collapse

Autor Tópico: Pesca Ilegal  (Lida 6444 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Pesca Ilegal
« em: 15:12 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
"A GNR apreendeu esta quarta-feira 230 quilos de peixe e identificou três homens que estavam a pescar ilegalmente diversas espécies no rio Mondego, anunciou o Comando Territorial de Coimbra da corporação.

Quando foram intercetados por elementos da GNR de Taveiro e do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Coimbra, os homens estavam a pescar «por meio e em local proibidos», entre os portos fluviais de Taveiro e Ribeira de Frades.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana informa que foi apreendida uma rede com malha de 12 centímetros e 100 metros de comprimento, um barco de madeira, um remo, uma âncora e 103 peixes, entre barbos, trutas e sáveis, que pesavam 230 quilos.

Foram restituídos ao rio apenas 15 peixes ainda com vida.

Chamada ao local, a veterinária municipal «atestou a qualidade do restante pescado para consumo», tendo sido distribuído por várias instituições de solidariedade social do concelho de Coimbra, adianta a nota."

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

QUEM ACHA ISTO REVOLTANTE?  >:(
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #1 em: 15:15 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
ainda bem que de vez enquando a policia atua mas o mal é que esses gajos amanha estão a fazer a mesma coisa  >:( >:(
"born to fish forced to work"
 

Offline João Pinto

Re: Pesca Ilegal
« Responder #2 em: 15:20 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Também tinha visto hoje a noticia, é vergonhoso, pelo menos desta vez foram apanhados mas vamos ver o que lhes acontece...

Mas atenção não são apenas esse pessoal que mata, o pescador desportivo faz com cada uma que até fico zonzo, esta foi filmada na foz do Douro e os peixes em questão são robalos

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A régua dele devia estar estragada...
 

Offline pantao

Re: Pesca Ilegal
« Responder #3 em: 15:22 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Concordo plenamente.
Só é pena as autoridades andarem atras das licenças de pesca, a nós hobbistas ou amadores, como se fossemos nos de cana na mão a acabar com o peixe.
Aqui na zona de aveiro é escandaloso as chamadas "redes ameijoeiras" redes que ficam perpendiculares a linha de costa, e que diariamente vejo colocarem sempre que o mar permite >:D
Perigoso porque ja comeca a haver alguns banhistas e para nos perdemos material e não se conseguir pescar tendo as licenças pagas.
Fico  >:D :o >:D
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #4 em: 17:39 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Eu não aguentava  e falava mesmo com esses peixes o gajo tem de ter vergonha  :moca: :moca: diz aos amigos  que tirou 10 robalos  :o
"born to fish forced to work"
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #5 em: 17:44 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também tinha visto hoje a noticia, é vergonhoso, pelo menos desta vez foram apanhados mas vamos ver o que lhes acontece...

Mas atenção não são apenas esse pessoal que mata, o pescador desportivo faz com cada uma que até fico zonzo, esta foi filmada na foz do Douro e os peixes em questão são robalos

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A régua dele devia estar estragada...


Epah fogo que vergonha.
Isso não se faz.
Disseste alguma coisa ao gajo?
 

Offline João Pinto

Re: Pesca Ilegal
« Responder #6 em: 18:17 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Por acaso falei mas não adiantou mas não foram 10 robalos, foram muitos mais pois eram 3 a pescar e havia um baldinho onde o peixe estava a ser metido, era cada lançamento cada robalão daqueles, garantidamente uns 20 robalões daqueles, tudo em fila devia dar 36Cm  :o
 

Offline Remador70

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 724
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #7 em: 19:06 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Depois dizem que não há peixe... Nos últimos anos o Robalo tem sido vítima de tanta selvajaria (caça sub., pesca c/ redes, pesca de exemplares como os do video) que num futuro próximo terá de haver medidas, nomeadamente com época de defeso...
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #8 em: 19:52 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Boas

Existem senas lamentáveis, mas nunca vão acabar.

Um determinado dia, numa conversa de pescadores, ouvia um indivíduo que descrevia uma grande pescaria, onde dizia ter apanhado um balde de 15 litros (daqueles da tinta), cheio de carapaus e robalos e que tinha feito a pesca com uma montagem de carapaus e dizia ele eram sempre 3, 4, 5 ou 6 peixes.

Eu abri as hostilidades e perguntei-lhe os tamanhos, ao que respondeu, um pouco maiores que um dedo indicador.

Quando se apercebeu onde eu queria chegar, já os outros dois companheiros o estavam a bombardear com aquela descrição e atitude como pescador, nem tive necessidade de dizer mais nada porque os outros se encarregaram de lhe fazer a folha verbalmente.

O grande feito para ele, originou um tamanho mau estar, que deixámos de falar em condições normais para ele e ele acabou por se afastar, pois quando estávamos juntos no café, deixou de se sentar junto a nós.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Renato Sá

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 231
  • Agradecido: 1 vezes
    • Trofa/Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #9 em: 19:59 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
boas , eu chamava a policia   C:-) desse para o que desse .

cumpts

Renato Sá
 

Offline Miguel Martins

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Segunda, 24 de Março de 2014
Re: Pesca Ilegal
« Responder #10 em: 20:09 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
É por estas situações e outras que não vale a pena mencionar que as leis da pesca vão senda mais rijas e na minha opinião deveriam ainda ser mais rijas e punir ainda mais a quem as não cumpre  >:( >:D
Posso vos dizer que não me importo de cada vez que for à pesca que tenho que mostrar a licença, ou melhor dito, ser fiscalizado, em 2012 amostrei a minha licença à Policia Marítima 28 vezes nesse ano.                       
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #11 em: 20:22 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É por estas situações e outras que não vale a pena mencionar que as leis da pesca vão senda mais rijas e na minha opinião deveriam ainda ser mais rijas e punir ainda mais a quem as não cumpre  >:( >:D
Posso vos dizer que não me importo de cada vez que for à pesca que tenho que mostrar a licença, ou melhor dito, ser fiscalizado, em 2012 amostrei a minha licença à Policia Marítima 28 vezes nesse ano.                       

Mostraste mais 28 vezes do que eu.... ???

Quanto á noticia em si, acho muito bem terem sido caçados. Se não servir de emenda a esses serve para muito outros mas alguma coisa deve ser feita.

Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #12 em: 21:02 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Boas

Até me esqueci, quando as lampreias estava a subir o Mondego, também foram apanhados pela P.S.P. uns quantos a capturá-las.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Marco Santos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 9 vezes
    • Vila Nova de Gaia / Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:29 Segunda, 12 de Maio de 2014
Re: Pesca Ilegal
« Responder #13 em: 21:30 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Vergonhoso essas atitudes!
Eu acho que os atirava ao mar...
Não tenho medo de morrer!
Tenho medo é de chegar ao céu e não ter espaço para pescar.
 

Offline João Pinto

Re: Pesca Ilegal
« Responder #14 em: 22:48 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Até me esqueci, quando as lampreias estava a subir o Mondego, também foram apanhados pela P.S.P. uns quantos a capturá-las.

Fiquem bem.

Braga
Ao minuto 7.12 apanho uma Moreia, mal faço a devolução tenho alguém atrás de mim a dizer que deitei 25 Euros fora e se era maluco

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca Ilegal
« Responder #15 em: 22:55 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Infelizmente continua a haver muitos e demais ilustres pescadores que apanham dezenas e dezenas de peixes muito abaixo das medidas, tenho conhecidos que se gabam inda por cima desse tipo de capturas e pescarias, se lhes chamo a atenção eu é que sou o parvo que mando peixe fora. Gostava era de saber o que se faz com peixes tao pequenos? vejo guardarem sargos que nem fritos deve prestar… Enfim!!
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Pesca Ilegal
« Responder #16 em: 23:19 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
É em todo o stio que isso acontece aqui no rio Minho junto da foz vi um homem com um balde de 5 litros cheio de robalinhos de 10 cm solhas de 5cm.
Que coisa só me apetecia darlhe um tiro :tiro1:

 

Offline Renato Sá

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 231
  • Agradecido: 1 vezes
    • Trofa/Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #17 em: 23:48 Quinta, 15 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Até me esqueci, quando as lampreias estava a subir o Mondego, também foram apanhados pela P.S.P. uns quantos a capturá-las.

Fiquem bem.

Braga
Ao minuto 7.12 apanho uma Moreia, mal faço a devolução tenho alguém atrás de mim a dizer que deitei 25 Euros fora e se era maluco

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



boas   , penso que querias dizer lampreia .

cumpts

Renato Sá
 

Offline joaommf

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 107
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:18 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #18 em: 03:53 Sexta, 16 de Maio de 2014 »
Posso vos dizer que a mim já me aconteceu uma situação bem desagradavel em Agosto do ano passado no molhe da praia da Rocha. Depois de umas belas 4 horas já à torra do sol, a lançar longe e a iscar borracheira para apanhar alguma dourada  sem sucesso aparecem dois artistas que estavam lá de férias como eu. Montam o material com anzois XXS, lançam para a beirinha com coreano, no primeiro lançamento tiram um sarguete do tamanho dum dedo se tanto. Um deles incrivelmente mete o peixe no saco olha para mim e diz:

"É chegar, ver e vencer"

Devida ter chamado logo a policia mas invés disso fui-me logo embora. Quem conhece o sitio sabe que é facil tirar lá dezenas desses sarguetes mas toda a malta que lá pesca é consciente e não faz isso. Os dois artistas começaram a ir para lá todos os dias fazer pescas dos bebés.
 

Offline João Pinto

Re: Pesca Ilegal
« Responder #19 em: 08:28 Sexta, 16 de Maio de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Até me esqueci, quando as lampreias estava a subir o Mondego, também foram apanhados pela P.S.P. uns quantos a capturá-las.

Fiquem bem.

Braga
Ao minuto 7.12 apanho uma Moreia, mal faço a devolução tenho alguém atrás de mim a dizer que deitei 25 Euros fora e se era maluco

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



boas   , penso que querias dizer lampreia .

cumpts

Renato Sá

Tens razão heheheheh
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #20 em: 11:04 Sexta, 16 de Maio de 2014 »
à que apertar com esses gajos que anda aí a dar cabo de tudo, a fiscalização deverias ser muito mais apertada.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #21 em: 11:59 Sexta, 16 de Maio de 2014 »
Boas

Já dei a minha opinião sobre este assunto e o quanto lamento tal atitude.

Acho que todos devemos cumprir a lei e seguir as regras por ela emanada, contudo, acho que o pior ainda nem são os pescadores lúdicos, que apanham umas centenas e os barcos de arrasto e os cercos que fazem aos robalos e outras espécies, estes apanham todos peixes com medida, o que fazem às toneladas sem medida que diariamente apanham?

Muitos dizem que são devolvidos ao mar, embora mortos, mas...tenho sérias dúvidas.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #22 em: 12:08 Sexta, 16 de Maio de 2014 »
Boas.

Acho que é comum as pessoas pensarem que o peixe não irá acabar, errado  :no2:

Alem de ser proibido deviam pensar que se esses peixes chegarem à idade adulta irá haver maior quantidade e os exemplares também serão maiores, cabe à minha geração e às próximas zelar pela sustentabilidade.
Boas :fishcool:   
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Pesca Ilegal
« Responder #23 em: 12:17 Sexta, 16 de Maio de 2014 »
Enfim, cenas tristes e lamentáveis. Como em tudo na vida à pessoas que não tem um palmo de testa, apanhar pequenos exemplares para que? Tanta caça a multa nas estradas e destes pormenores esquecem-se eles. Piava tudo mais fino se anda-se brigadas a civil a multar... A todos os users deste fórum peço para termos o bom senso, caso excepção que o exemplar está a morrer.
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Pesca Ilegal
« Responder #24 em: 23:56 Segunda, 19 de Maio de 2014 »
 C:-)

Acho que as pessoas que retêm peixes abaixo da medida mínima (neste vídeo muitíssimo abaixo) não têm consciência que prejudicam diretamente a conservação da especie.

Mas depois queixam-se que ali só saiem robalos pequenos... não lhes dão tempo para crescer....

e se lhes perguntarem "o sr. é um criminoso?" respondem que não.... isto não conta...

mas sim, isto é um crime.

Eu não devolvo todo o peixe que pesco, retenho algum para consumo, desde que dentro da medida.

Não tenho nada contra quem devolve sempre tudo e acho que ninguém me irá criticar por reter (como disse alguns para consumo, desde que dentro da medida)

mas isto é inaceitável... aqueles robalos tinham 5cm? 10cm?
Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca Ilegal
« Responder #25 em: 17:45 Terça, 20 de Maio de 2014 »
É pá, aqui um off topic, ó João Pinto, que vídeo fantástico. Gostei de ver.

Entretanto eu não sou um purista, retenho alguns exemplares para consumo essencialmente os maiores e dependendo do local da apanha (esse barbo do vídeo talvez não escapasse).  :P

Também considero que a lei  por vezes peca por ser restritiva demais, por vezes apenas para uns e nada para outros. Dou o exemplo precisamente de uma espécie que já mencionaram, as lampreias. Descobri à pouco, quando me tentava inteirar de como pescar essa bela espécie de grande valor gastronómico aqui na minha terra, que era proibido ao pescador lúdico a apanha. Mas sei de vários cidadãos, que debaixo do chapéu de pescadores profissionais pescam às centenas sem que ninguém lhes digam nada. E eu, para comer uma lampreia de cabidela, tenho que pagar a algum desses indivíduos porque eu não as posso sequer transportar.
Acho que devíamos poder pescar, nem que fossem um exemplar por dia apenas. Mas tenho a certeza que se fizessem isso deixava de haver tanta apetência dos profissionais para isso, alguns dos lúdicos pelo menos deixavam de lhes comprar.
Aliás, nem sei ao certo como é que funciona a lei para os profissionais... sei é que o pessoal se coleta para as poder apanhar.

Mas fico mesmo triste é com esses que dizem que uma azeitona é mais pequena, tem caroço e também se come. E alguns ainda gozam connosco porque nós somos os grandes pescadores mas afinal vamos sempre de mãos a abanar para casa. >:(
Deixá-los... rezemos apenas para que não se engasguem com as espinhas.
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Pesca Ilegal
« Responder #26 em: 19:00 Domingo, 21 de Setembro de 2014 »
lampreia...que nojo...
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: Pesca Ilegal
« Responder #27 em: 23:24 Quinta, 30 de Abril de 2015 »
eu concordo tambem existe casos aqui na minha terra e terra do tavares talvel nao sei mas no verao achiga pequeno anda nas bordas e pescadores sao ao molhos para os tirar conheco pessoas no bons dias de pesca faziam 70 infelizemte a gnr e guarda florestal nao se preocupa e nao ve o que se passa :( >:(
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]