collapse

Autor Tópico: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha  (Lida 2376 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« em: 01:32 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Boa noite, gostaria que alguém me ajudasse a perceber onde posso pescar à boia e ou chumbadinha. Comecei a pescar há 5 anos em S.Jacinto quando era militar, praticava pesca à boia e é a modalidade que mais me identifico, voltei às pescarias há cerca de uma ou duas semanas,no entanto agora apenas tenho possibilidade de pescar em Esposende,exceto ao fim de semana pois tenho oportunidade de me deslocar,costumo pescar todo a os dias na foz, tanto no molhe norte ou um pouco antes do inicio do molhe, será que nesta zona é possível pescar à boia? Uso pioes 60g ou boias de 25g e raramente consigo controlar a a boia ou pião,a corrente ou o devolve de volta para a margem ou a leva até que eu tenha que a recuperar boia porque a deixo de a ver. Estarei a lançar mal? Ou a escolher mal o sitio neste pesqueiro em concreto? Na altura em s.jacinto sempre consegui excelentes resultados
, não havia ou era muito fraca a corrente, em Esposende já é bastante forte e estou a ter bastantes dificuldades em adaptar a estas condições. Devo mudar de pesqueiro mais para dentro do cavado, nomeadamente perto da Ponte de fão?
Maior parte do pessoal que pesca aqui pesca ao fundo, será que este pesqueiro não tem condições para pescar a boia?
É que não quero mesmo trocar de modalidade.
Também gostaria que me pudessem indicar características a ter em conta na escolha de um pesqueiro para boia.
Obrigado pela atenção, O:-)
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #1 em: 08:43 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Não conheço esses pesqueiros... Mas se não consegues segurar a boia/pião significa que não tens a boia devidamente calibrada...
Uma boia calibrada consegues pescar bem em mares de 2/3m.. Eu chego a usar boias de 10g em mares de 3m no inverno...

Se o teu problema for mesmo corrente (e não a corrente proveniente da ondulação), é mais complicado segurar, mas com uma olivete a bater no fundo sempre consegues atenuar a coisa...

Em último caso mete uma chumbadinha de 10/15g...dá para pescar sempre...

 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #2 em: 09:07 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Mar de frente, ondulação de frente, pesca ao pião.
Pesqueiros com o mar a entrar lateralmente chumbadinha.
Isto para iniciar. depois com o tempo vai aprendendo a dominar a coisa.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Montes

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #3 em: 09:29 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não conheço esses pesqueiros... Mas se não consegues segurar a boia/pião significa que não tens a boia devidamente calibrada...
Uma boia calibrada consegues pescar bem em mares de 2/3m.. Eu chego a usar boias de 10g em mares de 3m no inverno...

Se o teu problema for mesmo corrente (e não a corrente proveniente da ondulação), é mais complicado segurar, mas com uma olivete a bater no fundo sempre consegues atenuar a coisa...

Em último caso mete uma chumbadinha de 10/15g...dá para pescar sempre...



É bem provável, na loja de pesca o senhor vendeu-me uns piões já calibrados, agora não sei até que peso posso colocar sem que prejudique a performance do pião, pois só aprendi a regular os não calibrados.
 

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #4 em: 09:59 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mar de frente, ondulação de frente, pesca ao pião.
Pesqueiros com o mar a entrar lateralmente chumbadinha.
Isto para iniciar. depois com o tempo vai aprendendo a dominar a coisa.

Muito obrigado pela a ajuda, acha que é possível pescar perpendicular à corrente neste tipo de foz com corrente forte? Ou devo deslocar-me para onde a corrente fica um pouco mais ligeira?
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #5 em: 10:21 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Consegue-se ai boas douradas ao pião com corrente lateral, tem de por vezes aumentar o peso da chumbica que bate no anzol para tentar travar um pouco a pesca, porque se tentar travar o pião a isca vai desalvorar e por vezes não é isso que se quer.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreBoaventura

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #6 em: 11:36 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não conheço esses pesqueiros... Mas se não consegues segurar a boia/pião significa que não tens a boia devidamente calibrada...
Uma boia calibrada consegues pescar bem em mares de 2/3m.. Eu chego a usar boias de 10g em mares de 3m no inverno...

Se o teu problema for mesmo corrente (e não a corrente proveniente da ondulação), é mais complicado segurar, mas com uma olivete a bater no fundo sempre consegues atenuar a coisa...

Em último caso mete uma chumbadinha de 10/15g...dá para pescar sempre...



É bem provável, na loja de pesca o senhor vendeu-me uns piões já calibrados, agora não sei até que peso posso colocar sem que prejudique a performance do pião, pois só aprendi a regular os não calibrados.

Sabes que está bem calibrado quando ele está a flutuar.... Mas quando passa una onda, ele afunda...e isso faz com que a onda não o faça mover tanto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreBoaventura

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #7 em: 11:38 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Consegue-se ai boas douradas ao pião com corrente lateral, tem de por vezes aumentar o peso da chumbica que bate no anzol para tentar travar um pouco a pesca, porque se tentar travar o pião a isca vai desalvorar e por vezes não é isso que se quer.
douradas em Esposende, desconhecia a sua existência por estes lados, vou experimentar aumentar a gramagem, obrigado.
 

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #8 em: 11:46 Segunda, 06 de Julho de 2020 »


Sabes que está bem calibrado quando ele está a flutuar.... Mas quando passa una onda, ele afunda...e isso faz com que a onda não o faça mover tanto.

[/quote]
 O que acontece, mas isto é mais com o tal pião calibrado, é  mal é lançado vai desalmadamente com a corrente e quando estica demais o fio é empurrado para a margem acabando por ficar preso nas pedras do molhe, estava com um chumbo fendido de 5grms a um palmo do anzol, agora fiz uma montagem com uma oliva de 4 grms que encosta ao anzol e um chumbo fendido de 1,5grms 80 cm acima apelidado de chumbo de toque, se continuar a "fugir" vou tentar utilizar uma oliva de 10 ou 12grms, mas isso não poderá descalibrar a boia?  Esqueci-me de referir que isto acontece mais com o pião fixo, com a boia de correr ja nao acontece tanto.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #9 em: 11:54 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Eu uso sempre chumbo a bater no anzol e o estralho mais comprido que a fundura do pesqueiro.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreBoaventura

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #10 em: 12:01 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Tens que tentar pescar nas horas mortas da maré.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreBoaventura

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #11 em: 12:03 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Boas André,

pelo que percebi, estás a pescar com pião ou bóia, no molhe norte do Cávado, certo?
Se estiver correto, pela actual configuração da foz e, atendendo que o Cávado é um dos poucos rios que conheço, que desagua para Norte e com uma corrente habitualmente forte, não me parece que nesse molhe alguma vez consigas estabilizar um pião ou bóia.
Como falaste de chumbadinha, uma pesca que é muito frequente na foz do Cávado é uma variante dessa pesca, que é lançar longe para montante e deixar correr para jusante, seja uma iscada de camarão vivo ou, noutros casos, uma amostra tipo raglou. Já tirei e vi tirar bons robalos assim.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo Montes, AndreBoaventura

Offline AndreBoaventura

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Domingo, 28 de Junho de 2020
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #12 em: 12:45 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas André,

pelo que percebi, estás a pescar com pião ou bóia, no molhe norte do Cávado, certo?
Se estiver correto, pela actual configuração da foz e, atendendo que o Cávado é um dos poucos rios que conheço, que desagua para Norte e com uma corrente habitualmente forte, não me parece que nesse molhe alguma vez consigas estabilizar um pião ou bóia.
Como falaste de chumbadinha, uma pesca que é muito frequente na foz do Cávado é uma variante dessa pesca, que é lançar longe para montante e deixar correr para jusante, seja uma iscada de camarão vivo ou, noutros casos, uma amostra tipo raglou. Já tirei e vi tirar bons robalos assim.

se pescar molhe que entra pelo rio secalhar conseguirei ter resultados? acho que lá é mais calmo, o pessoal usa chumbos de 100 para cima, tenho uma bullfight da Vega, cw 5-100, mais indicada para boia ou chumbada até 60grms (segundo me disse o vendedor) só se fizer uma pesca ao fundo mais ligeira, mas provavelmente não terá tantos resultados. Conhece esta zona? Se me conseguisse indicar alguma zona com condições para a pesca à boia ficava muito agradecido, o pessoal fala muito de rochas e falésias, mas eu não gosto de me aventurar muito, muito menos de noite. Obrigado
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #13 em: 15:14 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas André,

pelo que percebi, estás a pescar com pião ou bóia, no molhe norte do Cávado, certo?
Se estiver correto, pela actual configuração da foz e, atendendo que o Cávado é um dos poucos rios que conheço, que desagua para Norte e com uma corrente habitualmente forte, não me parece que nesse molhe alguma vez consigas estabilizar um pião ou bóia.
Como falaste de chumbadinha, uma pesca que é muito frequente na foz do Cávado é uma variante dessa pesca, que é lançar longe para montante e deixar correr para jusante, seja uma iscada de camarão vivo ou, noutros casos, uma amostra tipo raglou. Já tirei e vi tirar bons robalos assim.

se pescar molhe que entra pelo rio secalhar conseguirei ter resultados? acho que lá é mais calmo, o pessoal usa chumbos de 100 para cima, tenho uma bullfight da Vega, cw 5-100, mais indicada para boia ou chumbada até 60grms (segundo me disse o vendedor) só se fizer uma pesca ao fundo mais ligeira, mas provavelmente não terá tantos resultados. Conhece esta zona? Se me conseguisse indicar alguma zona com condições para a pesca à boia ficava muito agradecido, o pessoal fala muito de rochas e falésias, mas eu não gosto de me aventurar muito, muito menos de noite. Obrigado


Boas,

Conheço a zona, sim. Foi lá que tirei o meu 1º robalo, ainda com uma cana da índia, que seguia em cima do VW carocha, do meu pai..
Ainda não fui lá este ano. Houve algumas alterações no perfil da costa e fundos, provavelmente provocados pelo aumento do molhe norte e pela colocação dos geotubos e rebentamento, posterior, de muitos deles.
Tenho preferido pescar noutras zonas. A foz do Cávado tornou-se um local de convergência de alguns arruaceiros de que prefiro distancia, já que a pesca para mim, é puro relax...
Mas, se tentares pescar naquele molhe que protege a zona dunar que está em frente ao hotel Suave Mar, conseguirás com que a corrente te leve a iscada para o meio, isto claro, se a zona estiver com o canal a passar por aí, pois, por uma passagem já com uns meses, pareceu-me que o canal se deslocou mais para sul.
Quanto ao chumbo, creio que para deixar correr pelo fundo 60gr serão suficientes. Pelo menos eu nunca carreguei mais que isso.
   



 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Características Pesqueiros Pesca à Boia ou chumbadinha
« Responder #14 em: 17:55 Segunda, 06 de Julho de 2020 »
Há que salientar, as formas de pescar e pesqueiros entre sul e norte, não são comparáveis! Pescar em corrente tipo ria/rio, a sua pesca, não é comparável. Peão do tipo calibrado para este género de "corrente"? Esqueçam!

AndreBoaventura: se aprendeste a pescar em S. Jacinto... Devias ter saído dali com uma boa bagagem em cima do corpo...   :D :D :D
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]