Bom dia Diomar
Desculpe só agora responder, mas não me foi possível antes.
A melhor resposta que lhe posso dar sobre barcos, motores, conjuntos, cuidados a ter na aquisição e etc., é enviá-lo para este artigo que escrevi, em 2013: Não está autorizado a ver ligações.
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Entre Se tiver paciência para ler o artigo todo e continuar a correr para baixo, tem outro sobre manutenção de barco, o meu.
O artigo está ainda actual na generalidade, tendo uma ou outra alteração que passo a referir:
Na altura, em Portugal, ainda não se usava muito a motorização de barcos com mais de 7,5 metros, com motores fora de borda a 4 tempos (gasolina), o que neste momento já se vê acontecer com boas prestações. Isto é, consumos aceitáveis, manutenção reduzida e duração muito aproximada a motores inbord a Diesel.
Sobre algumas questões relacionadas com os motores inboard a Diesel, em termos de cuidados relacionados com a aquisição de usados, aconselho vivamente que não vá para transmissões por coluna (Z-Drive) e sim para transmissões por linha de veio.
Relativamente às horas de trabalho aceitáveis nestes motores, posso dizer-lhe que tem motores desses, com 25000 horas, a trabalhar. Mas claro que tudo depende dos cuidados que têm com eles, e também do uso regular, sendo que motores com 15 e mais anos, só com 700 horas, se tiveram muito tempo parados podem ter problemas que se resolvem mas relativamente dispendiosos.
Também, atendendo aos anos que tem, certamente já tiveram manutenções algo dispendiosas (Turbo, Curva de Escape, casquilhos de suporte do veio, vedação do pocim do veio, etc.), portanto, se o dono lhe disser que o barco, com essa idade e 700 horas, nunca teve nada, prepare-se para desenbolsar algum dinheiro.
O que lhe disse baseia-se em experiência própria, pois tenho um barco de 7,35m, motorizado com um Penta Volvo de 200 HP, com 2200 horas, que vai fazer, em Abril, a linda idade de 18 anos, e que, neste momento, embora bem tratado, vai ter de levar turbo recondicionado da Volvo, curva de escape, vedante do pocim e casquilho do veio, novos. Tal obriga a subir o barco, e já agora, que está em cima, limpar e pintar o casco. Como deve calcular tudo isto não será barato.
Mas se pensarmos que o barco tem 18 anos e dividirmos tais despesas por eles, sabendo que, em princípio, estaremos descansados durante algum tempo..., talvez valha a pena.
Tendo em conta o artigo, reforço o que lá tenho escrito sobre
levar um mecânico da sua confiança.
Hoje em dia, muito sinceramente, acho que pensaria num barco do mesmo tamanho, mas com motor fora de borda a 4 tempos, muito pela manutenção ser inferior, menos complicada, e atendendo a que não tem grandes diferenças de consumo, muito devido aos pequenos trajectos que costumo fazer.
Sobre embarcações com motor inbord, veja a Rodman, a Artaban (Fibresport), a Starfisher, esta última, partir do 8,40m.
Sobre embarcações com motor fora de borda, veja a DIPOL, JEANEAU e parecidos.
As embarcações que referi comercializam-se em Portugal e têm modelos para pesca com tamanhos que, segundo o que solicitou na sua 1.ª entrada, me parecem ser o que procura. Mas tem muito mais, cá e noutros países, é um mundo, só dependente do dinheiro que estiver disposto a gastar.
Portanto, se tiver alguma outra dúvida, relacionada com alguma outra embarcação, se eu souber..., disponha.
Cumprimentos
Ernesto