collapse

Autor Tópico: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12  (Lida 1087 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cesar Dias

Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« em: 19:46 Segunda, 13 de Julho de 2020 »
Ora boas tardes a todos.

Ainda estou muito verdinho nisto de pesca.
No meu caso, entrei pelo spinning.

Tenho uma amostra da Daiwa (Seabass minnow F12)
Ao lançar... parece-me que vai sempre as cambalhotas pelo ar até cair na água!
Ao puxar, parece-me que "nada" normalmente.... mas aquelas cambalhotas no ar, nao me parecem um comportamento normal!
Será falta de jeito? ou elas sao mesmo assim?
O sistema de esferas no interior não deveria fazer com que ela voa-se mais estável e a direito?

Até agora, so pesquei dois robalos!
Um é o que está na imagem do meu "avatar" e outro foi devolvido (teria uns 25/30 cm apenas).
Ambos foram com vinil!

Pelo andar da carruagem, acho que me vou ficar pelo vinil!
Parece-me que algo me está a falhar com as amostras rigidas!
Também é certo que a Daiwa que tenho usado é flutuante, e nao me cheira que os robalos venham cá a cima morder com mar de 1,5m/2m
Mas aquele voar as cambalhotas... nao me parece normal!
Ou será?

fica aqui uma imagem de "catalogo" da amostra em questão para que possam ver o tipo:
O meu modelo é de 12Cm, pelo que tem apenas 2 fateixas. De resto é isto.


Desde já obrigado.
César
Cumprimentos,
César
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #1 em: 20:02 Segunda, 13 de Julho de 2020 »
Há amostras que voam melhor que outras, essa não é conhecida pelas suas capacidades lançadoras. Poderá também ter a ver com a acção da cana que tens.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Cesar Dias

Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #2 em: 22:29 Segunda, 13 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Poderá também ter a ver com a acção da cana que tens.

A cana é 14-42gr
A amostra é de 20gr

Os vinis que tenho usado são também de 20gr e aquilo boa melhor e maior distância!

Talvez seja por ser das amostras mais baratas!
Não seja possível ter tudo. Não chegam a 7 EUR cada!
Ou isso, ou pouco jeito meu!

Posso sempre experimentar a de 14 cm e 25gr... Mas será que vale a pena!
Ou passar ao modelo a cima que ronda os 10 EUR
D'MINNOW SW 15cm/31gr
Terá um vôo melhor?


Obrigado a todos.
César
Cumprimentos,
César
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #3 em: 22:44 Segunda, 13 de Julho de 2020 »
As amostras boas lançadoras custam quase o dobro desse valor.
DUO Tide minnow 175
Megabass marine gang 140
Shimano silent assasin
Jackson atleth...........
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #4 em: 23:11 Segunda, 13 de Julho de 2020 »
Não conheço nem a cana nem essas amostras, mas, por exemplo, o fio também é importante e depois é o jeito… Não queiras fazer tudo de uma vez. Há amostras melhores e piores que outras, para lançar e para tudo o resto, contudo, cada amostra, vinil, cana, carreto, fio, força e direção do vento intervêm na jogada… É preciso insistir… Os lançamentos vão melhorando… há amostras em que as esferas ficam presas na cabeça quando deviam estar na cauda e são coisas desse género que a prática vai ensinando, um toquezinho e elas vão para o sítio certo. Há outras que são para esquecer ou as consegues modificar ou esquece. podes deitar fora. Da Daiwa duvido que seja o caso, já cá andam há muito tempo… Já agora, sim os robalos vêm à tona de água engolir as amostras e muitas vezes andam em sítios que se eu te mostrasse não acreditarias… os robalos são malucos de todo...
« Última modificação: 23:14 Segunda, 13 de Julho de 2020 por quink644 »
 

Offline Cesar Dias

Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #5 em: 08:25 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As amostras boas lançadoras custam quase o dobro desse valor.
DUO Tide minnow 175
Megabass marine gang 140
Shimano silent assasin
Jackson atleth...........

Ainda não estou psicológicamente preparado para pagar mais de 25 eur por uma amostra, até porque pesco essencialmente em zona de rocha
e ja pesquei uns quantos mexilhões e percebes :) :) :)
Volta e meia prende numa rocha (normalmente na fase final de recolha) e com um misto de jeito e força, lá vem um mexilhão ou percebe espetado numa fateixa :) :)
Assim que me sinta mais a vontade com estas... poderei escalar para algo do genero dessas!

Obrigado pelas sugestões.
Ficam na lista de "desejos" :)
Cumprimentos,
César
 

Offline Cesar Dias

Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #6 em: 08:44 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não conheço nem a cana nem essas amostras, mas, por exemplo, o fio também é importante e depois é o jeito… Não queiras fazer tudo de uma vez. Há amostras melhores e piores que outras, para lançar e para tudo o resto, contudo, cada amostra, vinil, cana, carreto, fio, força e direção do vento intervêm na jogada… É preciso insistir… Os lançamentos vão melhorando… há amostras em que as esferas ficam presas na cabeça quando deviam estar na cauda e são coisas desse género que a prática vai ensinando, um toquezinho e elas vão para o sítio certo. Há outras que são para esquecer ou as consegues modificar ou esquece. podes deitar fora. Da Daiwa duvido que seja o caso, já cá andam há muito tempo… Já agora, sim os robalos vêm à tona de água engolir as amostras e muitas vezes andam em sítios que se eu te mostrasse não acreditarias… os robalos são malucos de todo...

Fazendo as contas... foram 3 fins de semana/ 6 dias de saida a pesca.
Normalmente chego por volta das 5:30 aos locais/pesqueiros e venho embora por volta das 8:30/9:00
Terei tido sorte de pricipiante, pois normalmente passo o tempo todo a fazer experiencias de lançamentos para longa distância, pequena distância, tentar apontar para uma zona especifica... recuperar rápido, lento... lançar "plasticos", lançar vinis de varios pesos.
A coisa tem melhorado. Notei que o comportamento dessa amostra a voar é que se mantinha a mesma treta de cambalhotas pelo ar até cair!
Mas ja está explicado!

As capturas, terão sido por um pouco de sorte, pois aquele local na maré baixa revela uma especie de canal de uns 3 ou 4 metros entre rochas com alguns mais de comprimento em que se algum robalo la entrar, só há dois possíveis locais para essa entrada ou saída. Um local é-me inacessível o outro é bastante acessível :)
É aí que tenho andado nas experiencias (normalmente nas ultimas horas de enchente) e la apanhei dois (um com medida, outro não).
O curioso é que foram ambos com vinil!
Talvez deva concluir que aquele pesqueiro funciona melhor com vinil!
Será?

Cumprimentos,
César
Cumprimentos,
César
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #7 em: 10:06 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Quanto às cambalhotas da amostra podem ter várias causas. Desde à própria amostra ao resto do equipamento. O equipamento deve manter uma certa concordância. Ou seja, o pescar leve, não é apenas colocar uma amostra leve, é aligeirar tudo. Para compreenderes melhor... se uso amostras de 20gr, uso canas como a 5-30 ou a 10-30, uso multi 0.12mm, clips mais leves, e um leader entre 0.30 e 0.35mm. Tudo é modo a diminuir atrito/peso que a amostra "reboca" no lançamento.
O facto de teres melhor lançamento com o vinil... o vinil é maciço, a amostra rigida é oca, logo o vinil não é tão afetado no lançamento.
Quanto às capturas, como foi perto da PM, uma hipotese é eles poderem andar mais fundo e as tuas amostras rigidas não chegarem a profundidades em que não despertem a curiosidade aos robalos, mas os vinis sim. Mas é apenas uma hipotese.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Cesar Dias

Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #8 em: 13:02 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto às cambalhotas da amostra podem ter várias causas. Desde à própria amostra ao resto do equipamento. O equipamento deve manter uma certa concordância. Ou seja, o pescar leve, não é apenas colocar uma amostra leve, é aligeirar tudo. Para compreenderes melhor... se uso amostras de 20gr, uso canas como a 5-30 ou a 10-30, uso multi 0.12mm, clips mais leves, e um leader entre 0.30 e 0.35mm. Tudo é modo a diminuir atrito/peso que a amostra "reboca" no lançamento.

Também pode ser por aí...
Uso multi 0,20 e na ponta flurocarbono 0,35 (se nao estou em erro).
Ja ponderava trocar por algo mais fino, por notar um grande "balão" com vento ainda fraco!
Assim, tenho mais uma razão para experimentar algo mais fino!

Quando trocar, logo vejo o comportamento da dita cuja amostra!

Obrigado
« Última modificação: 13:04 Terça, 14 de Julho de 2020 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #9 em: 13:16 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não iria para mais fino, pelo menos para já. Eu pesco com 0.18 multi e 0.45 fluor e não acho muito…  pelo que estive a ver foste umas 6 vezes á pesca, isso não é nada… Ir cedo é bom, até o dia abrir, depois podes vir embora porque os ataques tornam-se muito mais raros, sobretudo nos dias de Sol aberto. Quando te habituares a essa pesca verás que não se perde muito material, passo semanas sem perder uma amostra ou vinil, é só questão de prática. Nos sítios onde pesco já sei o que vai acontecer à amostra, por onde ela vai e por onde vai sair. Pesco 95% na pedra e a minha primeira preocupação é ter onde encalhar o peixe, se não tiver um sítio onde encalhar o peixe não pesco lá...
 

Offline Nelsonrico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 188
  • Agradecido: 99 vezes
    • Évora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Domingo, 16 de Setembro de 2018
Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #10 em: 13:49 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Seabass minnow F12)
Olá César, eu comprei a Seabass Minnow 14F - Laser Katakuchi, parece um helicóptero, não compro mais nenhuma, nem abaixo nem acima deste modelo. 
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço
 

Offline Cesar Dias

Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #11 em: 13:52 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Seabass minnow F12)
Olá César, eu comprei a Seabass Minnow 14F - Laser Katakuchi, parece um helicóptero, não compro mais nenhuma, nem abaixo nem acima deste modelo. 


Realmente...
Um helicoptero a andar de lado, porque se fosse para cima ainda podia apanhar umas gaivotas :D :D :D :D

Cumprimentos,
César
Cumprimentos,
César
 

Offline Cesar Dias

Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #12 em: 14:00 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não iria para mais fino, pelo menos para já. Eu pesco com 0.18 multi e 0.45 fluor e não acho muito…  pelo que estive a ver foste umas 6 vezes á pesca, isso não é nada… Ir cedo é bom, até o dia abrir, depois podes vir embora porque os ataques tornam-se muito mais raros, sobretudo nos dias de Sol aberto. Quando te habituares a essa pesca verás que não se perde muito material, passo semanas sem perder uma amostra ou vinil, é só questão de prática. Nos sítios onde pesco já sei o que vai acontecer à amostra, por onde ela vai e por onde vai sair. Pesco 95% na pedra e a minha primeira preocupação é ter onde encalhar o peixe, se não tiver um sítio onde encalhar o peixe não pesco lá...

Tenho andado a "namorar" alguns locais. Muita rocha junto ao local onde me posso posicionar.
Mas so la vou lançar quando perceber e começar a dominar melhor o "caminho" da amostra/vinil.
Apesar desta ser muito fraca lançadora, sempre da para ir treinando :D

Cumprimentos,
César
Cumprimentos,
César
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #13 em: 14:48 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não sou muio entendido mas creio que esta amostra da imagem tem que afundar, ainda que ligeiramente. Tens puxado a amostra com que inclinação relativamente ao mar?
 

Offline Cesar Dias

Re: Falta de jeito? Daiwa Seabass minnow F12
« Responder #14 em: 15:18 Terça, 14 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não sou muio entendido mas creio que esta amostra da imagem tem que afundar, ainda que ligeiramente. Tens puxado a amostra com que inclinação relativamente ao mar?

Ela afunda pelo menos uns 50 cm... Assim a olhometro.
Cumprimentos,
César