collapse

Autor Tópico: Pesca com criança 7 anos  (Lida 2743 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Pesca com criança 7 anos
« em: 16:20 Quarta, 13 de Maio de 2020 »
Boa tarde,

Por ter ido um par de vezes aos diversos de MT e trazido uns carapaus para casa, a filha de 7 anos fez a famosa pergunta: "Papá, posso ir pescar contigo um dia?"

Gostava de levá-la a experimentar a pesca, e não é relevante ser águas interiores ou mar, os peixes são para devolver, desde que seja seguro para ela e prático lá chegar (vivo na cidade de Lisboa).

Assim, se existir, gostava precisava de ajuda para escolher um tipo de pesca e local apropriados para uma criança desta idade poder experimentar em segurança a pesca.

A melhor opção pela segurança parece-me ser a pesca em águas interiores, mas não a conheço de todo, e pelas pesquisas que fiz não consegui encontrar nada nesta zona. A única coisa que me ocorreu foi pescar taínhas no Tejo à bóia (com pão?). É uma opção? Há algum sítio legal e limpo em Lisboa para fazer esta pesca?

Desde já obrigado
« Última modificação: 16:22 Quarta, 13 de Maio de 2020 por RicardoD »
 

Offline Tózé

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 237
  • Agradecido: 39 vezes
    • Gondomar - Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:20 Terça, 05 de Abril de 2016
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #1 em: 20:18 Quarta, 13 de Maio de 2020 »
A pesca ideal para ela, será uma pesca aos Alburnos, pois é uma pesca à boia, bastante fácil, prática, com canas muito curtas, cerca de dois a 4 metros, leves e é uma pesca produtiva, pois saem muitos peixes. Usando um pouco de engodo, que ao cair na água se desfaça em nuvem é o ideal, como isco usa o asticot. De certeza que ela vai adorar.
Aí perto de Lisboa, não conheço..., talvez na zona de Salvaterra de magos, ou coruche, que foram locais onde pesquei quando morei em Lisboa e claro bastante mais longe, nas albufeiras das barragens. Não sei se na dos patudos sai... já não pesco por essas bandas há 20 anos.. :shock: :shock:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: RicardoD

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #2 em: 13:51 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Muito obrigado Tozé.

Talvez algum companheiro daqui conheça essas zonas, gostaria que a zona ficasse no máxima a uma hora de distância de carro de Lisboa.

 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #3 em: 23:32 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Na barragem de Montargil tens alburnos e podes fazer uma pesca em segurança.
Há pesqueiros para isso é só uma questão de procurar o melhor local.

A distancia não deve ser muito mais de 1 hora.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: RicardoD

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #4 em: 14:31 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Estou então à procura de locais para por a filha a pescar alburnos, e não consegui encontrar informação recente sobre a pista de Benavente (aberta, fechada, e existência de Alburnos lá), nem a sua localização exata. Alguém me pode esclarecer?
 

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #5 em: 19:05 Terça, 26 de Maio de 2020 »
Para o caso de alguém pesquisar pelo mesmo que eu, respondo à minha própria pergunta e aqui fica a localização da pista  :)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Ainda não pesquei com a filhota, mas já vi que tem ótimas condições para pescar com miúdos e há abletes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Valadas

Offline joaofigueira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Domingo, 04 de Novembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #6 em: 21:11 Terça, 26 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para o caso de alguém pesquisar pelo mesmo que eu, respondo à minha própria pergunta e aqui fica a localização da pista  :)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Ainda não pesquei com a filhota, mas já vi que tem ótimas condições para pescar com miúdos e há abletes.


Boas Ricardo, atenção que nas pistas muitas vezes o peixe é mais manhoso (pelo menos tenho essa impressão. Como já foi dito montargil é a melhor opção tendo em conta que és de Lisboa. Vais encontrar muitos pesqueiros à beira da estrada com condições ideais quer para tirar os alburnos quer para o carro e até dá para fazer um picnic
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: RicardoD

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #7 em: 23:36 Terça, 26 de Maio de 2020 »
Para quem é de Lisboa e se quiser entreter a apanhar umas abletes, o local mais próximo é Coruche. São cerca de 80 Km, desde Lisboa, e o local é óptimo para pescar com crianças.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: RicardoD

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #8 em: 10:43 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para o caso de alguém pesquisar pelo mesmo que eu, respondo à minha própria pergunta e aqui fica a localização da pista  :)

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Ainda não pesquei com a filhota, mas já vi que tem ótimas condições para pescar com miúdos e há abletes.

Boas Companheiro,

o meu filho fez 9 anos ontem e para minha surpresa pediu uma Cana de Pesca como prenda de aniversário.

Em adolescente também acompanhei os meus tios numas pescarias embarcadas e na zona de Oeiras no paredão. Mas não passou disso mesmo.

Ou seja, como sabemos se isto resultará em vontades passageiras lá fomos nós comprar uns kits básicos para pesca à boia e para iniciados.

Também eu pensei no local mais próximo aqui em Lisboa, como Torre de Belém ou outro na zona da Expo, onde eles (também tenho um filho de 5 anos que quer alinhar) possam estar em segurança.

Já foi com a sua filha a Benavente? O que achou? Conhecem outros locais seguros para pescar à boia, como por exemplo na zona da expo?

Obrigado a todos.



 

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #9 em: 11:35 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Boas,

Fui lá com ela uma vez, ainda saiu uma ablete (a custo, confirmou-se que são desconfiadas), mas ela gostou mais de explorar a zona e a bicharada que por lá anda (borboletas, alevins à borda de água) do que pescar. As condições para estar com os miúdos são excelentes.

Na Expo não experimentei, mas tinha encontrado este video numa zona que marquei como zona a explorar, parece bom para estar com os miúdos:  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #10 em: 11:39 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Antes de mais obrigado pela sua pronta resposta.

Realmente para experimentar uma primeira vez, diria que a Expo parece ser um local muito bom para ir com eles.

Conseguiu perceber com exatidão o local? Consegue partilhar?


Obrigado
 

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #11 em: 11:47 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Penso ser esta a zona

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Se lá for, por favor partilhe a experiência!  :)

Abraço
 

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #12 em: 12:00 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Obrigado pela partilha

Partilharei a experiência, mas não crie expectativas que somos três nabos  ;D

Mas no que diz respeito à partilha de experiência sobre o local poderei dar mais detalhe.

Obrigado
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #13 em: 12:02 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Nesta altura ir com miúdos para expo não é boa ideia, na minha opinião.

Há muito pescador por causa das corvinas, todos sabemos que as crianças são pouco dadas a estar muito tempo sossegadas no mesmo sitio e poderá ocorrer algum incidente.





 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: RicardoD

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #14 em: 12:11 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Obrigado pela dica.

Terei que procurar outro local então, pelo menos mais afastados de outras pessoas, até porque com o Covid não me sentiria confortável estar perto de outras pessoas.

Mas para ser honesto os meus filhos se querem ir à pesca tem que saber estar e respeitar os outros. Outra questão é se os pescadores mais experientes gostam ou não de ter iniciados próximo. Isso já é um tema mais sensivel.

 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #15 em: 12:28 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Ali na expo não há grande stress mas nesta altura é mais complicado.

Embora seja um pouco perigoso ir com crianças por causa das pedras.

Sugiro que vá com as crianças ali para o poço do bispo, Marvila, no jardim novo do lado contrário ao Centro de inspecções, há um pontão em ferro do lado esquerdo deste virado para o rio mas só ali pesca na maré alta.

Ao pé do centro de inspecções creio que seja proibido mas sem certeza, deste lado estão sempre lá uns reformados, também não stress com estes.

Vá na maré cheia leve sardinha como isco e entretem-se com as crianças a tirar umas rainhas, senão corre o risco de não tirar nada e as crianças pedem o interesse pela pesca.

 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Valadas

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #16 em: 14:57 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Obrigado pela dica. Vou visitar os dois locais primeiro sozinho e depois logo vejo qual dos dois é mais seguro para eles.

Quanto a stress não faz muito o meu feitio, mas compreendo a preocupação, com os mais velhos e experientes tento aprender respeitando sempre.

Obrigado
 

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #17 em: 15:34 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ali na expo não há grande stress mas nesta altura é mais complicado.

Embora seja um pouco perigoso ir com crianças por causa das pedras.

Sugiro que vá com as crianças ali para o poço do bispo, Marvila, no jardim novo do lado contrário ao Centro de inspecções, há um pontão em ferro do lado esquerdo deste virado para o rio mas só ali pesca na maré alta.

Ao pé do centro de inspecções creio que seja proibido mas sem certeza, deste lado estão sempre lá uns reformados, também não stress com estes.

Vá na maré cheia leve sardinha como isco e entretem-se com as crianças a tirar umas rainhas, senão corre o risco de não tirar nada e as crianças pedem o interesse pela pesca.

 



Boas Telmo desculpe a pergunta, sabe se o pontão debaixo da Ponte Vasco da Gama é possivel pescar? E se a formula atrás proposta (sardinha como engodo em maré cheia para apanhar uns peixinhos) funcionaria ali? Ou também é um local ocupado pela pesca à Corvina?



 

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #18 em: 15:38 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Aqui poderemos pescar?

Pergunto apenas porque o pontão tem resguardo e seria mais seguro para os miudos




[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 52
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #19 em: 15:40 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Costumo ver lá pescadores na maré cheia
 

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #20 em: 16:02 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Pode pescar mas não vá para esse tem lá muito pescador e com crianças neste pontão ainda é mais complicado que na expo.

Há lá pescadores que nem sabem bem o que andam ali a fazer, lançam de qualquer maneira, não querem saber de ninguém.

Eu devo ter lá pescado 3 ou 4 vezes e conhece-os todos.

Vá para um dos outros dois, aquele que está junto ao hotel costuma ser bom, mas só pode pescar a partir da meia maré, até lá não há água

Na maré cheia por ficar debaixo da ponte, isto só mesmo para se entreter com as crianças, por vezes dão lá uns peixitos na maré alta.

Quando ao engodo acho que não justifica a corrente leva tudo.

A formula da sardinha não é para engodo mas para isco, isto para as rainhas porque elas pegam muito bem com a sardinha, pode ir com outro isco qualquer, casulo, coreano...

Refiro a sardinha como isco e para se entreter às rainhas porque é muito provável que apanhe, se for direcionado para outro tido de peixe e com outro isco corre o risco das crianças se cansarem da pesca por não apanharem nada.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Valadas, RicardoD

Offline telmo madeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 279
  • Agradecido: 88 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 15 de Fevereiro de 2016
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #21 em: 16:09 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Valadas,

Quando sugiro que não vá com as crianças para a expo, marina, é só por uma questão de segurança das mesmas, ninguém lhe fará mal nem lhe dirá nada certamente.

O problema é que são muitos pescadores de fundo e de amostra e há muitos que têm cuidado ao lançarem e há outros que nem por isso.

Há fios e anzois deixados no chão, enfim uma série de coisas que como todos sabemos como são as crianças podem correr menos bem.

No entanto vejo pescadores com os seus filhos por ali.



 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Valadas, RicardoD

Offline Valadas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:39 Segunda, 03 de Setembro de 2018
Re: Pesca com criança 7 anos
« Responder #22 em: 16:24 Quarta, 21 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pode pescar mas não vá para esse tem lá muito pescador e com crianças neste pontão ainda é mais complicado que na expo.

Há lá pescadores que nem sabem bem o que andam ali a fazer, lançam de qualquer maneira, não querem saber de ninguém.

Eu devo ter lá pescado 3 ou 4 vezes e conhece-os todos.

Vá para um dos outros dois, aquele que está junto ao hotel costuma ser bom, mas só pode pescar a partir da meia maré, até lá não há água

Na maré cheia por ficar debaixo da ponte, isto só mesmo para se entreter com as crianças, por vezes dão lá uns peixitos na maré alta.

Quando ao engodo acho que não justifica a corrente leva tudo.

A formula da sardinha não é para engodo mas para isco, isto para as rainhas porque elas pegam muito bem com a sardinha, pode ir com outro isco qualquer, casulo, coreano...

Refiro a sardinha como isco e para se entreter às rainhas porque é muito provável que apanhe, se for direcionado para outro tido de peixe e com outro isco corre o risco das crianças se cansarem da pesca por não apanharem nada.



Excelentes dicas. Vou passar lá um dia com os miudos e corro esses pontões na maré cheia e se encontrar algum desses sem pescadores ou com pouco assento arraial aí. Este local parece-me o ideal pois se o mais novo se fartar vai para a relva brincar com a mãe. Seria um local muito bom para eles experimentarem.
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]