collapse

Autor Tópico: ajuda na escolha de cana de surfcasting  (Lida 2595 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JoaoFerreira47

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 306
  • Agradecido: 47 vezes
    • Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Sexta, 16 de Junho de 2017
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #15 em: 19:34 Domingo, 05 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não acho que a liberty seja para lançar 180g, nem a liberty nem outra cana, nem percebo o porquê de se querer ir para esses pesos, por mais vontade que tenha de pescar, se não segurar pirâmide ou mesmo garras de 160g, vou para casa que está mais quentinho....


sim normalmente tambem nao uso, por norma no maximo tambem é só até as 160
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #16 em: 20:09 Domingo, 05 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não acho que a liberty seja para lançar 180g, nem a liberty nem outra cana, nem percebo o porquê de se querer ir para esses pesos, por mais vontade que tenha de pescar, se não segurar pirâmide ou mesmo garras de 160g, vou para casa que está mais quentinho....


sim normalmente tambem nao uso, por norma no maximo tambem é só até as 160



Mas há sim David. Existem canas cuja capacidade e tipo de acção são para se lançar acima de 160 gramas. Isso não significa que se retire o mesmo rendimento, óbvio.
Mas por vezes não se trata de tirar rendimento. Trata se de uma necessidade. Eu também não pesco no surfcasting com mais que 160 gramas. Mas essa é a forma que eu pesco, agora existem pessoas que pescam directo, e portanto não conseguem pescar com gramagens baixas. O mesmo se aplica a quem pesca em estuários como o Tejo por exemplo onde existem zonas com o canal a poucos metros, mas que a corrente obriga ao uso de gramagens altas.
O problema nas escolhas das canas é se ter totalmente a noção do que se precisa. E também do material que se tem e o que pode realmente estar em falta.
Uma cana para lançar 160 gramas, tem que ser uma cana poderosa. Muito forte mesmo. As canas quando são concebidas não vem  lá a dizer se são para quem lance muito bem ou muito mal. Daí a necessidade de se escolher com muita noção principalmente para quem quer canas que lancem altas gramagens. Por norma, pouca gramagem todas as canas de surfcasting lançam, a partir dos 140/150 gramas, existem canas que nas mãos de pessoas que lancem bem se tornam um perigo.

O João ao comprar uma cana tem que ter noção que se comprar a cana x pode ter um limite abaixo do que ele procura. A questão é... Normalmente usa 140 ou 150... Mas ele fala em 180, e se algum dia necessitar? Ele vai ter a noção que pode não poder usar a cana?
É muito difícil conseguir ter uma cana que lance bem 120 e lance bem 160 gramas. Temos que perder rendimento em algum lado.

Cabe ao João, saber exactamente as suas necessidades e escolher bem onde se pretende inserir. Também tem que ter noção que se for uma cana híbrida menos lógica tem em se querer lançar uma gramagem assim tão alta. Para essas gramagens  usa se canas tubulares que oferecem mais segurança e menos riscos ao pescador.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #17 em: 20:28 Domingo, 05 de Abril de 2020 »
 Pois, de facto estava a responder baseado no surfcasting que faço. Já agora por curiosidade, que canas há no mercado que consigam lançar 180/200g com algum rendimento?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #18 em: 21:26 Domingo, 05 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não acho que a liberty seja para lançar 180g, nem a liberty nem outra cana, nem percebo o porquê de se querer ir para esses pesos, por mais vontade que tenha de pescar, se não segurar pirâmide ou mesmo garras de 160g, vou para casa que está mais quentinho....

Nem mais
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline JoaoFerreira47

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 306
  • Agradecido: 47 vezes
    • Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Sexta, 16 de Junho de 2017
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #19 em: 21:50 Domingo, 05 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não acho que a liberty seja para lançar 180g, nem a liberty nem outra cana, nem percebo o porquê de se querer ir para esses pesos, por mais vontade que tenha de pescar, se não segurar pirâmide ou mesmo garras de 160g, vou para casa que está mais quentinho....


sim normalmente tambem nao uso, por norma no maximo tambem é só até as 160



Mas há sim David. Existem canas cuja capacidade e tipo de acção são para se lançar acima de 160 gramas. Isso não significa que se retire o mesmo rendimento, óbvio.
Mas por vezes não se trata de tirar rendimento. Trata se de uma necessidade. Eu também não pesco no surfcasting com mais que 160 gramas. Mas essa é a forma que eu pesco, agora existem pessoas que pescam directo, e portanto não conseguem pescar com gramagens baixas. O mesmo se aplica a quem pesca em estuários como o Tejo por exemplo onde existem zonas com o canal a poucos metros, mas que a corrente obriga ao uso de gramagens altas.
O problema nas escolhas das canas é se ter totalmente a noção do que se precisa. E também do material que se tem e o que pode realmente estar em falta.
Uma cana para lançar 160 gramas, tem que ser uma cana poderosa. Muito forte mesmo. As canas quando são concebidas não vem  lá a dizer se são para quem lance muito bem ou muito mal. Daí a necessidade de se escolher com muita noção principalmente para quem quer canas que lancem altas gramagens. Por norma, pouca gramagem todas as canas de surfcasting lançam, a partir dos 140/150 gramas, existem canas que nas mãos de pessoas que lancem bem se tornam um perigo.

O João ao comprar uma cana tem que ter noção que se comprar a cana x pode ter um limite abaixo do que ele procura. A questão é... Normalmente usa 140 ou 150... Mas ele fala em 180, e se algum dia necessitar? Ele vai ter a noção que pode não poder usar a cana?
É muito difícil conseguir ter uma cana que lance bem 120 e lance bem 160 gramas. Temos que perder rendimento em algum lado.

Cabe ao João, saber exactamente as suas necessidades e escolher bem onde se pretende inserir. Também tem que ter noção que se for uma cana híbrida menos lógica tem em se querer lançar uma gramagem assim tão alta. Para essas gramagens  usa se canas tubulares que oferecem mais segurança e menos riscos ao pescador.

Obrigado Filipe disseste tudo!
eu sei que iria perder rendimento caso lança-se 180gr. eu só falei nas 180 mas isso é raramente, talvez 1x num ano!

estive a ver o catalogo da Colmic e gostei de uma

Colmic Etan X3 sensitive 4,20  acçao 100-250

alguem sabe alguma coisa desta cana?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #20 em: 22:15 Domingo, 05 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 Pois, de facto estava a responder baseado no surfcasting que faço. Já agora por curiosidade, que canas há no mercado que consigam lançar 180/200g com algum rendimento?


Tantas David.
Mas a questão do rendimento já eu referi atrás que é quase impossível se tirar um bom rendimento com essas gramagens.
Simples a resposta, mas não vou enunciar todos os casos.
Modelos AX da Shimano, Modelos 35 da Daiwa, vercellis de acção 100-300, tens algumas, modelos crosspower da cinnetic, a lineaeffe também tem umas canas maradas com gramagens loucas.

No entanto modelos BX da Shimano tubulares podem fazê lo perfeitamente. Ainda possúo super aero techniuns e Antares. Lançam sem qualquer problema isso e muito mais. Durante anos fiz surfcasting no Tejo às corvinas, o canal ficava a uns 70 a 100 mts. máximo. Com chumbadas de 180 gramas, mais o peso de um choco pequeno, caía onde devia.

Hoje em dia existem mais opções do que antigamente, embora não nestas gramagens que eram recorrentes a uns anos pois o uso de tubulares eram superiores. O aparecimento de canas híbridas retirou essa ideia e menos canas assim são produzidas, mas continuas a ter no mercado algumas, são é pouco faladas por motivos óbvios.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #21 em: 22:32 Domingo, 05 de Abril de 2020 »
Não conheço a cana, entendo a tua ideia de ires ao encontro de uma cana com 2 ponteiras.
Mas há uma coisa que não gosto. Parece me não ter fuji. Uma cana em valor de 160 euros sem fuji já não se vê. Nos últimos anos isso acabou. Por muito que pense, nas principais marcas vendidas por cá, não encontro nenhuma com essa situação.

O gasto de alterar passadores não compensa, mas deixa ver se alguém conhece a cana. É difícil analisar as canas da Colmic 8 que têm algumas interessantes) com designações maradas. Os carbonos têm nomes tipo carbono espacial, enfim, é confuso para mim.
Nesse aspecto sempre preferi ver dados do carbono para marcas que têm a coisa por numeração de tonelagem. Acho que seria mais fácil para o consumidor final.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #22 em: 11:27 Segunda, 06 de Abril de 2020 »
A liberty tubular lança 150gr com bastante reserva de potência ainda, ou melhor da maneira que eu lanço ainda dava para mais, 160 ainda não lancei e penso que não vou lançar por norma nunca ando com chumbadas acima de 150gr por norma faço jornadas grandes e a lançar 160gr a noite toda ia ficar todo partidinho.

Tenho gostado bastante da cana penso que estou a lançar mais com ela que com a prime caster hibrida, isto sempre com 150gr, agora com menos chumbo se calhar tenho de pescar com outras canas mais macias que tenho e mesmo a prime caster deve sair por cima.

 

Offline JoaoFerreira47

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 306
  • Agradecido: 47 vezes
    • Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Sexta, 16 de Junho de 2017
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #23 em: 13:36 Segunda, 06 de Abril de 2020 »
A katx Diavola seria boa opção? Alguém conhece a cana?
« Última modificação: 13:38 Segunda, 06 de Abril de 2020 por JoaoFerreira47 »
 

Offline PedroCosta

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 1 vezes
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Domingo, 28 de Outubro de 2018
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #24 em: 13:33 Terça, 07 de Abril de 2020 »
Boas.
Dentro desses valores e que eu conheça tens algumas boas opções.
Acho que a Remake da KaliKunnan vai ao encontro daquilo que procuras, e' uma cana potente, toda fuji, que trabalha melhor ali nas 140gr +-, mas é cana que permite ir até 160gr sem problemas, e o preço penso que seja a volta dos 130e.
Depois também tens a bostok (95e) mas que e' uma cana em tudo inferior, menos potencia de lançamento, mas toda fuji, trabalha bem entre as 120 e as 130 e duvido que se possa ir acima das 150gr.
Tens a Vega Fukashi hibrida ou tubular, assim como a Kushiro, penso que sao canas para irem ate' às 130gr, talvez 140/150gr  já com algum esforço.
Tens como já foi dito a Daiwa Liberty, tambem toda fuji, menos potente que a remake, que deve trabalhar entre as 120 e as 140gr.
Tens a gama da Vercelli Enygma que são baratas mas a maior parte lança nas 120gr, se bem que ha' lá 2 ou 3 que lançam bem as 140gr podendo por isso ir ate' as 150gr, mas estas so' posso falar de catálogo porque a unica vercelli que tive foi uma Enygma Allegra.
Sinceramente dentro do que tu pediste, penso que a remake seja adequada ao que procuras, visto ser barata, toda fuji, e trabalha bem entre as 130 e as 150gr podendo ir ate' as 160gr, é uma cana um pouco dura que lança muitos metros quando lhe apanhas o jeito. 

Isto é a minha opinião, não sei se está certa ou errada, mas espero que ajude um pouco.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #25 em: 14:26 Terça, 07 de Abril de 2020 »
 A kushiro é muito diferente da fukashi, é muito mais firme e rápida, a fukashi com 150gr já se torna uma cana lenta com pouca velocidade a cuspir a chumbada, penso que não é a cana de todo mais indicada, a kushiro é bastante melhor nesse aspecto e muito mais polivalente na minha opinião, isto falando apenas das híbridas
 

Offline Fabio Pimentel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
  • Agradecido: 2 vezes
    • Rio de Janeiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:01 Quarta, 17 de Outubro de 2018
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #26 em: 14:33 Terça, 07 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
Dentro desses valores e que eu conheça tens algumas boas opções.
Acho que a Remake da KaliKunnan vai ao encontro daquilo que procuras, e' uma cana potente, toda fuji, que trabalha melhor ali nas 140gr +-, mas é cana que permite ir até 160gr sem problemas, e o preço penso que seja a volta dos 130e.
Depois também tens a bostok (95e) mas que e' uma cana em tudo inferior, menos potencia de lançamento, mas toda fuji, trabalha bem entre as 120 e as 130 e duvido que se possa ir acima das 150gr.
Tens a Vega Fukashi hibrida ou tubular, assim como a Kushiro, penso que sao canas para irem ate' às 130gr, talvez 140/150gr  já com algum esforço.
Tens como já foi dito a Daiwa Liberty, tambem toda fuji, menos potente que a remake, que deve trabalhar entre as 120 e as 140gr.
Tens a gama da Vercelli Enygma que são baratas mas a maior parte lança nas 120gr, se bem que ha' lá 2 ou 3 que lançam bem as 140gr podendo por isso ir ate' as 150gr, mas estas so' posso falar de catálogo porque a unica vercelli que tive foi uma Enygma Allegra.
Sinceramente dentro do que tu pediste, penso que a remake seja adequada ao que procuras, visto ser barata, toda fuji, e trabalha bem entre as 130 e as 150gr podendo ir ate' as 160gr, é uma cana um pouco dura que lança muitos metros quando lhe apanhas o jeito. 

Isto é a minha opinião, não sei se está certa ou errada, mas espero que ajude um pouco.

Olá amigo, esta Remake da KaliKunnan possui a ponteira híbrida, correta?
 

Offline PedroCosta

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 32
  • Agradecido: 1 vezes
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Domingo, 28 de Outubro de 2018
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #27 em: 15:01 Terça, 07 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
Dentro desses valores e que eu conheça tens algumas boas opções.
Acho que a Remake da KaliKunnan vai ao encontro daquilo que procuras, e' uma cana potente, toda fuji, que trabalha melhor ali nas 140gr +-, mas é cana que permite ir até 160gr sem problemas, e o preço penso que seja a volta dos 130e.
Depois também tens a bostok (95e) mas que e' uma cana em tudo inferior, menos potencia de lançamento, mas toda fuji, trabalha bem entre as 120 e as 130 e duvido que se possa ir acima das 150gr.
Tens a Vega Fukashi hibrida ou tubular, assim como a Kushiro, penso que sao canas para irem ate' às 130gr, talvez 140/150gr  já com algum esforço.
Tens como já foi dito a Daiwa Liberty, tambem toda fuji, menos potente que a remake, que deve trabalhar entre as 120 e as 140gr.
Tens a gama da Vercelli Enygma que são baratas mas a maior parte lança nas 120gr, se bem que ha' lá 2 ou 3 que lançam bem as 140gr podendo por isso ir ate' as 150gr, mas estas so' posso falar de catálogo porque a unica vercelli que tive foi uma Enygma Allegra.
Sinceramente dentro do que tu pediste, penso que a remake seja adequada ao que procuras, visto ser barata, toda fuji, e trabalha bem entre as 130 e as 150gr podendo ir ate' as 160gr, é uma cana um pouco dura que lança muitos metros quando lhe apanhas o jeito. 

Isto é a minha opinião, não sei se está certa ou errada, mas espero que ajude um pouco.

Olá amigo, esta Remake da KaliKunnan possui a ponteira híbrida, correta?

Sim, tem 4,20m e ponteira híbrida
 

Offline JoaoFerreira47

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 306
  • Agradecido: 47 vezes
    • Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Sexta, 16 de Junho de 2017
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #28 em: 17:27 Terça, 07 de Abril de 2020 »
obrigado a todos, depois de muito refletir  ;D optei pela Katx Impressa de 2020 com 4,30m
 

Offline Strokie

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Sexta, 09 de Novembro de 2018
Re: ajuda na escolha de cana de surfcasting
« Responder #29 em: 02:02 Quarta, 08 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Katx Impressa

Boas João,

Essa cana não é hibrida?
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]