collapse

Autor Tópico: Nem 1 único peixe...  (Lida 1515 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Nem 1 único peixe...
« em: 21:52 Terça, 19 de Maio de 2020 »
Boas, sou iniciante da pesca, comprei uma cana de 2,7m, e algumas chumbadas e anzóis à cerca de 1 ano. Experimentei pela primeira vez aqui onde estou a residir em Vila Real de Santo António e apanhei 1 charroco para o lado do rio Guadiana, e depois de mais algumas vezes sem apanhar nada, acabei por desistir.

Pensei em tentar novamente à cerca de duas semanas e a única coisa que apanhei foi novamente 1 charroco e 3 corais em que o anzol veio preso aos mijões.
Já vi vários videos no youtube, de várias técnicas, já tentei chumbadinha e ao fundo com vários iscos apanhados por mim, mexilhões e caranguejos das rochas, peito de frango(apanhei charroco), vários tamanhos de anzóis, espessura de fio de 0,35 a 0,20 e não sai nada. Tento ver a ponta da cana e tentar distinguir o que é corrente e o que é toque de peixe a mordiscar o isco mas mesmo assim nada... enquanto mesmo ao meu lado vejo outros pescadores a tirarem douradas, sargos, bailas, etc.

Efectivamente, serei eu a cometer erros de principiante e possivelmente o material, visto que a cana é pequena demais e creio que não é flexível o suficiente para perceber os toques.

Gostaria de saber se alguém mais experiente por aqui, me poderia dar algumas dicas que me possam ajudar futuramente a apanhar algo, porque de facto, é desmotivador ir tantas vezes e não sair nada para não falar do material que é perdido.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #1 em: 08:02 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
2.7m isso será uma cana de spinning e não para pescar ao fundo. Mais do que o material é preciso conhecer o pesqueiro, perceber o mar e o comportamento do peixe, mas isso são coisas que vêm com o tempo e a experiência, e isso só se adquire com muitas idas, grades e sucessos pelo meio
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: roxmate

Offline joseferreira77

Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #2 em: 08:05 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
estas na terra de peixe, portanto há que animar e insistir que isso aí dá peixe bom.

tenta falar com as pessoas para ver se te dão dicas sobre como pescar em determinado local.  muitos se calhar não gostam de falar, portanto, há que respeitar; podes sempre esperar para ver como a pessoa está a iscar, com o quê, que tipo de montagens usa, etc. recomendo que para os pescadores mais antipáticos e fechados (que normalmente nem são antipáticos ou fechados), que não te identifiques como concorrente.  já levei com deles a bufar mal um gajo chega ás pedras para dizer bom dia. quando veem que não te vais meter em cima deles até respiram alivio.

muitas vezes, ao longo de um molhe, estão as pessoas todas num local, e mesmo ao lado não tens ninguém. normalmente há razões para isso.

e tal como aplicado aos locais, tens a altura  da maré e do dia que tens que aprender para cada local.

iscos, montagens e tipos de pesca, fundos buracos e tocas e respectivos habitantes do pesqueiro, horas do dia, e marés. com isto aprendido já baixas o factor de sorte de por lá aparecer qualquer coisa....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, roxmate

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #3 em: 11:01 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Já lá vão uns anos que não pesco em Vila Real.

Naquela altura, além da pesca no molhe, ao fundo ou à chumbadinha, quer para o lado esquerdo (Guadiana) quer para o lado direito ao fundo do  molhe, havia um pesqueiro porreiro para bóia e chumbadinha que era numas pedras junto à antiga casa da guarda fiscal que ficava no inicio do molhe do lado esquerdo. Não sei se ainda existe.

Outro sítio porreiro para surfcasting era no Lacém em Cacela Velha. É o local onde a Ria comunica com o mar.

Mas actualmente não sei, pode estar tudo mudado.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: roxmate

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #4 em: 12:23 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
2.7m isso será uma cana de spinning e não para pescar ao fundo. Mais do que o material é preciso conhecer o pesqueiro, perceber o mar e o comportamento do peixe, mas isso são coisas que vêm com o tempo e a experiência, e isso só se adquire com muitas idas, grades e sucessos pelo meio

2.7m foi o que arranjei na altura, sem saber nada de pesca, agora é o que tenho até arranjar material em condições.
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #5 em: 12:25 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
estas na terra de peixe, portanto há que animar e insistir que isso aí dá peixe bom.

tenta falar com as pessoas para ver se te dão dicas sobre como pescar em determinado local.  muitos se calhar não gostam de falar, portanto, há que respeitar; podes sempre esperar para ver como a pessoa está a iscar, com o quê, que tipo de montagens usa, etc. recomendo que para os pescadores mais antipáticos e fechados (que normalmente nem são antipáticos ou fechados), que não te identifiques como concorrente.  já levei com deles a bufar mal um gajo chega ás pedras para dizer bom dia. quando veem que não te vais meter em cima deles até respiram alivio.

muitas vezes, ao longo de um molhe, estão as pessoas todas num local, e mesmo ao lado não tens ninguém. normalmente há razões para isso.

e tal como aplicado aos locais, tens a altura  da maré e do dia que tens que aprender para cada local.

iscos, montagens e tipos de pesca, fundos buracos e tocas e respectivos habitantes do pesqueiro, horas do dia, e marés. com isto aprendido já baixas o factor de sorte de por lá aparecer qualquer coisa....


Sim, sei que dá peixe bom, ainda a semana passada vi um pescador tirar uma dourada com uns 2kgs sem exagero, e outro pessoal a tirar choco com fartura.
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #6 em: 12:28 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já lá vão uns anos que não pesco em Vila Real.

Naquela altura, além da pesca no molhe, ao fundo ou à chumbadinha, quer para o lado esquerdo (Guadiana) quer para o lado direito ao fundo do  molhe, havia um pesqueiro porreiro para bóia e chumbadinha que era numas pedras junto à antiga casa da guarda fiscal que ficava no inicio do molhe do lado esquerdo. Não sei se ainda existe.

Outro sítio porreiro para surfcasting era no Lacém em Cacela Velha. É o local onde a Ria comunica com o mar.

Mas actualmente não sei, pode estar tudo mudado.



Acho que li um post qualquer aqui no pesqueiro de alguém que ia pescar para esse mesmo lugar, mas apenas de noite porque creio que era uma zona proíbida de se pescar, o lugar ainda existe e por vezes vejo uns carros a estacionar em frente da casa da guarda, quando o sol se põe, pressupondo que vão para lá pescar.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #7 em: 13:44 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Ola. Tens que apanhar peixe aí. A cana é pequena de mais, devias de ter uma de 4.20 ou 4.50mt. Depois deve estar a usar chumbadas demasiado leve por causa da cana e a pescar em marés ou sitios de grandes correntes. Arranja uma cana maior, vê a gramagem do chumbo que os outros pescadores usam onde gostas de pescar e muda de iscos. Come o peito de frango ^-^. Leva salsicha, lingueirao, ralos, tripa, minhocão, borracheira, ralos, ganso, choco, casulo, caranguejo tambem. E vai experimentado, tenta outro sitio com menos presas, os mijoes são lixados. As vezes nao dá pra arranca-los e fica la tudo. Que chumbadas usas ?! Diametro de fio ?! Numero de anzol ?
Nelson Peres
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #8 em: 14:01 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ola. Tens que apanhar peixe aí. A cana é pequena de mais, devias de ter uma de 4.20 ou 4.50mt. Depois deve estar a usar chumbadas demasiado leve por causa da cana e a pescar em marés ou sitios de grandes correntes. Arranja uma cana maior, vê a gramagem do chumbo que os outros pescadores usam onde gostas de pescar e muda de iscos. Come o peito de frango ^-^. Leva salsicha, lingueirao, ralos, tripa, minhocão, borracheira, ralos, ganso, choco, casulo, caranguejo tambem. E vai experimentado, tenta outro sitio com menos presas, os mijoes são lixados. As vezes nao dá pra arranca-los e fica la tudo. Que chumbadas usas ?! Diametro de fio ?! Numero de anzol ?

De momento não posso mesmo arranjar outra cana, esta vai ter que dar, se tirou dois charrocos de 20cms também deve tirar outro tipo de peixe, creio eu, não sei. A maioria das vezes uso umas chumbadas de 35g em olivete que são de uma redes de pesca, aproveito e faço uma montagem corrida porque pensei que daria mais sensibilidade à cana, visto que por ser pequena, seja mais rígida na ponteira. Utilizo fio de 0,35 e tinha uns anzóis nr 2 mas perdi-os todos ao ficarem presos, agora tenho uns anzóis mais pequenos nrº 3 em forma de perna de polvo com um pequeno desvio para a esquerda.

Ontem consegui arranjar umas chumbadas mais pesadas de cerca de 100g que encontrei nas rochas e fiz uma montagem para fundo com um estralho de uma braçada mas também não tive nenhum resultado. Vou tentar usar outro tipo de isco, mas como referi, o que utilizo é o que apanho no dia, caranguejos e mexilhões grandes de 10cm.
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #9 em: 21:42 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Decidi comprar um palhaço e ir ao choco e ao segundo lançamento apanhei um choco de 500g mas fiquei logo sem palhaço no lançamento seguinte, aqui no rio perde-se muito material.
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #10 em: 00:37 Quinta, 21 de Maio de 2020 »
Uma pesca porreira aí no Guadiana é ao polvo. Lá para Setembro. Tens que ter uma cana mais comprida de surfcasting e pescas ao polvo com palhaço e chumbada. Sobre esta pesca depois posso dar mais umas dicas.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19552
  • Agradecido: 1162 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #11 em: 15:37 Quinta, 21 de Maio de 2020 »

 Sem dúvida o que deves é adquirir uma cana maior, 4.20 ou 4,50, usar chumbadas de 100 até 150g e fazeres uma pesca mais normalizada porque com esse material não vais conseguir colocar as pescas na zona adequada e nem o peso adequado à corrente e logo o material vai encostar-se às rochas e quando recuperas prende logo e inviabiliza que faças uma pesca capaz, terás de colocar as pescas onde vês os outros tirarem peixe, em termos de distância claro, assim aumentas as possibilidades de captura.

 Força. :fixe:
 

Offline Ctxra

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Tunes
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:47 Quinta, 18 de Junho de 2020
Re: Nem 1 único peixe...
« Responder #12 em: 05:24 Sábado, 20 de Junho de 2020 »
Boas!

Dica de quem pescava na zona: quando o charroco pica, muda o estralho, ou mais nenhum peixe vai picar!

Os bichinhos, segundo parece, exalam uma substância repelente para as outras espécies.
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]