collapse

Autor Tópico: Apanhar Lingueirão - Um clássico...  (Lida 15952 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #15 em: 19:31 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
Nem sempre os buracos tipo 8 ou óculo são de lingueirão. Por vezes são de casulo 😛 e os de lingueirão são um buraco simples. Ao início demorava, agora faço um balde de lingueirão rápido.
Para quem tenha hipótese, marés grandes vão até ao naval do barreiro. Entrem pela praia dentro e hão-de notar uma ilha que vai ficando a descoberto. Para lá da ilha é sempre a encher tanto de um como de outro. Tb se apanha ameijoa, berbigão e caranguejo com fartura
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, Humberto foz do arelho, dgc

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #16 em: 19:35 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Lingueirão é dos iscos e petiscos mais fáceis de apanhar. Tenho um gosto particular em ir á maré apanhar o meu próprio isco, é uma coisa que gosto mesmo de fazer, mesmo em fins de semana que não pesco, aproveito para ir lá um bocadinho. Os buracos são muito fáceis de identificar. As vezes os buracos não estão bem definidos ou estão mesmo fechados, há um truque que utilizo muito e que faz uma diferença brutal, que é ir batendo com os pés no chão. Os buracos tapados ou mal definidos abrem logo. ;)

[Isso é para ti amigo eu cá não me ajeito a ver se arranjo alguém que vá lá comigo.
Um dia fui com um amigo ao casulo, ele disse que era muito bom a apanhar e eu bora lá, todo contente que ia ter casulo da lagoa que é top.
Resultado 1 casulo ☺️
Mas pronto deu para usar um bem vivo



Com certeza o «amigo» levou-te a algum sitio com pouca «colheita» ou talvez tenha pouca experiência. Num ou 2 minutos identificas e diferencias bem os buracos do lingueirão. As vezes meto sal em todos os buracos que vejo e depois é ter a velocidade bem treinada para ser capaz de apanhar todos quase ao mesmo tempo ;D. Volta e meia tenham atenção que as salsichas tambem saiem com sal. ;)
Nelson Peres
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #17 em: 19:49 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
Há bastante casulo! O casulo identifico bem mas a maré já estava a começar a encher e começaram a ter água esse também foi problema.
Eu disse.lhe para se ir com a maré vazia mas ele dizia que já tinha que tar a encher um bocadinho olha foi o resultado.
No fim deu.me razão
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline LC

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 24 vezes
    • Alhos Vedros
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:55 Sábado, 12 de Outubro de 2019
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #18 em: 20:47 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
Sim, no Rosário também se apanha mas na praia naval no Barreiro , tem muito e é fácil basta seguir a avenida da praia até ao fim passa-se pelo restaurante, casinhas de pescadores é só estacionar.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #19 em: 22:04 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Viva António, que queres dizer com lingueirão de compra ?! Aqui na minha zona os lingueirões que há á venda são os lingueirões que eu tambem apanho vindos da ria. É precisamente a mesma coisa pescar com os de compra ou os de apanha, exceptuando os das grandes superficies comerciais.

Pois, mas aqui na minha zona os de compra não são os mesmos que se apanham... Por exemplo, o lingueirão que se compra em lojas de pesca vêm de aveiro... E os que se podem comprar numa loja de marisco já sofreu depuração...
Há apenas 1 loja que costuma ter lingueirão daqui mas é uns grandes (com mais de 10cm) e eu gosto daqueles com 5/7cm... E mesmo esta loja que os tem, costuma misturar com os de aveiro porque daqui são poucos...
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #20 em: 22:08 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
De qualquer forma, este é aquele isco que me acompanha sempre nas jornadas às douradas... É apenas um dos melhores iscos para as nossas queridas.
E quem nunca experimentou utilizar com ou sem casca, experimente que é qualquer coisa de espetacular.
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #21 em: 22:48 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Viva António, que queres dizer com lingueirão de compra ?! Aqui na minha zona os lingueirões que há á venda são os lingueirões que eu tambem apanho vindos da ria. É precisamente a mesma coisa pescar com os de compra ou os de apanha, exceptuando os das grandes superficies comerciais.

Pois, mas aqui na minha zona os de compra não são os mesmos que se apanham... Por exemplo, o lingueirão que se compra em lojas de pesca vêm de aveiro... E os que se podem comprar numa loja de marisco já sofreu depuração...
Há apenas 1 loja que costuma ter lingueirão daqui mas é uns grandes (com mais de 10cm) e eu gosto daqueles com 5/7cm... E mesmo esta loja que os tem, costuma misturar com os de aveiro porque daqui são poucos...


Boa noite

Atenção que há relatos de multas por lingueirao e mouras sem medida.....

Isto por Setúbal, todo o cuidado é pouco.

Fica o alerta
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 53 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #22 em: 23:10 Quinta, 21 de Novembro de 2019 »
A imagem mais forte da apanha de lingueirão que tenho é de uma imensidão de sacos de sal de plástico vazios, nas zonas de apanha.

Estas imagens foram-me transmitidas pela  televisão, em programas sobre o ambiente e as más práticas a evitar.   

Assim, quando me deparo aqui com um tópico sobre o assunto fico com pele de galinha.

E escusam-me de dizer (isto sim, um clássico...) que a culpa é "dos outros". E que os pescadores ditos lúdicos - coitadinhos - são uns santinhos.

Eu não pesco com lingueirão. E, se pescasse, era com o comprado no supermercado. Para não ser confundido com os badalhocos que se estão marimbando para o ambiente.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp, Mané

Offline Mané

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 49 vezes
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #23 em: 00:47 Sexta, 22 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não pesco com lingueirão. E, se pescasse, era com o comprado no supermercado. Para não ser confundido com os badalhocos que se estão marimbando para o ambiente.


Concordo com o desconforto que deves sentir devido às ações dos badalhocos, aqueles que estamos a tentar educar.

Cumprimentos.
Guarda o que comer não guardes o que fazer.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #24 em: 07:43 Sexta, 22 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A imagem mais forte da apanha de lingueirão que tenho é de uma imensidão de sacos de sal de plástico vazios, nas zonas de apanha.

Estas imagens foram-me transmitidas pela  televisão, em programas sobre o ambiente e as más práticas a evitar.   

Assim, quando me deparo aqui com um tópico sobre o assunto fico com pele de galinha.

E escusam-me de dizer (isto sim, um clássico...) que a culpa é "dos outros". E que os pescadores ditos lúdicos - coitadinhos - são uns santinhos.

Eu não pesco com lingueirão. E, se pescasse, era com o comprado no supermercado. Para não ser confundido com os badalhocos que se estão marimbando para o ambiente.

Quantas vezes não cheguei lá com 3 ou 4 embalagens de sal para gastar e vim com 5 ou 6 vazias no balde. Não custa nada. Acabou, mete-se para o balde com o lingueirão e no fim deita-se no caixote
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #25 em: 08:59 Sexta, 22 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não pesco com lingueirão. E, se pescasse, era com o comprado no supermercado. Para não ser confundido com os badalhocos que se estão marimbando para o ambiente.

Como tudo na vida é uma questão de educação...EU não deixo lixo e trago algum que encontre.

Julgo que não deve ser esse o motivo para não pescar com lingueirão ou para não apanhar o lingueirão. O lingueirão é um dos iscos mais polivalentes, não é dos mais caros e é de fácil captura.

Percebo que algumas situações se tornem sensíveis devido à acção humana, mas vivendo na nossa sociedade deixaria de fazer muitas mais coisas para não ser confundido com os outros...pescar por exemplo seria uma delas, pois em determinados locais devido ao mau comportamento de ditos pescadores...

Se eu fosse fumador não fumava só pela quantidade de beatas que vejo no chão das ruas, nas praias...para não ser confundido com eles. Não mastigava pastilhas,...não usava guardanapos, ...sei lá! Estaria muito limitado a uma série de coisas :)

Respeito a sua posição, mas parece um pouco radical. Não sei se é pescador, mas se for, julgo que não pescará para não ser confundido com os "porcos" que andam por aí a sujar os pesqueiros.

Um abraço e bons lances
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade, Ernesto Lima, b.nunes, antoniopereira, Fisherpro

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #26 em: 09:40 Sexta, 22 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Respeito a sua posição, mas parece um pouco radical. Não sei se é pescador, mas se for, julgo que não pescará para não ser confundido com os "porcos" que andam por aí a sujar os pesqueiros.
:aplau: :aplau: :aplau:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trindade

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #27 em: 09:43 Sexta, 22 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não pesco com lingueirão. E, se pescasse, era com o comprado no supermercado. Para não ser confundido com os badalhocos que se estão marimbando para o ambiente.

Como tudo na vida é uma questão de educação...EU não deixo lixo e trago algum que encontre.

Julgo que não deve ser esse o motivo para não pescar com lingueirão ou para não apanhar o lingueirão. O lingueirão é um dos iscos mais polivalentes, não é dos mais caros e é de fácil captura.

Percebo que algumas situações se tornem sensíveis devido à acção humana, mas vivendo na nossa sociedade deixaria de fazer muitas mais coisas para não ser confundido com os outros...pescar por exemplo seria uma delas, pois em determinados locais devido ao mau comportamento de ditos pescadores...

Se eu fosse fumador não fumava só pela quantidade de beatas que vejo no chão das ruas, nas praias...para não ser confundido com eles. Não mastigava pastilhas,...não usava guardanapos, ...sei lá! Estaria muito limitado a uma série de coisas :)

Respeito a sua posição, mas parece um pouco radical. Não sei se é pescador, mas se for, julgo que não pescará para não ser confundido com os "porcos" que andam por aí a sujar os pesqueiros.

Um abraço e bons lances


Eu até estou tentado em deixar de "fazer o amor" para não ser confundido com os gajos que deixam as camisas de vénus no chão.......

Bom, se calhar não é preciso ir tão longe....... Eheheheh

Um abraço amigo Marco

Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marco M, antoniopereira

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #28 em: 09:45 Sexta, 22 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu até estou tentado em deixar de "fazer o amor" para não ser confundido com os gajos que deixam as camisas de vénus no chão.......

Bom, se calhar não é preciso ir tão longe....... Eheheheh

 Epá isso não  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
 Faz enquanto isso dá . Qualquer dia acaba e depois  chuchas no dedo
« Última modificação: 09:47 Sexta, 22 de Novembro de 2019 por antoniopereira »
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1397
  • Agradecido: 480 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Apanhar Lingueirão - Um clássico...
« Responder #29 em: 09:53 Sexta, 22 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A imagem mais forte da apanha de lingueirão que tenho é de uma imensidão de sacos de sal de plástico vazios, nas zonas de apanha.

Estas imagens foram-me transmitidas pela  televisão, em programas sobre o ambiente e as más práticas a evitar.   

Assim, quando me deparo aqui com um tópico sobre o assunto fico com pele de galinha.

E escusam-me de dizer (isto sim, um clássico...) que a culpa é "dos outros". E que os pescadores ditos lúdicos - coitadinhos - são uns santinhos.

Eu não pesco com lingueirão. E, se pescasse, era com o comprado no supermercado. Para não ser confundido com os badalhocos que se estão marimbando para o ambiente.

Acho essa tua opinião algo extremista... Por essa lógica não pescas (se é que és pescador), porque todos os iscos que se possa utilizar podem produzir poluição ambiental direta ou indiretamente.... E se utilizares iscos artificiais nem se fala na poluição que daí vem...
Ou outro exemplo, não andas de carro  para não poluir... Mesmo os elétricos são poluidores...

Enfim, acho que não é por apanhar isco que vamos poluir mais ou menos... Se cada um tiver o cuidado de deixar o local limpo, está tudo bem... O problema é aqueles que vão ao isco, deixam lá lixo e ainda apanham aquilo que precisam e o que não precisam... Por exemplo, o pessoal com quem eu habitualmente ando, apanha apenas o indispensável para 1/2 jornadas... Nada mais do que isso... É uma questão de respeito para com o ambiente.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 10:22]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [20:11 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]