collapse

Autor Tópico: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)  (Lida 688 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaofigueira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Domingo, 04 de Novembro de 2018
1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« em: 17:55 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Boas amigos,

Após ler aqui já alguns posts que contêm bastantes ensinamentos - que são praticamente enciclopédias- por parte do nosso caro Mestre Ernesto Lima, a quem aproveito para deixar os meus sinceros pêsames pela sua recente perda, fiquei ainda com algumas dúvidas que gostaria de ver esclarecidas.

Quanto ao multifilar do carreto, tenho ouvido falar do JOF da aliexpress e que este até parece ser bom mas para o spinning, para a embarcada também ou ou o uso de multi procura finalidades diferentes nestas modalidades? A ser este o caso, de haver finalidades diferentes será que me podem aconselhar um multi com boa relação preço/qualidade e já agora o diametro mais indicado.

Quanto ao isco: tenho lido que a sardinha fresca é boa, a congelada não tanto é gostaria de saber o porquê se as congeladas são maiores e mais gordas (na minha opinião) e se em última análise a sardinha é congelada não vai tudo dar ao mesmo?

Quanto as montagens : Reiterando o que disse acima é a primeira embarcada portanto não sei bem o que fazer, quanto às de compra quais comprar? Quanto às feitas em casa, é imperioso que se use o flúor na montagem e nos estranhos, se sim, novamente pergunto qual o diametro mais adequado.

Agradeço desde já a atenção dispensada.
Um abraço!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #1 em: 18:59 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Ainda este fds ouvi várias vezes, é muito importante pescar fino.
O que ouvi foi 025 ser a medida ideal para os estralhos, nem que troque so os  dos aparelhos de compra.
Em relação aos iscos vejo sempre pescar mais com camarão e ameijoa, só vejo usar sardinha quando se fazem iscadas maiores
« Última modificação: 19:01 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 por Cafunfo »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaofigueira

Offline joaofigueira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Domingo, 04 de Novembro de 2018
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #2 em: 19:24 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda este fds ouvi várias vezes, é muito importante pescar fino.
O que ouvi foi 025 ser a medida ideal para os estralhos, nem que troque so os  dos aparelhos de compra.
Em relação aos iscos vejo sempre pescar mais com camarão e ameijoa, só vejo usar sardinha quando se fazem iscadas maiores


Os estranhos também em flúor?

Quanto à ameijoa, salgada?


 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #3 em: 19:38 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Sim os estralhos em flúor, salgada fica mais rija
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaofigueira

Offline joaofigueira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Domingo, 04 de Novembro de 2018
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #4 em: 19:45 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Para salgar basta abrir e colocar em sal durante quanto tempo?
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #5 em: 20:20 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Eu normalmente deixo descongelar e meto um pouco de sal na noite anterior, depois antes de ir escoo liquido que possa haver e meto mais um bocado de sal
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaofigueira

Offline Ernesto Lima

Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #6 em: 21:35 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Boa noite João Figueira

Sobre fios e respectivas espessuras, assim como tipos de montagens, tem muito por onde escolher, sendo que a 1.ª questão que tem de resolver é: Que pesca vai fazer...? Diversos, Pargos, outras? Já agora..., vai em MT, ou em barco próprio, ou de amigos com pouca gente a bordo?

Para qualquer das opções existem várias respostas aqui no Pesqueiro, tanto em prosa, quanto em video, podendo estas serem sempre melhor completadas, quando questionados os autores.

Tem um tópico recente, imediatamente anterior ao seu, do Cafunfo, em pesca em barco, veja aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se pensar em diversos, tem este post do Braga, está lá muita coisa: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sobre os fios, o multifilar que referiu não conheço. Em termos de tendências é verdade que se tenta pescar o mais fino possível, tendo em conta os peixes que se procuram. Também é verdade que, pelo menos nos estralhos, o fluorocarbono é o mais utilizado, pessoalmente prefiro-o mais pela resistência ao nó e por ser mais rijo, do que propriamente pela apregoada invisibildade que, parece-me, terá tanto mais importância quanto menos fundo se pescar e mais claro for o dia.

Posto isto, talvez seja melhor, em primeiro lugar definir melhor o que pretende na pesca embarcada, e depois, colocar questões mais concretas de forma a que se tente responder o melhor que se sabe.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Miguel Reis, joaofigueira

Offline joaofigueira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Domingo, 04 de Novembro de 2018
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #7 em: 06:31 Terça, 04 de Fevereiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite João Figueira

Sobre fios e respectivas espessuras, assim como tipos de montagens, tem muito por onde escolher, sendo que a 1.ª questão que tem de resolver é: Que pesca vai fazer...? Diversos, Pargos, outras? Já agora..., vai em MT, ou em barco próprio, ou de amigos com pouca gente a bordo?

Para qualquer das opções existem várias respostas aqui no Pesqueiro, tanto em prosa, quanto em video, podendo estas serem sempre melhor completadas, quando questionados os autores.

Tem um tópico recente, imediatamente anterior ao seu, do Cafunfo, em pesca em barco, veja aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se pensar em diversos, tem este post do Braga, está lá muita coisa: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sobre os fios, o multifilar que referiu não conheço. Em termos de tendências é verdade que se tenta pescar o mais fino possível, tendo em conta os peixes que se procuram. Também é verdade que, pelo menos nos estralhos, o fluorocarbono é o mais utilizado, pessoalmente prefiro-o mais pela resistência ao nó e por ser mais rijo, do que propriamente pela apregoada invisibildade que, parece-me, terá tanto mais importância quanto menos fundo se pescar e mais claro for o dia.

Posto isto, talvez seja melhor, em primeiro lugar definir melhor o que pretende na pesca embarcada, e depois, colocar questões mais concretas de forma a que se tente responder o melhor que se sabe.

Cumprimentos

Ernesto


Bom dia Ernesto,

A pesca está marcada numa Mt com 9 colegas, aos diversos pelo que penso que a embarcação deve estar praticamente lotada. Vou então seguir a sua indicação e consultar os posts supra mencionados.

Agradeço desde já a atenção dispensada.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #8 em: 10:15 Terça, 04 de Fevereiro de 2020 »
Tratando-se da 1ª embarcada, o meu conselho vai mais para outras situações.
1 - Passar o dia bem disposto.  Não sei se já passou um dia num barco. Andar de barco não é igual. Os cuidados são alguns. Dormir bem, não beber derivados de leite, não baixar muito a cabeça e manter o olhar em frente ( nestes caso montagens, nós, etc.. a bordo está fora de questão ) existem muita coisas nos tópicos relacionados.

2 - Na 1ª vez sempre bom apanhar uns peixes.

Por isso os meus conselhos são, não se preocupar tanto com montagens, mas com o dia em si. Passar por uma boa experiencia e com vontade de repetir, e não próxima pensa melhor no resto.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaofigueira

Offline joaofigueira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 123
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Domingo, 04 de Novembro de 2018
Re: 1a Embarcada - Enciclopédia (de dúvidas)
« Responder #9 em: 10:34 Terça, 04 de Fevereiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tratando-se da 1ª embarcada, o meu conselho vai mais para outras situações.
1 - Passar o dia bem disposto.  Não sei se já passou um dia num barco. Andar de barco não é igual. Os cuidados são alguns. Dormir bem, não beber derivados de leite, não baixar muito a cabeça e manter o olhar em frente ( nestes caso montagens, nós, etc.. a bordo está fora de questão ) existem muita coisas nos tópicos relacionados.

2 - Na 1ª vez sempre bom apanhar uns peixes.

Por isso os meus conselhos são, não se preocupar tanto com montagens, mas com o dia em si. Passar por uma boa experiencia e com vontade de repetir, e não próxima pensa melhor no resto.


Obrigado pelo conselho e de facto se há coisa que quero ainda menos do que não apanhar peixe é passar mal o dia, creio que o título induz bastante em erro, de facto não é a primeira vez embarcada sendo que já tenho algumas horas de embarcada no Tejo às corvinas e aos robalos, mas de facto é a primeira vez aos diversos, já me disseram que o Tejo é mais propício ao enjoo (coisa que duvido) , quanto a nós, montagens e afins tudo isso está fora de questão. Não tendo enjoado no Tejo as minhas preocupações estão 50/50  entre o enjoo e a obtenção de resultados
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]