collapse

Autor Tópico: Lançamento vs Passadores vs Espiral vs Carreto  (Lida 343 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Lançamento vs Passadores vs Espiral vs Carreto
« em: 11:11 Domingo, 10 de Maio de 2020 »
Acho que isto será algo confuso, mas vou tentar colocar a questão a quem possa eventualmente saber/ter uma opinião formada.

Temos "enraizado" que passadores LR lançam melhor linhas finas (inferior a 0.25mm) porque diminuem a espiral criada que é formada pela bobine do carreto.

Já em linhas superiores a 0.25, temos o feedback que os LR não serão tão eficazes porque trava demasiado o lançamento e aí os passadores K já serão melhores.

Considerando isto, 1 bobine/carreto que ao lançar crie uma menor espiral irá lançar melhor porque o atrito nos passadores também será menor.

A minha questão fundamental é, independentemente dos passadores, qual é o tipo de bobine que faz uma menor espiral? Uma bobine idêntica aos Daiwa ou uma bobine larga típica dos shimano?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Lançamento vs Passadores vs Espiral vs Carreto
« Responder #1 em: 13:36 Domingo, 10 de Maio de 2020 »
Na teoria seria uma conica, a excepção são mesmo os Shimano em si por conta daquele enrolar característico. Digo isto pq tenho o Shimano e o daiwa e não noto diferença significativa entre um e outro nos lançamentos com a mesma cana
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19597
  • Agradecido: 1164 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Lançamento vs Passadores vs Espiral vs Carreto
« Responder #2 em: 15:21 Domingo, 10 de Maio de 2020 »

 Para observar a diferença entre as espirais só filmando um lançamento em alta resolução das duas situações e depois ver em câmara lenta, acho que as marcas terão esses testes em vídeo mas nunca vi.

  :fixe:
 

Offline Victor Teixeira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 329
  • Agradecido: 38 vezes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: Lançamento vs Passadores vs Espiral vs Carreto
« Responder #3 em: 19:47 Domingo, 10 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Lançamento vs Passadores vs Espiral vs Carreto
« Responder #4 em: 19:53 Domingo, 10 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na teoria seria uma conica, a excepção são mesmo os Shimano em si por conta daquele enrolar característico. Digo isto pq tenho o Shimano e o daiwa e não noto diferença significativa entre um e outro nos lançamentos com a mesma cana


A minha questão é mesmo por isso… Por um lado temos o daiwa com bobines com menor diâmetro e cónicas… No outro temos o shimano com bobine mais larga e sem ser cónica…
Com isto, qual fará menor espiral?



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Para observar a diferença entre as espirais só filmando um lançamento em alta resolução das duas situações e depois ver em câmara lenta, acho que as marcas terão esses testes em vídeo mas nunca vi.

  :fixe:

Sim, sem dúvida que com vídeos tirava-se as dúvidas, mas infelizmente penso que nós não temos essa qualidade de gravação, além de que para ser credível teria de ser feito pela mesma pessoa, mesma linha, mesma cana… Condições muito idênticas e isso é quase impossível… Mas sem dúvida que seria a melhor forma de esclarecer..
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]