collapse

Autor Tópico: iniciado! primeiros conselhos  (Lida 2251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mmtg

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • lisboa, santa cruz
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:48 Segunda, 15 de Junho de 2020
iniciado! primeiros conselhos
« em: 00:05 Terça, 16 de Junho de 2020 »
Ola, boa noite!

sou o miguel e novo membro. gostaria de em primeiro lugar agradecer pela futura ajuda e comecar ja por dizer que nunca pesquei mas sempre me interessei pelo assunto! Venho por este meio tambem perguntar se para comecar a decathlon e um bom sitio para investir o meu dinheiro numa fase inicial(com conta peso e medida), e se sim para comecar no surfcasting e pesca nos pontoes na costa da caparica ou aqui na zona de santa cruz que material seria ideal!

muito obrigado! abraco a todos!
 

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #1 em: 00:30 Terça, 16 de Junho de 2020 »
Caro amigo

O material ideal é uma cana, um carreto, fio, anzóis, chumbadas e uma isca adequada...  E, a nível imaterial, muita paciência ou pachorra, que querem dizer a mesmíssima coisa.

Mas isto é apenas um contributo de um grandecíssimo cínico, que sou eu, e que está positivamente a reinar com o meu amigo.

Mas tenha clama que há por cá muito boas almas que muito em breve lhe dirão tudo o que precisa de saber.

O problema vai ser ficar a saber tanto que ainda fica confuso.

Mas quanto a isso, batatas... Faz parte.

Um grande abraço.

E, por amor de Deus, não arranje um compincha de pesca de pesca que perceba do assunto e queira pescar consigo e dar-lhe umas lições. Isso é o pior que lhe pode acontecer. A si e aqui ao site (diz-se saite), pois deixa de precisar de vir aqui fazer perguntas, com grande pena nossa, pois gostamos muito da sua presença.

Outro grande abraço (nunca são demais...). E pergunte sempre!

 
 


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, mmtg

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #2 em: 13:38 Terça, 16 de Junho de 2020 »
Como te foi dito, precisas de cana, carreto, fios, chumbadas, anzois, suporte de cana e... licença (!!).

Sobre a decathlon… a nível de assistência é top, a nível de material (mesmo para quem se inicia) não será tão bom quanto a assistência (opinião pessoal).
Sobre sugestões de material, tudo depende do orçamento… Consegues ficar totalmente servido por 100€ como consegues por 3000€...Razoavelmente (numa perspetiva de longo prazo), por 300€ ficas muito bem servido… tudo depende do que podes gastar..
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mmtg

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #3 em: 13:55 Terça, 16 de Junho de 2020 »
Bem vindo e prepara-te para «estudar»... ler e ver muitos vídeos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mmtg

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #4 em: 16:36 Terça, 16 de Junho de 2020 »
Boas,

Vou deixar aqui um texto que não é da minha autoria mas acho que se enquadra perfeitamente e que eu concordo com o descrito...

Assim segue o tal texto da autoria do Sr Guilherme Trindade que partilhou num grupo de facebook (removi algum texto que não se adequa ao topico).

"Boa tarde Pessoal! Vou deixar aqui um desabafo..

Tenho visto aqui neste grupo e noutros muita malta a pedir opiniões de canas para iniciar a pesca ...[]... opinião sobre montagens...[]... A pesca é um desporto que depende de vários factores pelo que não existe uma montagem ou a montagem que apanhei peixe, tudo muda consoante o mar e as condições do mesmo! Nesta altura com o bom tempo começa a aparecer aquilo que se chama os pescadores de verão (que têm todo o direito como outro qualquer) mas normalmente é esta malta que se gosta de juntar a beber num pontão ou num pesqueiro de fácil acesso e depois deixam os pesqueiros sujos e cheio de lixo!! Pensei bem no que fazem e tenham o discernimento de limpar o que sujam, pois aquilo que plantamos hoje, iremos colher amanhã! Não estou aqui para ser o dono da verdade nem apontar o dedo a quem quer que seja, estou a falar daquilo que está aos olhos de todos e que eu também vejo.
Voltando ao assunto das canas para iniciantes, epá a sério não vão a decatlhon comprar canas, existe tantas casas de pesca boas, em que podiam comprar boas canas a bons preços e serem bem aconselhados, as vezes até fazem um preço jeitoso à malta e sempre ficam a conhecer malta da pesca, pois numa casa de pesca existem sempre conversas.. Pensem comigo, com esta situação toda do COVID-19, as casas de pesca tiveram fechadas e muitos outros negócios, ao comprarem material numa casa de pesca que é um negocio de família normalmente estão a ajudar o comércio local e talvez uma família para ter dinheiro para pôr comida na mesa, ao contrário da decatlhon e todas essas grandes superfícies.

Espero que ninguém se sinta ofendido e tenha percebido o contexto da mensagem!  Abraços malta!"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes, mmtg

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #5 em: 23:55 Terça, 16 de Junho de 2020 »
Amigo Paulo Neves

O texto do amigo Guilherme Trindade é muito interessante até à parte em que diz existirem muitas lojas de pesca.

Não está inteiramente correcto.

Em Lisboa, por exemplo, a única loja de pesca que actualmente existe é na Decatlhon de Cabo Ruivo.

As outras já fecharam todas!!!... TODAS.

É triste, mas é verdade.

Ora como penso que o amigo mmtg more em Lisboa, a única hipótese dentro da cidade é mesmo na Decatlhon. A qual não é tão bera como a pintam e tem um óptimo serviço pós-venda. E o empregado afecto à parte da pesca pode sempre dar umas dicas úteis.

Como alternativa, próximo de Lisboa, sugiro a pequena mas, em parte, bem fornecida loja Bem Pescar, na Av. 25 de Abril, em Moscavide.

O dono, o Sr. Basílio é um pescador muito experiente, simpático e disponível para esclarecer e ensinar. E se pretender material que não tenha na loja, designadamente da Daiwa, entre outras marcas, ele manda vir, por escolha em catálogo.

Espero ter ajudado.

um abraço.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mmtg

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #6 em: 08:59 Quarta, 17 de Junho de 2020 »
Caro jmet,

Não conheço lojas de pesca em Lisboa, pois não sou da zona, mas já comprei online (site próprio e através do facebook) em alguma, qualquer dos modos vou deixar aqui alguns nomes:
- Fisgapeixe (Rua António Aleixo, Nº 30 (75,11 km) - 2745-718 Sintra)
- Balanzol (Rua da Eira 7B (76,99 km) - 2710-360 Lourel, Lisboa)
- Tripesca (Rua carlos anjos lote 3 rc dto - 2645-174 alcabideche-estoril)
- Docemar Pesca (Rotunda das Flores N° 2 (25,02 km) - 2050-328 Azambuja)
- Loja do Pescador (Av. Infante Dom Pedro 89C, 2615-152 Alverca do Ribatejo)
- PESCÓPEIXE (R. Carlos George Lote 4B Loja 3, 1800-051 Lisboa)
- Maresia (R. Câmara de Lobos Nº20 loja A, 2670-488 Loures)

Espero ter ajudado...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mmtg

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #7 em: 15:03 Quarta, 17 de Junho de 2020 »
Lembrei-me agora de outra, que talvez seja a mais perto de Lisboa...

Starnautica Fishing (Edifício Beira Rio Letra D, Av. Infante Dom Henrique, 1950-408 Lisboa)
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #8 em: 08:08 Quinta, 18 de Junho de 2020 »
Já fiz compras na Maresia....atendimento top!
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #9 em: 11:57 Quinta, 18 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caro jmet,

Não conheço lojas de pesca em Lisboa, pois não sou da zona, mas já comprei online (site próprio e através do facebook) em alguma, qualquer dos modos vou deixar aqui alguns nomes:

- PESCÓPEIXE (R. Carlos George Lote 4B Loja 3, 1800-051 Lisboa)


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lembrei-me agora de outra, que talvez seja a mais perto de Lisboa...

Starnautica Fishing (Edifício Beira Rio Letra D, Av. Infante Dom Henrique, 1950-408 Lisboa)

atenção é a mesma loja, a pescopeixe passou para esse pavilhão da starnautica, já lá fui uma vez e para quem não souber entrar ao inicio é um pouco confuso mas a entrada é feita pela entrada dessa oficina de barcos, ou seja é pelas traseiras (tem bastante espaço para estacionar) entramos pela oficina a dentro e subimos umas escadas e está lá um espaço dedicada à pesca. se a loja é bopa ou má não faço ideia, os entendidos que esclareçam... >:D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #10 em: 13:01 Quinta, 18 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

atenção é a mesma loja, a pescopeixe passou para esse pavilhão da starnautica, já lá fui uma vez e para quem não souber entrar ao inicio é um pouco confuso mas a entrada é feita pela entrada dessa oficina de barcos, ou seja é pelas traseiras (tem bastante espaço para estacionar) entramos pela oficina a dentro e subimos umas escadas e está lá um espaço dedicada à pesca. se a loja é bopa ou má não faço ideia, os entendidos que esclareçam... >:D


Pois estes pormenores desconheço por completo, pois não conheço a loja física, só pela net... Só deixei aqui aqueles nomes, pois são lojas, na zona de lisboa ou "perto", que tenho guardadas.

Obrigado pela informação, se alguma vez calhar lá ir já sei.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #11 em: 13:39 Quarta, 24 de Junho de 2020 »
Lisboa cidade propriamente dita, tens a starnautica. Nos arredores há muitas e boas lojas, outras nem tanto mas cada cliente tem a sua experiência.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #12 em: 11:12 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Sou iniciado, na verdade o meu filho é iniciado tem 9 anos e pediu uma cana.

Compreendo toda a argumentação. Eu próprio faço outros desportos, como surf, e só compro material a shapers e lojas locais. No entanto, quando alguém se inicia, principalmente crianças, custa-me recomendar a compra de material naturalmente melhor mas também mais caro, pois o risco de desisitr é grande.

 

Offline joaofigueira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Domingo, 04 de Novembro de 2018
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #13 em: 16:43 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Boas amigo mmtg,

Espero que te divirtas neste desporto que por aqui junta tantos aficionados.

Acho que o primeiro passo para que te possamos ajudar é tu nos dizeres qual o tipo de pesca que queres fazer e quanto pretendes gastar. Após sabermos qual o tipo de pesca que queres fazer já podemos dar indicações mais específicas

Abraço!
 

Offline SRoque

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:52 Segunda, 06 de Julho de 2020
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #14 em: 12:28 Quinta, 22 de Abril de 2021 »
Como já sabe, aqui não há escolhas certas nem erradas.
Quando comecei optei por ir à decathlon e comprei uma telesurf de 3,90m (50€ já com carreto). Como não sabia para que modalidade me ia virar, tentei fazer uma compra versátil. Lembro-me que gastei cerca de 90€ e saí de lá com cana, carreto, chumbadas, anzois, mochila, caixas, etc
Quando percebi que o vício é a bóia e a chumbadinha, investi numa cana adequada de 6m e mais tarde num carreto melhorzinho. A de 3,90m continua a ser usada de vez em quando: ou porque empresto a alguém, ou porque vou para sítios em que não preciso de 6m de cana (como os pés de galo de Sesimbra).

Resumindo:
Se sabes mesmo o que queres, provavelmente é melhor comprar logo algo de gama média.
Se ainda vais "apalpar terreno", eu optaria por comprar algo mais barato e genérico no início, e comprar melhor depois de fazer as devidas experiências.

Quanto a Decathlon vs lojas locais:
  • As lojas locais precisam mais das vendas, sem dúvida;
  • Nos "consumíveis" (chumbadas, boias, anzóis, etc), qualquer loja de rua tem mais, melhor e mais barato;
  • O apoio ao cliente da Decathlon é impecável e até podes devolver coisas sem perguntas se perceberes que afinal não vais usar;
  • Os equipamentos (canas; carretos; mochilas; caixas e caixinhas) das marcas da Decathlon (Caperlan / Quechua) têm uma relação qualidade/preço bastante respeitável.

Se não tiver ajudado, espero pelo menos não ter baralhado mais.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Valadas

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: iniciado! primeiros conselhos
« Responder #15 em: 12:40 Quinta, 22 de Abril de 2021 »
A vega tem uma série de canas porreiras para surfcasting e não muito caras. Na minha opinião uma cana para pescar na praia ou se usa na praia ou numa pesca ao fundo e em pontões assim do género, para pescas de ter a cana na mão não recomendo. Depois uma cana de telesurf poderia ser melhor para pontoes e assim mas para a praia já não recomendo, caso seja preciso carregar bem a cana com mais peso dado o mar a probabilidade de a partir é muito maior.

O carreto a decathlon tem o adonis, o 5000 é mais jeitoso mas o corpo é mais fraco que o do 7000. Na decathlon acho que só iria mesmo para o carreto, tudo o resto numa loja de pesca consegue bom e até mais barato, os "consumiveis" tipo de chumbadas, anzois e por aí os preços são altíssimos. 

É difícil ter uma cana que faça mais ou menos vários modalidades, assim como o carreto. Pode desenrascar mas vai chegar ao ponto que evoluir é um passo lógico, eu diria que com 130€ já se conseguia safar com cana, carreto, fio e os consumíveis mínimos para se iniciar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Valadas

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]