De tudo o que diz, o importante é 1) manobrar em segurança e dentro da lei.
2) pescar em observação da legislação em vigor
3) na navegação marítima a regra e de manobrar sempre francamente. Não deixar margem para dúvida, e lembrar que as vias marítimas são o ganha pão de muita gente.
4) não obstante, haverá sempre causa e razão de contestação no caso de acusação faltosos, o que se deve fazer dentro da lei e os procedimentos devidos.
O seu colega levou uma multa por estar numa zona onde como diz até poderá ter sido de difícil marcação.
No olhos da lei não há meio termo, pelo que a abordagem deverá ter sido para efectuar a coima logo que o avistaram. Normalmente as autoridades são munidas com bom senso e diálogo, mas a embarcação pode já ter sido alvo de controle e controvérsia anterior, ou outros factores aqui desconhecidos. O que sei é que os portos de abrigo são comunidades pequenas em que os moradores são frequentemente reconhecidos.
Se foram arrastados pela corrente para o canal, ou se foram rebocados como indicaram sarcásticamente porque fora do canal não havia fundo, etc são questões aborrecidas, mas mais provável, terem sido questões de logística prática para as autoridades. É como já disseram, não temos vídeo né...
Mas escrevo só para reiterar aqui umas coisas, e sem fazer qualquer julgamento---acho importante que a justiça e a lei sejam correspondidas em qualquer situação: com ou sem razão por parte dos rapazes da PM ou da tripulação e responsável da embarcação.
O que é importante para todos que possam consultar este post futuramente é que devem sempre ter em consideração que o ponto de vista das autoridades pode ser muito mais exigente do que o nosso.
Que devemos sempre estar além da margem de dúvida sobre as nossas posições e intenções numa embarcação.
E que devemos depois de fincado o nosso rigor, de exigir o mesmo de outrém, inclusive as autoridades.