collapse

Autor Tópico: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...  (Lida 7575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #15 em: 19:42 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #16 em: 20:49 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
Penso que antes de junho  nao há pesca  para ninguém . Mesmo assim com restrições.  E mais se o pessoal começa  a encher as praias , são  novamente fechadas
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #17 em: 21:32 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
Penso que antes de junho  nao há pesca  para ninguém . Mesmo assim com restrições.  E mais se o pessoal começa  a encher as praias , são  novamente fechadas

As praias só irão ser problema, para não dizer que vão ser de certeza, porque muito do problema está agora no comportamento das pessoas. Agora todos querem andar a exercitar as pernas, mas quando chegar a época balnear, essa vontade desaparece. E numa praia, mesmo que esta tenha 10km de extensão vai tudo concentrar-se nos primeiros 500m. A pesca, vai sofrer por tabela, porque simplesmente é vista a direito, e não é avaliado o risco apresentado por quem pesca apeado e que como eu e muitos o que quer é paz e descanço e por isso já por natureza se afasta de aglomerados de gente (alem de saber que vou ter que adoptar certas regras de higiene como por exemplo nao fumar na pesca pirque toco em muita coisa e a fumar leva-se a mão à boca), e quem não se importa de estar metido no meio duma confusão a pescar ombro a ombro. E não me parece que haja grande vontade em "plantar" uns agentes da autoridade a manter a ordem em pesqueiros que se sabem se concorridos e que por isso tem a tendencia a que haja muitas pessoas por lá. O mais fácil sempre foi proibir.
« Última modificação: 21:34 Quarta, 22 de Abril de 2020 por gmarques »
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #18 em: 16:35 Quinta, 23 de Abril de 2020 »
Alguns bem organizados já se preparam para influenciar o pós-quarentena:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Outros, sem sentido de coletivismo, vão ter que esperar pelas regras indeferênciadas que quem não tem a minima ideia do que é a pesca apeada e as suas particularidades!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #19 em: 23:08 Quinta, 23 de Abril de 2020 »
É uma pena que nunca tenham ajudado em nada quem sempre vos defendeu. Enfim. Apesar disso, algo está a ser tentado para se conseguir uma equivalência sobre o que outros vão ter.
Mas somos muito culpados. Como só nos preocupamos com o próprio umbigo e não fazemos nada mas nada com cabeça, não temos as mesmas defesas dos outros.
Os pescadores nesse campo são uma completa trapalhada.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #20 em: 01:16 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Olá Filipe. Importas-te de especificar melhor, sff. Houve em tempos uma associação de pescadores lúdicos, a qual ajudei a fundar e da qual nunca mais ouvi falar. Isso ainda existe? O nome é Anpled se não me engano. Ab
« Última modificação: 01:18 Sexta, 24 de Abril de 2020 por fsilva09 »
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #21 em: 01:37 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Existe, sim. Na prática desativada, mas legalmente activa. Está se a tentar por a ANPLED novamente a funcionar.
Vamos ver. Desculpem a sinceridade, mas a maioria não quer saber, nunca apoiou em nada e só se lembram quando a coisa está mal.
Acho realmente triste que neste país não se consiga ter nada com o mínimo de união.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #22 em: 09:10 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Existe, sim. Na prática desativada, mas legalmente activa. Está se a tentar por a ANPLED novamente a funcionar.

Ás vezes é preciso o momento certo para essas associações terem condiçoes de serem bem sucedidas!

A Associação Regional de Pesca Lúdica dos Açores (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) e a
Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) parecem bem sucedidas e relativamente ativas.

Talvez esteja na hora de re-ativar a ANPLED, aprender e trabalhar em conjunto com essas duas associaçoes para os pescadores ludicos terem maior impacto e probabilidade de influenciar governo e autoridades.

Eu por mim estou disposto a, no minimo associar-me, e possivelmente ajudar a re-aticar a associação se necessário.

Já agora, o acronimo ANPLED quer dizer o que?
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #23 em: 10:03 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, o acronimo ANPLED quer dizer o que?

ANPLED - Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #24 em: 21:30 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
O momento certo depende dos pescadores, de quem só sabe reclamar quando se vê com proibições. A importância de uma organização que defenda um desporto com 200 e tal mil praticantes é enorme, mas a importância dada por uma classe tão estranha como a nossa é nula. Devemos ser o único desporto com este nível de praticantes que não tem condições para ter uma representação condigna. Por isso temos as vezes o que merecemos.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #25 em: 00:08 Sábado, 25 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
Curioso..
Por isso é que na Austrália estão neste momento a voltar atrás nestas decisões..
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: amateus

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #26 em: 17:53 Sábado, 25 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
... de quem só sabe reclamar quando se vê com proibições.

Se no final for o alavanque necessario para se criar uma associação de pesca lúdica que lute pelos direitos dos pescadores lúdicos, então seria um belo caso de um mal (só saber reclamar quando se vê com proibições) que veio por bem!

Acho que este assunto (associação) merece um tópico por si próprio, se alguem da antiga direção do ANPLED quizer abrir um tópico para debater ideias e ouvir opiniões estou mais que disponivel para contribuir para a discusão!
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #27 em: 20:15 Sábado, 25 de Abril de 2020 »
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] Vivam,
dois assuntos distintos:
1º Seguramente a interdição à pesca não vai ser levantada no dia 2. As medidas de confinamento concelhio estendem-se até à meia-noite de dia 3, a partir de dia 2 deve vigorar outra situação qualquer, talvez calamidade pública que ainda não se sabe muito bem o que será e em que moldes. O mais possível, relativamente à pesca lúdica, é esquecerem-se dela; pura e simplesmente e reside aí a nossa janela de oportunidade… Se houver algum espaço de abertura na lei, pimba! Lá estarei eu… Pelo que acabo de dizer considero, como sempre considerei, que não se devem envolver nesta questão nem capitanias nem outras entidades, estão-se nas tintas para nós e para a pesca, pelo que, se perguntados se sentirão incomodados e responderão que não. É preferível não dizerem nada do que dizerem não.
2º Relativamente à ANPLED, desconhecia a sua existência, mas chamei à atenção da emergência de se fazer alguma coisa a respeito da quase inevitável interdição das praias não concessionadas. Aqui vi muito pouco interesse manifestado e, em outros locais, onde coloquei mais ou menos o mesmo texto, a reação não foi muito melhor, um deles foi o site da ANPLED onde também o coloquei oferecendo-me para colaborar dentro das minhas possibilidades. O texto foi apagado e a minha ideia ficou por ali…
Se houver qualquer hipótese de participar em iniciativas como essa e/ou outras estarei às ordens, mas parece-me que aquilo ficou tudo em águas de bacalhau e é pena. De qualquer forma o sítio mais visível parece-me ser o site do Facebook da ANPLED, quanto mais não for passem por lá, peçam amizade e façam like...   
Foi mais rápido do que eu pensava. já está a acontecer… [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]   [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
« Última modificação: 20:26 Sábado, 25 de Abril de 2020 por quink644 »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #28 em: 12:50 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Segundo sei esta situação das fotos acima deve-se ao caravanismo ilegal que têm destruído a costa vicentina com lixo e mais lixo. No entanto, estou completamente contra este tipo de medidas rudimentares que castiga muita gente para alem dos caravanistas. Mais uma vez, entre outros, levam por tabela os pescadores. Como o Filipe têm defendido, faz muita falta uma organização que defenda a nossa classe. Só que ninguém se chega á frente. Nos dias de hoje cada vez menos gente está disposta a dedicar-se a uma causa em que investe tempo e dinheiro próprio.
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #29 em: 14:40 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Que texto é que escreveste para ser apagado? Isso eu posso verificar quem foi e o porquê.
Quanto a ANPLED, já me cansa falar no mesmo, vê se a participação da malta nos tópicos. Meia dúzia é pouco mais.
É por isso que é impensável alguém nos defender a sério. Não somos dignos. É pena, pois acredito ser possível.

Deixo uma pequena história para perceberem.
Se for marcado uma reunião na Figueira da Fo por exemplo (uma questão de ser no centro), quem for da minha zona faz 500 KMS mais ou menos. Juntem a isso portagens, e ao menos um almoço barato em qq lado. Se calhar gastas 100 paus para ires resolver questões que deviam ser de todos, e que quem está a trabalhar de borla, dando o seu tempo livre ainda tem que pagar do seu bolso. Não é correcto.
Abdicar de tempos livres, alguns fins de semana, e ainda gastar do seu bolso, é lixado.
Muito bonito nas redes sociais de se dizer: estou aqui, contem comigo, mas depois no momento...
Querem ajudar? Mesmo?
Caso a ANPLED venha a ser reactivada, façam se sócios, participem, dêm pareceres construtivos.
Ajudem se a vocês próprios, porque nem isso são capazes.
Se um dia nós tramar em a sério, com restrições duras, ou tornarem a pesca num negócio como fizeram com a caça, não se queixem. Se esse dia chegar, significa que tivemos o que merecemos.

Bastava que 5 a 10% de quem tira licença se associasse, e existiriam condições para termos o que necessitamos para nos fazermos ouvir.



Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Seria um bodiao, arco íris? por ffgsoares [Hoje às 15:10]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]