collapse

Autor Tópico: Quando? Onde? Como?  (Lida 2305 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Quando? Onde? Como?
« em: 11:20 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Boas pessoal, antes de mais quero desejar um bom ano 2020 a todos.

Agora a minha duvida digna de um toto.

Tenho me iniciado aos poucos ao surfcasting e tento insistir mais ás douradas (quando as há, que é pouco), mas apenas tenho pescado nos meses quentes (de junho a setembro), nunca consegui pescar no inverno/primavera por motivos profissionais, mas vou agora começar a ter mais tempo disponível e já consigo pescar durante o inverno/primavera.

A minha questão é, sendo que eu pesco entre s. martinho e Peniche, quando é que as douradas começam a aparecer nesta altura? Começam a aparecer 1º em que praias? ou é mais ou menos em simultâneo? Que tipo de mares voçes procuram? que condições ?

Agradeço desde já toda a ajuda.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #1 em: 11:39 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Quando tiver um tempo disponível, respondo-te com base no que sei…. entretanto aguarda que certamente irá aparecer mais pessoal a esclarecer
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #2 em: 13:40 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
A volta do cabo da roca costumam dar a cara também pela Páscoa.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #3 em: 14:09 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Boas,

Como sabes a pesca não é uma ciência exata e, sendo a dourada um peixe da nossa costa, pode haver surpresas fora da "época" mas, normalmente, a dourada apanhada a partir de costa é entre abril e setembro/outubro, sendo que os grandes exemplares são normalmente os primeiros a aparecer e depois com o entrar do verão, entra mais em quantidade mas diminui o tamanho.
Todas as praias entre s. martinho (inclusive) e peniche são bons pesqueiros de douradas.
As douradas tendem a procurar aguas mais calmas para mariscar, entram em barras, rios, enseadas mas também se alimentam muito em mar aberto, em zonas de coroas mais antigas atrás da rebentação.
Quanto às iscas são muito variáveis, comem de tudo desde iscas rijas, como caranguejo, até pequenos anelídeos.
Eu prefiro iscadas grandes, seja de caranguejo inteiro ou metades (caraguejo de 2 cascos cortado ao meio e fio silicone a segurar as ovas), ligueirão, borracheira e bibis/salsicha, são os que uso mais.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #4 em: 10:25 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »
Normalmente eu dou inicio à época das douradas em Fevereiro (se houver boas temperaturas), e é neste mês que, com as condições indicadas, elas aparecem perto da foz do arelho...
Tenho ideia que elas também aparecem na almagreira /baleal em Fevereiro /Março, mas aí o Rider poderá te informar melhor, já qie conheçe melhor a zona qie eu...
Em abril elas começam a aparecer um pouco por todo o lado, mais numas praias qie noutras, mas é como em tudo... Os maiorew exemplares aparecem em maio, junho, julho e Setembro... Em agosto sinto que há um claro decréscimo na foz... Em contra partida elas aparecem na praia norte em Peniche...

As condições, é temperatura amena/quente, pouco vento e mar inferior a 1.2m...com uma coroa de areia proximo e se possível identificar "remoinhos" na água é top para lá pescar...

Acima de tudo, o mais importante é mesmo ir, já tive boas surpresas em janeiro a elas...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: eau13356, Ricardo Nunes

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #5 em: 11:51 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »
As condições ideais são mar calmo, temperatura da agua amena. Apesar de raras, pode acontecer pescares douradas no inverno. O que acontece nesta altura é que estão magras, muito magras. Se apanhar uma dourada nesta altura é para devolver.
Tenho em conta a Páscoa, mas a partir de março vão começando a aparecer. E até Outubro ainda se pescam com regularidade.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #6 em: 19:47 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As condições ideais são mar calmo, temperatura da agua amena. Apesar de raras, pode acontecer pescares douradas no inverno. O que acontece nesta altura é que estão magras, muito magras. Se apanhar uma dourada nesta altura é para devolver.
Tenho em conta a Páscoa, mas a partir de março vão começando a aparecer. E até Outubro ainda se pescam com regularidade.


Isso é verdade… Lembro-me de capturar douradas de bom porte e olhar para elas e ver peixes anoréticos… Para terem uma ideia, esses peixes que apanhei no verão seriam peixes para 2/3kg e na altura deveriam ter 1 kg… Olhar para elas fez-me uma brutal impressão e acabei por as deitar para a água novamente
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #7 em: 19:57 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As condições ideais são mar calmo, temperatura da agua amena. Apesar de raras, pode acontecer pescares douradas no inverno. O que acontece nesta altura é que estão magras, muito magras. Se apanhar uma dourada nesta altura é para devolver.
Tenho em conta a Páscoa, mas a partir de março vão começando a aparecer. E até Outubro ainda se pescam com regularidade.


Isso é verdade… Lembro-me de capturar douradas de bom porte e olhar para elas e ver peixes anoréticos… Para terem uma ideia, esses peixes que apanhei no verão seriam peixes para 2/3kg e na altura deveriam ter 1 kg… Olhar para elas fez-me uma brutal impressão e acabei por as deitar para a água novamente

Há quem diga que até o sabor é diferente
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #8 em: 20:19 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »
Não sei se o problema não será mais "estético", nunca me dei conta do peixe ter um sabor diferente. Naturalmente uma dourada gorda, ou qualquer outro peixe gordo, tem melhor apresentação que um esqueleto mas não deixa de ser bom á mesma. Não estou a defender nada, prefiro 1000 vezes o peixe gordo, já tenho apanhado raquetes bem grandes em tamanho no início do ano, quanto vêm magras e imagino só o peso daquelas sacanas se tivessem mordido o meu anzol  6 meses depois... 
Nelson Peres
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #9 em: 20:47 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »
Não sei se o terá um sabor diferente ou não…

Mas eu acho que poderá ter diferenças… Ora a dourada é um peixe no qual se sente imenso o sabor a marisco (consoante a alimentação do peixe) e é esse sabor que lhe é extremamente característico… Se o peixe está magro é porque não se tem alimentado, logo se "o que lhe dá sabor" é o alimento, suponho que não terá o mesmo sabor de quando está gordo…

Isto é apenas uma suposição minha, não sei se será assim ou não, mas na minha ideia faz sentido.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #10 em: 23:14 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »
Pode ser que este ano consiga a minha estreia a elas no surfcasting. Certo é que se tiverem magras que nem uma folha voltam para lá para a engorda
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #11 em: 14:36 Segunda, 06 de Janeiro de 2020 »
São mesmo secas. Nada a ver com o sabor delas quando estão gordas. É tipo sardinhas fora da época.
Se se come??? come-se mas não é a mesma coisa.
O melhor mesmo é devolver.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #12 em: 14:42 Segunda, 06 de Janeiro de 2020 »
Para quem gosta  , agora é a época das Salemas. Podem as Douradas andar secas mas as Salemas até Março andam gordas. Eu pessoalmente vou a elas e como-as. Têm é que ser logo sangradas
 

Offline Jorge.Marques

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 9 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:36 Quarta, 06 de Março de 2019
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #13 em: 21:30 Segunda, 06 de Janeiro de 2020 »
Quero agradecer a todos pelas respostas, ajudaram-me a perceber qualquer coisa.

 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #14 em: 13:43 Quinta, 09 de Janeiro de 2020 »
Em relação à gordura / magreza do peixe…. Nada a ver mesmo! Uma dourada magra além de um sabor muito fraco nem dão luta quase nenhuma na pesca, quando comparadas com douradas em época de força e gordas.
Em todo o peixe acontece, mas nas espécies dourada e robalo isso é mesmo muito notório!
Ainda ontem vi um robalo de mar num hipermercado, que fazia impressão de tão gordo que estava… teria uns três palmos (60 cm) e arrisco a dizer uns 3,5 kg, ao invés dos habituais 2 kg do peixe com essa medida.
As douradas andam magras no inverno e os robalos na primavera.
Eu acho que deveria haver uma proteção/proibição de pesca da dourada durante o outono/inverno, e do robalo durante o inverno/primavera, custasse o que custasse, para preservação das espécies.
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Quando? Onde? Como?
« Responder #15 em: 16:10 Quinta, 09 de Janeiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação à gordura / magreza do peixe…. Nada a ver mesmo! Uma dourada magra além de um sabor muito fraco nem dão luta quase nenhuma na pesca, quando comparadas com douradas em época de força e gordas.
Em todo o peixe acontece, mas nas espécies dourada e robalo isso é mesmo muito notório!
Ainda ontem vi um robalo de mar num hipermercado, que fazia impressão de tão gordo que estava… teria uns três palmos (60 cm) e arrisco a dizer uns 3,5 kg, ao invés dos habituais 2 kg do peixe com essa medida.
As douradas andam magras no inverno e os robalos na primavera.
Eu acho que deveria haver uma proteção/proibição de pesca da dourada durante o outono/inverno, e do robalo durante o inverno/primavera, custasse o que custasse, para preservação das espécies.

Também concordo com isso de haver um "defeso" na pesca ás douradas e robalos (assim como ao sargo).

Contudo deixa-me discordar de ti num aspeto, quando dizes que as douradas mais magras dão menos luta que as que estão gordas… A mim pelo menos é o inverso… As douradas mais magras têm mais força durante mais tempo (diria que demoram mais a "morrer")… As gordas, têm um arranque brutal, sim… mas "morrem" depressa… Desportivamente gosto muito mais de tirar as douradas mais magras...
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]