collapse

Autor Tópico: ajuda cana embarcada  (Lida 1079 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sandro Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Parchal - Lagoa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Domingo, 05 de Maio de 2019
ajuda cana embarcada
« em: 22:37 Terça, 19 de Maio de 2020 »
Boas
Parabéns pelo magnífico fórum, antes de mais
Gosto muito de pesca, apesar de não ser grande pescador, faço maioritariamente pesca apeada e embarcada pelo menos 1 vez por mês, habitualmente aos diversos.

Na pesca embarcada utilizo uma "ron thompson steelhead 210" + carreto barros cirrus 7000 ou shimano catana 4000 FB, entendo que não seja o melhor conjunto.
Sinto-me muito confortável com a cana, mas acredito que não seja a mais indicada (talvez se tivesse uns 250 cm ou pouco mais seria o ideal), no entanto experimentei uma cana de um colega com ponteiras e não gostei especialmente, vale mesmo a pena as típicas canas de embarcada com ponteiras?
Os carretos, nem sei o que diga, sei que se apanhar mais peso tenho muitas dificuldades para puxar.

Em suma, acham que me mantenha assim, ou que adquira algo mais adequado para a pesca embarcada, tendo em conta que não queria gastar mais do que 100€, gostava de apresentar um maior orçamento, mas é o que temos por hora.

Agradecia uma sugestão ou outra. Obrigado


 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #1 em: 22:26 Sexta, 22 de Maio de 2020 »
Boas. Os carretos que estás a utilizar não se de todo adequados para os diversos. Quantas pescas já fez o catana, e com que pesos de chumbo? Se estás satisfeito com as tuas pescas e com a cana não vejo grandes razões para mudares. Agora se arranjares uma cana porreirita de 3m, vais ver diferenças enormes nos resultados. Há várias opções boas até aos 100€.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #2 em: 23:15 Sexta, 22 de Maio de 2020 »
boas,

Se fazes embarcada uma vez por mês, já merece um investimento razoável, com esse orçamento, o melhor conselho que posso dar, é que adquiras uma cana ou carreto e quando conseguires juntar outros 100€ compres o resto.

Como estás satisfeito com a cana, sugeria que comprasses primeiro o carreto, um ap power 6000 ou 8000, dependendo das profundidades e pesos de chumbo que costumas usar.
Consegues arranjar este carreto novo em loja por 80 ou 90€ e tens carreto para vários anos de pesca.

Quando conseguires juntar outros 100€, podes então adquirir uma cana especifica para pesca de barco, sugeria uma cana de gama média, acção progressiva, gosto muito da marca tubertini para canas de pesca vertical, a talaxa não conheço pessoalmente mas já ouvi dizer que é boa para o preço (+/- 80€) mas se conseguires ir um pouco mais acima, tens a tactica (+/- 110€) ou mais acima ainda a genetic (+/- 140€).
Tens obviamente outras marcas igualmente boas e dentro das mesmas gamas de preço.
Pergunta sempre por aqui antes de comprar pois há aqui muita malta com experiência que pode ajudar-te a evitar levares um barrete :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #3 em: 08:48 Sábado, 23 de Maio de 2020 »
Depois de ler a resposta do Beto Manja penso que ja tens a opiniao mais justa para aquilo que precisas e deves fazer, a nao ser que na oferta de usados consigas encontrar o que procuras por esse orcamento. Mas pergunta sempre aqui antes de comprar.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Sandro Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Parchal - Lagoa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Domingo, 05 de Maio de 2019
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #4 em: 13:23 Sábado, 23 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas,

Se fazes embarcada uma vez por mês, já merece um investimento razoável, com esse orçamento, o melhor conselho que posso dar, é que adquiras uma cana ou carreto e quando conseguires juntar outros 100€ compres o resto.

Como estás satisfeito com a cana, sugeria que comprasses primeiro o carreto, um ap power 6000 ou 8000, dependendo das profundidades e pesos de chumbo que costumas usar.
Consegues arranjar este carreto novo em loja por 80 ou 90€ e tens carreto para vários anos de pesca.

Quando conseguires juntar outros 100€, podes então adquirir uma cana especifica para pesca de barco, sugeria uma cana de gama média, acção progressiva, gosto muito da marca tubertini para canas de pesca vertical, a talaxa não conheço pessoalmente mas já ouvi dizer que é boa para o preço (+/- 80€) mas se conseguires ir um pouco mais acima, tens a tactica (+/- 110€) ou mais acima ainda a genetic (+/- 140€).
Tens obviamente outras marcas igualmente boas e dentro das mesmas gamas de preço.
Pergunta sempre por aqui antes de comprar pois há aqui muita malta com experiência que pode ajudar-te a evitar levares um barrete :fixe:

Obrigado, acho que têm razão, assim estava a equacionar a cana tubertini talaxa (não percebi bem a diferença entre a 6700 e a 7200, além dos passadores fuji) + carreto AP Power 6000 ou vega sandero (supostamente parecido apesar de só encontrar o 8000) Além do factor obvio do peso qual a diferença ente ser 6000 e 8000, pesco habitualmente entre os 50 e 70 mt

Obrigado
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #5 em: 18:14 Sábado, 23 de Maio de 2020 »
Sim, muito bem pensado. A Talaxa 6700 de 3.50m sera muito boa escolha dentro de volta dos €100, €110 e por mim dentro das duas hipóteses o AP Power 8000 te serve muito bem. aIsto não te vai fugir muito do orçamento e ficas bem servido para o que precisas.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Sandro Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Parchal - Lagoa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Domingo, 05 de Maio de 2019
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #6 em: 19:55 Sábado, 23 de Maio de 2020 »
Se calhar expliquei-me mal, a cana será a tubertini talaxa de 3.00 mt, a dúvida é entre o modelo 6700 (passadores fuji e carbono radial reforçado)  ou 7200 (passadores tip sic e carbono alto módulo).
O carreto será o tubertini ap power 6000 ou o vega sandero, sendo que este último só encontro na versão 8000 e ainda não percebi realmente a diferença entre ser 6000 ou 8000. Só equaciono o vega sandero por ser metade do preço do Ap power e conforme li no forum ser semelhante.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #7 em: 21:30 Sábado, 23 de Maio de 2020 »
Boas

A diferença nas canas não consigo ajudar, não conheço pessoalmente e não vou opinar sobre a descrição pois o marketing é muito enganador...
Passadores Fuji é sempre uma maior valia em relação aos outros, mas o carbono é sem dúvida o mais importante na cana.

Quanto ao carreto, entre o 6000 e o 8000, a diferença e obviamente o tamanho, quanto maior o carreto, mais robusto deverá ser os elementos e mecânica.
Na minha opinião, para diversos abaixo dos 40m o ideal será o 8000 com ratio 5:1 ou próximo disto.
Para quem ainda não domina a técnica de recuperar usando a cana, é importante ter um carreto robusto que não perca muito na recuperação.

Ainda em relação ao carreto, os famosos ap power são produzidos pela ryobi e o modelo tem sido vendido por várias marcas mudando apenas um ou outro pormenor.
Não conheço o Vega sendero mas duvido que consigam vender o mesmo carreto por metade do preço, de certo que alguma coisa mudaram, se o interior for efectivamente o ryobi, devem ter mudado a liga do corpo para um material mais barato, atenção a isso...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #8 em: 19:16 Domingo, 24 de Maio de 2020 »
Meu caro em relação a canas existem muitas a preços competitivos mas o amigo Beto já mencionou uma marca com qualidade em canas no carreto AP POWER
Gostava que falasses um pouquinho mais dos materiais que usas,que tipo de montagens,ect isto no sentido de podermos ajudar a melhorar as tuas capacidades embora da maneira como li o teu post me pareças satisfeito ,o que para mim com os materiais que mencionas eu fique um pouco apreensivo



cumpts
 

Offline Sandro Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Parchal - Lagoa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Domingo, 05 de Maio de 2019
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #9 em: 18:57 Sexta, 29 de Maio de 2020 »
Boas

É fácil estar satisfeito quando não conhecemos melhor, mas quero evoluir. Uso montagens já feitas da marca sasame ou barros e levo uma variedade de isco, camarão, casulo, lingueirão, etc. pesco habitualmente aos 60 metros

Fui dar uma volta à loja do bairro e dento do que lá estava gostei da cana barros besugo, faz assim tanta diferença ser de 3.3 mt em vez da 3.0mt. o que acham desta

também estive a ver carretos, e não tendo os que me aconselharam até agora, vi uns TICA, (não me recordo do modelo, só do preço, cerca de 60€, acho que modelo 9000) e um SAKURA ALPAX 8508 SW, que me deixou com água na boca mas ao dobro do preço. Alguns comentários favoráveis?
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #10 em: 01:41 Sábado, 30 de Maio de 2020 »
Boas. Em relação ao comprimento, vai variar da própria cana, o gosto, as pescas que se destinam e os barcos em que são utilizadas. Mas entre 3 e 3,30 ficas bem servido.
Nunca pesquei com essa cana.
Por 60 comprava um sandero. Nunca pesquei  com esse tica, de qualquer forma um ap power fica mais 20€ que esse, o SAKURA também é um ap power. Entre esses 2, prefiria fazer menos uma saída e comprar o SAKURA.
« Última modificação: 01:46 Sábado, 30 de Maio de 2020 por David12 »
 

Offline Sandro Marques

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
    • Parchal - Lagoa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Domingo, 05 de Maio de 2019
Re: ajuda cana embarcada
« Responder #11 em: 20:45 Sexta, 05 de Junho de 2020 »
Boas, acabei por adquirir uma cana barros besugo 3.30, experimentei a cana na loja e foi a que senti mais confortavel + o carreto sakura 8508 SW, ainda vi outras opções mas depois de o ter na mão todos os outros sabiam a pouco.
Obrigado pelas respostas, agora é por o conjunto a "render"
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]