collapse

Autor Tópico: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião  (Lida 1663 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luizalmeida

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Vila Franca de Xira
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Segunda, 13 de Novembro de 2017
Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« em: 19:54 Domingo, 08 de Dezembro de 2019 »
Boas,

Meus caros amigos, estou a pensar comprar um fato em neoprene para o spinning e para o corrico, mas as dúvidas surgem e são sempre mais que muitas na hora de tomar uma decisão, ou de escolher mais adequadamente de forma a cobrir as minhas necessidades.

Sempre que vou à Pesca, faço-o na zona da Praia da Foz até à Cova do Vapor, em alternativa vou mais para norte e percorro as zonas que vão desde Cascais (desde o Cabo Raso), até à zona da Ericeira e por vezes até mais a norte da Ericeira, embora raras as vezes.

Já fiz umas pesquisas sobre os modelos que se encontram mais facilmente no mercado e estou com muitas dúvidas em escolher o modelo de fato mais adequado às minhas ncessidades, pelo que vos peço a vossa ajuda e a vossa opinião com base na vossa experiência.

A decisão de optar por fato em neoprene recai sobre o facto de por vezes ir para cima de pedras ilhadas pescar, o que me fez optar pelo fato de neoprene em vez dos waders.

As opções que encontrei estão descritas abaixo:

Na 1.ª opção temos um fato tipo jardineira, integral com 5mm de espessura, devidamente reforçado na zona dos joelhos, para todos os efeitos é sempre um fato de mergulho, o qual terá um uso diferente. Embora mais espesso, protege mais do frio mas deverá ser mais dificil de vestir também.

Na 2.ª opçáo, temos um fato também tipo jardineira, com 3,5mm de espessura e não sendo integral, este tem fecho nas costas e na zona dos tornezelos, é também reforçado na zona dos joelhos.

As diferenças visiveis entre estes artigos, são a espessura e modo de vestir em que o mais espesso não tem fechos e o mais fino tem fechos. Caso decida optar pelo fato de 3,5mm com fechos, consideram que esta espessura é suficiente para proteger do frio em jornadas de 4 ou 5 horas de pesca?

NOTA: Sou desde já a agradecer a opinião de todos os utilizadores deste forum.

Grato pela atenção,
Luis Almeida.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #1 em: 21:37 Domingo, 08 de Dezembro de 2019 »
Não te posso ajudar muito na medida que pouco percebo da horta. Uso fato de surf de 2mm que me foi cedido por um amigo, que comprou e não conseguiu ter aquilo vestido muito tempo. Tenho a vantagem de ser magrinho e para compensar o ser fino, uso umas calças por baixo do fato com meias de 5mm e aí ando á vontade sem sentir frio.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #2 em: 23:45 Domingo, 08 de Dezembro de 2019 »
Uso umas calças de 5mm, a parte de cima um colete de 2mm por cima um corta vento de vela, impermeável.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #3 em: 09:57 Segunda, 09 de Dezembro de 2019 »
Fiz muita pesca com spinning usar fato de neoprene e tenho vários.  A partir dessa altura minha escolha sempre fato 5  (5.5) mm e sempre com capuz. De preferência com fecho em frente.  Nunca usei das duas peças. O que tenho de Decathlon, aquele de 80€ e serve bem.  Tem escolher o fato que fica justo no corpo, mas nunca muito apertado. Se não, cansa rapidamente. Se ficar muito folgado, começa fazer assadura no pele. Há quem usa aquele t-shirt para baixo, mas nunca usei.
De 3 mm nesta altura é morrer com frio e se fosse com vento.. ficas gelado. Em cima do gato é bom usar aquele casaco impermeável fino, sem forro por dentro. Usam nos caiaque. É um pouco carro, mas corta vento e ajuda manter temperatura. Já pesquei com 0 ° vestido assim e passei bem umas 4-5 horas.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Raphael

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Agradecido: 32 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:22 Domingo, 09 de Julho de 2017
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #4 em: 10:15 Segunda, 09 de Dezembro de 2019 »
 Eu como venho do surf tenho fatos de 3mm/2mm e 4mm/3mm...
 Com o fato de 4mm ja rapei frio e tremia que nem varas verdes nas madrugadas. Neste momento optaria por um fato sem mangas de 5mm e usar um bom casaco/corta vento impermeavel por cima. É bom ter os braços livres por causa dos lançamentos e para não prender os movimentos, mas pelos braços perde-se muito calor, daí um bom corta vento quentinho. Como tenho pescado mais em areia tenho usado waders, são mais praticas de vestir mas não transpiram e saio de la de dentro encharcado em suor!
 Em relação à tua questão, entre um e outro eu escolhia o 5mm.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #5 em: 11:15 Segunda, 09 de Dezembro de 2019 »
Bom dia . No mesmo dilema ando eu ;D. Este fim se semana  fui ao Dechtalon ver se havia um fato de surf para spining., ia morrendo dentro daquilo. Experimentei  100-4/3 tamanho M não me servia , era para ir buscar o L não havia.
 Experimentei o XL estava largo e eu a suar. Fui buscar um M de caça sub para ver , então nesse é que  eu dizia que morria. Comecei a transpirar. Parecia que estavam a deita água por cima de mim. Caso venha a comprar o fato sinceramente não sei se me habituarei . Acho que uma pessoa fica com os movimentos limitados. O meu problema é ter a barriga grande  caraças,se isso não fosse o M davai. Ainda vou experimentar o L. No Inverno para as nossas águas aconselham o 4/3 (100)   é o mais fácil de vestir. Em último caso faço conforme o carlosfishcarlos Uma pessoa também tem que ver se compensa. Se vai uma ou duas veses no ano para pedras ilhadas e faz mais praia aí compensa mais comprar umas waders. É esse o meu caso . Tenho um fato de oleado . visto umas calças  quentinhas por baixo e está feito. Também não me  hei-de molhar assim tanto. Se for para andar de pedra em pedra. Tenho as botas de Neoprene até há canela com sola de feltro, já ajuda
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #6 em: 12:18 Segunda, 09 de Dezembro de 2019 »
Pois, se vestir fato em casa ou na loja, óbvio que vai suar muito, mas com temperatura 12° e menos já vai se sentir confortável. O meio problema em vez da barriga, são braços..
Aperta bué. Mas fato é para usar quando sabes que podes levar banhos ou cair na água etc. Quando mar está bravo e imprevisível. Julgo que abuzei bastante da segurança nos tempos passados, já não sou assim.. mas fato safou me muito nos situações quando podia acabar mal aventura.. Por isso fato é mais equipamento para segurança que conforto. E nesse caso temos escolher opção consoante a situação.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #7 em: 12:33 Segunda, 09 de Dezembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, se vestir fato em casa ou na loja, óbvio que vai suar muito, mas com temperatura 12° e menos já vai se sentir confortável. O meio problema em vez da barriga, são braços..
Aperta bué. Mas fato é para usar quando sabes que podes levar banhos ou cair na água etc. Quando mar está bravo e imprevisível. Julgo que abuzei bastante da segurança nos tempos passados, já não sou assim.. mas fato safou me muito nos situações quando podia acabar mal aventura.. Por isso fato é mais equipamento para segurança que conforto. E nesse caso temos escolher opção consoante a situação.


Sem dúvida que pescando no areal waders é mais que suficiente. O fato permite é aventurar mais um bocado ou subir para algumas pedras às vezes. Eu como consegui foi fato é assim que vou pescando 😛
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Agualusa

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Espinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:46 Domingo, 17 de Novembro de 2019
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #8 em: 12:28 Terça, 10 de Dezembro de 2019 »
Aviso:
Sou o maior noob cá do sítio porque só comecei a pescar muito recentemente.

Comprei os seguintes artigos :
Fato: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Meia: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Calçado : Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fui duas vezes à pesca no fim de semana aqui em Gaia e senti-me muito bem.
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Qual o fato que vocês escolheriam, a vossa opinião
« Responder #9 em: 13:54 Terça, 10 de Dezembro de 2019 »
se e para andar por cima da rocha entao juntar ao calcado:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

ou/e

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

 

* Tópicos Recentes

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]