collapse

Autor Tópico: Dúvidas em spinning de praia  (Lida 4954 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Dúvidas em spinning de praia
« em: 18:01 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Desde que me iniciei no spinning tenho procurado fazer por aprender esta modalidade. Como já tenho dito aqui, eu fujo de me meter em pedras, então tenho pescado em praia. No surfcasting eu sei identificar umas vezes melhor, outras menos, a zona de lançamento e colocação da pesca. Já ao spinning não faço a mais pequena ideia! Ainda que por vezes identifique ou bom fundão ou coroa, nem sempre estão acessíveis em distância de lançamento das amostras. Acabo a percorrer grandes distâncias pelo areal fora, lançamento após lançamento, e até agora capturas 0. Há algum ponto específico por assim dizer, que deva identificar e dedicar aí os lançamentos ou spinning de praia é assim mesmo?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #1 em: 19:40 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Estou também a começar, mas em sentido inverso tenho tido sempre peixe em todas as saídas ao spinning, apesar de não serem grandes pescarias, um, dois peixes, tem sido assim.
Nos pesqueiros de areia tento pescar de maré vazia em praias fundas e tento pescar em volta dos agueiros e onde noto que se dá a quebra entre a coroa e o fundão.
Em pesqueiros de pedra tento os caneiros de areia entre as pedras ou na sua ausência procuro as pontas onde a rocha encontra a areia.
É apenas o resumo das ideias de um maçarico que percebe pouco ou nada desta apaixonante variante de pesca.
Espero ter ajudado e não lançado ainda mais confusão.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes, Miguel Cabadas Avion, Diego Alfonso

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #2 em: 09:19 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desde que me iniciei no spinning tenho procurado fazer por aprender esta modalidade. Como já tenho dito aqui, eu fujo de me meter em pedras, então tenho pescado em praia. No surfcasting eu sei identificar umas vezes melhor, outras menos, a zona de lançamento e colocação da pesca. Já ao spinning não faço a mais pequena ideia! Ainda que por vezes identifique ou bom fundão ou coroa, nem sempre estão acessíveis em distância de lançamento das amostras. Acabo a percorrer grandes distâncias pelo areal fora, lançamento após lançamento, e até agora capturas 0. Há algum ponto específico por assim dizer, que deva identificar e dedicar aí os lançamentos ou spinning de praia é assim mesmo?
Pelo que me foi transmitido de quem percebe bem mais do que eu que sou um zero, as zonas quentes já tu conheces as mesmas em surfcasting, pesca mesmo na vazante.

Fala com o Pedro Batista, do nosso grupo sabes a quem me estou a referir, vais ver que te vai ajudar muito.

Abraço
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #3 em: 09:26 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desde que me iniciei no spinning tenho procurado fazer por aprender esta modalidade. Como já tenho dito aqui, eu fujo de me meter em pedras, então tenho pescado em praia. No surfcasting eu sei identificar umas vezes melhor, outras menos, a zona de lançamento e colocação da pesca. Já ao spinning não faço a mais pequena ideia! Ainda que por vezes identifique ou bom fundão ou coroa, nem sempre estão acessíveis em distância de lançamento das amostras. Acabo a percorrer grandes distâncias pelo areal fora, lançamento após lançamento, e até agora capturas 0. Há algum ponto específico por assim dizer, que deva identificar e dedicar aí os lançamentos ou spinning de praia é assim mesmo?
Pelo que me foi transmitido de quem percebe bem mais do que eu que sou um zero, as zonas quentes já tu conheces as mesmas em surfcasting, pesca mesmo na vazante.

Fala com o Pedro Batista, do nosso grupo sabes a quem me estou a referir, vais ver que te vai ajudar muito.

Abraço

O problema em chegar às zonas quentes de surfcasting é mesmo a distância a que estão. Com as amostras não chego lá, mas isto tb nas praias de habitualmente pesco. Tenho de mudar de zona de conforto. Entretanto vou falar com o Pedro tb. Obrigado
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #4 em: 09:43 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O problema em chegar às zonas quentes de surfcasting é mesmo a distância a que estão. Com as amostras não chego lá, mas isto tb nas praias de habitualmente pesco. Tenho de mudar de zona de conforto. Entretanto vou falar com o Pedro tb. Obrigado
  Ricardo depois se poderes dá umas dicas . Obrigado 
Já agora .Alguém me sabe dizer como andamos de spinning , para os lados da Costa da Caparica. Está ,a sair alguma coisa
 Obrigado
« Última modificação: 09:46 Terça, 26 de Novembro de 2019 por antoniopereira »
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #5 em: 10:02 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Nos pontões já lá andam.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #6 em: 10:13 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Tenho que ir ao pontão do Barbas e há cova do vapor
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #7 em: 10:21 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Boa sorte,para pescar no meio daquela confusão
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #8 em: 10:25 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Eu tinha uma colega que trabalhava aqui comigo tinha lá casa , Agora se ela não estiver lá não vou para lá não, Ainda me põem num caixão :LooooL2: :LooooL2:. Ali na praia  de S.joão. CDS e barbas um gajo já se deve safar. Ainda me falta o fato Aquelas praias costumam ser boas!!!!
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #9 em: 10:28 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O problema em chegar às zonas quentes de surfcasting é mesmo a distância a que estão. Com as amostras não chego lá, mas isto tb nas praias de habitualmente pesco. Tenho de mudar de zona de conforto. Entretanto vou falar com o Pedro tb. Obrigado
  Ricardo depois se poderes dá umas dicas . Obrigado 
Já agora .Alguém me sabe dizer como andamos de spinning , para os lados da Costa da Caparica. Está ,a sair alguma coisa
 Obrigado

Só tenho andado em São Julião e Magoito. Meteram muita areia nova, é com cada banco de areia que até mete dó. Só com lançamentos muito longos é que dá para meter a pesca para lá deles. Tenho de começar a estudar spots para os lados da Ericeira
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #10 em: 10:30 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Desde o inicio do ano que me dediquei 100% ao spinning. Com 95 pescas feitas desde Jan 2019 e a sorte de ter encontrado um experiente pescador que me tem acompanhado e ensinado muitissimo aqui vai a minha opiniao.

Existem diferencas entre os locais quentes para o Surfcasting e o spinning, tanto mais que o que me ensinaram é que (normalmente) os locais bons para Surfcasting não são produtivos ao Spinning e vice-versa.

Sem entrar muito em detalhes sobre as diferencas entre os dois, e focando só nos locais quentes para Spinning em praia de areia/misto, eis os os locais mais produtivos para o Spinning na minha opiniao e como me foi ensinado.

Aguas brancas e espumadas (turbulhao a frente da rebentacao das ondas) - nem sempre é possivel conseguir colocar as amostras exatamente na coroa ou fundao....mas toda a zona de agua onde a onda vêm a rolar depois de rebentar (mar branca e espumado) é um sitio quente para o spinning.  O racional é que alêm do turbulhao levantar comedia da areia, tambem desorienta o peixe pequeno e serve de camuflagem ao predador.

Agueiros - Agueiros sao aquelas zonas da praia onde, devido a estrutura submersa, as correntes laterais depositam tudo o tipo de guloseimas para o predador, por outras palavras são tipo fundões onde a comida se deposita. Por vezes cria-se tambem nessa zona rips, famosos por levar surfistas e banhistas pelo mar dentro. O racional e que no primeiro caso (fundões) criam-se depositos de comida e no segundo (rips) correntes que os predadores usam para emboscar as presas.

Caneiros - Em zonas mistas existem os caneiros que são locais por onde a agua é forçada a passar, criando uma corrente que arrasta peixes pequenos e outros alimentos. Os predadores usam esses locais como pontos de emboscada para a caça. Se são locais de emboscada, com o predador relativamente para do à espera,
é facil perceber em que direção devemos fazer a amostra se mover certo?  ;)

Labio da areia (Lip) - Raramente se ouve falar desta zona quente, mas é talvez das mais produtivas principalmente à noite e/ou com mares mais calmos. Esta é a zona junto à margem onde rebenta a ultima (e às vezes a unica) ondinha na areia. Esta zona é patrulhada por Robalos e Bailas pois esta ultima onda levanta comedia e, mais uma vez, desorienta as presas e serve de cobertura ao predador. Uma chapinha lançada diagonalmente junto a margem para cobrir o mais possivel do labio da areia é matador. Muitas vezes foi o labio que me salvou o dia depois de horas a lançar amostras para longe   :))

Como vez, quase nenhum desses locais seriam escolhas para Surfcasting.....mas todas eles são extremamente produtivas para o spinning.

« Última modificação: 10:32 Terça, 26 de Novembro de 2019 por PMiranda »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira, Sansoni7, RicardoD, Ricardo Nunes, Miguel Cabadas Avion, andrevg74, Agualusa, JoMo811

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #11 em: 10:32 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só tenho andado em São Julião e Magoito. Meteram muita areia nova, é com cada banco de areia que até mete dó. Só com lançamentos muito longos é que dá para meter a pesca para lá deles. Tenho de começar a estudar spots para os lados da Ericeira
Estás a falar da Costa . Certo?
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #12 em: 11:31 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O problema em chegar às zonas quentes de surfcasting é mesmo a distância a que estão. Com as amostras não chego lá, mas isto tb nas praias de habitualmente pesco. Tenho de mudar de zona de conforto. Entretanto vou falar com o Pedro tb. Obrigado

A utilização de uma zagaia não ajuda?
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #13 em: 11:50 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Relativo a essas duvidas todas só tenho uma coisa a dizer, quando não anda lá peixe não adianta nadinha de nada  ;D ;D ;D

Já tirei peixe ao spining de todas as maneiras e feitios, como digo sempre é preciso é lá ir, relativo as grades epá isso por vezes é demais posso dizer que tenho um amigo que teve praticamente um ano sem apanhar um peixe e olha que fomos muitas vezes e ele muitas vezes sem mim por isso por muito que se tente perceber  e etc em certas alturas nãos e tira mesmo peixe nenhum  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dúvidas em spinning de praia
« Responder #14 em: 13:45 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só tenho andado em São Julião e Magoito. Meteram muita areia nova, é com cada banco de areia que até mete dó. Só com lançamentos muito longos é que dá para meter a pesca para lá deles. Tenho de começar a estudar spots para os lados da Ericeira
Estás a falar da Costa . Certo?

Sim, começo numa ponta da praia e vou percorrendo o areal por ali fora e depois faço o percurso inverso.

@PMiranda obrigado por essas descrições 🙏 vou tentar identificar e focar mais esses pontos, quando voltar a ir.

@Sansoni7 com uma zagaia de 35grs com pingalim atrelado num lançamento bem puxado às vezes consigo perto dos 100m, embora a cana seja muito mole na minha opinião, mas isso espero conseguir resolver para o mês que vem se sobrar do carreto que esse é que tenho mesmo de trocar

@Costa quando eles não andam lá não há mesmo nada a fazer, mas uma pessoa chega a questionar-se o que anda a fazer mal para não ver um sinal de peixe 😐
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira, Sansoni7

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]