collapse

Autor Tópico: Surfcasting  (Lida 1479 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sergiocunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
  • Tento ser melhor todos os dias
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Terça, 21 de Abril de 2020
Surfcasting
« em: 10:07 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Bom dia,gostava muito de praticar este tipo de pesca no entanto podemos dizer que nao sei nada sobre, ja vi centenas de vídeos,alguns de dia outros a noite,se alguém me poder ensinar qualquer coisa
Boas pescarias
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting
« Responder #1 em: 10:55 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Isso é muito vago… estás a pedir para te ensinar a pescar, é muito geral… se fizeres questões concretas é mais fácil…
P/ex: Qual o material necessário? Como se lança? Quais os nós a usar? O isco? Como sei quando está peixe na cana? etc...

De qualquer das formas, é um tema muito extenso… e o que é verdade na minha zona, pode não ver na tua…
Pensa o que queres saber e depois procura aqui pelo fórum, se continuares sem as respostas, coloca aqui..
 

Offline Sergiocunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
  • Tento ser melhor todos os dias
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Terça, 21 de Abril de 2020
Re: Surfcasting
« Responder #2 em: 12:25 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Antes de mais muito obrigado,mas é que eu ñ sei exatamente nada sobre isso ainda ando na faze de comprar o material,tenho material mas nao sei se e o indicado,sao duas canas super antigas sportex ,chumbeiras por exemplo eu uso 120gramas e posso dizer ja experimentei mas sem resultados nunca apanhei um único peixe,obrigado  boas pescarias  ;)
Boas pescarias
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting
« Responder #3 em: 12:37 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
As canas devem ter entre 4m e 4.5m...devem ter uma acção máxima de 220 a 250 (300 até) g....
As chumbadas depende das zonas, se tem pedra, areia, ambos... Mas normalmente anda entre as 120 a 150g (poderá ir às 170)...

Antes de comprares o que quer seja, tenta te informar se é indicado para não estragares dinheiro em coisas desnecessárias...
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Surfcasting
« Responder #4 em: 12:40 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Para teres uma ideia geral aconselho veres o canal YouTube dos NR surfcasting. Após ficares mais informado sobre os vários aspectos a ter em conta já tens outra noção do que deves fazer e que dúvidas ainda tens para esclarecer
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sergiocunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
  • Tento ser melhor todos os dias
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Terça, 21 de Abril de 2020
Re: Surfcasting
« Responder #5 em: 13:12 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Muito obrigados pelas respostas,vou ver esse canal mas como ja falei tenho visto vários vídeos,desde que começou a quarentena que nao faço outra coisa,procuro aprender um bocado com um video outro bocado com outro,tiro apontamentos mas tenho muito que aprender,nao sei fazer uma leitura acertada do mar,iscagem devo ser fraco mas sempre que posso la vou eu faço kilometros sou persistente mas mesmo assim nada.....mas o gosto que tenho pela pesca venho sempre com um sorriso no rosto para casa penso no que correu mal o que poderia ter feito melhor e penso amanha e outro dia....Obrigados boas pescas
Boas pescarias
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Surfcasting
« Responder #6 em: 13:35 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Amigo Sérgio. Na verdade há muitíssima informação na net, e não só, acerca da pesca. Acontece que a pesca é uma arte que se aprende praticando e só praticando podes ter dúvidas e é nessas dúvidas que a net te pode ajudar. Conselho: começa a pescar. Quando for autorizado vai sempre à pesca. Começa por fazer o que sabes, o melhor que sabes. Há sempre malta que ajuda e, assim, vais abrindo os olhos. Não fiques ansioso para apanhar um peixe, até pode acontecer logo, mas é raro. Leva a coisa na desportiva. Procura fazer amizades que é o que a pesca tem de melhor e, sobretudo, nunca desistas. Ab.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergiocunha

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting
« Responder #7 em: 13:40 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Vê a mensagem que te mandei...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sergiocunha

Offline Sergiocunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
  • Tento ser melhor todos os dias
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Terça, 21 de Abril de 2020
Re: Surfcasting
« Responder #8 em: 13:50 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Mais uma vez muito obrigado,é isso mesmo a praticar é que se aprende,nao é  so tirar peixes porque afinal de contas isso nao é o mais importante,importante sim é passarmos uma bela jornada com um bom amigo,podermos passado anos voltar a falar nisso,mas tb é sempre bom termos a satisfação de um belo troféu no final de mais uma jornada.....obrigado pelos conselhos, e mesmo que nunca pesque um peixe nunca desisto  :)Obrigado boas pescarias
Boas pescarias
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting
« Responder #9 em: 21:20 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Boas.

Tu, ao que me dá a entender, és de Braga.

O conselho que te dou, e caso ande por ai a malta porreira desses lados (que eu sei que há), é que tentes ir com alguém que saiba e conheça, ou pelo menos que te possa ensinar e transmitir algum conhecimento inicial.

A arte da pesca é isso mesmo uma arte e de muito difícil interpretação dadas as constantes (in)variaves de que depende. Podes ler todos os livros e todos os sites e ver o filmes da net mas acontece que se não souberes o que fazer na tua zona, com as espécies que por lá andam, com a corrente de determinado quadrante e força, vento de determinada direção, naquela altura do ano... não conseguirás compreender o que fazer e vais tentar tudo o que aprendeste e, apesar de poderes evoluir, essa evolução vai ser lenta e trabalhosa.

Assim, vais com um amigo (que até podes nem conhecer) que saiba da arte. Ele ensina-te o básico, as interpretações e as dicas principais. Treinas e verás que esse ensinamento básico aliado ao conhecimento teórico absorvido nos livros e filmes vão dar grandes frutos.

Eu posso dar-te o meu testemunho: Recebi a minha primeira cana muito jovem como prenda de anos do meu pai, e ele, que nunca tinha pescado, aprendeu os ensinamentos com o homem da loja... andei muitos anos a tentar perceber o que fazia de errado, e lia (não havia net nem vídeos na altura) e tentava adaptar o que lia e ficava furiosamente frustrado porque raios o tipo no mesmo rio, a uns metros de mim sem carreto nem nada sacava peixes à bruta e eu nada...

Só mais tarde com ensinamentos de amigos que fui arranjando (sim, é preciso perder a vergonha para perguntar) é que vi onde falhava redondamente e que apesar de ter muitos conhecimentos não os conseguia aplicar pois não compreendia o básico.

Claro que tirar peixe todos tiram. E fácil pegar numa cana, ir para as rochas e apanhar uns sarguitos tamanho mini, mas não era isso que eu queria. Eu queria sentir este prazer que me dá ao chegar à praia e ver que o vento e correntes correspondem ao que vi no guru, que a lua está com um brilho fascinantemente favorável (sei que alguns afirmam que é mito, mas gosto de uma lua bonita e céu brilhante), o prazer que me dá montar tudo como se fosse um ritual, escolher o que me parece ser o melhor isco disponível, fazer o primeiro lançamento e sentir o fundo... saber ler o fundo, onde estão os agueiros, os fundões, sentir o roçar da chumbada nas pedras no recolher lento das primeiras análises... estar à beira mar sentado na areia a mirar a ponta da cana e detetar, entre o vai e vem das ondas, as duas bicadinhas tímidas e o repentino vergar da cana... o formigueiro mas mãos e o bater do coração, o chegar do bom exemplar à zona da rebentação e os cuidados para não lhe rasgar a boca ou partir o fluorocarbono 0,22... isso sim é para mim pescar... não é sequer o tirar o peixe, é tudo isto.

E mesmo que não tenhas alguém conhecido, ou que ninguém daqui se queira de dar ao trabalho de te ensinar (duvido), quando estiveres na praia observa quem pesca, perde a vergonha e fala com a malta, vais ver que apesar de poderes ser maltratado algumas vezes, vais arranjar bons amigos que te ensinam... comigo foi assim.

Desculpa este texto... estou a precisar de ir à pesca. Ao longo da vida, e apesar de não ser muito velho, ensinei muitos a iniciar, felizmente muitos (já pensam que) passaram o "mestre" e muitos com os quais falo, várias vezes já dizem que agora sou pescador de teclado ou nem isso dado que aqui no forum já só venho uma vez de 3 em 3 meses (pfff miséria de vida 🤣). Por motivos profissionais e familiares já não vou à pesca como antigamente e isso afeta-me quando começo a falar disto da pesca... afeta-me com esta nostalgia.

Abraço e lembra-te: o mais importante não é o material, nem as galocha top, nem os videos que se veêm... é nunca desistir.



 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting
« Responder #10 em: 21:48 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Claro que tirar peixe todos tiram. E fácil pegar numa cana, ir para as rochas e apanhar uns sarguitos tamanho mini, mas não era isso que eu queria. Eu queria sentir este prazer que me dá ao chegar à praia e ver que o vento e correntes correspondem ao que vi no guru, que a lua está com um brilho fascinantemente favorável (sei que alguns afirmam que é mito, mas gosto de uma lua bonita e céu brilhante), o prazer que me dá montar tudo como se fosse um ritual, escolher o que me parece ser o melhor isco disponível, fazer o primeiro lançamento e sentir o fundo... saber ler o fundo, onde estão os agueiros, os fundões, sentir o roçar da chumbada nas pedras no recolher lento das primeiras análises... estar à beira mar sentado na areia a mirar a ponta da cana e detetar, entre o vai e vem das ondas, as duas bicadinhas tímidas e o repentino vergar da cana... o formigueiro mas mãos e o bater do coração, o chegar do bom exemplar à zona da rebentação e os cuidados para não lhe rasgar a boca ou partir o fluorocarbono 0,22... isso sim é para mim pescar... não é sequer o tirar o peixe, é tudo isto.




Só tenho a dizer… Obrigado, muito obrigado!!! Estou sem ir fazer uns lançamentos há cerca de 1mes e meio… e ao ler as tuas palavras consegui reviver as minhas jornadas e sentir aquela ansiedade de quando estamos a chegar ao mar, quando escolhemos o pesqueiro que queremos, quando estamos a montar as canas, os primeiros lançamentos, o adaptar a forma de pescar consoante as condições que encontramos, as variadas formas de iscar o mesmo isco… Tudo isso.

Obrigado.
 

Offline Sergiocunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 15
  • Tento ser melhor todos os dias
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Terça, 21 de Abril de 2020
Re: Surfcasting
« Responder #11 em: 23:40 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Sim sou de braga, nao tenho amigos que pratiquem este tipo de pesca,conheço muita gente que gosta de pesca mas sao pescadores de final de semana,gente super boa mas que de pesca sao como eu nao percebem nada,vao a pesca mas nem se importam em aprender,gostava de conhecer alguém que me pode se ajudar a compreender como tudo isso funciona,iscos,material, montagens....muito obrigado pelos conselhos,mesmo sozinho eu la estarei a tentar dias noites sem desanimar....muito obrigado e boas pescarias
Boas pescarias
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 10:22]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]