collapse

Autor Tópico: Camarão em aquário  (Lida 1223 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lffoliveira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
    • Esmoriz
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:40 Quarta, 27 de Maio de 2020
Camarão em aquário
« em: 06:20 Quinta, 25 de Junho de 2020 »
Bom dia,
Quero colocar Isco vivo(camarão )
No aquário que tenho.
Aquário + sump já tenho.
É necessário escumador?
Sump não é suficiente?
Cumprimentos
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Camarão em aquário
« Responder #1 em: 20:17 Sexta, 10 de Março de 2023 »
Boas, sempre fizes-te o aquario? preciso de informaçoes
 

Offline pedrosiva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 17 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:38 Sábado, 26 de Agosto de 2017
Re: Camarão em aquário
« Responder #2 em: 21:39 Sexta, 10 de Março de 2023 »
Boa noite,

Não sendo de todo a minha área, questionei a minha filha que é bióloga marinha e está a terminar o mestrado nessa área, e disse-me que se o aquário não for de grande capacidade e não tiver uma carga orgânica elevada, não necessitas escumador, no entanto referiu que deves ter bio-bolas (não faço ideia o que sejam)-
Espero que ajude.
Cumprimentos
 
 

Offline Cesar Dias

Re: Camarão em aquário
« Responder #3 em: 08:01 Sábado, 11 de Março de 2023 »
Bio bolas são um meio para colonização de bactérias responsáveis pela filtragem biológica do aquário e consequentemente manter a água livre de produtos tóxicos resultantes do metabolismo dos habitantes, no caso os camarões!

Penso que no caso em questão, o maior problema nem será escumador ou não escumador, a filtragem biológica até era capaz de dar conta do recado, desde que o aquário não esteja com uma população demasiado elevada (tal como já foi dito).

O problema maior será manter a temperatura da água baixa todo o ano. Os equipamentos de refrigeração ("chilers") de aquariofilia marinha custam os olhos da cara e mais alguns!😮

Fiz algumas tentativas de aquário marinho da nossa costa no passado, e era um valha-me Deus ter água a 20 graus ou menos desde finais da primavera até meados do outono!
Ventoinhas só ajudam a baixar um ou dois graus! O resto era com garrafas de água congelada a boiar no aquário e trocar várias vezes ao dia. Principalmente no verão onde sem essas medidas extremas, a água do aquário chegaria e passaria facilmente aos 30 graus!
A essas temperaturas não estou os animais, sejam eles camarão, caranguejo ou outros, a sobreviver muito tempo!

Há no entanto quem tenha jeito e faça umas "bricolagens" com arcas congeladoras e adaptam.
Procura no YouTube o canal de pesca "linha d'agua" há uns tempos vi por lá uma dessas adaptações para manter camarão e pilado 👍
Cumprimentos,
César
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]