collapse

Autor Tópico: Material para iniciar Slow Jigging  (Lida 7850 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Material para iniciar Slow Jigging
« em: 23:27 Terça, 12 de Maio de 2020 »
Grande abraço para todos os membros do Pesqueiro.

Sei que já se falou várias vezes sobre o assunto e acreditem que já dei uma vista de olhos na maior parte dos tópicos existentes no Pesqueiro mas como isto está sempre a evoluir e, relativamente ao Slow Jigging, atrevo-me a dizer que de um mês para o outro aparecem coisas novas, tanto materiais como informação, abro então este tópico.

Assim venho aqui pedir a colaboração daqueles que aderiram a esta técnica no sentido de me apoiarem na compra de um carreto (da tambor móvel) e respectiva cana. Como vivo em Vila Real será para esta zona que quero o material. Creio que a pesca se fará essencialmente em zonas pouco fundas, digamos entre os 30\40 metros e os 80\100 de profundidade na maioria das vezes. Quanto ao "orçamento" vai sair, se tudo correr bem, do subsidio de férias, lá para finais de junho e claro, agradeço contenção :).

Como das leituras que fiz fiquei com a ideia de que a cana era o elo mais importante para a técnica, seria nesta que apostaria numa melhor qualidade para já.

Também agradeço alguma informação sobre meia dúzia de jiggs adequados para estas profundidades, formas e pesos, para iniciar o "arsenal" :).

O que me dizem :).
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Ernesto Lima

Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #1 em: 21:49 Quarta, 13 de Maio de 2020 »
Boa noite António Silva.

Sobre as suas questões, de facto, já muito foi dito e informação é coisa que não falta. Aliás…, é tanta que acaba por confundir quem se inicia e até mesmo quem já tem alguma prática. Ainda mais se instala a confusão quando, como já me aconteceu, estarmos a pescar com material indicado e, ao nosso lado, um amigo, com material que nada tem a ver, adaptando os movimentos, acaba por tirar peixe de qualidade. Por tal, as suas questões são perfeitamente pertinentes. Entretanto, não tenho dúvidas que o material adequado, em zona de pesqueiros e marcações de sonda também adequadas, fará a diferença, tanto no esforço despendido, quanto na regularidade de capturas.

Cana ou canas, carreto ou carretos e fios:

Relativamente a conjuntos cana / carreto, também já bastante se falou por aqui que, atendendo à variação de profundidades que refere, não será fácil omitir opinião sobre o melhor único conjunto possível. Por tal, importa deixar alguns conceitos:

Canas e acções:

Quando uma cana traz indicada, por exemplo, uma acção máxima de 230g, tal indica que esta será a gramagem máxima que assegura um bom trabalho com a amostra. Esta indicação deve, no entanto, ter outras leituras:

1. Supostamente, com uma amostra com a gramagem máxima indicada, a acção da cana será lenta, e tanto mais lenta, quanto maior for a profundidade em que pescamos, a força da corrente, se a houver, e o diâmetro do fio que temos no carreto.

2. Face ao referido em 1, se a mesma cana trabalhar com uma amostra de 150g, sem aguagem e com fio mais fino no carreto, a acção será mais rápida.

3. Se só tivermos um conjunto cana / carreto / fio, teremos de adaptar conforme as condições de mar e vento e as profundidades a que vamos pescar, em determinada jornada.

A reflexão produzida, algo simplista, pretende mostrar a dificuldade de aconselhar um só conjunto cana / carreto / fio. Isto sem entrar em pormenores como profundidades mais adequadas, em cada época do ano e exemplares procurados / esperados, entre outros.

Pode ainda dizer-se que, tendo um único conjunto, terá de adaptar as animações às características deste e à profundidade a que estiver a pescar, jogando com o peso da amostra…, por exemplo:

1. Imaginemos que está a pescar, ali para os lados da Armação do Barril, a uns 20 e poucos metros, com uma cana de acção máxima = 230g. Neste caso, se quiser uma acção lenta, terá que colocar uma amostra desse peso, ou superior, para a conseguir, atendendo a que está a pescar muito baixo. Com o mesmo peso de amostra, a pescar aos 100 metros, lá nas beiradas dos canhões por fora, a acção será ainda mais lenta, aumentando a lentidão se o diâmetro do fio for maior e se houver aguagem.

2. Com a mesma cana, a pescar naquelas beiradas 5 / 6 MN, a SUL, que caem dos 20 e tal / 30, para os 50 metros já poderá jogar mais lento, ou mais rápido, com amostras entre os 120 e os 230g, mais ou menos.

3. Importa ainda referir que não é fácil adaptar animações quando um conjunto não for adequado para determinadas condições.

Falemos de carretos:

Os mais indicados por muitos dos já consagrados pescadores que praticam esta técnica, tudo indica, deverão ter as seguintes características:

1. Comprimento da manivela, entre eixos – 90 a 120 cm

2. Capacidade de linha adequada às profundidades a que queremos pescar, tendo ainda em conta o diâmetro do fio que pretendemos usar.

3. Boa qualidade e embraiagem com força adequada às lutas a que poderemos estar sujeitos.

4. Relativamente ao que referiu sobre carretos, penso que, se puder, deverá apostar em algo melhor, mais ainda quando pensa em adquirir, para já, um conjunto único.

As indicações referidas não devem ser consideradas como lineares, antes, como exemplos.

Posto isto o que poderá escolher como conjunto único, entre outros, e tendo em conta o mais fácil de conseguir no mercado nacional?

Atendendo às profundidades que indicou, penso que deverá ir para uma cana com acção média de +/- 150 / 250g. Isto porque, para pescar a 30 / 40 metros, muitas canas e carretos, mesmo não sendo de Slow Jigging, podem fazer bem o trabalho. Já dos 50 para cima, a coisa já fica mais exigente.

Cana para o mais caro (250 a 300€): Shimano Game Type B684 (100 a 300g). Tenho uma e pesca bem, com acção média, utilizando amostras entre 150 e 180g, com multifilar 0,24, entre os 50 e os 80 metros. Se pescar a 100 metros, com amostras de 200g, já fica com acção para o lento, aumentando a lentidão quando passo para amostras de peso superior e tornando-se difícil de pescar, se nesta profundidade, houver aguagem.

Cana para o mais barato (+/- 160€) com idêntica acção: Shimano Speed Master SJ B684

Cana para o mais caro, com acção inferior (230g): Shimano Game Type B683, talvez mais versátil para a média das profundidades que referiu, perdendo para a B684, quando em profundidades superiores.

Canas mais em conta e com acções até +/- 200gr:

Cinnetic Rextail
Cinnetic Synergy

Importa ainda referir o seguinte:

1. Tem muito mais canas de várias acções que vão dos 100 até 1000 e muitos euros.

2. De todas as referidas, a minha preferida, e já bastante testada entre os 50 e os 120 metros, é a Shimano Game Type B684.

Em termos de carreto, se puder, não hesite: Shimano Ocea Jigger 1501HG. Tem tudo o que necessita para essas profundidades e leva 300 metros de multifilar Sufix 832 multicolor 0,24.

Se não quiser gastar este dinheiro, veja Hart Brutal 50 SLL, ou o Poseidon 50 SL. Este último já experimentei de um amigo e gostei bastante do trabalhar do mesmo. Ambos ficam longe do Ocea Jigger, em tudo, mas cumprem bem.

Tudo o que acima referi não contraria a necessidade de, mais dia, menos dia, adquirir outro conjunto cana / carreto / fio, o que será mais adequado face, tanto às profundidades a que pretende pescar, quanto às condições de mar e vento com que se possa deparar. Nessa altura, tendo em conta o conjunto pelo qual optar, em 1.º lugar, partirá para outro de acção mais leve ou pesada.

Vamos então às amostras!

Preferencialmente, as amostras que uso, na sua generalidade, deitam-se e abanam-se, horizontalmente, logo que, após as levantar um pouco, as deixo cair. Umas descem rápido e só se deitam e abanam quando as paro e, em seguida, as deixo cair; outras descem lento e vão-se abanando. A maioria trabalha bem a descer e algumas, as mais finas e largas, também se abanam na subida.

Face ao descrito, deixo alguns títulos e imagens para dar uma ideia das que uso e como uso.


Deitam-se e abanam-se nas quedas após animação de subida e descem rápido:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Fazem o mesmo que as anteriores mas são lentas e "trapalhonas"a descer:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Também descem rápido, pairam nas animações em queda e também se animam quando sobem com enrolamento contínuo do carreto, sendo esta uma tendência das amostras mais largas e espalmadas, algumas mais lentas a descer:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Relativamente à variedade de formatos, prefiro ter em conta o que os formatos permitem fazer em termos de animação. Quanto a cores, vou adaptando, desde as mais parecidas com os peixes alimento da zona, até às mais estapafúrdias que por vezes funcionam quando já não sabemos mais o que fazer.

Importa deixar claro que toda a análise desenvolvida tem por base o que, neste momento, tenho testado nesta técnica, com resultados.
Muito provavelmente, com mais frequência de pesca usando esta técnica, poderei vir a mudar de ideias, nomeadamente ao nível do material. Outros companheiros poderão complementar e sugerir outras formas de actuação e outros materiais, dependendo das profundidades em que pescam e segundo a sua experiência em SPJ.

Espero ter conseguido fazer-me entender. Para dúvidas, ando por aqui.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 22:06 Quarta, 13 de Maio de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, ajrs, b.nunes, Peko, xpto, Paulo J Fernandes, PMiranda, Sansoni7, danielppduarte

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #2 em: 14:02 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Boa tarde a todos.

Mais uma vez lhe fico grato pela sua disponibilidade Ernesto Lima, muito obrigado.

Irei certamente ver as sugestões que fez. Como me parece que para esta modalidade serão necessários mais do que um conjunto cana\carreto, não fará mal nenhum começar com um conjunto mais modesto e, caso a coisa pegue, evoluir posteriormente para material melhor, até porque em principio já se saberá melhor o que se pretende. Achei deveras interessante o ponto em que focou o trabalhar das amostras pois são estas que de facto "enganam" o peixe e, portanto, convém saber muito bem quais as suas características e como devem ser trabalhadas. No vídeo cuja ligação coloco abaixo, a certa altura o formador refere a importância da forma dos jiggs e a forma como refletem a luz ao "trabalharem" como um dos fatores essenciais para ter sucesso.

 Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Achei este vídeo que o Ernesto colocou num outro tópico extremamente esclarecedor. Já tenho visto vários, muitos deles de japoneses e certamente interessantes, mas este foi de facto muito mais esclarecedor pelo que aqui volto a colocar a ligação pois merece ser visto por quem se está a iniciar nesta técnica.

Grande abraço

Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ernesto Lima

Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #3 em: 17:07 Quinta, 14 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos.

Mais uma vez lhe fico grato pela sua disponibilidade Ernesto Lima, muito obrigado.

Irei certamente ver as sugestões que fez. Como me parece que para esta modalidade serão necessários mais do que um conjunto cana\carreto, não fará mal nenhum começar com um conjunto mais modesto e, caso a coisa pegue, evoluir posteriormente para material melhor, até porque em principio já se saberá melhor o que se pretende. Achei deveras interessante o ponto em que focou o trabalhar das amostras pois são estas que de facto "enganam" o peixe e, portanto, convém saber muito bem quais as suas características e como devem ser trabalhadas. No vídeo cuja ligação coloco abaixo, a certa altura o formador refere a importância da forma dos jiggs e a forma como refletem a luz ao "trabalharem" como um dos fatores essenciais para ter sucesso.

 Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Achei este vídeo que o Ernesto colocou num outro tópico extremamente esclarecedor. Já tenho visto vários, muitos deles de japoneses e certamente interessantes, mas este foi de facto muito mais esclarecedor pelo que aqui volto a colocar a ligação pois merece ser visto por quem se está a iniciar nesta técnica.

Grande abraço



Boa tarde António Silva

De facto todo o conjunto, desde a cana até às amostras deve equilibrar-se.

Não basta dizer que determinada amostra é boa ou já capturou, importa saber o que ela faz quando se movimenta a cana de determinada forma, assim como testá-la na água, onde se vê, de forma a adequar movimentos lá no fundo, tendo em conta que, quanto mais fundo, mais amplos serão os movimentos para obter as mesmas animações das amostras.

Quando se pretende passar informação a alguém, as respostas rápidas são melhor que nada, mas, na maioria das vezes, deixam ainda mais questões por responder.

Quanto ao video, coloquei-o por várias razões:

1. O Homem é um comunicador espectacular. Consegue falar quase duas horas e não cansa.
2. Vê-se que sabe de pesca a potes, representa marcas, é a vida dele..., mas, face a uma técnica nova, desceu da sua sabedoria, assumiu que não sabia e que queria saber, observando e estudando. Conheço muitos que fingiriam não estar interessados, iriam aprender às escondidas e apareceriam posteriormente a dar formações, ou a mostrar exemplares, escondendo na mão a amostra usada. É fácil encontrá-los em todo o lado.

Não coloco em causa a sabedoria e técnica dos japoneses, nem pouco mais ou menos. Os homens são um espectáculo a explicar e foram eles que aperfeiçoaram a técnica e os materiais, mas este vídeo vale pelo percurso de aprendizagem explícito.

Por tudo isto, falar a quem se inicia sobre canas, carretos e fios, sem referir o trabalho das amostras, não teria qualquer lógica.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 17:13 Quinta, 14 de Maio de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #4 em: 15:14 Sexta, 15 de Maio de 2020 »
Boa tarde António Silva

Na primeira resposta que lhe dei, na última foto, apresento uns jigs que também trabalham a subir e que nomeio com a marca / referência: Hart - B-Runner.

Na verdade enganei-me..., a marca e referência desses jigs é: Kali Kunnan - X-Way Slow Back Light - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quando os nomeei não tinha a certeza, mas ficou-me um grão atrás da orelha e hoje fui à loja tirar dúvidas, aqui ficando a necessária correcção.

As minhas desculpas

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 15:19 Sexta, 15 de Maio de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #5 em: 00:29 Sábado, 16 de Maio de 2020 »
Mais uma vez obrigado pela atenção amigo Ernesto Lima.

Já tenho em vista uma cana, ainda não nomeada aqui mas já falada noutros tópicos, a Barros Zero Slow Jigger de 2 metros. Creio que para me iniciar será uma cana aceitável, se bem que já percebi que não é a mais indicada actualmente. Em relação ao carreto em principio poderá ser o Hart Casting Brutal GT 50 LL que creio ser o mesmo aqui apontado como uma das hipóteses de segunda linha. Não é muito pesado, tem um Drag aceitável e segundo me parece leva suficiente quantidade de linha para as profundidades a que estou a pensar pescar normalmente. Só ainda não consegui saber que quantidade de fio recolhe por volta de manivela?

Como disse anteriormente não penso para já gastar muito dinheiro num conjunto de primeira linha sem saber como me vou adaptar a esta técnica e, se a coisa correr bem então logo se pensará em voos mais altos. No entanto se algum colega achar que estou a pensar erradamente e quiser dar uma ajuda...

O que é que acham deste conjunto para começar? 
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #6 em: 00:35 Sábado, 16 de Maio de 2020 »
Uma coisa que me anda a fazer confusão é a diferença entre Zagaia e Jig. A mim parece-me o mesmo!!?? :hummm: alguém me pode dizer qual a diferença?
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Ernesto Lima

Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #7 em: 10:01 Sábado, 16 de Maio de 2020 »
Bom dia António Silva.

Sobre a questão da escolha, para iniciar, dá.

Sobre a recuperação do Hart Brutal, sei que, cheio, faz à volta de 100 centímetros por volta de manivela.

A diferença entre zagaia - jig é Português - Inglês. Não tem outra.

As Zagaias ou Jigs de SPJ são normalmente assimétricas, as de jigging normal são simétricas.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #8 em: 22:36 Sábado, 16 de Maio de 2020 »
Agradeço novamente Ernesto Lima 🙏 simples 😂😂😂, acontece que numa loja estavam publicitadas zagaias ...e Jiggs.... daí a minha pergunta.

Abraço.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #9 em: 13:09 Terça, 19 de Maio de 2020 »
Pronto já me piquei na M :grrr: dos anzóis  ;D.

Já chegou a aquisição para "SPJ"  8) Material em segunda mão ...em bom estado, tenho a certeza :) e agora é arranjar as condições para a estreia.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #10 em: 13:12 Terça, 19 de Maio de 2020 »
Embora estas zagaias tenham apenas anzóis numa das pontas tenho a ideia de que para Slow Jig se podem\devem? colocar nas duas pontas.Alguém tem opinião sobre esse pormenor?
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Ernesto Lima

Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #11 em: 19:40 Terça, 19 de Maio de 2020 »
Boa tarde António.

De facto colocam-se normalmente nas duas pontas e ficam um pouco mais curtos de fio.

As Hering não são de SPJ, o que não quer dizer que não trabalhem bem.

Abraço
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #12 em: 21:26 Terça, 19 de Maio de 2020 »
Boas

Gostava de mandar aqui um bitaite ou outro mas, na verdade, não tenho experiência para acrescentar nada do que foi dito pelo Ernesto!

Muita sorte com o novo material e que venham daí os capatões algarvios!

Abraço
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #13 em: 07:13 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde António.

De facto colocam-se normalmente nas duas pontas e ficam um pouco mais curtos de fio.

As Hering não são de SPJ, o que não quer dizer que não trabalhem bem.

Abraço


Obrigado Ernesto, lá tenho então de me dedicar á bricolage. (Uma das boas partes da pesca  :D ;D)

As Hering serão mais adequadas para uma pesca mais superficial? E trolling, não?

Grande abraço.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Material para iniciar Slow Jigging
« Responder #14 em: 07:23 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Gostava de mandar aqui um bitaite ou outro mas, na verdade, não tenho experiência para acrescentar nada do que foi dito pelo Ernesto!

Muita sorte com o novo material e que venham daí os capatões algarvios!

Abraço

Viva Beto-Manja :). O meu amigo, pelo que vou lendo, já está, por mim,  8) autorizado a mandar todos os bitaites que entender  :D. Quanto aos capatões espero que o meu amigo esteja coberto de razão  [-o<. Vamos a ver.

Creio recordar-me que o meu amigo teve inicialmente alguma dificuldade com as leituras da sonda e a velocidade do barco, estou certo? Se sim, como é que resolveu o assunto, é que a minha sonda aos 4\5 nós já começa a "tremer". Sei que para se sondar adequadamente a velocidade do barco deve ser baixa, entre os 2\5 nós mas também tenho lido que alguns colegas obtêm resultados a velocidades muito superiores.

Abraço.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]