collapse

Autor Tópico: Escolher Carreto para Surfcasting  (Lida 3751 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rocha74

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Sábado, 05 de Outubro de 2019
Escolher Carreto para Surfcasting
« em: 14:20 Quarta, 18 de Março de 2020 »
Boas companheiros, estou indeciso entre comprar o Shimano Ultegra XSD 14000 ou o Daiwa Emblem Surf 45 SCW QD Type - R, penso que serão muito idênticos, que dizem?
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #1 em: 18:05 Quarta, 18 de Março de 2020 »
Venha o diabo e escolha… Fico a ver as respostas porque também estou curioso. Para ajudar ainda acrescento a escolha entre o prateado e o vermelho (ao que percebi acho que a única diferença é a cor e o preço)… Ainda acrescendo o Ultrega Spood XTD com um enrolamento de 1,24m...  8)
« Última modificação: 18:14 Quarta, 18 de Março de 2020 por quink644 »
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #2 em: 18:10 Quarta, 18 de Março de 2020 »
Aqui nesta secção tens muitas opiniões sobre carretos.
E esse não é excepção.
Mesmo que te dêem a opinião pessoal nada como tu próprio tirares as tuas elações.

Este tópico está algures aqui, basta procurar.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se precisares faz uma pesquisa é só colocares o nome do carreto e podes começar a tirar conclusões.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #3 em: 20:24 Quarta, 18 de Março de 2020 »
Esse assunto é constantemente debatido aqui...
Eu tive o mesmo problema, exatamente no mesmo.
Acabei por ir para o daiwa... As bobines conicas encheram.me por completo.
Agora são carretos muito diferentes e não sei se o daiwa terá a mesma qualidade que o Shimano...
Até porque 3 bobines e conicas que não são nada baratas, e ao mesmo preco que o shimano, algo tem que ser de menos qualidade.
Parece.me que o Shimano tem mais força no recolher pelo que se optarem pelo daiwa tens que usar mais o drag e a cana e não abusar dele... Tem é quick drag que eu gosto muito
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #4 em: 21:31 Quarta, 18 de Março de 2020 »
Há diferenças entre o daiwa cinzento e o type r... Se não houvesse não fazia sentido haver diferença no preço e o cinzento trazer apenas 2 bobines e o type r trazer 3... Inicialmente pensei que o daiwa, pelo seu ratio tivesse força a menos, mas sinceramente acho.o com força suficiente e muito equilibrado..

O shimano é sempre shimano... 20 anos de ultegra na nossa costa, possivelmente é o carreto mais vendido de sempre em Portugal... Isso não se consegue por acaso, apesar de eu achar que nos últimos anos tem perdido alguma qualidade... Eu tenho um xsd, mas se pudesse comprava um super ultegra xsa 10 000...tenho um já velhinho, mas ainda vai muitas vezes comigo..

Humberto, falaste no daiwa custar o mesmo que o shimano e trazer 3 bobines... O shimano xsd  que custa o mesmo que o daiwa é o 14 000, que traz 2 bobines... Ou seja, mais uma que o type r... Okay, aparentemente é o mesmo preço com 1 bobine de diferença... A questão é que a daiwa perdeu intermediários, a shimano ainda tem (tinha!!) a normark... O que leva a daiwa consiga ter preços ligeiramente mais baixos..
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #5 em: 00:18 Quinta, 19 de Março de 2020 »
Evidentemente que o que digo vale o que vale; mas a Shimano em Portugal tem melhorado nos preços, estão quase ao nível europeu e com o preço dos portes já fica muito pouco mais barato ainda se possam poupar uns euritos, mas aí começamos a pensar que não merece a pena e que as nossas lojas precisam de sobreviver…
O pessoal cada vez participa menos, não sei porquê, quais são as diferenças entre o Daiwa prateado e o vermelho? A malta opina mas coisas concretas népia…
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #6 em: 06:38 Quinta, 19 de Março de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Evidentemente que o que digo vale o que vale; mas a Shimano em Portugal tem melhorado nos preços, estão quase ao nível europeu e com o preço dos portes já fica muito pouco mais barato ainda se possam poupar uns euritos, mas aí começamos a pensar que não merece a pena e que as nossas lojas precisam de sobreviver…
O pessoal cada vez participa menos, não sei porquê, quais são as diferenças entre o Daiwa prateado e o vermelho? A malta opina mas coisas concretas népia…


A diferença está apenas na qualidade dos componentes internos, o Antônio Silva comprovou.o e por acaso já falamos disso
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #7 em: 09:52 Quinta, 19 de Março de 2020 »
Tal e qual, há um ou outro componente que na minha opinião é de superior qualidade.
O cinzento tem também dupla oscilação, coisa que o type r não tem e isso é uma mais valia no enrolamento da linha.
O peso, ao contrário do que a daiwa refere, também é diferente o cinzento tem menos 9g que o type r.
Disseram-me também que a qualidade de pintura/tinta do carreto era diferente, melhor no cinzento, não sei se será verdade, mas fica a ideia.

Agora ajudando á escolha (ou baralhando mais), entre o xsd e o emblem 45 (seja ele o type r ou o cinzento).

No daiwa, aquelas bobines cónicas fazem diferença e a assistência é muito boa. Acerca do óleo magsealed (que para muitos é uma desvantagem), dá uma suavidade extra que o xsd não tem… O problema será a manutenção dele, mas se quiseres podes faze-la, perdes a garantia e ficas com um carreto "normal" sem magsealed…A nível estético (apesar de isso ser do que menos importa), pessoalmente gosto muito mais do emblem cinzento que do type r ou do xsd, mas são gostos.

Sobre o xsd, tem qualidade, mas uma eventual necessidade de assistência da shimano, como a normark já não é o representante deles em Portugal, seria um problema "grande" caso seja necessário peças para ele num curto prazo porque não se sabe ao certo a quem é que se deve pedir e cada um descarta-se. Mas por norma os shimanos não dão grandes problemas desde que bem estimados.

A escolha não é fácil. Como eu disse, se houvesse uma 3ª opção com o Super Ultegra XSA era essa de longe. Seja com o xsd ou com o emblem, ficas bem servido.
Se optares pelo daiwa, escolhe o tamanho 45... Se pensares no tamanho 35, opta pelo shimano.
« Última modificação: 09:58 Quinta, 19 de Março de 2020 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Carlos_Jacinto

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #8 em: 16:21 Quinta, 19 de Março de 2020 »
Sou mais um com a mesma indecisão. A única coisa que não gosto no Daiwa e a cor vermelha (nada por causa de clubismos, só não gosto de cores berrantes). Mas como ha o cinzento.... Relativamente ao preço, diferenças de cerca de 10% não contam para grande coisa porque isso depende do marketing e preferência de mercados.
Acho que no meu caso vou pro Daiwa Emblem 45R so por causa das bobines maiores e cónicas porque preciso de um carreto para pesca em praia de areia para chegar aos cabeços la fora.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline nuno mendonça

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 5 vezes
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Segunda, 09 de Abril de 2018
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #9 em: 14:52 Terça, 24 de Março de 2020 »
Boas,
Eu tenho dois XSD 3500 com algumas bobines extra e posso dizer que depois de comprar um Emblem 45 type R fiquei rendido ao carreto  ;)

Pela sua suavidade ao enrolar também pelas bobines mais finas e dai aproveitar mais esses metros extras no lançamento.

Uma coisa que notei no Emblem é que embora o peso seja quase o mesmo que o XSD quando montado ( na mesma cana para ter a referencia) parece ligeiramente mais pesado. Mas pode ser pelo facto de ter um eixo maior e o peso estar distribuído de outra forma em relação ao XSD.

Vou assim que possível comprar o segundo Emblem 45 type R    :))
 

Offline mpsm

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:11 Terça, 26 de Maio de 2020
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #10 em: 18:11 Segunda, 01 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se optares pelo daiwa, escolhe o tamanho 45... Se pensares no tamanho 35, opta pelo shimano.

Olá António!
Aproveito o post para perguntar: o porque é que o 35 neste caso não é tão bom? A diferença entre o 45 e o 35 foca-se na quantidade de fio na bobine, certo?

Obrigado.
 

Offline mpsm

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:11 Terça, 26 de Maio de 2020
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #11 em: 18:32 Segunda, 01 de Junho de 2020 »
Perguntei à Daiwa a confirmar e eles responderam o seguinte:
"Relativamente à sua pergunta sobre o Emblem Surf SCW, a diferença está na altura das bobinas, resultando em diferença de capacidade. A forma cónica e a saída do fio mantem-se."

A questão prática é: na prática esta diferença de alturas entre os dois carretos nota-se? Por exemplo a nível do lançamento e na diferença de metros atingidos?
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Escolher Carreto para Surfcasting
« Responder #12 em: 18:38 Segunda, 01 de Junho de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se optares pelo daiwa, escolhe o tamanho 45... Se pensares no tamanho 35, opta pelo shimano.

Olá António!
Aproveito o post para perguntar: o porque é que o 35 neste caso não é tão bom? A diferença entre o 45 e o 35 foca-se na quantidade de fio na bobine, certo?

Obrigado.

35 e 45 é a altura da bobine em milimetros.

Teoricamente uma bobine mais alta tem uma melhor saída de fio, portanto deverá lançar mais longe.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mpsm

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]