collapse

Autor Tópico: Xalavar sem ouro  (Lida 1466 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Xalavar sem ouro
« em: 16:59 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Boa tarde pescadores!
Ando a procura de um xalavar entre os 4 ou 5 metros de cabo, tenho pesquisado bastante, e tenho reparado que existem uns cabos extensíveis feitos de carbono do género de cana de pesca, por uns preços bastante interessantes, mas tenho algumas questões sobre estes cabos.
Tenciono usa-lo para quando vou pescar para a pedra sem ter que enfrentar o mar para tirar um valente robalo por exemplo... Mas será que estes cabos de carbono a rondar os 20€ aguentam um peixe de 5 kilos por exemplo a tira-lo na horizontal? É que como em tudo existem alguns cabos bastante caros e bonitos mas a ideia é algo que seja pratico funcione e que caiba no carro
Ando de olho neste
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aceito todas as vossas sugestões!
Cumps!
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #1 em: 17:10 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Viva,

Manobrar um xalavar com cabo de 4m mesmo na horizontal para fazer o peixe lá entrar, e por muito arreado que o peixe já esteja, do meu ponto de vista é impossivel. Em altura sim consegues. Na horizontal só com cabo curto e com o peixe bem perto de ti, e cuidado com a cana para não ser colocada em posições que só provocam quebras.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #2 em: 17:10 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Compra uma cana de oito metros de pesca à francesa, telescópica tiras os dois ou três primeiros elementos, compras a cabeça do chalavar e mandas fazer uma rosca fêmea que vais fixar na por dentro na pontaa da cana.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Online telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #3 em: 17:11 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Boas, o xalavar serve para puxar o peixe aos pés e levantá-lo na vertical, se tiver alguma altura. Qualquer xalavar vai partir a levantar um peixe 5kg na horizontal.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #4 em: 18:46 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Usar um cabo de camaroeiro de 4/5m, no mar, sem ajuda e com o mar algo mexido é uma espécie de "número de circo". Só quem nunca usou um camaroeiro nessas condições pode achar que é fácil.
De qualquer modo não será um camaroeiro dessa qualidade e dentro desses valores que se prestará a um "serviço" desses.
Já alguém dizia que "quanto maior a nau, maior a tormenta"... e isso também serve para cabos de camaroeiro.  ;)

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #5 em: 18:51 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Para levantar só na prumada, nunca tentar por o chalavar na horizontal.
Em certas enseadas que não dá para meter a rabeca pode ser uma ajuda preciosa.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #6 em: 19:10 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Agradeço imenso pelos comentários, mas eu acho que não me perceberam quando falei que queria puxar na horizontal, o que quis dizer era por o peixe la dentro e dps puxar o cabo para mim e nao levantar o camaroeiro a peso...
Já pensei nisso de comprar uma cana mas parece me que a meio por ser mais fino pode criar algum tipo de fragilidade
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #7 em: 19:35 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agradeço imenso pelos comentários, mas eu acho que não me perceberam quando falei que queria puxar na horizontal, o que quis dizer era por o peixe la dentro e dps puxar o cabo para mim e nao levantar o camaroeiro a peso...
Já pensei nisso de comprar uma cana mas parece me que a meio por ser mais fino pode criar algum tipo de fragilidade

Viva, a minha resposta é levando em conta que não queres levantar o xalavar. Apenas que o peixe lá entre. Eu uso xalavares entre 2 e 4m , e acredita que isso que pretendes fazer, um robalo dos bons 3 ou 4m à tua frente entrar no xalavar, nem que o tentes subornar. Só te vais arriscar a tanto malabarismo que ainda o robalo foge e tu vais parar à água. Xalavar em mar é pra tirar peixe que encostaste ali uns metros abaixo mas logo à tua frente, não para os ir tirar ao meio do mar
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline joseferreira77

Re: Xalavar sem ouro
« Responder #8 em: 07:41 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agradeço imenso pelos comentários, mas eu acho que não me perceberam quando falei que queria puxar na horizontal, o que quis dizer era por o peixe la dentro e dps puxar o cabo para mim e nao levantar o camaroeiro a peso...
Já pensei nisso de comprar uma cana mas parece me que a meio por ser mais fino pode criar algum tipo de fragilidade


assim como tu dizes é tranquilo. alias o que sofre mais não é o cabo do chalavar, mas sim a cabeça do chalavar.

4-5 kgs é muito peso, mas se o tiveres lá dentro, aguentará, a funcionar como corda com balde de água.   o problema é que não aguentará muitas vezes. inevitavelmente a cabeça vai partir, muito provavelmente na dobra junto ao cabo.

pelo que entendo estás a pescar a uns 2-3 m em altura com um chalavar de 4-5. maior que isso sózinho ou acompanhado transforma-se numa empreitada de logistica.   quanto maior for, mas longe o vais ter de ti, pois aquilo é muito bom para um gajo tropeçar ou calcar.  depois para o ir buscar.....
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #9 em: 11:09 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Exato, mais do que 4 metros acho que não preciso nem começa a se tornar pratico... mas ja vi um a usar um xalavar de 6 metros e lá conseguia tirar o peixe, e peixe de 2 kilos para cima...
Eu ando a pensar em adquirir um porque costumo pescar ao robalo na pedra e ja me aconteceu tirar um de 4.8kg e ter que ir la baixo enfrentar o mar para o tirar, e o bixo simplesmente nao pára com a corrente, com a adrenalina toda as vezes pode se tornar perigoso uma onda maior surgir na fase que estarmos a tentar tira-lo enfim, estava a tentar arranjar esta alternativa que me parece mais segura, isto para pesqueiros um pouco mais altos 2-3metros sim
« Última modificação: 11:11 Sexta, 15 de Maio de 2020 por Serras »
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #10 em: 12:44 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Boas,

Eu tenho um com um cabo que ronda os 4,2 mts e o preço rondava esses valores...
Já o usei muito e posso dizer que é uma óptima ajuda, se usado como um auxiliar de "reboque", ou seja, trabalhas o peixe, cansas o peixe, colocas dentro do xalavar e puxas para ti, nunca a levantar na horizontal em peso "aberto"...
Mas a pescar sozinho não é nada fácil e mesmo acompanhado, o teu companheiro tem de deixar a pesca dele para te auxiliar...
Em qualquer dos caso, eles está sempre perto de mim, mas "fechado", quando é necessário é só abrir e usar, e a rebocar o peixe para ti é ir fechando á medida que recolhes... Atenção que falo em pescas que estou a pouco mais de 4 mts de altura do nível de água e tenho acesso a locais mais baixos...
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #11 em: 12:48 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Exato, mais do que 4 metros acho que não preciso nem começa a se tornar pratico... mas ja vi um a usar um xalavar de 6 metros e lá conseguia tirar o peixe, e peixe de 2 kilos para cima...
Eu ando a pensar em adquirir um porque costumo pescar ao robalo na pedra e ja me aconteceu tirar um de 4.8kg e ter que ir la baixo enfrentar o mar para o tirar, e o bixo simplesmente nao pára com a corrente, com a adrenalina toda as vezes pode se tornar perigoso uma onda maior surgir na fase que estarmos a tentar tira-lo enfim, estava a tentar arranjar esta alternativa que me parece mais segura, isto para pesqueiros um pouco mais altos 2-3metros sim

Mas afinal não é tirar peixe na horizontal que pretendes. É para pesqueiros a 2/3m.
Nesse caso,  se o peixe está ali encostado por baixo não vejo problema, mas e há sempre um mas, e por vezes mais do que um.
1 - o cabo do xalavar tem por exemplo 4m. Da maneira como vais pegar no xalavar e para teres algum apoio, pois estamos a falar de mar rijo e de robalos com peso, digamos que o cabo do xalavar acaba no teu cotovelo. Perdes quase 50cm de cabo.
2 - Se estás em pé , e mesmo que te baixes um pouco, somando ao que já perdeste no ponto 1, já se foi pelo menos 1m de xalavar. Portanto, é bom dar um desconto ao tamanho do cabo do xalavar, e saber ao certo a altura do pesqueiro. Um xalavar de 4m tem 4m. Um pesqueiro tem 2/3m aos nossos olhos, mas pode ser mais, e até podes descobrir ja tarde demais que afinal tens um xalavar que so chega à agua se a maré estiver cheia.
3 - o xalavar para ser usado sem dar chatice, o peixe deve ser encostado numa zona desimpedida de pedras. Por exemplo, encostas o peixe num sitio que até fundo mas tem ali um ou dois bicos de pedra 2 palmos abaixo da superficie. Se a rede do xalavar "caçar" uma pedra dessas enquanto tiras o peixe, passas a ter um grande problema principalmente se o peixe já estiver dentro do xalavar
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline Luis Pinto

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 6 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Quinta, 22 de Outubro de 2015
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #12 em: 13:52 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Boas.

Já foi praticamente tudo dito.

a ideia da cana de pesca francesa é boa. mas para  convém ser telescópica.

Se for de encaixe é muito provável que se desencaixe ao levantar o peixe.
Bom mar, cana vergada e um escamudo prá caldeirada ;)
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #13 em: 16:03 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Como disse atrás é uma cana de francesa telescópica que leva um troço metálico na ponta com uma rosca fêmea.
Tenho um xalavar assim feito à mais de 10 anos e tem trabalhado e nunca partiu. Sempre que vou aos robalos á bóia vai comigo, depois dependendo do pesqueiro ou levo a rabeca ou o xalavar.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Serras

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 257
  • Agradecido: 23 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Re: Xalavar sem ouro
« Responder #14 em: 17:23 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Muito obrigado pelas opiniões malta, comprar uma dessas canasou comprar um cabo já feito com a rosca na ponta pronta a montar a cabeça do xalavar tbm nao deve sair mt mais caro?
Ando a ver esta, será que sai mais caro que ser eu a fazer com uma cana?
Cumps!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Homem livre, tu sempre gostarás do mar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]