collapse

Autor Tópico: Bobinar carreto spinning...?  (Lida 1077 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Padeiruh

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 2 vezes
    • Ourem
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:16 Sábado, 23 de Maio de 2020
Bobinar carreto spinning...?
« em: 12:01 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Boas malta, bem recebi hoje o meu starter pack de spinning mas deparei me com um problema... Não sei bobinar esta coisa lol trata se de uma cana Caperlan Wixom 5 180L e um carreto Caperlan bauxit 1 2000X. A linha é um monofilamento 0.25. Alguém me ensina como é que vou bobinar isto??? Abraços
 

Offline joseferreira77

Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #1 em: 12:27 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
opah.

esse carret leva -capacidade m/mm: 0,30 mm/ 220 m - 0,35 mm/ 160 m - 0,40 mm/ 140 m
e tens um 0.25; imagino que sejam 150m na bobine.

isso em .25 leva uns 317m

( usei Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre )

ou seja o fio vai ficar a roçar muito na saída o que prejudica o lançamento.

mas pelo menos se for 150 podes meter a bobine toda para ver como é e depois usas esse caperlan como cama para o fio que irás utilizar a sério. se calhar um multi bem fininho para tirares partido nos lançamentos.

para enrolar, maneira mais fácil. passas a linha pela cana, abres a asa do cesto do carreto, fazes um argola com nó de correr e passas na patilha no lado da bobine, e enrolas. se tivers alguém para ajudar a prender a bobine com um lapis e uns panos tá feito.
cuidado para não se queimarem, mas a linha não deve entrar solta para a bobine. Tem que ser o mais preso possivel.

se não tiveres ajuda, eu normalmente uso um pano para fazer fricção depois do primeiro passador, e com cuidado para nao fazer cabeleira na bobine solta no chão.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Padeiruh

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #2 em: 12:42 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Inserir Citação (seleção)
Tem que ser o mais preso possivel

Também não pode ser muito presa. Têm que ser q.b, e entrar toda com o mesmo aperto do principio ao fim. Com a mão e um pano é uma hipótese, mas corre-se o risco de umas vezes poder apertar mais que outras, e não vai ficar nada bem.
O que uso é um livro grosso ( tipo lista telefónica ) é passo o fio por dentro com a força que acho necessária e boa para o que quero.

Inserir Citação (seleção)
com cuidado para nao fazer cabeleira na bobine solta no chão.

Neste caso o melhor é colocar a bobine dentro de um balde, e resolve o problema.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Padeiruh

Offline Padeiruh

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 2 vezes
    • Ourem
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:16 Sábado, 23 de Maio de 2020
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #3 em: 12:43 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
opah.

esse carret leva -capacidade m/mm: 0,30 mm/ 220 m - 0,35 mm/ 160 m - 0,40 mm/ 140 m
e tens um 0.25; imagino que sejam 150m na bobine.

isso em .25 leva uns 317m

( usei Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre )

ou seja o fio vai ficar a roçar muito na saída o que prejudica o lançamento.

mas pelo menos se for 150 podes meter a bobine toda para ver como é e depois usas esse caperlan como cama para o fio que irás utilizar a sério. se calhar um multi bem fininho para tirares partido nos lançamentos.

para enrolar, maneira mais fácil. passas a linha pela cana, abres a asa do cesto do carreto, fazes um argola com nó de correr e passas na patilha no lado da bobine, e enrolas. se tivers alguém para ajudar a prender a bobine com um lapis e uns panos tá feito.
cuidado para não se queimarem, mas a linha não deve entrar solta para a bobine. Tem que ser o mais preso possivel.

se não tiveres ajuda, eu normalmente uso um pano para fazer fricção depois do primeiro passador, e com cuidado para nao fazer cabeleira na bobine solta no chão.

Obrigado pelas dicas amigo.
 Na realidade são 250m mas quer dizer que devo comprar uma bobine mais comprida? É que eu já estou para ir comprar outra porque disseram me que esta linha 4x4 da Caperlan é fraquinha...
 Aconselharam me uma resist cristal em fluorucarbono 0.25...mas multifilamento não será melhor?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joseferreira77

Offline paulito

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 72
  • Agradecido: 15 vezes
    • Ourém
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:42 Segunda, 25 de Maio de 2020
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #4 em: 13:51 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
como já compraste esse fio, e pelo o que o pessoal diz é fraquinho, mas para lhe dares um uso e não desperdiçares dinheiro pões uns 150m desse a encher o carreto, (basicamente é fio que nunca vais usar, ou só numa situação muito especial), e depois com um nó apropriado pegas esse fio com outro bom e completas o enchimento da bobine.

tal como já foi referido a linha deve entrar bem esticada para a bobinagem ficar bem compacta, no primeiro lançamento aconselho que lances com alguma suavidade e recolhas para a linha acamar.

os multifilamentos são linhas boas e com alguma vantagens, permitindo pescar muitos mas fino e obter muitos mais metros no lançamento, que muitas vezes fazem a diferença para se chegar aonde se quer. Aconselho algo cuidado no laçamento destes fios caso alguma coisa correr mal podes cortar o dedo, penso que ainda não tenhas experiência em lançamentos por isso e pelo menos no inicio acho que uma dedeira de protecção é aconselhável.

mas os experts irão falar-te destes assuntos e aconselhar-te uma linha e diametro.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Padeiruh

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #5 em: 14:08 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
A capacidade desse carreto segundo site é de  0,30 mm/ 220 m, por isso o carreto não deve ficar muito vazio e até é bom que não fique se tiveres pouca experiência. Quanto ao fio deles não é tão mau como dizem (e estou a falar do mais barato que é o que conheço melhor) mete muitos fios caros num chinelo…
Quanto ao resto está tudo dito, um livro pesado ou vários, um pano para não estragar o livro e toca de dar à manivela…
Agora 0,25 de mono para spinning o primeiro peixe que engates parte logo isso...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Padeiruh

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #6 em: 14:13 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Já agora esse conjunto é para pescar onde? No mar? Parece-me pouca cana… As minhas têm todas 3.30 no mínimo...
 

Offline Padeiruh

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 2 vezes
    • Ourem
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:16 Sábado, 23 de Maio de 2020
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #7 em: 15:23 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora esse conjunto é para pescar onde? No mar? Parece-me pouca cana… As minhas têm todas 3.30 no mínimo...

 Esta é pra rio amigo, mais concretamente para a zona de Figueiró dos Vinhos
 

Offline Padeiruh

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 2 vezes
    • Ourem
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:16 Sábado, 23 de Maio de 2020
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #8 em: 15:29 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A capacidade desse carreto segundo site é de  0,30 mm/ 220 m, por isso o carreto não deve ficar muito vazio e até é bom que não fique se tiveres pouca experiência. Quanto ao fio deles não é tão mau como dizem (e estou a falar do mais barato que é o que conheço melhor) mete muitos fios caros num chinelo…
Quanto ao resto está tudo dito, um livro pesado ou vários, um pano para não estragar o livro e toca de dar à manivela…
Agora 0,25 de mono para spinning o primeiro peixe que engates parte logo isso...

Obrigado pelo conselho amigo, ainda hoje devo ir comprar umas coisitas que faltam e então comprarei uma linha boa. Mas este nilon de .25 fica ali de suplente ou então faço a cama com ele. Só uma dúvida, aquilo enrola certinho ou junta a linha toda a um canto do carreto? Já vi pessoal a queixar se que fica tudo torto lol
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #9 em: 16:04 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Em princípio arruma certinho, mas se não arrumar diz porque isso tem afinação. Sendo da decatlhon nem sequer tens problema, se não enrolar bem voltas lá e trocas o carreto…
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Padeiruh

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #10 em: 16:25 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #11 em: 16:39 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Caso a bobine do carreto, independentemente da marca e modelo, esteja a acumular mais linha em cima ou em baixo, basta proceder como no vídeo, para solucionar o problema.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 16:50 Quarta, 03 de Junho de 2020 por JVieira »

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

Offline Padeiruh

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 2 vezes
    • Ourem
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:16 Sábado, 23 de Maio de 2020
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #12 em: 17:07 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em princípio arruma certinho, mas se não arrumar diz porque isso tem afinação. Sendo da decatlhon nem sequer tens problema, se não enrolar bem voltas lá e trocas o carreto…


Já está :) muito obrigado
Agora ficou a faltar cerca de 3mm de carreto, vou comprar uma linha melhor e acabar de encher...
 

Offline Padeiruh

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 2 vezes
    • Ourem
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:16 Sábado, 23 de Maio de 2020
Re: Bobinar carreto spinning...?
« Responder #13 em: 17:12 Quarta, 03 de Junho de 2020 »
Já está a bobine quase cheia, ficou a cerca de 3mm do limite do carreto. Dúvidas agora:
será demais para depois acrescentar uma linha melhor?
Como é que devo "arrumar" a cana para não estragar a linha?
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]