collapse

Autor Tópico: Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?  (Lida 1474 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?
« em: 17:21 Sábado, 18 de Janeiro de 2020 »
Boas pessoal,

Estou a pensar aventurar-me na compra de um barquito para a pesca~e estou com algumas duvidas relativamente a embarcaçoes usadas.

Quantas horas e muito num motor Volvo Penta inboard?

A embarcaçao que estou a ponderar é um rodman 700.
Sei que por vezes mais do que as horas que tem o mais importante e a manutençao que teve (motor e casco) mas é mais para ter uma noção do que esperar.

Abraços!
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?
« Responder #1 em: 18:33 Sábado, 18 de Janeiro de 2020 »
Espera pelo Ernesto que ele entende dessas coisas...
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?
« Responder #2 em: 18:35 Sábado, 18 de Janeiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se preferires contacta-o diretamente…  ;)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?
« Responder #3 em: 19:12 Sábado, 18 de Janeiro de 2020 »
Boa tarde Diomar

Antes de responder à sua pergunta, gostaria de saber se o Rodman 700 de que fala é este modelo: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se for, é um modelo já com uns anos, com linha de veios e um Penta Volvo de 150 HP.

São barcos estáveis, com boa construção, embora lentos, muito bons a fazer mar, mas já com uns bons anos, sendo que 700 horas são muito poucas para este motor e para a idade que supostamente terá. No entanto, tem uns pormenores que deverá ter em conta antes de comprar, sob pena de ter que gastar uns dinheiros mais ou menos importantes. Isto, muito mais devido à idade e à pouca utilização do que às horas de trabalho.

Para melhor o aconselhar, preciso então que me responda às seguintes questões?

1. O barco a que se refere é o que indiquei no link?
2. De que ano é?
3. Está em Portugal? Se sim, diga-me onde, poderei talvez conseguir melhores informações sobre o mesmo. Pode fazê-lo por MP se achar melhor. Esta questão não será a mais importante para o aconselhar, pelo que não será necessário responder se assim o entender.

Fico a aguardar as suas respostas.

Cumprimentos
« Última modificação: 19:21 Sábado, 18 de Janeiro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Diomar, Mané

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?
« Responder #4 em: 22:04 Sábado, 18 de Janeiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde Diomar

Antes de responder à sua pergunta, gostaria de saber se o Rodman 700 de que fala é este modelo: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se for, é um modelo já com uns anos, com linha de veios e um Penta Volvo de 150 HP.

São barcos estáveis, com boa construção, embora lentos, muito bons a fazer mar, mas já com uns bons anos, sendo que 700 horas são muito poucas para este motor e para a idade que supostamente terá. No entanto, tem uns pormenores que deverá ter em conta antes de comprar, sob pena de ter que gastar uns dinheiros mais ou menos importantes. Isto, muito mais devido à idade e à pouca utilização do que às horas de trabalho.

Para melhor o aconselhar, preciso então que me responda às seguintes questões?

1. O barco a que se refere é o que indiquei no link?
2. De que ano é?
3. Está em Portugal? Se sim, diga-me onde, poderei talvez conseguir melhores informações sobre o mesmo. Pode fazê-lo por MP se achar melhor. Esta questão não será a mais importante para o aconselhar, pelo que não será necessário responder se assim o entender.

Fico a aguardar as suas respostas.

Cumprimentos

Boa tarde Sr. Ernesto,

Antes de mais agradeço a sua atenção e informação.
Relativamente à embarcação ainda não tenho nenhuma escolhida. Só tenho feito umas pesquisas online pelo que é a oferta no mercado. Como planeio mudar-me para o sul de Espanha, em principio irei adquirir lá o barco mas pouco sei de motores inboard. Relativamente a ano estou a ver algo de entre os anos 95 a 2005 ou mais recente se o preço servir.

De todas as embarcações que já pesquei os Rodman têm sido dos mais confortáveis para navegabilidade e pescar mas se tiver outros modelos a recomendar agradeço.

Cumprimentos,
Diogo

"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Ernesto Lima

Re: Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?
« Responder #5 em: 12:40 Segunda, 20 de Janeiro de 2020 »
Bom dia Diomar

Desculpe só agora responder, mas não me foi possível antes.

A melhor resposta que lhe posso dar sobre barcos, motores, conjuntos, cuidados a ter na aquisição e etc., é enviá-lo para este artigo que escrevi, em 2013: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se tiver paciência para ler o artigo todo e continuar a correr para baixo, tem outro sobre manutenção de barco, o meu.

O artigo está ainda actual na generalidade, tendo uma ou outra alteração que passo a referir:

Na altura, em Portugal, ainda não se usava muito a motorização de barcos com mais de 7,5 metros, com motores fora de borda a 4 tempos (gasolina), o que neste momento já se vê acontecer com boas prestações. Isto é, consumos aceitáveis, manutenção reduzida e duração muito aproximada a motores inbord a Diesel.

Sobre algumas questões relacionadas com os motores inboard a Diesel, em termos de cuidados relacionados com a aquisição de usados, aconselho vivamente que não vá para transmissões por coluna (Z-Drive) e sim para transmissões por linha de veio.

Relativamente às horas de trabalho aceitáveis nestes motores, posso dizer-lhe que tem motores desses, com 25000 horas, a trabalhar. Mas claro que tudo depende dos cuidados que têm com eles, e também do uso regular, sendo que motores com 15 e mais anos, só com 700 horas, se tiveram muito tempo parados podem ter problemas que se resolvem mas relativamente dispendiosos.
Também, atendendo aos anos que tem, certamente já tiveram manutenções algo dispendiosas (Turbo, Curva de Escape, casquilhos de suporte do veio, vedação do pocim do veio, etc.), portanto, se o dono lhe disser que o barco, com essa idade e 700 horas, nunca teve nada, prepare-se para desenbolsar algum dinheiro.

O que lhe disse baseia-se em experiência própria, pois tenho um barco de 7,35m, motorizado com um Penta Volvo de 200 HP, com 2200 horas, que vai fazer, em Abril, a linda idade de 18 anos, e que, neste momento, embora bem tratado, vai ter de levar turbo recondicionado da Volvo, curva de escape, vedante do pocim e casquilho do veio, novos. Tal obriga a subir o barco, e já agora, que está em cima, limpar e pintar o casco. Como deve calcular tudo isto não será barato.
Mas se pensarmos que o barco tem 18 anos e dividirmos tais despesas por eles, sabendo que, em princípio, estaremos descansados durante algum tempo..., talvez valha a pena.

Tendo em conta o artigo, reforço o que lá tenho escrito sobre levar um mecânico da sua confiança.

Hoje em dia, muito sinceramente, acho que pensaria num barco do mesmo tamanho, mas com motor fora de borda a 4 tempos, muito pela manutenção ser inferior, menos complicada, e atendendo a que não tem grandes diferenças de consumo, muito devido aos pequenos trajectos que costumo fazer.

Sobre embarcações com motor inbord, veja a Rodman, a Artaban (Fibresport), a Starfisher, esta última, partir do 8,40m.

Sobre embarcações com motor fora de borda, veja a DIPOL, JEANEAU e parecidos.

As embarcações que referi comercializam-se em Portugal e têm modelos para pesca com tamanhos que, segundo o que solicitou na sua 1.ª entrada, me parecem ser o que procura. Mas tem muito mais, cá e noutros países, é um mundo, só dependente do dinheiro que estiver disposto a gastar.

Portanto, se tiver alguma outra dúvida, relacionada com alguma outra embarcação, se eu souber..., disponha.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 12:46 Segunda, 20 de Janeiro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos, kalvas, Mané

Offline pantao

Re: Quantas horas sao muitas horas num motor inboard?
« Responder #6 em: 15:52 Segunda, 20 de Janeiro de 2020 »
Eu tenho um rodman com 2 inboard e colunas, e estou a pensar seriamente por outboard. Verifica a acessibilidade ao motor, é importantíssimo.
Por exemplo num Rodman 10.5m tens que desmanchar o deck com mesas, bancos etc para acederes minimamente ao motor. Starfisher então esqueçe… o acesso é do pior. É um fator que a navegar é importante quando se tem que resolver um problema.
Se comprares exige sempre ver em seco. Tens aparelhos de mão que medem a humidade infiltrada no casco, verifica se tem osmose.
Pode estar todo pintadinho e bonito e dentro ser farinha.
O numero de horas num barco não diz quase nada. Por norma motores com poucas horas estão cheios de corrosão no interior.
Ao contrario se tiver bastante horas teve que obrigatoriamente ser bem tratado.
Conheço um barco profissional com 2 volvo penda D6 e mais de 50.000 hrs, outros com 1500 horas estão bons para sucata.
Nesse modelo da Rodman a semelhança com alguns Silcar tem o "defeito" de aspirar ar para o motor numa zona em que a navegar levanta muita humidade e por consequência os motores sofrem bastante corrosão interna.
Como o Ernesto disse linha de veios poucas chatices mas maior consumos e menores perfomançes.
Coluna melhores prestações e consumos, mas requerem mais manutenção. Se for feita anualmente poucas chatices dão, foles e mudar oleo.
Tem a vantagem de a navegar conseguir subir e tirar algum cabo que tenha ficado preso, linha de veios tens que mergulhar!
 

 

* Tópicos Recentes

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [Hoje às 18:32]

Bullseye por Jorge.Marques [Hoje às 18:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:03]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por duas [Hoje às 14:47]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 10:56]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]