenas me faz confusão.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: luisgpl

Offline luisgpl

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:43 Segunda, 13 de Julho de 2020
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #20 em: 12:50 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia.

Ha aí coisas que nao necessitas.

Não necessitas de destorcedor se os teus clips já os tiverem.

Ao preço que tenho comprado os vinis Storm ja montados, nem me preocupo em comprar peças em separado e montar depois :)
Eu tenho precisamente vinis Storm 360GT Biscay e o preço montado é identico!
Rondam 6 eur o conjunto de duas amostras de 9Cm ou 8 EUR o conjunto de 2 de 12Cm. Ou seja 3 EUR ou 4 EUR cada.

Deve dar jeito ter cabeçotes e vinis separados quando for necessário reparar uma amostra.
So trocar o vinil, ou só trocar um cabeçote.

Um rolo de 350 metros de mono... ui isso é pra quantos anos?
Eu arranjei de 150m e a usar pontas de 50/60Cm não sei quando vai acabar :)

Chumbos e bombetes nao fazem falta no spinning!
O efeito do chumbo é assegurado pelo cabeçote do vinil.
O afundar da amostra rigida é assegurado pelo forma e tamanho daquela (colher) na frente dela. Em função do angulo da linha a agua e a velocidade com
que recolhes a linha, ela vai afundar mais ou menos.


Os destorcedores são para ficar em stock, uma vez que volta e meio também faço surfcasting com material do meu pai e assim começo a ter umas coisas minhas..

O rolo foi o primeiro que encontrei, acho que a diferença para os mais pequenos era mínima em termos de custo, mas vou confirmar..

Os vinis ja montados com cabeçote nunca vi, acho que neste site não tem, mas se há era top arranjar, consegues mandar link?

Obrigado!
 

Offline snlp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 14 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:04 Quarta, 08 de Junho de 2016
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #21 em: 13:26 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho tanto o sienna como o ninja e gosto muito dos dois, o sienna é uma máquina, tenho o modelo mais recente e o mais antigo, o mais antigo devido ao porta carretos da cana ter a abertura da parte de cima, o fio prendeu lá e conforme fui a lançar o carreto caiu de uma altura de 4/5 metros. Consegui ir lá busca-lo e até hoje continua a funcionar perfeitamente, e o drag é impecável principalmente do mais  lrecente

Pelo preço e pelo feedback acho q vou no sienna, para iniciar é melhor começar pelo barato..
se estragar compra se outro melhor.

Obrigado a todos pelas dicas!

Nao sei em relacao ao 4000, mas tenho um 2500 e passado uns 6 meses aquilo ganhou muita folga. 'e fraco.
 

Offline snlp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 14 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:04 Quarta, 08 de Junho de 2016
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #22 em: 13:30 Sexta, 17 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vou levar em conta só a parte da pesca com amostras como a conheço. Não uso quaisquer destrocedores. Apenas o clip sem destrocedor. De bombettes nao percebo nada, mas a pesca com amostras é multi + leader + clip + amostra. Podes anular o leader e até mesmo o clip pescando duma forma mais "directa".

Acerca do drag, depende da forma de pescar. Eu uso pouco o drag. Para usar tem que a cana, os meus braços e pernas já não darem conta do recado e haver hipotese de algo ceder. Faz-me confusão ver algumas pessoas com peixe ferrado e parece que têm os pés colados ao chão. Ou ainda carretos a cantar com robalos de quilo. Mas são as opções de cada um... apenas me faz confusão.

Exactamente. Os meus peixes ate kilo quase que os reboco. Tambem me faz confusao dar tanta linha ao peixe, deve ser para dar mais emocao. :D
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #23 em: 12:05 Quarta, 12 de Agosto de 2020 »
Uma forma boa de calcular o cw real da cana, é usar a fórmula P(peso) / 50 para cw máximo e /250 para cw mínimo. Colocas a cana na horizontal e na ponta da linha vais adicionando peso até que ela vergue num ângulo de 90⁰ e divides esse valor por 50 e 250. Dessa forma chegas aos valores mínimo e máximo, assim como o peso real que a cana suporta a içar um peixe.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #24 em: 12:40 Quarta, 12 de Agosto de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma forma boa de calcular o cw real da cana, é usar a fórmula P(peso) / 50 para cw máximo e /250 para cw mínimo. Colocas a cana na horizontal e na ponta da linha vais adicionando peso até que ela vergue num ângulo de 90⁰ e divides esse valor por 50 e 250. Dessa forma chegas aos valores mínimo e máximo, assim como o peso real que a cana suporta a içar um peixe.

Boas,

Peso que uma cana suporta a içar um peixe...
Discordo de que se use a matemática. Por duas razões (e digo duas porque as outras podem ser discutíveis mas estas penso que não).

1 - O peixe debate-se, o que significa que um peixe de quilo pode mandar umas "sapatadas" que se estivesse preso a uma balança, poderia atingir picos talvez com o dobro do peso, tanto que a curvatura da cana altera-se logo com essas sapatadas. Portanto uma cana que ice um "saco de batatas" com 1kg poderá partir com um peixe de 1kg.

2 - Tudo depende de como o pescador iça o peixe... há muitas canas a partir... mas nunca é culpa do pescador, é sempre do fabricante ou do desalinhamento dos astros.

Por isso, o içar o peixe, vejo-o mais como algo decidido no momento. O peixe está já bem cansado? Não dá mesmo para ser de outra forma?
Vê por exemplo o CW... Quantos... mas quantos não dizem ter partido canas a lançar amostras em que o peso era metade do CW ?
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #25 em: 17:23 Quarta, 12 de Agosto de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma forma boa de calcular o cw real da cana, é usar a fórmula P(peso) / 50 para cw máximo e /250 para cw mínimo. Colocas a cana na horizontal e na ponta da linha vais adicionando peso até que ela vergue num ângulo de 90⁰ e divides esse valor por 50 e 250. Dessa forma chegas aos valores mínimo e máximo, assim como o peso real que a cana suporta a içar um peixe.

Boas,

Peso que uma cana suporta a içar um peixe...
Discordo de que se use a matemática. Por duas razões (e digo duas porque as outras podem ser discutíveis mas estas penso que não).

1 - O peixe debate-se, o que significa que um peixe de quilo pode mandar umas "sapatadas" que se estivesse preso a uma balança, poderia atingir picos talvez com o dobro do peso, tanto que a curvatura da cana altera-se logo com essas sapatadas. Portanto uma cana que ice um "saco de batatas" com 1kg poderá partir com um peixe de 1kg.

2 - Tudo depende de como o pescador iça o peixe... há muitas canas a partir... mas nunca é culpa do pescador, é sempre do fabricante ou do desalinhamento dos astros.

Por isso, o içar o peixe, vejo-o mais como algo decidido no momento. O peixe está já bem cansado? Não dá mesmo para ser de outra forma?
Vê por exemplo o CW... Quantos... mas quantos não dizem ter partido canas a lançar amostras em que o peso era metade do CW ?

Verdade 🙂 mas partir uma cana ao lançar uma amostra com metade do cw anunciado da cana, das duas uma: ou algo se passou (fio enrolado na ponteira, elemento mal encaixado ou com folga, elemento já estalado/rachado, etc); ou é de modo muito grosseiro que a marca colocou esses valores de cw (difícil, mas não impossível).
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #26 em: 17:37 Quarta, 12 de Agosto de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma forma boa de calcular o cw real da cana, é usar a fórmula P(peso) / 50 para cw máximo e /250 para cw mínimo. Colocas a cana na horizontal e na ponta da linha vais adicionando peso até que ela vergue num ângulo de 90⁰ e divides esse valor por 50 e 250. Dessa forma chegas aos valores mínimo e máximo, assim como o peso real que a cana suporta a içar um peixe.

Boas,

Peso que uma cana suporta a içar um peixe...
Discordo de que se use a matemática. Por duas razões (e digo duas porque as outras podem ser discutíveis mas estas penso que não).

1 - O peixe debate-se, o que significa que um peixe de quilo pode mandar umas "sapatadas" que se estivesse preso a uma balança, poderia atingir picos talvez com o dobro do peso, tanto que a curvatura da cana altera-se logo com essas sapatadas. Portanto uma cana que ice um "saco de batatas" com 1kg poderá partir com um peixe de 1kg.

2 - Tudo depende de como o pescador iça o peixe... há muitas canas a partir... mas nunca é culpa do pescador, é sempre do fabricante ou do desalinhamento dos astros.

Por isso, o içar o peixe, vejo-o mais como algo decidido no momento. O peixe está já bem cansado? Não dá mesmo para ser de outra forma?
Vê por exemplo o CW... Quantos... mas quantos não dizem ter partido canas a lançar amostras em que o peso era metade do CW ?

Verdade 🙂 mas partir uma cana ao lançar uma amostra com metade do cw anunciado da cana, das duas uma: ou algo se passou (fio enrolado na ponteira, elemento mal encaixado ou com folga, elemento já estalado/rachado, etc); ou é de modo muito grosseiro que a marca colocou esses valores de cw (difícil, mas não impossível).


Boas, se tiveres oportunidade procura um pouco nos grupos de facebook de pesca com amostras no UK. Eles parecem mestres na arte de partir canas :) :) :) e das mais variadas marcas e modelos. A verdade é que por lá até usam a cana para ver se a água é muito profunda. Têm muita alga e nem faço ideia do que as canas passam para desenrocar ou rasgar algas. Fora isto, não foram poucos os casos de canas partidas na primeira pesca. Canas que tinham sido compradas para substituir outras que se partiram. O cumulo foi a mesma pessoa partir 3 canas em 1 mês. E por isso eu digo que içar peixe tem a sua forma de fazer. Não sendo bem feito, deita por terra qualquer matemática ;)
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Material para SPINNING/CORRICO
« Responder #27 em: 18:51 Quarta, 12 de Agosto de 2020 »
Ganhasse eu o que eles ganham e se calhar tb não me preocupava em partir canas 😅

Brincar com a situação á parte, o içar peixe tem sempre que lhe diga. Em certas marcas até é comum vir nas especificações a relação entre o blank e a espessura máxima de fio a usar para que a resistência do fio seja sempre inferior á cana. Creio estar a dizer bem, isto nem sempre se consegue transmitir por palavras a ideia.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [Hoje às 16:31]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]